Vamos à minha saga.
Comprei um iPhone X, usado, mas em perfeito estado externo.
Nos primeiros dias reparei que, às vezes, algumas teclas das letras no teclado e a tecla de apagar/enviar (ao digitar no WhatsApp, iMessage e outros) falhavam, mesmo apertando várias vezes, fechando e abrindo novamente os aplicativos, continuava não funcionando. Depois de uns segundos, tentava novamente e voltava ao normal.
Como disse, não se tratava de um bug dos aplicativos e suas respectivas atualizações, ou do software. Confirmei este detalhe ao reparar que quando tocava na tela para "passar os stories" no Instagram, muitas vezes, a tela não respondia. Também reparei que em alguns momentos a Siri era ativada do nada, sem que eu nem tocasse no celular.
Não eram detalhes que aconteciam SEMPRE, mas, um dia me causou um tremendo transtorno e eu resolvi pesquisar melhor sobre. Acabei descobrindo que tratava-se de um problema comum do modelo e que a Apple tem um suporte para troca da tela dos aparelhos gratuitamente ou mesmo o próprio aparelho, em alguns casos, mesmo sem nota fiscal e sem garantia. Liguei para a autorizada aqui em Vitória/ES e me confirmaram isso tudo.
Dois dias depois, DO NADA, surgiu uma linha verde fina na tela do meu iPhone. Novamente, pesquisei sobre e descobri que tratava-se da tal "linha da morte" e que, também, era um defeito comum em aparelhos deste modelo.
Levei na autorizada e o técnico fez um teste multitouch, na minha frente mesmo, conectando meu iPhone ao iMac dele, onde ele testava a tela por um dispositivo/site da própria Apple, no qual ele ia literalmente tocando em toda a extensão da tela e analisando onde o touch funcionava ou não.
Resultado: segundo o técnico, o meu iPhone "passou no teste multitouch" e por isso, não apresenta nenhum problema de toque na tela. E por isso, obviamente, não poderia ter a tela trocada gratuitamente.
Como não é um detalhe que ocorre TODA VEZ que eu digito algo no iPhone, tentei ficar digitando para mostrar pra ele, mas tive o azar do bendito não falhar justamente enquanto eu estava na autorizada (aquela velha história de quando você quer mostrar algo pra alguém, não acontece na hora que a pessoa está vendo).
O técnico me disse para eu tentar filmar essa falha e enviar para ele, que ele enviaria o vídeo para Apple analisar. Mas é complicado conseguir combinar o ato falho (como vou adivinhar que naquele momento vai falhar?) e ter a presença de alguém com outro celular para que possa filmar. Eu entendo a prevenção da empresa, por isso a necessidade do teste multitouch, etc, mas é complicado porque é um defeito oculto do aparelho, que não sofreu nenhuma queda ou respingo d'água.
Sobre a linha verde o técnico me disse que a Apple não cobre e que custaria R$2.000,00 para troca da tela.
Gostaria de saber se alguém com este problema onseguiu efetuar a troca do aparelho, se "não passou no teste" multitouch, se existe outra forma que eu possa comprovar o defeito. Enfim.. procurei aqui no fórum mas não encontrei este tipo de informação.
Muito obrigada!