Então, aqui eu uso mto os pacotes Jetbrains (paguei uma fortuna por eles heheh) e não tenho me incomodado.
Ontem, por exemplo, estava fazendo uns ajustes usando no frontend o WebStorm e no backend o IntelliJ (que é mais pesado que o Android Studio). Ainda tinha aberto o Sublime, o MySQL Workbench, Numbers (Excel do Mac), Skype, WhatsApp, Chrome, Postman, GitKraken (sempre ficam ali abertos, às vezes nem to usando) e não sofri com nenhum problema de engasgo ou algo do tipo. Só sinto falta de um notebook melhor, quando preciso renderizar algo, principalmente no desenvolvimento de jogos, mas pra isso utilizo um desktop, que por sinal quase nem é ligado, pois prefiro trabalhar no Mac para outros serviços.
Que nem disse antes, se pudesse investiria num Pro, de olhos fechados, mas o Air é bem guerreiro e pra mim já dá conta do recado. Um Pro de 2012 é muito bom sim, principalmente os i7, mas já são máquinas com um certo tempo de trabalho. Eu particularmente prefiro ter uma máquina nova e com a garantia da Apple.
Só pra ter um ideia, na primeira semana de uso, meu monitor apresentou um defeito onde ele piscava e a proteção metálica estava descolando, precisando ser efetuada a troca. Consertaram em 3 dias e um atendimento bem legal, se mostrando preocupados pq eu preciso da máquina pra trabalhar.
Outra coisa que esqueci de citar antes é a mobilidade, pois o Air é mto leve. Levo pra onde for e nem me pesa mto. Eu tinha um notebook gamer, que era um monstro de pesado e hoje nem penso em algo tão pesado assim pra carregar. Mesmo tendo uma GTX 1060, 16GB e i7, prefiro meu Air, mto por isso que ele tem a oferecer, que é usabilidade e mobilidade.
Coloque tudo isso na ponta do papel e veja o que é importante pra ti nesse momento.
Abraço!