Antonio_M_A_S Postado 1 de fevereiro de 2023 Denunciar Compartilhar Postado 1 de fevereiro de 2023 @Juliano Cruz estamos com vc! Quando solucionar nos avise! Boa sorte e abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juliano Cruz Postado 8 de fevereiro de 2023 Autor Denunciar Compartilhar Postado 8 de fevereiro de 2023 Pessoal, boa tarde! Passando por aqui só pra dar mais detalhes do que andei fazendo nos últimos dias e mais informações que obtive pesquisando, pode ser útil pra quem estiver passando por problemas semelhantes. Nas minhas pesquisas, encontrei algo relacionado a raríssimas exceções (e claro que eu não poderia ficar de fora), onde uma atualização de firmware pode não ser bem sucedida, e gera esse comportamento. Isso pode acontecer em vários modelos de Mac, desde Studio, Mac Mini, etc... Essa atualização de firmware se dá ao atualizar o macOS, o computador usa a conexão de internet para buscar a versão mais recente de firmware para o modelo de máquina naquela versão de SO que se está instalando. Optei por fazer uma instalação limpa do macOS Montrey para ver se ele atualizava o firmware, mas ao que tudo indica, durante a atualização do SO operacional, se você já estiver com a versão correta do firmware mesmo que (corrompida, se é esse o termo correto), o sistema não atualiza o firmware. Sendo assim, o firmware só se atualizaria caso eu venha instalar o macOS ventura pois usa uma versão de firmware diferente da que estou usando, o que poderia de alguma forma consertar esse comportamento. Em resumo, a instalação limpa não resolveu o meu problema, então é um ponto a descartar. Voltando ao assunto, se nenhuma instalação resolver o problema de firmware, existe uma opção que força a atualização do mesmo, colocando o computador em modo DFU. Isso vale somente para computadores Apple Silicon. O problema, é preciso ter 2 máquinas com Apple Silicon. Você vai conectar um computador no outro através da porta USB, e com o aplicativo Assistent 2 instalado, vai fazer um procedimento chamado "Revive Device", que vai reviver o firmware da máquina. Esse procedimento está documentado aqui. https://support.apple.com/pt-br/guide/apple-configurator-mac/apdd5f3c75ad/mac Próximos passos, assim que possível estarei instalando o Ventura (estou trabalhando pra isso) e se não resolver, só me resta essa opção de "Revive" do firmware que deverá ser feito em uma assistência autorizada. Era isso amigos... Antonio_M_A_S 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Antonio_M_A_S Postado 8 de fevereiro de 2023 Denunciar Compartilhar Postado 8 de fevereiro de 2023 7 minutos atrás, Juliano Cruz disse: Pessoal, boa tarde! Passando por aqui só pra dar mais detalhes do que andei fazendo nos últimos dias e mais informações que obtive pesquisando, pode ser útil pra quem estiver passando por problemas semelhantes. Nas minhas pesquisas, encontrei algo relacionado a raríssimas exceções (e claro que eu não poderia ficar de fora), onde uma atualização de firmware pode não ser bem sucedida, e gera esse comportamento. Isso pode acontecer em vários modelos de Mac, desde Studio, Mac Mini, etc... Essa atualização de firmware se dá ao atualizar o macOS, o computador usa a conexão de internet para buscar a versão mais recente de firmware para o modelo de máquina naquela versão de SO que se está instalando. Optei por fazer uma instalação limpa do macOS Montrey para ver se ele atualizava o firmware, mas ao que tudo indica, durante a atualização do SO operacional, se você já estiver com a versão correta do firmware mesmo que (corrompida, se é esse o termo correto), o sistema não atualiza o firmware. Sendo assim, o firmware só se atualizaria caso eu venha instalar o macOS ventura pois usa uma versão de firmware diferente da que estou usando, o que poderia de alguma forma consertar esse comportamento. Em resumo, a instalação limpa não resolveu o meu problema, então é um ponto a descartar. Voltando ao assunto, se nenhuma instalação resolver o problema de firmware, existe uma opção que força a atualização do mesmo, colocando o computador em modo DFU. Isso vale somente para computadores Apple Silicon. O problema, é preciso ter 2 máquinas com Apple Silicon. Você vai conectar um computador no outro através da porta USB, e com o aplicativo Assistent 2 instalado, vai fazer um procedimento chamado "Revive Device", que vai reviver o firmware da máquina. Esse procedimento está documentado aqui. https://support.apple.com/pt-br/guide/apple-configurator-mac/apdd5f3c75ad/mac Próximos passos, assim que possível estarei instalando o Ventura (estou trabalhando pra isso) e se não resolver, só me resta essa opção de "Revive" do firmware que deverá ser feito em uma assistência autorizada. Era isso amigos... Oi Juliano, obrigado pelo relato, aprendi muito. Espero que consiga outra máquina (precisa ser igual?) e faça o processo e force o update do firmware que pode estar causando esse transtorno!🙏 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
BetoGaleazzo Postado 9 de fevereiro de 2023 Denunciar Compartilhar Postado 9 de fevereiro de 2023 Em 08/02/2023 at 13:56, Juliano Cruz disse: Pessoal, boa tarde! Passando por aqui só pra dar mais detalhes do que andei fazendo nos últimos dias e mais informações que obtive pesquisando, pode ser útil pra quem estiver passando por problemas semelhantes. Nas minhas pesquisas, encontrei algo relacionado a raríssimas exceções (e claro que eu não poderia ficar de fora), onde uma atualização de firmware pode não ser bem sucedida, e gera esse comportamento. Isso pode acontecer em vários modelos de Mac, desde Studio, Mac Mini, etc... Essa atualização de firmware se dá ao atualizar o macOS, o computador usa a conexão de internet para buscar a versão mais recente de firmware para o modelo de máquina naquela versão de SO que se está instalando. Optei por fazer uma instalação limpa do macOS Montrey para ver se ele atualizava o firmware, mas ao que tudo indica, durante a atualização do SO operacional, se você já estiver com a versão correta do firmware mesmo que (corrompida, se é esse o termo correto), o sistema não atualiza o firmware. Sendo assim, o firmware só se atualizaria caso eu venha instalar o macOS ventura pois usa uma versão de firmware diferente da que estou usando, o que poderia de alguma forma consertar esse comportamento. Em resumo, a instalação limpa não resolveu o meu problema, então é um ponto a descartar. Voltando ao assunto, se nenhuma instalação resolver o problema de firmware, existe uma opção que força a atualização do mesmo, colocando o computador em modo DFU. Isso vale somente para computadores Apple Silicon. O problema, é preciso ter 2 máquinas com Apple Silicon. Você vai conectar um computador no outro através da porta USB, e com o aplicativo Assistent 2 instalado, vai fazer um procedimento chamado "Revive Device", que vai reviver o firmware da máquina. Esse procedimento está documentado aqui. https://support.apple.com/pt-br/guide/apple-configurator-mac/apdd5f3c75ad/mac Próximos passos, assim que possível estarei instalando o Ventura (estou trabalhando pra isso) e se não resolver, só me resta essa opção de "Revive" do firmware que deverá ser feito em uma assistência autorizada. Era isso amigos... Essa atualização de firmware pode dar problema mesmo. Aconteceu algo parecido comigo há uns anos (mas com sintoma diferente) com um MacBook 2008 ou 2009 de uma cliente. Foi aí que eu descobri que antigamente ao atualizar o firmware os Macs emitiam um alerta sonoro e reiniciavam ao instalar determinadas versões, pra indicar a troca do firmware. Se o Ventura usa um firmware diferente do Monterey, e você quer se manter no Monterey, teoricamente instalar o Ventura e depois fazer uma instalação limpa do Monterey deve resolver. Bruno SPG 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juliano Cruz Postado 22 de fevereiro de 2023 Autor Denunciar Compartilhar Postado 22 de fevereiro de 2023 Fala pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim! Agora está é oficial e está confirmado! Eu fiz a atualização para o Ventura e o problema foi embora, de fato se concretizou tudo aquilo que a minha pesquisa estava apontando e agora está funcionando normalmente!! Realmente era problema de Firmware e atualização para a nova versão do macOS corrigiu! Tive alguns problemas de incompatibilidade entre o Ventura e os sistemas que eu utilizo, mas consigo contornar eles com um pouco de trabalho manual, que é o mínimo para manter a paz de espírito que estou sentindo agora! Para mim e para todos que se confrontaram com esse problema, fica o alívio em saber que trata-se mesmo de software e seguindo uma das 2 alternativas que apontei no último post vai resolver de verdade o problema. * PS - Apareceu uma atualização de segurança aqui no Ventura, mas não estou nem um pouco com vontade de arriscar e correr o risco! Pior que aquela bolinha vermelha sobre o ícone de Ajustes do Sistema está mexendo muito com o meu TOC!! kkkk Bruno SPG 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Antonio_M_A_S Postado 23 de fevereiro de 2023 Denunciar Compartilhar Postado 23 de fevereiro de 2023 (editado) Em 22/02/2023 at 16:31, Juliano Cruz disse: Fala pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim! Agora está é oficial e está confirmado! Eu fiz a atualização para o Ventura e o problema foi embora, de fato se concretizou tudo aquilo que a minha pesquisa estava apontando e agora está funcionando normalmente!! Realmente era problema de Firmware e atualização para a nova versão do macOS corrigiu! Tive alguns problemas de incompatibilidade entre o Ventura e os sistemas que eu utilizo, mas consigo contornar eles com um pouco de trabalho manual, que é o mínimo para manter a paz de espírito que estou sentindo agora! Para mim e para todos que se confrontaram com esse problema, fica o alívio em saber que trata-se mesmo de software e seguindo uma das 2 alternativas que apontei no último post vai resolver de verdade o problema. * PS - Apareceu uma atualização de segurança aqui no Ventura, mas não estou nem um pouco com vontade de arriscar e correr o risco! Pior que aquela bolinha vermelha sobre o ícone de Ajustes do Sistema está mexendo muito com o meu TOC!! kkkk Amém, excelente notícia, fico feliz por vc! Comprei um ar condicionado LG dia desses e dava pau direto, eu deixei pra acionar o suporte no meu dia de folga, daí veio um update e resolveu, graças a Deus, já tava pensando o pior, ter que trocar, pagar nova instalação etc... Bom demais quando a mala é soft e não hard!🙏 Editado 23 de fevereiro de 2023 por Antonio_M_A_S Bruno SPG 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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