João Lucas Almeida Postado 27 de outubro de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 27 de outubro de 2015 Galera, estou afim de instalar o Windows em meu MacBook Air 13 para usufruir de alguns programas que eu sempre tive mas que perdi ao migrar para o OS X. Nunca usei o Boot Camp nem nenhuma outra ferramenta para isso, então antes de sair instalando, venho tirar algumas dúvidas aqui. 1) O Windows 10 está estável ou o Windows 7 continua a melhor opção? Gostaria de testar esse novo, mas tenho receio de ser uma bomba (como foi o Vista é e o Windows 8). 2) A performance do Windows rodando no MacBook é boa? Os drivers funcionam certinho ou pode ter problema com desempenho, vídeo, som, trackpad...? 3) Onde consigo uma imagem ISO do Windows 10? Valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Adalberto Taylor Postado 27 de outubro de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 27 de outubro de 2015 Vamos lá. 1. Pelo que vejo nos pcs e notes aqui da agência e de outros conhecidos, o Windows 10 está estável. Problemas sempre existirão com uns e outros, assim como em qualquer sistema, como o El Cap. 2. Usei BootCamp uma ou duas vezes, quando comprei o Mac. Depois de um tempo deixei de usar. Mas todas as vezes que usei, o desempenho foi sempre muito bom. O Windows não consegue trabalhar o gerenciamento de energia da mesma forma como o Mac trabalha, portanto o Mac ficava mais quente do que o normal, mas nada que impedisse o uso ou preocupasse. Os drivers sempre funcionaram bem. O único detalhe é que seu teclado não terá as teclas de acentuação pelo padrão do Mac, vai precisar usar o layout de teclado inglês internacional. 3. A melhor forma de se conseguir uma ISO do Windows 10 é no link abaixo. Vale lembrar que, ele só vai funcionar nos seguintes casos. I. Você tiver o Windows 10 original II. Você tiver uma chave / cópia do Windows 7 / 8.1 original E tiver atualizado desses sistemas. O Windows 10 gratuito é apenas quando atualizado dessas versões, não adianta tentar usar a chave do Windows 7 / 8.1 direto no 10, precisa atualizar primeiro. https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10ISO Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
João Lucas Almeida Postado 27 de outubro de 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 27 de outubro de 2015 Vamos lá. 1. Pelo que vejo nos pcs e notes aqui da agência e de outros conhecidos, o Windows 10 está estável. Problemas sempre existirão com uns e outros, assim como em qualquer sistema, como o El Cap. 2. Usei BootCamp uma ou duas vezes, quando comprei o Mac. Depois de um tempo deixei de usar. Mas todas as vezes que usei, o desempenho foi sempre muito bom. O Windows não consegue trabalhar o gerenciamento de energia da mesma forma como o Mac trabalha, portanto o Mac ficava mais quente do que o normal, mas nada que impedisse o uso ou preocupasse. Os drivers sempre funcionaram bem. O único detalhe é que seu teclado não terá as teclas de acentuação pelo padrão do Mac, vai precisar usar o layout de teclado inglês internacional. 3. A melhor forma de se conseguir uma ISO do Windows 10 é no link abaixo. Vale lembrar que, ele só vai funcionar nos seguintes casos. I. Você tiver o Windows 10 original II. Você tiver uma chave / cópia do Windows 7 / 8.1 original E tiver atualizado desses sistemas. O Windows 10 gratuito é apenas quando atualizado dessas versões, não adianta tentar usar a chave do Windows 7 / 8.1 direto no 10, precisa atualizar primeiro. https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10ISO Valeu! Sobre o teclado, eu uso o ABNT2 no Mac, então acho que no Windows vou poder usar esse mesmo padrão. Então o caminho é instalar o Windows 7 aqui e então depois de ativado e atualizado, migrar para o Windows 10. Só que eu estou com receio de isso ocupar muito espaço, ou perder performance. Mas também a única maneira de fazer uma "instalação limpa" do W10 é comprando ele. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Adalberto Taylor Postado 27 de outubro de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 27 de outubro de 2015 Valeu! Sobre o teclado, eu uso o ABNT2 no Mac, então acho que no Windows vou poder usar esse mesmo padrão. Então o caminho é instalar o Windows 7 aqui e então depois de ativado e atualizado, migrar para o Windows 10. Só que eu estou com receio de isso ocupar muito espaço, ou perder performance. Mas também a única maneira de fazer uma "instalação limpa" do W10 é comprando ele. Não deve vir a ter problemas de espaço e/ou performance. Geralmente os bugs acontecem quando se instala por cima de um sistema que está problemático, se instalar o 7 apenas para atualizar pro 10 não deve ter problemas. Não testei ainda, mas há quem diga que, após a atualização para o W10 a sua chave do 7/8.1 passa a funcionar com o W10. Mas isso precisa ser testado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
João Lucas Almeida Postado 27 de outubro de 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 27 de outubro de 2015 (editado) Não deve vir a ter problemas de espaço e/ou performance. Geralmente os bugs acontecem quando se instala por cima de um sistema que está problemático, se instalar o 7 apenas para atualizar pro 10 não deve ter problemas. Não testei ainda, mas há quem diga que, após a atualização para o W10 a sua chave do 7/8.1 passa a funcionar com o W10. Mas isso precisa ser testado. Mais de 2 horas e meia em "Transferindo software de suporte para o Windows". Tá louco, deve ser uns 100 GB, o próprio Windows 10 que é 4 GB, baixou em 30 minutos.* Edit: Foi só eu postar que acabou a transferência. Agora vamos à instalação! Editado 27 de outubro de 2015 por JoãoLucasSilva Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
João Lucas Almeida Postado 27 de outubro de 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 27 de outubro de 2015 Não instalou. Ele terminou de particionar o SSD do Mac, reiniciou o MacBook e abriu o OS X como se nada tivesse acontecido. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Adalberto Taylor Postado 27 de outubro de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 27 de outubro de 2015 Não instalou. Ele terminou de particionar o SSD do Mac, reiniciou o MacBook e abriu o OS X como se nada tivesse acontecido. Inicie segurando o opt que aparece. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
João Lucas Almeida Postado 27 de outubro de 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 27 de outubro de 2015 Inicie segurando o opt que aparece. Sim, tentei fazer assim, mas na hora da instalação do Windows, ele diz que não pode ser instalado na partição, a mensagem aparece: "o windows não pode ser instalado neste disco. o disco selecionado está no estilo da partição gpt". Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
João Lucas Almeida Postado 27 de outubro de 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 27 de outubro de 2015 Coloquei para fazer de novo e agora dá na hora de transferir software de suporte, dá "erro da rede". Cada vez estou mais desanimado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Adalberto Taylor Postado 28 de outubro de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 28 de outubro de 2015 Sim, tentei fazer assim, mas na hora da instalação do Windows, ele diz que não pode ser instalado na partição, a mensagem aparece: "o windows não pode ser instalado neste disco. o disco selecionado está no estilo da partição gpt". Esse erro aparece porque o assistente do boot camp apenas particiona o disco, a tarefa de formatar o disco fica para a instalação do Windows. Quando chegar nessa parte da instalação do Windows, selecione a partição e embaixo da lista vai ter algo como 'opções de disco', clicando nessa opção vai aparecer a opção de formatar. Depois disso deve conseguir prosseguir com a instalação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
João Lucas Almeida Postado 28 de outubro de 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 28 de outubro de 2015 Esse erro aparece porque o assistente do boot camp apenas particiona o disco, a tarefa de formatar o disco fica para a instalação do Windows. Quando chegar nessa parte da instalação do Windows, selecione a partição e embaixo da lista vai ter algo como 'opções de disco', clicando nessa opção vai aparecer a opção de formatar. Depois disso deve conseguir prosseguir com a instalação. Fiz exatamente isso, formatar a partição BOOTCAMP, mas mesmo assim dá o mesmo erro. Cheguei a excluir essa partição depois e criar uma nova com o mesmo tamanho, mas também não instalou. Pior que agora dá "erro da rede" direto. Estou tentando baixar o software de suporte manualmente pelo site. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Adalberto Taylor Postado 28 de outubro de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 28 de outubro de 2015 Fiz exatamente isso, formatar a partição BOOTCAMP, mas mesmo assim dá o mesmo erro. Cheguei a excluir essa partição depois e criar uma nova com o mesmo tamanho, mas também não instalou. Pior que agora dá "erro da rede" direto. Estou tentando baixar o software de suporte manualmente pelo site. Tu pegou a iso do Windows de 64bits né? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
João Lucas Almeida Postado 28 de outubro de 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 28 de outubro de 2015 Tu pegou a iso do Windows de 64bits né? Sim, 64 bits em PT-BR. Procurando pela internet, achei um cara que estava com o mesmo problema e resolveu assim. - Criou o USB bootavel do Windows. - Diminuiu a partição do Mac no Utilitário de Disco (sem usar o Assistente BootCamp), e deixou o tamanho que queria vazio, sem criar novas partições. - Baixou o software de suporte do site da Apple manualmente e salvou em um pendrive. - Iniciou a instalação do Windows e aí o Windows reconhece o espaço vazio "não alocado", e aí quando o instalador do Windows cria a partição, ele cria uma bem pequena e uma grande, e aí ele vai poder ser instalado. Vou seguir esses passos e ver se dá certo assim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
João Lucas Almeida Postado 28 de outubro de 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 28 de outubro de 2015 DEU CERTO! Seguinte, o Windows precisa de um espaço vazio de 127 MB na hora da instalação. O assistente de BootCamp divide o SSD em duas partes, apenas, uma para o OS X e outra para o Windows. Mas além da partição dele em NTFS, o Windows exige um espaço não-alocado bem pequeno para que seja feita a instalação, sem ele, a instalação não é iniciada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Adalberto Taylor Postado 28 de outubro de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 28 de outubro de 2015 DEU CERTO! Seguinte, o Windows precisa de um espaço vazio de 127 MB na hora da instalação. O assistente de BootCamp divide o SSD em duas partes, apenas, uma para o OS X e outra para o Windows. Mas além da partição dele em NTFS, o Windows exige um espaço não-alocado bem pequeno para que seja feita a instalação, sem ele, a instalação não é iniciada. Estranho que quando instalei o Windows 8.1 em bootcamp não precisei fazer nada disso. Mas é bom saber que isso pode vir a ser um problema. Creio que nesse caso, bastaria remover a partição pela instalação do Windows e deixar ele criar essa partição. Se pá até fiz isso e não lembro. rsrsrsr Só pra constar. Essa partição, que ele geralmente cria com 200mb, serve pra separar o bootloader da partição de dados e sistema. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
João Lucas Almeida Postado 28 de outubro de 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 28 de outubro de 2015 (editado) Estou gostando demais. A única coisa que sinto que não está excelente é a duração da bateria. Pelo que eu mexi um pouco, ela deve durar umas 5 horas, enquanto no OS X a bateria do MacBook Air 13 chega a durar 8, até 9 horas fácil. Mas no geral o sistema está muito rápido e fluido, a performance está equivalente ao El Capitan, se bobear até um pouco melhor. Ah, como no Windows eu tinha tanta coisa que adiantava minha vida: acelerador de download (Orbit, é incrível, puxa internet até de onde não tem), programa de Proxy para PS4, o Office e o AutoCAD para Windows são melhores... Enfim, cansei de ficar com o MacBook só navegando na internet, e depender de um notebook velho toda vez que precisar de alguma ferramenta que o OS X não tem. Obrigado pela ajuda, amigo! No final deu tudo certo, rs. Editado 28 de outubro de 2015 por JoãoLucasSilva Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Adalberto Taylor Postado 28 de outubro de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 28 de outubro de 2015 Opa, estamos aí pra isso. Sobre sua experiência quanto a performance. Quando instalei o Windows 8.1 aqui, tinha apenas 4gb de ram e um HDD, a performance do Windows 8.1 era superior a do Mavericks. Na época cheguei a fazer alguns testes e notei que embora o OSX fosse mais estável, o Windows era mais leve. Pode parecer estranho, mas isso acontece de fato, o sistema leve nem sempre é estável (veja o caso do Linux) e o sistema estável, nem sempre é leve. Enfim, que bom que deu certo e que está conseguindo usar seu Mac para tudo o que precisa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
João Lucas Almeida Postado 28 de outubro de 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 28 de outubro de 2015 Opa, estamos aí pra isso. Sobre sua experiência quanto a performance. Quando instalei o Windows 8.1 aqui, tinha apenas 4gb de ram e um HDD, a performance do Windows 8.1 era superior a do Mavericks. Na época cheguei a fazer alguns testes e notei que embora o OSX fosse mais estável, o Windows era mais leve. Pode parecer estranho, mas isso acontece de fato, o sistema leve nem sempre é estável (veja o caso do Linux) e o sistema estável, nem sempre é leve. Enfim, que bom que deu certo e que está conseguindo usar seu Mac para tudo o que precisa. Notei que o MacBook fica quentinho com o Windows, o que não acontece no OS X, hahah. Por isso que a bateria vai embora bem mais rápido. O BootCamp está pedindo uma atualização de mais de 1,16 GB, com esse tamanho tem que melhorar alguma coisa, né. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
João Lucas Almeida Postado 31 de outubro de 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 31 de outubro de 2015 A atualização do BootCamp 6 não instala de jeito nenhum, no meio do download dá erro de "assinatura inválida". Só para constar no tópico, quem tiver BootCamp e mexer em alguma partição no Mac pelo Utilitário de Disco do OS X, o Windows não vai mais querer dar boot, nem iniciando com alt/option ele vai aparecer. Mesmo a partição estando lá, não inicia. Aconteceu isso comigo e eu pensei que tinha perdido meu Windows e teria que instalar tudo de novo. Mas é fácil para consertar. Se o Windows não quiser dar boot, coloque o DVD/Pendrive de instalação e ligue o Mac selecionando essa mídia, como se fosse instalar o Windows, mas ao invés de instalar, é só clicar na opção "Reparar", feito isso ele vai fazer alguns processos rápidos e reiniciar a máquina, e aí sua partição do Windows já vai estar funcionando perfeitamente de novo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
juca_r Postado 31 de outubro de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 31 de outubro de 2015 Meu Mac mini não tem leitor de cd.. Preciso de um leitor externo para colocar a iso?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.