Concordo com vc tb. Ou a Apple chegou no limite da "tecnologia" com a frequencia de lançar um produto por ano, ou ela perdeu a mão. Do 5S para o 6, tirando a tela que é uma mudança realmente legal, nada demais. E se a pessoa não liga pra ter uma fila a mais de aplicativos, e um pouco mais de conteúdo na tela, não compensa. O Apple Pay vai chegar aqui com a mesma velocidade do 4G, que veio no iPhone 5 a 2 anos atrás e agora começa a funcionar no Brasil em centros urbanos (e não em cidades inteiras). Praticamente 3 anos pra uma tecnologia começar a vingar no Brasil. O passbook serve para nós brasileiros pra embarcar nos aeroportos, pq de resto não serve pra nada, é um aplicativo morto que poderia ser perfeitamente opcional o seu download. Apple Pay enfrentará gigantes como Redecard e Cielo no Brasil, e com a "força" que a Apple tem no Brasil, isso será uma tecnologia que a gente vai ouvir falar que funciona meia boca no exterior somente.
NFC é igual ao bluetooth no iPhone, tem, todo mundo sabe que tem, mas acho que colocaram pra ter uma função especifica, e não pra ser realmente útil. Cá entre nós, o bluetooth do iPhone não serve pra nada, ninguém em sã consciencia pode dizer que é algo útil só pq o seu "carro" aceita bluetooth, provavelmente ele tem conexão USB que pode ser perfeitamente conectada com um pen drive cheio de música.
Eu tenho um 5S e continuarei com ele, a menos que apareça uma oportunidade de negócio, tipo alguém pague R$1500 no meu 5S e eu vá pro exterior e compre um iPhone 6 por R$1200. Ao contrário, não farei isso.
Sobre outros concorrentes, o novo Moto X foi classificado como o melhor Android já feito no The Verge. Eu tinha um iPhone 4, peguei o 5 e agora tenho um 5S. Antes de comprar o 5, eu estava realmente comprar um Nexus, desisti da idéia quando vi o iPhone 5, mas diante dos aparelhos do mercado, o Android já deixou de ser a muito tempo um sistema cópia de iOS, os aplicativos são praticamente iguais que o iOS, alguns tem atualização e funcionam melhor do que o iOS. A única vantagem do iOS (pra mim) em relação ao Android é a integração entre os dispositivos Apple. Se não fosse essa "amarração" já teria tentado um Android.