Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação de modem no MacBook


Posts Recomendados

Boas!

É meu primeiro post aqui, mas li muitas mensagens aqui do MacMagazine antes de comprar meu MacBook. Já agradeço, então, por isso

Gostaria de uma ajuda no seguinte caso. Levem em conta que sou total iniciante nos Macs:

Moro com alguns amigos em um apartamento, e temos um pc desktop com windows xp conectado à internet pelo Speedy, da Telefonica. A conexão é feita por um modem ADSL plugado ao computador por uma entrada USB. O modelo desse modem é Speed Touch 330 (lembra o formato de um mouse, mas 'roxo', e um pouco maior, com dois leds verdes).

Agora vem o problema: meu MacBook chegou na sexta, e uma das primeiras coisas que tentei fazer foi conectá-lo à internet da casa, por meio desse modem. Configurei a conexão PPPOe, login e senha, e tudo mais, mas, após plugar o modem na entrada USB, o Mac não o reconhece.

Para o Windows, a Telefonica oferece um CD de instalação, com os drivers, mas todos estão em formato .exe, então, nem adiantou tentar. Liguei para o atendimento da operadora, mas me disseram que eles não oferecem suporte para Mac

Fui pesquisar no google da vida, e achei algumas referências a esse mesmo problema em alguns fóruns portugueses. Cheguei até a baixar alguns drivers do Speed Touch 330 para Mac OS X, mas todos são para o Tiger, sendo o MacBook veio com o Leopard. Lendo mais um pouco, vi posts de pessoas afirmando que estes drivers e, portanto, o tal modem não são compatíveis com Macs com processador Intel, como o meu.

Então minha pergunta é esta: é mesmo impossível utilizar este Speed Touch 330 velhinho num MacBook com processador Intel ou há algum meio de instalar ou algum driver específico?

Um vizinho amigo aqui usa um router wireless, e acabei acessando a net dele hoje à tarde. Uma solução para a net daqui de casa então poderia ser um router? Não gostaria de investir nisso, mas se for o único jeito...

Em tempo: não pensem que comprei um MacBook para acessar a net por modem USB rs. Trabalho em uma ONG com filiais em 4 estados diferentes, por isso preciso ter mais mobilidade. Mas, quando estou em casa, usaria a internet daqui mesmo.

Muito obrigado, e desculpem o longo texto

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 14
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Olá Bruno,

Seja bem-vindo ao MM e bem vindo ao mundo Apple. Bom, eu acessava em casa e no escritório o modem D-Link e acesso um outro em uma outra cidade, todos pela Speedy, funcionando perfeitamente. Será que você não está fazendo alguma coisa errada ??? Pois é muito fácil de instalar. Se precisar de ajuda estamos aí !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falem feras

Obrigado pelas respostas!

Olá Bruno,

Seja bem-vindo ao MM e bem vindo ao mundo Apple. Bom, eu acessava em casa e no escritório o modem D-Link e acesso um outro em uma outra cidade, todos pela Speedy, funcionando perfeitamente. Será que você não está fazendo alguma coisa errada ??? Pois é muito fácil de instalar. Se precisar de ajuda estamos aí !!!!

Então Macdan, achei realmente estranho, porque tudo que pluguei via USB no MacBook até agora ele reconheceu na hora (desde pen-drive até celular). No mínimo, o Mac deveria dar algum sinal de vida, acusando que um novo hardware foi plugado, não é? Mas tanto ele como o modem, que fica piscando apenas um led na cor vermelha, indicando que não está instalado, não se conversaram.

O modem em questão é esse aqui: http://img.quebarato.com.br/photos/big/0/0/95E00_3.jpg

O meu problema é idêntico ao postado neste fórum: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=87949

Repare que o último reply foi:

O speedtouch não funciona nos mac com processador Intel! Com o Ruter resolves o problema.

cmps

eu compraria um roteador wireless, tem vários bons e baratos agora...

Então rsouza, nunca tive um router wireless. Você ou alguém podem me indicar alguma marca razoável e com preço bom? Também fico preocupado com a questão de segurança da conexão. Vou pesquisar nas mensagens daqui, mas se tiver algum tópico tipo "roteador wireless for dummies" eu agradeço hehe

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então muito estranho ... eu simplesmente fiz a conexão e pronto. Bom como disse, não uso diretamente mais o modem e sim um roteador wireless linksys WRT54G e estou gostando muito. Se você comprar um igual ao meu ou da mesma marca tem um 0800 que é eficiente e rápido para configurar, mesmo em macs. Apesar de eu ter que atualizar firmware para fazer funcionar no MB.

[]'s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um D-link Di-524, o mesmo abaixo:

um router wireless no mercado livre , já não é mais tão caro quanto era antigamente, achei esse aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-768...nota-fiscal-_JM

Ele pega aqui em casa muito bem. Para questões de segurança, é muito simples. Basta você conectar o SpeedTouch no roteador. Ficará mais ou menos assim:

router%20and%20internet%20connection.jpg

Após isso, conecte o cabo Ethernet no seu computador. Ligue ele, e digite o endereço no seu navegador que veio com o produto. Abrirá uma página mais ou menos assim:

dlink-main-h.jpg

Clique em Run Wizard, depois configure o PPoE e insira uma senha! Muito simples!

Depois basta você clicar no Wireless no seu MacBook e inserir a senha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, amigos

Bah, que ninja esse diagrama, Roberto, valeu mesmo!

Só mais uma dúvida: esse Speed Touch 330 tem apenas duas saídas. Uma Ethernet e outra USB. De modo que a ethernet seria plugada na linha telefônica, e a USB seria plugada no roteador wireless, não? Esse D-link Di-524 tem uma entrada USB?

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O roteador receberá o fio Ethernet direto do modem SpeedTouch. Esqueça o cabo USB do modem.

Aqui tem um exemplo de como funciona: o cabo Ethernet do modem SpeedTouch será plugado da entrada WAN. Você poderá conectar quatro computadores por fio e até 20 computadores sem fio. O seu antigo computador irá continuar usando a internet por fio, enquanto seu MacBook com internet sem fio. Um benefício disso, é possível compartilhar impressora, arquivos de um computador para o outro.

di-624_back_annotated.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O roteador receberá o fio Ethernet direto do modem SpeedTouch. Esqueça o cabo USB do modem.

Mas aí é que está o problema. Até onde sei, o esse modem tem o cabo USB "fixo" nele. E, justamente por ser fixo, o USB precisa estar plugado no PC (ou Mac?) para funcionar.

Estou no escritório agora, quando chegar em casa tiro uma foto das conexões dele. Mas acho que essa foto ilustra:

speedtouch330hz5.jpg

Só sai se eu cortar com uma faca, salvo engano hehe

Dessa forma, uma entrada do modem recebe a linha telefônica da parede, e outra, fixa, leva o USB até o pc. Aí, não sei como plugaria o modem ao roteador

Vou verificar em casa, pra tirar a cisma, mas tenho quase certeza que o problema é esse.

Seria então trocar de modem e comprar um roteador?! Aí eu acho mais fácil cancelar o Speedy e assinar outro serviço de banda larga hehe

abs, e obrigado pela paciência em explicar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, o modem não oferece saída Ethernet? É só saída USB? Vê com Speedy se eles trocam de graça. Fala que você já usa faz tempo o serviço deles, mas não fala que você vai conectar a um Router. Fala que seu computador mais moderno não aceita a conexão USB. Será que assim você consegue?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno,

os atendentes de primeira instância nesses serviços não possuem autonomia para autorizar muitos serviços que os assinantes requerem; então, caso eles digam que não podem trocar seu modem por um com saída ethernet, peça para cancelar o serviço! Aí, você será transferido para o setor de relacionamento, que possui autonomia para isso.

Outra forma de solucionar a sua questão seria a aquisiçao de um equipamento que seja modem e roteador wireless, pois além de resolver o seu problema de conexão com fio, ainda lhe proporcionará usar o MB deitadão no sofá!

É bem fácil de instalar e configurar. Segue exemplo: D-Link DSL 500G.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas, amigos!

Estou aqui deitadão na cama com o Mac, "roubando" descaradamente a banda do meu vizinho com wireless hehe. Realmente, tou vendo que vale o investimento uma net sem fio pro MB.

Fred, valeu a dica! Eu nunca gostei muito do atendimento do Speedy, e poderia aproveitar a situação pra dar um pé na bunda deles. Me recomendaram a Net, mas ouvi comentários bons e péssimos dela. De qualquer forma, como o esquema aqui é "república estudantil", a decisão de mudar de serviço tem de ser votada por todos, etc, etc, já que a conta é paga por todos.

Vou tentar fazer a pressão na Telefonica. Se der muita dor de cabeça, parto pra essa opção do modem+router. É porque dá pena investir em algo que provavelmente não usarei tanto. Em agosto, por exemplo, vou para Manaus, e devo voltar lá pelo fim de setembro, e vai ser esse ritmo até o fim do ano.

De qualquer forma, informo todos da solução escolhida, até para ficar o registro para quem passar pelo mesmo problema.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só dando um desfecho para o ocorrido:

Bah, fiquei mais de 3 horas (!!!) no atendimento da Telefonica, sendo jogado de um ramal pro outro, sempre pedindo que a única coisa que precisava era um modem novo. E todos e todas afirmando que "a telefonica não oferece suporte para esse computador" (ninguém pronunciou 'mac' hehe)

Já muito p****, liguei pra seção de Cancelamento de contas. Mais 30min, e disseram que a Telefonica oferece sim "suporte à esses computadores", bastava eu ligar para o Suporte Técnico (o que eu fiz por mais de 3h, sem ninguém me ouvir). Insisti no cancelamento, aí me oferecem "desconto de 50% por 1 ano", etc, etc, e outras balelas, mas finalmente consegui cancelar.

Provavelmente vou assinar a NET agora. Já informei o pessoal daqui, e só pelo fato de não termos mais de pagar por provedor já fez com que todos aceitassem hehe;

Vi algumas reclamações sobre download de torrents e uso de P2P pela NET, mas como aqui em casa ninguém tem hábito de baixar muita coisa, não tô tão preocupado.

Entretanto, vi algumas outras reclamações sobre uso de roteador wireless pela NET. Realmente dá pau?

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.3k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...