Relato desnecessariamente detalhado da compra de AppleCare+ em iPhone 15 chinês (A3092)
O iPhone foi ativado usando conta brasileira
No app "Support" a região foi alterada para "United States"
Não alterei a região da conta, só do app Support. São coisas diferentes.
Pelo computador, usando VPN nos Estados Unidos, em aba anônima, fui em apple.com e fiz login utilizando uma conta americana
Durante todo o processo, certifique-se que você está na região "United States" no rodapé da página.
Usar VPN ajuda porque às vezes durante um redirecionamento para outro a Apple te envia para a página brasileira por causa da sua localização.
Acessei a página do AppleCare+ (mysupport.apple.com/add-coverage) e cliquei no botão "Buy"
Como o iPhone foi ativado na conta BR e eu estava logado na US, precisei digitar o serial number
Ao digitar e enviar o formulário, recebi um erro dizendo que AppleCare+ não estava disponível para esse aparelho
Nessa hora o coração gelou... Já estava p* por ter comprado esse iPhone que não tem eSIM e agora mais essa "novidade".
Lembrei que a Apple tem outra página para verificar a garantia: checkcoverage.apple.com
Ao digitar o serial number nessa página, fui redirecionado para outra mostrando a data de ativação do iPhone, quantos dias eu ainda teria para solicitar AppleCare+ e um botão para comprar
Ao clicar no botão, fui redirecionado para a famosa tela de "Chat ou Telefone" (screenshot em anexo)
Cliquei em "Call", agendei um horário e esperei a ligação
Em 15 segundos de ligação já ficou claro que o atendente estava achando tudo muito esquisito e não ia dar em nada. iPhone de Hong Kong, ativado em conta brasileira e querendo comprar AC+ com conta americana... Ele fez várias perguntas minuciosas, pediu para eu compartilhar a tela do Mac para ver o erro, etc. Por fim não deu certo mesmo. Disse que iPhone comprado fora dos EUA não tinha direito e por isso a opção não aparecia pra mim. Como já comprei AppleCare+ outras vezes e sabia que isso não era real, desconsiderei essa tentativa, esperei algum tempo e tentei pelo chat.
Pelo chat fui bem mais direto e dei poucos detalhes. Não falei a origem do iPhone e não falei que a conta principal era brasileira. Só disse que não estava conseguindo comprar, enviei screenshot, passei o serial number e perguntei se ele poderia ativar por lá e me enviar um link de pagamento.
Ele disse "Sure!", pediu para eu realizar o diagnóstico e solicitou meu endereço.
Em alguns minutos após o fim do diagnóstico recebi um email, realizei o pagamento (com cartão Nomad) e em uns 20 minutos já aparecia a nova garantia no iPhone.
Observações:
Honestamente não acho que seja obrigatório alterar a região do app Support ou usar VPN, mas estou passando exatamente como fiz.
Tinha expectativa de pagar com saldo da conta e não deu. Só aceita cartão mesmo.