Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Pro 2015 - 13pol - Se comportando de forma estranha


marcusimao

Posts Recomendados

Salve salve pessoal,

 

Amigos, recentemente comprei um macbook usado. Meu último exemplar foi em 2019, então faz um tempo minha ultima experiência com os computadores da maçã, trabalhava com fotografia e depois que encerrei as atividades percebi que poderia me desfazer dos meus macs. Por uma oportunidade que acabou surgindo acabei comprando um macbook, um early 2015 i5 com ssd de 256gb

 

Porém com o passar dos dias notei algumas falhas, vou listar elas aqui

1 - volte e meia quando fecho e abro a tampa o macbook não inicia(imagem), tendo eu que fechar novamente e abri-la para poder a imagem surgir, seria algum sensor com problema?

2 - Já rodei o Apple Diagnostics e ele apresentou o erro PP7004, indicando que a bateria necessita de reparo. Porém a bateria é nova, e com ciclagem baixa (32).

3 - Sinto que o macbook não esta fluído, tem alguns "micro-engasgos" ao transitar de uma tarefa a outra e seu start demora em torno de 30 segundos, o que seria esperado em torno de 11 segundos, meus macs antigos demoravam em torno disso.

 

Seria a bateria interferindo na performance do sistema? O ssd poderia estar com algum problema? Quais programas eu poderia rodar para poder fornecer e obter informações mais precisas sobre possíveis problemas?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentou reset de SMC e NVRAM?

Contagem baixa de ciclos não significa integridade, essa bateria pode estar ruim sim e afetando o desempenho, mesmo que tenha sido trocada na própria Apple.

Você pode verificar se o SSD está funcionando como esperado fazendo um teste de benchmark, usando softwares como o BlackMagic Disk Speed Test.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, marcosfisica disse:

@BetoGaleazzo, aproveitando o tópico. esse lance de diminuir o clock do processador quando a bateria está ruim acontece em todos os MacBooks? ou só nos MacBook Pro?

Faz parte do SMC de todo Mac, acredito eu. Não é nem só o clock do processador, são diversas medidas pra evitar que o computador simplesmente desligue ou tenha problemas relacionados a subtensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Já tentou reset de SMC e NVRAM?

Contagem baixa de ciclos não significa integridade, essa bateria pode estar ruim sim e afetando o desempenho, mesmo que tenha sido trocada na própria Apple.

Você pode verificar se o SSD está funcionando como esperado fazendo um teste de benchmark, usando softwares como o BlackMagic Disk Speed Test.

Olá amigo, eu estou acreditando que seja a bateria porém não tenho nenhum dado que possa comprovar, teria?

Sobre o SMC e NVRAM - já fiz e não notei diferença

O ssd já rodei no Disk speed Test , coloquei a imagem do resultado aqui no post.

Captura de Tela 2022-07-04 às 18.01.34.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, marcusimao disse:

Olá amigo, eu estou acreditando que seja a bateria porém não tenho nenhum dado que possa comprovar, teria?

Sobre o SMC e NVRAM - já fiz e não notei diferença

O ssd já rodei no Disk speed Test , coloquei a imagem do resultado aqui no post.


Pela imagem que você postou, não acredito que haja qualquer problema com seu SSD. Provavelmente haveriam gargalos e as taxas de leitura e gravação seriam afetadas, porém parecem normais para o modelo em questão.

Você já tentou fazer uma instalação limpa do sistema operacional? Faça um backup manual dos seus dados e tente uma instalação limpa do macOS. Se continuar a mesma coisa depois, só mesmo testando outra bateria, porque você teria eliminado as possibilidades que estão ao seu alcance (SMC, NVRAM, instalação limpa).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...