Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre a utilização do mac com 2 janelas ao mesmo tempo


Mateus Carvalho

Posts Recomendados

Pessoal, quando estou utilizando o mac com 2 janelas ao mesmo tempo por exemplo, to usando o Vscode e na outra parte da janela to vendo um video no udemy! Quando saio da tela do vscode pra pausar ou continuar o vídeo, preciso clicar 2 vezes na parte que ta sendo exibida o vídeo pra dar play/pause no vídeo, no windows isso não ocorria porque as janelas sempre ficavam ativas.. Sei que a pergunta ta confusa e o problema não é lá grande coisa, mas quem puder ajudar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Justiça seja feita, o gerenciamento de janelas do Windows dá um pau no macOS. Mas pra sua sorte é fácil resolver. Vou te ajudar.

Sabe usar o brew? Se não sabe nem do que eu tô falando, vou deixar a página oficial abaixo. Entra lá e instala o brew pelo Terminal do macOS:

https://brew.sh/index_pt-br

Depois que o brew estiver instalado, você vai copiar e executar (um de cada vez) os comandos abaixo no Terminal:
 

brew install koekeishiya/formulae/yabai
brew services start yabai
yabai -m config focus_follows_mouse autofocus

 

Pronto. Agora quando estiver usando o Split View o "focus" da janela ativa do Finder será definido na janela onde o mouse estiver em cima, sem necessidade de clicar nela antes pra fazer isso.

Créditos para o desenvolvedor do Yabai. Se você é desenvolvedor deixa uma estrela no repositório do projeto pra agradecer o cara: https://github.com/koekeishiya/yabai

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/09/2022 at 04:12, BetoGaleazzo disse:

Justiça seja feita, o gerenciamento de janelas do Windows dá um pau no macOS. Mas pra sua sorte é fácil resolver. Vou te ajudar.

Sabe usar o brew? Se não sabe nem do que eu tô falando, vou deixar a página oficial abaixo. Entra lá e instala o brew pelo Terminal do macOS:

https://brew.sh/index_pt-br

Depois que o brew estiver instalado, você vai copiar e executar (um de cada vez) os comandos abaixo no Terminal:
 

brew install koekeishiya/formulae/yabai
brew services start yabai
yabai -m config focus_follows_mouse autofocus

 

Pronto. Agora quando estiver usando o Split View o "focus" da janela ativa do Finder será definido na janela onde o mouse estiver em cima, sem necessidade de clicar nela antes pra fazer isso.

Créditos para o desenvolvedor do Yabai. Se você é desenvolvedor deixa uma estrela no repositório do projeto pra agradecer o cara: https://github.com/koekeishiya/yabai

Meu amigo, muito obrigado! To começando minha carreira no desenvolvimento agora e já utilizo o brew!! Muito obrigado mesmo, darei os créditos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/09/2022 at 04:12, BetoGaleazzo disse:

Justiça seja feita, o gerenciamento de janelas do Windows dá um pau no macOS. Mas pra sua sorte é fácil resolver. Vou te ajudar.

Sabe usar o brew? Se não sabe nem do que eu tô falando, vou deixar a página oficial abaixo. Entra lá e instala o brew pelo Terminal do macOS:

https://brew.sh/index_pt-br

Depois que o brew estiver instalado, você vai copiar e executar (um de cada vez) os comandos abaixo no Terminal:
 

brew install koekeishiya/formulae/yabai
brew services start yabai
yabai -m config focus_follows_mouse autofocus

 

Pronto. Agora quando estiver usando o Split View o "focus" da janela ativa do Finder será definido na janela onde o mouse estiver em cima, sem necessidade de clicar nela antes pra fazer isso.

Créditos para o desenvolvedor do Yabai. Se você é desenvolvedor deixa uma estrela no repositório do projeto pra agradecer o cara: https://github.com/koekeishiya/yabai

Olá, galera.

Uma situação comigo. Eu também estava precisando resolver esse probleminha das janelas e acabei seguindo essa dica do brew. Fiz a instalaçao pelo Terminal e tentei rodar os comandos, mas deu erro! Acredito que por conta da incompatibilidade (MBA 2015 aqui). Acontece que agora eu quero desinstalar tudo, e até consegui remover uma parte, mas apareceu o seguinte: 

==> Homebrew uninstalled!

The following possible Homebrew files were not deleted:

/usr/local/.com.apple.installer.keep

/usr/local/Frameworks/

/usr/local/Homebrew/

/usr/local/bin/

/usr/local/etc/

/usr/local/include/

/usr/local/lib/

/usr/local/opt/

/usr/local/remotedesktop/

/usr/local/sbin/

/usr/local/share/

/usr/local/var/

You may wish to remove them yourself.

 

e não sei mais o que fazer. Como faço para desinstalar os rastros do brew? Tentei uma ajuda na comunidade deles, mas ainda não consegui resolver o meu problema. Alguém poderia me ajudar, por favor? 

@BetoGaleazzo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Oto disse:

Olá, galera.

Uma situação comigo. Eu também estava precisando resolver esse probleminha das janelas e acabei seguindo essa dica do brew. Fiz a instalaçao pelo Terminal e tentei rodar os comandos, mas deu erro! Acredito que por conta da incompatibilidade (MBA 2015 aqui). Acontece que agora eu quero desinstalar tudo, e até consegui remover uma parte, mas apareceu o seguinte: 

==> Homebrew uninstalled!

The following possible Homebrew files were not deleted:

/usr/local/.com.apple.installer.keep

/usr/local/Frameworks/

/usr/local/Homebrew/

/usr/local/bin/

/usr/local/etc/

/usr/local/include/

/usr/local/lib/

/usr/local/opt/

/usr/local/remotedesktop/

/usr/local/sbin/

/usr/local/share/

/usr/local/var/

You may wish to remove them yourself.

 

e não sei mais o que fazer. Como faço para desinstalar os rastros do brew? Tentei uma ajuda na comunidade deles, mas ainda não consegui resolver o meu problema. Alguém poderia me ajudar, por favor? 

@BetoGaleazzo?

O MBA 2015 é totalmente compatível, você fez algo errado. Se quiser, descreva os passos que seguiu e qual foi o erro.

Se o homebrew foi desinstalado, não precisa remover mais nada. Inclusive nessa lista de diretórios que você compartilhou existem pastas do sistema, não as remova.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/09/2022 at 02:36, BetoGaleazzo disse:

O MBA 2015 é totalmente compatível, você fez algo errado. Se quiser, descreva os passos que seguiu e qual foi o erro.

Se o homebrew foi desinstalado, não precisa remover mais nada. Inclusive nessa lista de diretórios que você compartilhou existem pastas do sistema, não as remova.

 

 

Opa.

Beto, cara, eu realmente não sei o que houve. Segui todos os passos, e de acordo com as instruçoes, mas apareceu essa mensagem de erro: 

tar: Ignoring malformed pax extended attribute

tar: Error exit delayed from previous errors.

Error: Failure while executing; `tar --extract --no-same-owner --file /Users/osvaldosantos/Library/Caches/Homebrew/downloads/b0078d810c2572ae6b96e4efddde18bca329a18ebc0aa292b6703f8c15595649--yabai-v4.0.4.tar.gz --directory /private/tmp/d20220911-49474-h333i1` exited with 1. Here's the output:

tar: Ignoring malformed pax extended attribute

tar: Error exit delayed from previous errors.

Aí nem quis mais explorar e acabei optando por remover (utilizando o comando: /bin/bash -c "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/HEAD/uninstall.sh)" ).

 

Quanto a conclusao da desinstalaçao, fiquei mais cético mesmo porque foi super rápido pra concluir, menos de 1 minuto, enquanto que pra instalar demorou uns 5 minutos, aproximadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Oto disse:

Opa.

Beto, cara, eu realmente não sei o que houve. Segui todos os passos, e de acordo com as instruçoes, mas apareceu essa mensagem de erro: 

tar: Ignoring malformed pax extended attribute

tar: Error exit delayed from previous errors.

Error: Failure while executing; `tar --extract --no-same-owner --file /Users/osvaldosantos/Library/Caches/Homebrew/downloads/b0078d810c2572ae6b96e4efddde18bca329a18ebc0aa292b6703f8c15595649--yabai-v4.0.4.tar.gz --directory /private/tmp/d20220911-49474-h333i1` exited with 1. Here's the output:

tar: Ignoring malformed pax extended attribute

tar: Error exit delayed from previous errors.

Aí nem quis mais explorar e acabei optando por remover (utilizando o comando: /bin/bash -c "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/HEAD/uninstall.sh)" ).

Quanto a conclusao da desinstalaçao, fiquei mais cético mesmo porque foi super rápido pra concluir, menos de 1 minuto, enquanto que pra instalar demorou uns 5 minutos, aproximadamente.


Qual versão de macOS está usando? Aparentemente existem problemas relacionados a algumas versões antigas do sistema.

Sobre a instalação demorar mais do que a desinstalação, é completamente normal, porque na instalação ele precisa fazer o download de diversos pacotes e ir instalando por demanda, e a desinstalação é basicamente deletar arquivos localmente. Quanto a isso fique tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/09/2022 at 11:50, BetoGaleazzo disse:


Qual versão de macOS está usando? Aparentemente existem problemas relacionados a algumas versões antigas do sistema.

Sobre a instalação demorar mais do que a desinstalação, é completamente normal, porque na instalação ele precisa fazer o download de diversos pacotes e ir instalando por demanda, e a desinstalação é basicamente deletar arquivos localmente. Quanto a isso fique tranquilo.

Muito obrigado pela grande ajuda, Beto.  Esclareceu demais!

Mas, sim, provavelmente está rolando uma incompatibilidade. Estou usando a versão 10.14.6 (Mojave). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/09/2022 at 04:12, BetoGaleazzo disse:

Justiça seja feita, o gerenciamento de janelas do Windows dá um pau no macOS. Mas pra sua sorte é fácil resolver. Vou te ajudar.

Sabe usar o brew? Se não sabe nem do que eu tô falando, vou deixar a página oficial abaixo. Entra lá e instala o brew pelo Terminal do macOS:

https://brew.sh/index_pt-br

Depois que o brew estiver instalado, você vai copiar e executar (um de cada vez) os comandos abaixo no Terminal:
 

brew install koekeishiya/formulae/yabai
brew services start yabai
yabai -m config focus_follows_mouse autofocus

 

Pronto. Agora quando estiver usando o Split View o "focus" da janela ativa do Finder será definido na janela onde o mouse estiver em cima, sem necessidade de clicar nela antes pra fazer isso.

Créditos para o desenvolvedor do Yabai. Se você é desenvolvedor deixa uma estrela no repositório do projeto pra agradecer o cara: https://github.com/koekeishiya/yabai

Uma dúvida: e se quisermos habilitar apenas em alguns momentos e desabilitar em outros? Como faz pra desabilitar, por exemplo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Carlos Augusto Ribeiro disse:

Uma dúvida: e se quisermos habilitar apenas em alguns momentos e desabilitar em outros? Como faz pra desabilitar, por exemplo?


Só desabilitar a função "focus_follows_mouse":

yabai -m config focus_follows_mouse off

E quando quiser habilitar de novo:

yabai -m config focus_follows_mouse autofocus


É um saco ter que ficar digitando/colando o comando no Terminal, então se for habilitar/desabilitar com frequência, dá pra ver com o criador da ferramenta no GitHub se tem um jeito mais simples de alternar entre as duas configurações, ou criar um script básico mesmo pra automatizar, usando shell, uma linguagem de programação ou até mesmo a ferramenta Automator, nativa do próprio macOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, BetoGaleazzo disse:


Só desabilitar a função "focus_follows_mouse":

yabai -m config focus_follows_mouse off

E quando quiser habilitar de novo:

yabai -m config focus_follows_mouse autofocus


É um saco ter que ficar digitando/colando o comando no Terminal, então se for habilitar/desabilitar com frequência, dá pra ver com o criador da ferramenta no GitHub se tem um jeito mais simples de alternar entre as duas configurações, ou criar um script básico mesmo pra automatizar, usando shell, uma linguagem de programação ou até mesmo a ferramenta Automator, nativa do próprio macOS.

Cara, vlw. Enquanto aguardava sua resposta, tinha dado um stop apenas no yabai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...