Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Memória MBP Merom (rev C)


electro

Posts Recomendados

Fiquei perplexo com uma coisa. Eu tenho um MBP Core2Duo rev C Merom (primeira revisão dos Core2Duo) e segundo todas as fontes que eu li, a máquina suporta no máximo 3.3Gb de RAM.

Significa que se eu colocar 2x 2Gb, ele só reconhece 3Gb.

Pois é. Eu comprei dois pentes de 2Gb numa lojinha aqui do lado de casa e coloquei.

Pra minha surpresa a máquina reconheceu os 4Gb! Bela surpresa...

Tô postando umas fotos pra neguinho não falar que eu tô de fanfarrão.

post-15-1217070610_thumb.png

post-15-1217070655_thumb.png

post-15-1217070682_thumb.png

post-15-1217070716_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 15
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Imagens Postadas

No caso o S.O só acahria 3.3 Gb se fosse um 32 bits, com oo Leopard é 64 bits, ele reconhece os 4Gb inteiros....

A restrição é de hardware- a Logic dos MBP antigos só reconhece 3.3b de RAM. O OS não tem nada a ver com isso.

Mas tranquilo. Importante é que estranhamente reconheceu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É exatamente como o troddentrack falou, sistemas 32bits só tem capacidade de endereçar 3GB de memória, na verdade 4GB mas se 4GB de memória são instalados no sistema haverá um conflito de recursos entre a memória física e o espaço de endereçamento de dispositivos (gerencia a memória dos periféricos e hardwares instalados). A maioria das BIOS resolve esse problema criando um buraco na memória, na parte superior do intervalo de 4GB. Normalmente este furo é conhecido como “PCI Hole”. Este buraco existe abaixo 4GB afim de garantir que todos os softwares de 32 bits possam acessar esses endereços.

Algumas pessoas relatam ter 3,3 ou até mesmo 3,5GB reconhecidos, dos 4GB instalados. Isto deve-se às configurações da BIOS da máquina em questão. Diminuindo tamanho de abertura das placas AGP/PCI na BIOS por exemplo, fará com que mais RAM seja reconhecida, pois os endereços anteriormente reservados para a placa AGP/PCI serão liberados para a memória RAM.

Sistemas de 64bits (os mais conhecidos seriam o Leopard, Vista 64 e Linux 64) teoricamente teriam capacidade de gerenciar 2bits ^ 64 = 17.179.869.184 GB, mas isso depende mais do controlador de memória usado. Um número aceito e comprovado hoje em dia seria 128GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vcs não entenderam. A restrição é de hardware. Mac não tem BIOS.

O MacBook Pro CoreDuo (que era 32bits) reconhecia só 2Gb no máximo. É uma limitação da Logic Board dos Macs.

O primeiro MBP a reconhecer 4Gb de RAM foi o Core2Duo com chipset Santa Rosa. O meu não tem esse chipset. É o modelo anterior.

Olhem aqui o guia de RAM do Mac Rumors pra entender como funciona o máximo reconhecido por modelo de Mac:

s">http://guides.macrumors.com/Understandi ... _Mac_minis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a Apple não usa BIOS, usa EFi. No caso dos Apple muda um pouco, pois possui gerenciador de memória via EFi. Infelizmente não é possível fazer atualização de EFi.

http://en.wikipedia.org/wiki/Extensible ... _Interface

EFi Apple has adopted EFI for its line of Intel-based Macs. Mac OS X v10.4 Tiger for Intel and Mac OS X v10.5 Leopard support EFI v1.10 in 32-bit mode, even on 64-bit CPUs (New Mac Pros have 64-bit EFI)

Electro, acho que você foi bem sortudo então, provavelmente seu EFi foi da primeira leva que saiu da fornada com maior gerenciamento de memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a Apple não usa BIOS, usa EFi. No caso dos Apple muda um pouco, pois possui gerenciador de memória via EFi. Infelizmente não é possível fazer atualização de EFi, caso o fosse, poderia-se ativar o gerenciamento de memória de 64bits.

http://en.wikipedia.org/wiki/Extensible ... _Interface

EFi Apple has adopted EFI for its line of Intel-based Macs. Mac OS X v10.4 Tiger for Intel and Mac OS X v10.5 Leopard support EFI v1.10 in 32-bit mode, even on 64-bit CPUs (New Mac Pros have 64-bit EFI)

Electro, acho que você foi bem sortudo então, provavelmente seu EFi foi da primeira leva que saiu da fornada com instruções em 64bits.

Pode ser, eu não tenho muito conhecimento dessas paradas. O que eu pensei que pudesse ter sido era algo com a densidade das memórias.

Lembro que nos idos dos iMacs/ iBooks G3, eles tinham um limite de RAM de 128Mb. Daí apareceram uns pentes de memória de alta densidade que faziam um tipo de milagre da RAM: os Macs passavam a reconhecer 512Mb (o que na época era coisa de outro mundo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vcs não entenderam. A restrição é de hardware. Mac não tem BIOS.

O MacBook Pro CoreDuo (que era 32bits) reconhecia só 2Gb no máximo. É uma limitação da Logic Board dos Macs.

O primeiro MBP a reconhecer 4Gb de RAM foi o Core2Duo com chipset Santa Rosa. O meu não tem esse chipset. É o modelo anterior.

Olhem aqui o guia de RAM do Mac Rumors pra entender como funciona o máximo reconhecido por modelo de Mac:

s">http://guides.macrumors.com/Understandi ... _Mac_minis

Electro olha o que está escrito mais abaixo da tabela...

" * All compatible DDR2-667 RAM will perform the same in an Intel Core2Duo Mac. Corsair, OWC and a few other companies have introduced some DDR2-667 RAM with a CAS Latency of 4, which is faster than the standard CL5. In real-world testing at Barefeats.com, the Corsair and OWC CL4 RAM averaged about 1% faster than CL5 RAM from Corsair, Kingston, OWC and DMS.

* Macs with a 3.3GB limit have in reality a limit of 3GB available to the OS as otherwise 700 MB RAM is wasted.

* 4 GB SODIMMs (if you could find any) will not work in any Mac to date.

* Any hardware limitations will not be altered by a future OS or firmware update. There is no "32-bit" RAM limitation in OSX - Panther on a G5 tower can address 16 GB. It is not Mac OS dependent. "

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vcs não entenderam. A restrição é de hardware. Mac não tem BIOS.

O MacBook Pro CoreDuo (que era 32bits) reconhecia só 2Gb no máximo. É uma limitação da Logic Board dos Macs.

O primeiro MBP a reconhecer 4Gb de RAM foi o Core2Duo com chipset Santa Rosa. O meu não tem esse chipset. É o modelo anterior.

Olhem aqui o guia de RAM do Mac Rumors pra entender como funciona o máximo reconhecido por modelo de Mac:

s">http://guides.macrumors.com/Understandi ... _Mac_minis

Electro olha o que está escrito mais abaixo da tabela...

" * All compatible DDR2-667 RAM will perform the same in an Intel Core2Duo Mac. Corsair, OWC and a few other companies have introduced some DDR2-667 RAM with a CAS Latency of 4, which is faster than the standard CL5. In real-world testing at Barefeats.com, the Corsair and OWC CL4 RAM averaged about 1% faster than CL5 RAM from Corsair, Kingston, OWC and DMS.

* Macs with a 3.3GB limit have in reality a limit of 3GB available to the OS as otherwise 700 MB RAM is wasted.

* 4 GB SODIMMs (if you could find any) will not work in any Mac to date.

* Any hardware limitations will not be altered by a future OS or firmware update. There is no "32-bit" RAM limitation in OSX - Panther on a G5 tower can address 16 GB. It is not Mac OS dependent. "

Eu tinha lido. A questão é que a máquina reconheceu os 4Gb.

O que aparentemente não significa que ela na prática utilizará os 4Gb, mas somente 3Gb (pelo menos de acordo com o que foi discutido aqui: http://www.mac-forums.com/forums/showth ... p?t=101295).

Well well, nenhum motivo pra comemorar então...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...