Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iCloud Private Relay vs VPN


Posts Recomendados

  • 1 mês depois...

Pelo que li o Private Relay é um proxy para esconder o seu endereço IP original dos sites que você visita, com intuito de impedir que eles rastreiem e criem um perfil seu.

Já a VPN tem uma proposta diferente: todo o tráfego de internet do seu computador passa por um servidor que criptografa o fluxo de dados entre a sua máquina e esse servidor, impedindo que qualquer estrutura (rede à qual você se conecta, operadora de internet da sua casa, wifi público, etc) seja monitorado, dado que usa uma tecnologia de chaves criptográficas que só a sua máquina e o servidor possuem e sabem como usar. Além disso, o servidor é responsável por "chamar" a "outra ponta" dos serviços que você acessa, mas usando identificadores e IPs próprios, meio que mal comparando, o que o Privete Relay faz.

Exemplo muito simplificado:

Você quer acessar o www.google.com em um wifi público:.

Sem nenhum recurso de segurança: seu computador enviar a solicitação para a rede wifi, a rede encaminha para a operadora, a operadora encaminha para o google e este responde devolvendo os dados do site que são enviados para a operadora, depois para a rede onde o wifi opera e por fim a sua máquina. Todos os agentes sabiam exatamente o que você acessou e puderam ver todos os dados trocados.

Com Private Relay: seu computador tem um "gateway" configurado que será o destino de todas as solicitações. A solicitação endereçada para o Private Relay tem os seus identificadores e o seu pedido. Esses dados são enviados pela rede wifi, que encaminha para a operadora, que por sua vez encaminha para o servidor do Private Relay. Esse servidor retira seus identificadores e insere os próprios, garantindo que você não pode ser identificado e repassa a solicitação para o Google. Este responde com os dados do site para o Private Relay que, quando recebe, retira os próprios identificadores e insere os seus, devolvendo esses dados para a operadora, que devolve para a rede wifi que por fim chega no seu computador. Tirando o Google, todo o restante dos agentes sabiam exatamente o que você acessou e puderam ver todos os dados trocados.

Com VPN: seu computador tem uma conexão privada virtual com um servidor da operadora de VPN. Essa conexão é criptografada, ou seja, só é "entendida" pela sua máquina e pelo servidor da operadora de VPN. Quando você solicita o www.google.com, esse pedido é enviado de forma cifrada para o servidor da operadora de VPN. O caminho dessa solicitação é pelo túnel que passa pela rede wifi e pela operadora que não tiveram acesso aos dados por eles serem totalmente "invisíveis" para eles. Então o servidor da operadora de VPN retira seus identificadores da solicitação, insere os próprios, e envia para o Google, que responde com o site. Ao receber o site, o servidor da operadora de VPN retira os identificadores, recoloca os seus, e devolve para a sua máquina pelo túnel que passa pela operadora e pela rede wifi pública, para no final chegar no seu computador. Nesse cenário, só a operadora de VPN poderia ter acesso aos dados que você trocou entre o Google e a sua máquina. Por isso não é uma boa ideia usar VPNs gratuitas, dado que o modelo de negócios delas provavelmente é vender os dados que por ela trafegam.

Enfim, espero ter ajudado. Esse texto está muito simplificado, num nível de simplificação que pode até ser considerado incorreto, mas serve para passar o conceito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...