Fabio Amaral Postado 4 de fevereiro de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 4 de fevereiro de 2015 (editado) Galera boa tarde, estou com uma duvida (e segue a primeira dica) quem usa Macs com placas de video da Nvidia tem a opção de baixar o CUDA para ganhar performance em programas como After Effects e outros programas da Adobe que usam esta aceleração e o ganho realmente é notável existem videos no youtube e informações no site da Nvidia mostrando que o ganho é real. Já para quem usa iMovie e ou Final Cut Pro X a aceleração é por GPU OpenGL (confirmei com o povo da Nvidia e o suporte da Apple) alguém sabe alguma maneira ou algum aplicativo de Terceiro que de ganho de performance para OpenGL neste aplicativos? A segunda dica (para quem não sabe) serve para quem tem MacBooks com placa de video dedicadas e quer usar sempre a de melhor performance vá em Preferências do Sistema, Economizador de Energia e Desabilite a opção de Troca de gráficos automática, o que vai mudar é que o consumo de energia por bateria vai aumentar mas se vc usa com o carregador plugado o tempo todo não vai mudar em nada quanto a saúde da bateria. Se alguém puder me ajudar fico agradecido, desde já obrigado a todos. Editado 4 de fevereiro de 2015 por Fabio Amaral Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Amaral Postado 5 de fevereiro de 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 5 de fevereiro de 2015 Alguém tem uma luz para a dúvida? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alan Leitão Postado 8 de fevereiro de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 8 de fevereiro de 2015 Rapaz, pelo que entendo o CUDA é uma API da nVidia que permite às aplicações acessarem os processadores CUDA nas GPUs para processamento de dados "genércos" e não somente de gráficos, aumentando a performance da máquina em várias ocasiões. O OS X não traz suporte nativo a essa API da nVidia e fica a cargo desta produzir o driver necessário para o sistema da Apple permitir que aplicações que usem essa API tenham acesso às GPUs. Já o OpenGL não se trata de uma API, mas de um método de aceleração de vídeo onde o acesso da aplicação é feito diretamente à GPU, com a permissão e monitoração do SO mas sem interferência dele nos comandos dados (a não ser que sejam comandos que prejudiquem o sistema), onde a aplicação que estás a usar deve suportar. Esta tecnologia é suportada nativamente pelo OS X (seria o "similar" ao Direct X da Microsoft) e quando a aplicação suporta o OpenGL esta acessa diretamente a GPU aumentando a performance por não ter que ser tratada pela camada de abstração de hardware do sistema operacional. Inclusive esta é a diferença entre GPUs para Macs (OS X) e PCs (Windows): Para PCs o Hardware é geralmente pensado para aceleração em Direct X (devido à predominância do Windows) e para Macs é pensado para aceleração OpenGL, o método suportado nativamente pelo OS X. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Amaral Postado 10 de fevereiro de 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 10 de fevereiro de 2015 Rapaz, pelo que entendo o CUDA é uma API da nVidia que permite às aplicações acessarem os processadores CUDA nas GPUs para processamento de dados "genércos" e não somente de gráficos, aumentando a performance da máquina em várias ocasiões. O OS X não traz suporte nativo a essa API da nVidia e fica a cargo desta produzir o driver necessário para o sistema da Apple permitir que aplicações que usem essa API tenham acesso às GPUs. Já o OpenGL não se trata de uma API, mas de um método de aceleração de vídeo onde o acesso da aplicação é feito diretamente à GPU, com a permissão e monitoração do SO mas sem interferência dele nos comandos dados (a não ser que sejam comandos que prejudiquem o sistema), onde a aplicação que estás a usar deve suportar. Esta tecnologia é suportada nativamente pelo OS X (seria o "similar" ao Direct X da Microsoft) e quando a aplicação suporta o OpenGL esta acessa diretamente a GPU aumentando a performance por não ter que ser tratada pela camada de abstração de hardware do sistema operacional. Inclusive esta é a diferença entre GPUs para Macs (OS X) e PCs (Windows): Para PCs o Hardware é geralmente pensado para aceleração em Direct X (devido à predominância do Windows) e para Macs é pensado para aceleração OpenGL, o método suportado nativamente pelo OS X. Alan é isto mesmo eu já sabia disto, o que desejo saber é se existe alguma forma de melhorar aplicações OpenGL para Mac no caso iMovie e Final Cut Pro X seja por api ou em alguma configuração. Dei o exemplo do Cuda porque ela faz exatamente isto para os softwares da linha Adobe ou seja melhora a performance, pensei que talvez pudesse existir a mesma coisa para os softwares iMovie e Final Cut Pro X. Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mr_Phillip Postado 14 de fevereiro de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 14 de fevereiro de 2015 Acredito que os Aplicativos da Apple já venham otimizados para usar o Open-GL. Como o Open GL utiliza bibliotecas acessadas pela GPU, não tem a mesma performance que os CUDA-CORES, pois eles foram feitos para funcionar apenas com a biblioteca do CUDA, o que gera mais performance à aplicação que tenham essa otimização. Os Cuda Cores são praticamente processadores auxiliares à GPU principal. Diferente do OPen-GL que é uma API gráfica, assim como Directx, Mantle da AMD... enfim. Não são a mesma coisa. Fabio Amaral 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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