coelhocaique Postado 21 de janeiro de 2016 Denunciar Postado 21 de janeiro de 2016 Boa tarde pessoal, Estou com problemas com meu Macbook pro desde ontem, infelizmente ejetei um pen drive e do nada a máquina começou a desligar sozinho. Estranhei porque é muito dificil Mac pegar virus. Depois fui checar o que tinha dentro do pen drive, e achei um arquivo bat com o seguinte script: "start wscript ".Trashes\539\nnalsffj.js" ". Pesquisei e achei que isso é um virus de Windows, e fiquei imaginando se é possivel esse arquivo ter infectado o Mac de alguma maneira. Alguém já pegou algum problema parecido com esse? O mais estranho é que o MacBook liga normalmente, e consigo mexer nele, mas se parou de digitar ou mexer o mouse ele desliga após 3 segundos. Ficaria mutio grato se alguem pudesse me dar uma luz rsrs. Muito obrigado Citar
Adalberto Taylor Postado 21 de janeiro de 2016 Denunciar Postado 21 de janeiro de 2016 Ele está desligando mesmo sem o pendrive? Já tentou os resets de NVRAM e SMC? Tentou olhar nos itens de início do seu usuário? Esse tipo de arquivo não deve ser nenhum vírus de verdade, no máximo algum script que fica reiniciando a máquina. Citar
coelhocaique Postado 21 de janeiro de 2016 Autor Denunciar Postado 21 de janeiro de 2016 Tentei sim o SMC, o reset da NVRAM ainda não, mas continua desligando sozinho sim. Em questão aos itens de usuário, acredito que não seja por que liguei o Mac sem HD e entrei no Disk Utility , e ele desligou também. Eu imaginei mesmo que esse script esteja fazendo ele desligar, e como foi dado um "start" no script, ele executa sempre que ligo a máquina. Você teria alguma ideia de como reverter esse script via Terminal? Citar
Adalberto Taylor Postado 21 de janeiro de 2016 Denunciar Postado 21 de janeiro de 2016 Tentei sim o SMC, o reset da NVRAM ainda não, mas continua desligando sozinho sim. Em questão aos itens de usuário, acredito que não seja por que liguei o Mac sem HD e entrei no Disk Utility , e ele desligou também. Eu imaginei mesmo que esse script esteja fazendo ele desligar, e como foi dado um "start" no script, ele executa sempre que ligo a máquina. Você teria alguma ideia de como reverter esse script via Terminal? Se ligou o Mac sem HD não tem por onde ter algum tipo de vírus. Sem HD as únicas informações de sistema ficam na NVRAM e SMC. Você subiu o sistema por um pendrive ou internet recovery? Citar
coelhocaique Postado 22 de janeiro de 2016 Autor Denunciar Postado 22 de janeiro de 2016 Tinha subido por pen drive, mas deu certo fazendo o reset na NVRAM, aquele script acabou se instalando mesmo na memória, causando kernel panic . Agora ja esta normal , não esta desligando sozinho mais , só estou com problemas para reinstalar o OS , por wue não esta reconhecendo o pendrive bootavel. Mas Muito obrigado pela ajuda, fico muito agradecido. Citar
Adalberto Taylor Postado 22 de janeiro de 2016 Denunciar Postado 22 de janeiro de 2016 Tinha subido por pen drive, mas deu certo fazendo o reset na NVRAM, aquele script acabou se instalando mesmo na memória, causando kernel panic . Agora ja esta normal , não esta desligando sozinho mais , só estou com problemas para reinstalar o OS , por wue não esta reconhecendo o pendrive bootavel. Mas Muito obrigado pela ajuda, fico muito agradecido. Refaça o pendrive e tente novamente. A NVRAM armazena parâmetros de inicialização, e esses parâmetros modificam o comportamento do sistema operacional. Pode ser que algum desses parâmetros tenha modificado para ter o comportamento que você questionou. Citar
coelhocaique Postado 22 de janeiro de 2016 Autor Denunciar Postado 22 de janeiro de 2016 Refaça o pendrive e tente novamente. A NVRAM armazena parâmetros de inicialização, e esses parâmetros modificam o comportamento do sistema operacional. Pode ser que algum desses parâmetros tenha modificado para ter o comportamento que você questionou. Entendi , então vou tentar fazer isso. Obrigado pela ajuda Adalberto Taylor 1 Citar
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.