Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

ACELERAÇÃO OPENGL NO YOSEMITE + Dicas


Fabio Amaral

Posts Recomendados

Galera boa tarde, estou com uma duvida (e segue a primeira dica) quem usa Macs com placas de video da Nvidia tem a opção de baixar o CUDA para ganhar performance em programas como After Effects e outros programas da Adobe que usam esta aceleração e o ganho realmente é notável existem videos no youtube e informações no site da Nvidia mostrando que o ganho é real. Já para quem usa iMovie e ou Final Cut Pro X a aceleração é por GPU OpenGL (confirmei com o povo da Nvidia e o suporte da Apple) alguém sabe alguma maneira ou algum aplicativo de Terceiro que de ganho de performance para OpenGL neste aplicativos? 

 

A segunda dica (para quem não sabe) serve para quem tem MacBooks com placa de video dedicadas e quer usar sempre a de melhor performance vá em Preferências do Sistema, Economizador de Energia e Desabilite a opção de Troca de gráficos automática, o que vai mudar é que o consumo de energia por bateria vai aumentar mas se vc usa com o carregador plugado o tempo todo não vai mudar em nada quanto a saúde da bateria.

 

Se alguém puder me ajudar fico agradecido, desde já obrigado a todos.

Editado por Fabio Amaral
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, pelo que entendo o CUDA é uma API da nVidia que permite às aplicações acessarem os processadores CUDA nas GPUs para processamento de dados "genércos" e não somente de gráficos, aumentando a performance da máquina em várias ocasiões. O OS X não traz suporte nativo a essa API da nVidia e fica a cargo desta produzir o driver necessário para o sistema da Apple permitir que aplicações que usem essa API tenham acesso às GPUs.

 

Já o OpenGL não se trata de uma API, mas de um método de aceleração de vídeo onde o acesso da aplicação é feito diretamente à GPU, com a permissão e monitoração do SO mas sem interferência dele nos comandos dados (a não ser que sejam comandos que prejudiquem o sistema), onde a aplicação que estás a usar deve suportar. Esta tecnologia é suportada nativamente pelo OS X (seria o "similar" ao Direct X da Microsoft) e quando a aplicação suporta o OpenGL esta acessa diretamente a GPU aumentando a performance por não ter que ser tratada pela camada de abstração de hardware do sistema operacional. Inclusive esta é a diferença entre GPUs para Macs (OS X) e PCs (Windows): Para PCs o Hardware é geralmente pensado para aceleração em Direct X (devido à predominância do Windows) e para Macs é pensado para aceleração OpenGL, o método suportado nativamente pelo OS X.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, pelo que entendo o CUDA é uma API da nVidia que permite às aplicações acessarem os processadores CUDA nas GPUs para processamento de dados "genércos" e não somente de gráficos, aumentando a performance da máquina em várias ocasiões. O OS X não traz suporte nativo a essa API da nVidia e fica a cargo desta produzir o driver necessário para o sistema da Apple permitir que aplicações que usem essa API tenham acesso às GPUs.

 

Já o OpenGL não se trata de uma API, mas de um método de aceleração de vídeo onde o acesso da aplicação é feito diretamente à GPU, com a permissão e monitoração do SO mas sem interferência dele nos comandos dados (a não ser que sejam comandos que prejudiquem o sistema), onde a aplicação que estás a usar deve suportar. Esta tecnologia é suportada nativamente pelo OS X (seria o "similar" ao Direct X da Microsoft) e quando a aplicação suporta o OpenGL esta acessa diretamente a GPU aumentando a performance por não ter que ser tratada pela camada de abstração de hardware do sistema operacional. Inclusive esta é a diferença entre GPUs para Macs (OS X) e PCs (Windows): Para PCs o Hardware é geralmente pensado para aceleração em Direct X (devido à predominância do Windows) e para Macs é pensado para aceleração OpenGL, o método suportado nativamente pelo OS X.

 

Alan é isto mesmo eu já sabia disto, o que desejo saber é se existe alguma forma de melhorar aplicações OpenGL para Mac no caso iMovie e Final Cut Pro X seja por api ou em alguma configuração.

 

Dei o exemplo do Cuda porque ela faz exatamente isto para os softwares da linha Adobe ou seja melhora a performance, pensei que talvez pudesse existir a mesma coisa para os softwares iMovie e Final Cut Pro X.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que os Aplicativos da Apple já venham otimizados para usar o Open-GL.

 

Como o Open GL utiliza bibliotecas acessadas pela GPU, não tem a mesma performance que os CUDA-CORES, pois eles foram feitos para funcionar apenas com a biblioteca do CUDA, o que gera mais performance à aplicação que tenham essa otimização.

 

Os Cuda Cores são praticamente processadores auxiliares à GPU principal. Diferente do OPen-GL que é uma API gráfica, assim como Directx, Mantle da AMD... enfim. Não são a mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.2k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...