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Situação estranha ao ligar Mac Studio


Juliano Cruz

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Olá pessoal,

Possuo um Mac Studio com chip M1 Max, e de um dias para cá, não sei se coincidência após fazer uma atualização do sistema, o computador vem se comportando de forma estranha na hora de ligar.

Sempre desligo o computador da tomada, e sempre que ligo o computador pela primeira vez após plugar ele na tomada, após o som de iniciação não chega nem a terminar o som), ele dá tipo um pequeno estalo, um "tem" meio abafado, apaga o LED frontal e acende em seguida, é como se tivesse dado um Reset após o som do carregamento, e depois mostra a logo da maçã com a barra e carrega normalmente.

Se eu desligar o computador a qualquer momento, mas não tirar ele da tomada, ele liga sem problema algum. Esse estalo após o som acontece sempre que desplugo ele e conecto novamente na rede elétrica, o que venho fazendo de forma frequente aqui por conta das trovoadas no final da tarde.

Possuo o Magic Keyboard com leitor Touch ID e conexão bluetooth. Comecei a reparar esse comportamento após atualizar o macOS Monterey para a versão 12.6.3 (Não posso utilizar o Ventura por conta de certificados e incompatibilidades) e habilitar o Touch ID do teclado (recurso que eu não utilizava até então).

Na tentativa de solucionar o problema, voltei a desabilitar o Touch ID e nada mudou, continua lá o problema. Executei a ferramenta de diagnóstico de hardware(Command + D) na inicialização, e tudo ok, nada de erro detectado. Rodei uma verificação de disco no SSD, tudo ok também. Comentaram que poderia ser minha rede elétrica, mas testei em outros locais e a mesma coisa.

Liguei para a Apple, afinal o computador está na garantia. Lá não tinham certeza, mas falaram que é um comportamento como do computador estar fazendo um reset de SMC toda vez que eu coloco ele na rede elétrica, e que depois que ele está na rede elétrica, ele não faz mais essa verificação ao ligar novamente. Pode fazer um pouco de sentido, e acredito que a atualização pode ter trazido e evidenciado esse comportamento. Tudo suposição até agora.

Alguém mais tem ou viu esse problema, pesquisando não encontro nada falando sobre o assunto. Estou pensando em levar na autorizada para pegar uma opinião. O que acham?
 

Deixo um link de um vídeo de quando ligo o Mac Studio após plugar na tomada (quando acontece o estalo):
https://drive.google.com/file/d/1PsTHclJTomngJDx6x-0hGDRK0FZLAw1q/view?usp=share_link

E um link quando ligo o Mac Studio após ele já estar na rede elétrica e eu ter desligado ele por algum motivo:
https://drive.google.com/file/d/1zDx0JiqvDqx4lpLkrdYMMjDNFbGmpGTn/view?usp=share_link

Muito agradecido se alguém tiver alguma ideia do que seja e puder me ajudar.

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18 horas atrás, Juliano Cruz disse:

Liguei para a Apple, afinal o computador está na garantia. Lá não tinham certeza, mas falaram que é um comportamento como do computador estar fazendo um reset de SMC toda vez que eu coloco ele na rede elétrica, e que depois que ele está na rede elétrica, ele não faz mais essa verificação ao ligar novamente. Pode fazer um pouco de sentido, e acredito que a atualização pode ter trazido e evidenciado esse comportamento. Tudo suposição até agora.


Eu não sei se procede, mas eu li em algum lugar que o reset de SMC nos Macs com chip Apple Silicon tem relação com o desligamento, já que não há comando de teclas pra isso como existe nos Macs Intel. Até mesmo que nos MacBooks o SMC é resetado após desligamentos de 30 segundos ou mais.

Não me parece ser um sintoma preocupante, e é muito específico, ocorre somente ao ficar fora da tomada. Acho que tá tranquilo.

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@BetoGaleazzo li essa matéria dia desses:

"Macs M1 - Não é necessário redefinir o SMC em Macs M1. De fato, não há nada a redefinir. O chip M1 lida com todas as funções do SMC, portanto, esses computadores não têm um controlador de gerenciamento de sistema."

Como redefinir a PRAM e o SMC do Mac ou MacBook? | Avast

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12 minutos atrás, Antonio_M_A_S disse:

@BetoGaleazzo li essa matéria dia desses:

"Macs M1 - Não é necessário redefinir o SMC em Macs M1. De fato, não há nada a redefinir. O chip M1 lida com todas as funções do SMC, portanto, esses computadores não têm um controlador de gerenciamento de sistema."

Como redefinir a PRAM e o SMC do Mac ou MacBook? | Avast


Então... Teoricamente não tem como, mas de alguma forma esse gerenciamento de energia deve ser resetado, mesmo que a opção não esteja documentada e possível para o usuário como acontece nos Mac Intel. Eu não sei se a analogia vai ser totalmente precisa, mas é como o reset de CMOS das placas-mãe, que pode ser feito somente através de jumper na placa ou removendo a bateria 3V dela por um tempo até que as informações se percam. Até onde eu sei essa configuração é perdida nos Macs com Apple Silicon ao fazer a restauração do Mac via Apple Configurator 2. Então assim, necessidade talvez não tenha, mas não haver possibilidade, seja ela acessível ao usuário ou não, acho pouco provável. Tem que ter. É um pitaco mesmo, teria que dar uma pesquisada melhor a respeito pra afirmar, mas esse sintoma que o colega autor do tópico tá experienciando encaixa bem nessa possibilidade que ele mesmo levantou.

Editado por BetoGaleazzo
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10 minutos atrás, Antonio_M_A_S disse:

Entendi, então talvez tirar bateria e/ou pilha de 3.2 e deixar algumas resolveria?!

Se essa teoria estiver correta, não se trata de um defeito, e retirar a bateria surtiria o mesmo efeito e causaria o mesmo sintoma. Já resetou NVRAM de um MacBook Intel? O sintoma é muito parecido, digo, esse reinício abrupto. Seria interessante perguntar a outros donos de Mac Studio se eles conseguem reproduzir a mesma coisa... Se ninguém aparecer por aqui, talvez perguntar no r/Apple do Reddit. Repito, é especulação, mas não parece ser um defeito.

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Primeiramente, muito obrigado a todos que responderam e estão compartilhando suas suposições!

Eu uso uma régua com filtro de linha, passei a usar direto na tomada com medo de ser essa régua que estivesse provocando o problema por mal gerenciamento da tensão.

Hoje levei na autorizada para fazer testes de forma presencial lá, e o técnico falou que o comportamento é muito característico de ser um reset no SMC toda vez que pluga na rede elétrica. Ele fez os diagnósticos de hardware e deu tudo Ok no laudo que a ferramenta deles gerou, meu receio é que fosse um problema na fonte que venha se tornar um problema maior no futuro.

Segundo o técnico, esse comportamento pode ter sido causado por algum bug na atualização mais recente que eu fiz, recomentou que eu atualizasse o SO para ver se corrigiria esse problema caso fosse um bug (algo mal resolvido na atualização anterior), porém ainda não posso fazer isso por conta de tudo que expliquei acima. Outra teoria dele, e que bate muito com o que me responderam aqui, é que a bateria de 3V pode estar apresentando defeito, ou mal posicionada... pois essa bateria é que deveria segurar as configurações do SMC, e o fato de fazer esse teste toda vez que liga da rede corrobora muito com essa teoria, pois teoricamente não deveria fazer isso.

Enfim, ele propôs que caso eu queria, vou pensar um pouco sobre o assunto, poderia estar abrindo o equipamento para averiguar se trata-se de um problema físico ou de posicionamento da bateria, embora o teste de diagnóstico não tenha apontado um problema físico na mesma. Será que vale a pena abrir o equipamento para fazer essa averiguação? Isso tudo na garantia, é claro.

Eu particularmente estou apostando nessa teoria do bug causado pela última atualização que fiz, acredito que de alguma forma, além do SO a Apple deve mexer algumas coisinhas no processo de boot dos equipamentos com as atualizações, ou estou enganado. Espero que os impedimentos de atualizar o sistema se resolvam para que eu possa testar a atualização e tirar essa dúvida.

Vou levar essa questão pro Apple do Reddit como indicou o colega, pode ser que eu não seja um caso isolado. Mas deixo o espaço aberto aqui caso alguém venha vivenciar isso também, ou se ver algum artigo e puder me ajudar agradeço muito.

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@Juliano Cruz torço para que bug lógico (afinal, nos últimos tempos o planeta todo virou beta, as versões finais andam chegando cheio de bugs)!

Tive uns pepinos inexplicáveis no meu iPhone e todos foram resolvidos após a última atualização, mas, pasme, após a atualização, meus apps sumiram, como se fosse um hard reset 🤣 felizmente reinstalei os apps e tudo acabou bem!

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Aqui meu MBP 16” M1 Pro, as vezes, também da uns estalos no áudio quando estou ouvindo música ou vídeo e “sobrecarrego” ele alternando entre desktops várias vezes ou abrindo algum programa…

E quando acordo ele pelo Touch ID também acende e apaga a tela rapidamente. Aí tenho que apertar novamente. Acho que tudo isso é bug também. Estou ensaiando para fazer uma instalação limpa para ver se resolve. Falta de tempo e paciência.

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Oi Antonio, concordo contigo, tudo virou beta por culpa da pandemia!! kkkk

No iPhone por sorte não tive problemas, o meu é o 12 Pro, e pelo menos ele está ótimo.

Li o comentário do Marçal comentando algo sobre o Touch ID, suspeitei muito disso, pois coincidente comecei a ter esse comportamento após habilitar o Touch ID, mas fiz atualização no SO no mesmo dia, então não sei ao certo o que gerou esse comportamento.

Estava querendo fazer uma recuperação mais severa. Pensei em colocar em modo DFU e usar o Configurator (até estranho na autorizada não me passarem essa possibilidade), porem o outro Mac que tenho (vai precisar de 2), é um iMac Late 2012, Intel... acho que não rola né?

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Em 30/01/2023 at 10:57, Juliano Cruz disse:

Oi Antonio, concordo contigo, tudo virou beta por culpa da pandemia!! kkkk

No iPhone por sorte não tive problemas, o meu é o 12 Pro, e pelo menos ele está ótimo.

Li o comentário do Marçal comentando algo sobre o Touch ID, suspeitei muito disso, pois coincidente comecei a ter esse comportamento após habilitar o Touch ID, mas fiz atualização no SO no mesmo dia, então não sei ao certo o que gerou esse comportamento.

Estava querendo fazer uma recuperação mais severa. Pensei em colocar em modo DFU e usar o Configurator (até estranho na autorizada não me passarem essa possibilidade), porem o outro Mac que tenho (vai precisar de 2), é um iMac Late 2012, Intel... acho que não rola né?

@Juliano Cruz acredito que o amigo @BetoGaleazzo possa opinar com a maestria de sempre... Help Beto, please!

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Boa tarde @Antonio_M_A_S!

Então, tentei fazer uma reinstalação do macOS Montrey, não a instalação limpe, mas aquela que eventualmente corrige algum problema, e o comportamento continua o mesmo. Não tenho mais certeza agora se seria um bug de software. Estou preparando meus arquivos, e correndo atrás para atualizar pro Ventura, mas estou com poucas esperanças se vai resolver ou se vai ser um esforço desnecessário.

Meu maior receio é que não sei se é um problema físico que pode piorar muito, ou se é algo normal... na verdade nem a Apple aqui do Brasil e nem a assistência autorizada consegue me garantir isso, e confesso que isso está me tirando o sono, pois sempre fica aquela dúvida se a máquina vai parar em algum momento.

Eu achei essa thread na comunidade de discussões da Apple (gringo) e parece que alguém teve o mesmo problema que eu, porém em um Mac Mini. E pelo que eu entendi, foi devolvido na loja:
https://discussions.apple.com/thread/254339727

Deixei uma thread lá sobre o meu problema pra ver se alguém dá uma luz por lá também:
https://discussions.apple.com/thread/254601898

 

Agora estou pensando se eu devo ou não pedir uma substituição de equipamento, uma vez que nem a assistência nem a Apple tem uma certeza do que pode ser (e vai que não tem conserto).
Se pelo menos a Apple dissesse, ah, isso é um bug e tal... não faz mal usar assim, mas nem esse aval eu tenho para poder usar o equipamento de forma sossegado.

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@Juliano Cruz passei exatamente por isso, entendo perfeitamente sua preocupação, "é ou não hard?", ninguém afirma nada, ninguém sana a dúvida, "se for soft, ok, a gente espera atualizações, mas se for hard, pode ou não agravar?"; eu me fazia as mesmas perguntas por meses, enquanto a Apple me enrolava e saía pela tangente, por fim entrei em contato com a Apple americana e pedi substituição da peça! Ninguém paga tão caro para não ter paz!

PS.: meu problema foi com iPhone 13 Pro, tinha "bugs" inespecíficos que atrapalhavam a experiência de uso...

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34 minutos atrás, Juliano Cruz disse:

Então, tentei fazer uma reinstalação do macOS Montrey, não a instalação limpe, mas aquela que eventualmente corrige algum problema, e o comportamento continua o mesmo.

Por desencargo de consciência, tem que fazer a instalação limpa mesmo.

Até porque é o que a Apple vai te sugerir fazer provavelmente se você entrar em contato. E se mesmo após esse procedimento essa situação continuar, aí entrar em contato com a Apple.

Mas assim, na minha humilde opinião, você está esquentando a cabeça a toa. Eu entendo que é um equipamento caro, existe um receio, óbvio, principalmente do aparelho estar mesmo com um defeito e vir a dar problema depois, mas é UM detalhezinho que não afeta o uso em nada, e sinceramente não me parece um problema. Te digo tranquilamente que quando é algo pra se preocupar, costumam aparecer outros sintomas juntos e mais alarmantes, não apenas numa situação muito específica. A real é que esse seu comportamento de DESLIGAR o Mac já não é muito comum, geralmente o pessoal abusa do Sleep, e além de desligar completamente a máquina após o uso, você ainda desliga da tomada, o que é mais incomum ainda. Se esse reboot abrupto ocorresse também ao reiniciar a máquina ou desligar ela sem tirar da tomada, eu te diria que não parece normal, mas pelo que você relatou, não é o caso. Como eu disse, entendo o medo, e te encorajo a procurar a Apple se não estiver convencido, mas dando um pitaco brabo aqui sem grandes pesquisas e sem ter visto pessoalmente o aparelho, te digo que não me parece um defeito e sim uma rotina do equipamento em um caso específico. Pode realmente ter começado após a atualização, intencionalmente ou não.

De qualquer forma, é muito "E SE"... O primeiro passo é tirar seus dados, apagar o disco por completo e instalar o sistema do zero, para a última versão disponível. Se você tiver curiosidade, ainda pode tentar depois (se continuar o sintoma), voltar para a versão que tinha antes quando você não percebia esse detalhe.

Mas fica em paz rsrs

Editado por BetoGaleazzo
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19 minutos atrás, Antonio_M_A_S disse:

Esqueci de te perguntar se vc assinou AC+?

Tenho a garantia limitada normal da Apple, vai até final de junho desse ano.
Até pensei assinar mas na ocasião estava muito caro e eu estava sem verba, creio não ser mais possível.

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Pena, passou do prazo de assinar AppleCare+, que é de até 60 dias após a compra do dispositivo.

Mas enfim, podem argumentar que o defeito inespecífico não impede o uso do bem, ou, mais provável ainda, é que sequer admitam um defeito, ou vício do dispositivo.

Difícil vc conseguir a troca, mas não custa pedir né...

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@Antonio_M_A_Se @BetoGaleazzo, quero agradecer imensamente pela atenção que deram para o meu caso, pelas suposições (me deram muitos insights), e pelos conselhos, opiniões e compartilhamento de experiências que tiveram com outros produtos da marca que fizeram viver o mesmo drama.

Vou tentar relevar esse pequeno detalhe, pois na prática não está gerando um problema de verdade como foi apontado, só aquela sensação desconfortante de um investimento alto e que não está 100% adequado ao que se espera, se ao menos eu soubesse que isso é normal essa sensação passaria... é como disse o @Antonio_M_A_S, pelo valor o mínimo que se exige é ter paz... mas enfim.

Vou observando se isso se agrava com o tempo, fazendo as atualizações regulares que forem saindo, e se não se resolver, até antes de terminar a garantia farei uma instalação limpa por desencargo de consciência e aí sim voltar a contatar a Apple e ver o que eles me dizem.

Se alguém que tiver esse problema, seja em Mac Studio, Mac Mini, etc... e conseguiu resolver de alguma forma, por favor compartilhem aqui comigo! 

No mais, dou por encerrado esse assunto aqui!

Abraço, e espero conseguir retribuir no futuro de alguma forma.

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