Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gustavo Pinent

Membros
  • Total de itens

    7
  • Registrou-se em

  • Última visita

Tudo que Gustavo Pinent postou

  1. O print não diz muito, mas segue... De fato quem tem 16GB não precisa se preocupar, mas como eu só tenho 8, já não é bem assim. A memória é rapidamente ocupada quando estamos com pressa e vamos abrindo os apps para resolver algum problema, às vezes vai AI, InDesign, Photoshop e ainda um uôrde da vida, aí bate no teto e o que era para ser rápido fica lento... Mas fiquei preocupado ao não encontrar esse processo por aí - teria eu sido hackeado? Não seria um absurdo nos tempos de hoje. Eu derrubei ele hoje, depois de um uísque e umas cervejas, e ele apareceu de novo lá embaixo na lista, aos poucos está crescendo na memória. Provavelmente é algum processo normal do sistema vazando memória, mas se você ou alguém aí sabe, seria bom esclarecer. O seguro ficou naquele backup em fita que mofou e arrebentou no cabeçote...
  2. Dei uma busca por aí e não consegui descobrir que processo é esse: "core". É de usuário root e descende de launchd(1) então não quis simplesmente fechar, sabe-se lá o que vai acontecer... Mas também deixar ele lá de come 1,43GB da memória. Não chega a incomodar fisicamente, mas toda a vez que olho para ele fico desconfiado, incomoda psicologicamente... Alguém sabe o que é? Ou pode ser? É seguro derrubar?
  3. Não consegui editar meu próprio post... Mas consegui corrigir o problema entrando na partição de recuperação (boot command+R) e usando o terminal. De quebra, o scanner voltou a funcionar!
  4. Pois então, primeiro problema. A impressora estava funcionando ok no Big Sur do meu Macbook Pro mid 2012, mas o scanner não. Vi alguns usuários do suporte Apple dizerem que o scanner funcionou após desinstalar, resetar a NVRAM e depois reinstalar. Pois resetei a NVRAM e o macbook não mais aceitou o boot pelo Big Sur! Os outros dois sistemas: Mojave e Windows bootam normal. Pesquisando, só achei um cara com esse tipo de problema ainda na versão beta, ele corrigiu entrando no shell do Big Sur (eu não consegui) e com os parâmetros: [code]nvram boot-args=-no_compat_check reboot[/code] Faz sentido pois quando tentei definir o volume do Big Sur como disco de boot nas preferências, ele não aceita e diz que falhou a verificação dos arquivos etc.. Depois vou tentar isso aí, agora estou num Linux, mas acho importante essa resposta aparecer aqui - se alguém aí manja de boot, por favor se pronuncie. O reset de NVRAM é um recurso comum, precisamos ter em mente esse workaround para fazê-lo quanto necessário sem perder o boot do Big Sur. A propósito, o Catalina realmente roda como Big Sur, rodam iguais, e justamente por isso devemos ficar com o Big Sur que é o sistema mais atual. Não sei porque a Apple ainda insiste em manter esses macs no Catalina.
  5. Passando aqui para informar que fiz o upgrade usando o patch do Ben Sova e até agora está perfeito! Eu queria uma instalação limpa, mas como o sistema está funcionando bem, vou me debruçar sobre ele para deixá-lo como quero, acho que vale a pena. O patch do Ben Sova ainda não permite instalação limpa, só upgrade, mas ele tem trabalhado bastante no esquema dele, está muito bom, bem amigável e com bastante texto para não deixar o cara perdido. Não sei o que você usou, mas no meu patch o FileVault não vai funcionar. É um preço pequeno a pagar pra mim, é possível usar serviços de nuvem pra armazenar dados sensíveis. Vou manter um Mojave num cantinho pra rodar os apps 32 bits, e por segurança. Realmente não dá pra entender porque a Apple deixou de fora esses MacBooks com Metal, basta o SSD e 8GB de RAM pra rodar o novo OS bem tranquilo. A Apple poderia até cobrar alguma coisa para fazer o upgrade na loja que eu iria pagar, melhor que ficar com aquele Catalina xarope que já é pesado e ainda é da série antiga 10.x. Quem não encarar um patch (muitos não fazem) vão ficar com sistema velho e a Apple ainda tem que bancar o suporte... é, amigos, eles não são mais espertos que nós, só tem mais dinheiro!
  6. Legal, mas não tenho Telegram... então vou te incomodar aqui mesmo! Eu havia baixado o big-our-micropatcher quando soube da existência do OpenCore, e achei esse último mais interessante. Qual sua opinião? A propósito, tenho um MacBook Pro mid 2012 (9,2) que parece bom para um Big Sur. Ele tem um SSD de meio tera com Mojave, Catalina e Windows. Uso o Mojave pra trabalhar, o Catalina para acessar coisas que a Apple já não deixa e o Windows pra jogar e pra sofrer um pouco, porque me sinto culpado por não ter pego Coronavírus ainda. O Catalina funcionava mal, lento e bugado, quase nada funcionava, Steve Jobs devia estar se rolando no túmulo! Mas o último upgrade (que ele fez se minha autorização!) o deixou mais esperto e estável. Acredito que possa migrar do Catalina pro Big Sur e manter o Mojave pros apps 32 bits (meus joguinhos de Steam), já que usam a mesma partição, é só desinstalar as tralhas do Mojave e instalar no Big Sur para ser meu OS de trabalho... O que você acha?
  7. Eu vou ficar quieto no meu 12.1.4 que está razoável. Como passou o tempo, é difícil dizer se a perda de autonomia de bateria foi com a versão ou com a idade. Acho também que a tela ainda é o que mais consome, então meu SE é o Uno Mille...
×
×
  • Criar Novo...