Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler roda mas na contagem dá 0rpm e aquece muito a ponto de não dar pra usar - Macbook Air mid 2013


Rafael Nascimento de Carvalho

Posts Recomendados

Meu Macbook Air mid 2013 estava esquentando ao ponto de não dar pra usar. Instalei um programa pra contar a rotação do cooler e sempre dava 0rpm. Abri pra ver o que era e percebi que o cooler estava rodando e que a rotação tinha voltado a ser mostrada normalmente na contagem de rpm. Até ai beleza, fiquei feliz e tal. Mas também precisei dar uma arrumada no teclado, eis que quando eu fechei o pc tudo certinho e tal, o problema da rotação voltou a acontecer. Só que dessa vez testei a rotação com o pc aberto e mesmo com o cooler rodando, a contagem continua mostrando 0rpm e o mac continua esquentando muito a ponto de não dar pra usar.

Resumindo: Mesmo o cooler rodando, a rotação consta como 0rpm e o pc esquenta absurdamente.

Alguém já teve esse problema?

Desde já, obrigado.

Editado por Rafael Nascimento de Carvalho
palavra errada
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Rafael Nascimento de Carvalho alterou o título para Cooler roda mas na contagem dá 0rpm e aquece muito a ponto de não dar pra usar - Macbook Air mid 2013
  • Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Qual programa vc usa para monitorar a velocidade do cooler? Eu uso o smcFanControl e já tive alguns bugs do tipo. Reinstalei algumas vezes por conta disso e resolveu. Verifique se com outro programa o problema persiste. Quanto a temperatura, veja a quantos graus ele chega. Os MacBooks são máquinas que trabalham com temperaturas elevadas e em dias quentes é comum observar a temperatura na casa dos 70 ou 80 graus. O MacBook da assinatura é o que uso no dia-a-dia e a temperatura nunca passou de 84 graus, o que é horrível para utilizar no colo. Se a temperatura da sua máquina beira constantemente os 100 graus, recomendo que faça uma limpeza e troca de pasta térmica, caso ainda não tenha feito. 

O que sei é que a refrigeração dos macs não é boa, e o MacBook Air, por ter um corpo menor, aquece mais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/01/2021 at 03:23, Rafael Nascimento de Carvalho disse:

Meu Macbook Air mid 2013 estava esquentando ao ponto de não dar pra usar. Instalei um programa pra contar a rotação do cooler e sempre dava 0rpm. Abri pra ver o que era e percebi que o cooler estava rodando e que a rotação tinha voltado a ser mostrada normalmente na contagem de rpm. Até ai beleza, fiquei feliz e tal. Mas também precisei dar uma arrumada no teclado, eis que quando eu fechei o pc tudo certinho e tal, o problema da rotação voltou a acontecer. Só que dessa vez testei a rotação com o pc aberto e mesmo com o cooler rodando, a contagem continua mostrando 0rpm e o mac continua esquentando muito a ponto de não dar pra usar.

Resumindo: Mesmo o cooler rodando, a rotação consta como 0rpm e o pc esquenta absurdamente.

Alguém já teve esse problema?

Desde já, obrigado.

Bom dia, Rafael.

Prefiro prevenção do que correção. Como seu Mac é mais antigo, ficam algumas dicas preventivas e que certamente podem auxiliar no seu problema (lembrando que qualquer manutenção interna no seu aparelho deve ser realizada com luva anti-estática e preferencialmente utilizando pinças e materiais plásticos para desconexão e contato com a placa-mãe. SEMPRE desconecte a bateria como PRIMEIRA ETAPA do procedimento):

Realizar a limpeza dos componentes eletrônicos com álcool isopropílico. Faz milagre, e é um serviço que deveria ser feito antes da substituição da pasta térmica. Assim você garante uma limpeza eficiente e diminui possibilidade e oxidação já existente.

Como disse o amigo acima, substitua a pasta térmica caso ainda não tenha feito. Como o Macbook Air é menor e esquenta mais, tenha preferência por pasta térmica de prata. As mais em conta você encontra na casa dos R$100. Aquelas brancas de silicone cumprem seu trabalho, mas em máquinas maiores com sistema de refrigeração melhor. Em máquinas pequenas eu mesmo já fiz os testes e a pasta térmica de prata mantém de 15 a 20 graus abaixo de uma pasta térmica comum branca. É um serviço que cedo ou tarde vai precisar ser feito, e a saúde do seu processador e placa-mãe dependem diretamente disso.

Pra monitorar a temperatura e velocidade dos Coolers use o MacsFanControl.

Enfim... vai postando aqui pra nós e estamos a disposição pra ajudar!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.7k
    • Total de Posts
      464.4k
×
×
  • Criar Novo...