Ir para conteúdo
Visualizar no app

Uma forma melhor de navegar. Saiba mais.

MM Fórum

Um app em tela cheia na sua Tela de Início com notificações push, avisos e mais.

Para instalar este app no iOS/iPadOS
  1. Toque no ícone de Compartilhamento no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este app no Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Featured Replies

Postado

O app instala normalmente, mas alguém conseguiu abrir? Tenho o java instalado, mesmo assim fiz o download conforme instrução da notificação de erro ao tentar abrir e nada.

Captura de Tela 2026-03-20 às 08.58.49.png

• Respostas 20
  • Visualizações 9.5k
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Posts Mais Populares

• Ricardo Mhor
    Ricardo Mhor

Estou na mesma situação. Como todos os últimos anos, fiz o download, instalei e tentei abrir. Mas a deste ano parece que exige o Java 17. Instalei e reiniciei, mas o aplicativo da receita continua a d

• Como uso o Mac basicamente para desenvolver apps, já tinha instalado java por causa do Android Studio. Instalei o IRPF para teste e deu o erro mesmo assim. Mas na pasta do IRPF2026 tem o irpf.jar que

• Eduardo Ferraiuolo
    Eduardo Ferraiuolo

Sim, arquivo .jar abre normalmente, que é a mesma coisa que usar a versão multiplataforma. O GCAP2026 também está com o mesmo problema. Sim, arquivo .jar abre normalmente, que é a mesma coisa que usar

Imagens Postadas

Postado
3 horas atrás, Eduardo Ferraiuolo disse:

O app instala normalmente, mas alguém conseguiu abrir? Tenho o java instalado, mesmo assim fiz o download conforme instrução da notificação de erro ao tentar abrir e nada.

3 horas atrás, Eduardo Ferraiuolo disse:

Estou na mesma situação. Como todos os últimos anos, fiz o download, instalei e tentei abrir. Mas a deste ano parece que exige o Java 17. Instalei e reiniciei, mas o aplicativo da receita continua a dar erro. Ja abri um pedido de suporte, mas não tenho muitas esperanças de que respondam. Nao gerou protocolo nem nada

Postado

Como uso o Mac basicamente para desenvolver apps, já tinha instalado java por causa do Android Studio.

Instalei o IRPF para teste e deu o erro mesmo assim. Mas na pasta do IRPF2026 tem o irpf.jar que é o programa em java. Ele abriu normalmente.

Testaram abrir o .jar?

Postado
  • Autor
48 minutos atrás, Pico disse:

Como uso o Mac basicamente para desenvolver apps, já tinha instalado java por causa do Android Studio.

Instalei o IRPF para teste e deu o erro mesmo assim. Mas na pasta do IRPF2026 tem o irpf.jar que é o programa em java. Ele abriu normalmente.

Testaram abrir o .jar?

1 hora atrás, Pico disse:

Testaram abrir o .jar?

Sim, arquivo .jar abre normalmente, que é a mesma coisa que usar a versão multiplataforma. O GCAP2026 também está com o mesmo problema.

1 hora atrás, Pico disse:

Testaram abrir o .jar?

Sim, arquivo .jar abre normalmente, que é a mesma coisa que usar a versão multiplataforma. O GCAP2026 também está com o mesmo problema.

Postado

Aqui tive que desinstalar a versão 25, e instalar a 17. Mesmo assim seguia dando erro se tentasse abrir pelo ícone que fica no Apps (antigo LaunchPad). Indo direto na pasta de aplicativos, o programa não aparece como um ícone lá, e sim como uma pasta - dentro da pasta, tentar o ícone oficial seguia dando erro, então tentei o irpf.jar e deu pra abrir o programa. Lembra um pouco a versão multiformato que já foi usada anteriormente por quem não conseguia fazer a versão para MacOs (.dmg) abrir de jeito nenhum.

Ocorre que decidi investigar, desinstalei de novo o 17 e instalei o 25. Mesmo problema tentando abrir pelo ícone em Apps. Aí quando tentei o irpf.jar novamente, apareceu essa mensagem:

O IRPF 2026 está sendo executado com o Java 25.
A RFB recomenda a utilização do Java 17 para executar o IRPF 2026.
O que deseja fazer?

Fechar o Programa e Baixar o Java 17 | Continuar Executando o Programa

Mesmo que se opte por continuar, toda vez que você voltar a executar o programa, ele seguirá perguntando a mesma coisa. Por essa razão estou considerando instalar o 17 de novo. Mas o Java é famoso no mundo da computação por sua retrocompatibilidade, então acho que chances de erro crítico, se seguir com a 25, são quase nulas.

Não é o Java, não é o Mac e nem a marca "Adoptium". O culpado é o Script de Inicialização (o arquivo que mora dentro do ícone .app).

Editado por JoeD

Postado

Como eu detesto Java. Raramente usar o mais atual é receita pra sucesso. E remover é uma aporrinhação.

Joed. Fiz o mesmo que vc: instalei o Java 25 e não rodava. Achei que era incompatibilidade com o macOS Ventura e desinstalei via Terminal o 25 e instalei o Java 17. Mesmo problema.

Pico: realmente abrir pelo irpf.jar do folder IRPF2026 vai perfeitamente. Realmente erraram na compilação.

Valeu pessoal

Postado

Pessoal, mesmo tentando abrir diretamente pelo irpf.jar ele diz que a RF recomenda o 17 e vai abrir com o 25, e pergunta se quero baixar o 17. Se abro direto não funciona.....se seleciono baixar o 17 dá uma mensagem de erro... Alguém viu algo assim e pode ajudar, por favor?

Postado
31 minutes ago, lar130175 said:

Pessoal, mesmo tentando abrir diretamente pelo irpf.jar ele diz que a RF recomenda o 17 e vai abrir com o 25, e pergunta se quero baixar o 17. Se abro direto não funciona.....se seleciono baixar o 17 dá uma mensagem de erro... Alguém viu algo assim e pode ajudar, por favor?

Ter duas versões do Java (17 e 25) vai dar erro tentando abrir direto pelo ícone. Abrindo o .jar eu já não sei, não testei.

Se você conseguiu abrir com o 25, por que não continuou como estava?

Você pode deletar todos as versões do Java que você tem, e instalar apenas a do 17 caso queira uma solução mais purista.

1 hour ago, Ricardo Mhor said:

Joed. Fiz o mesmo que vc: instalei o Java 25 e não rodava. Achei que era incompatibilidade com o macOS Ventura e desinstalei via Terminal o 25 e instalei o Java 17. Mesmo problema.

Pois é: o atalho via ícone oficial está com problema.

Postado

Consegui rodar ele aqui, abrindo pela versão multiplataforma, forçando o java a abrir...

Captura de Tela 2026-03-20 às 19.53.24.png

Captura de Tela 2026-03-20 às 19.53.16.png

Postado
1 hour ago, Marcelo Melo said:

Consegui rodar ele aqui, abrindo pela versão multiplataforma, forçando o java a abrir...

Captura de Tela 2026-03-20 às 19.53.24.png

Captura de Tela 2026-03-20 às 19.53.16.png

É basicamente a mesma coisa do formato .dmg. Se você baixar o .dmg, instalar, e for até a pasta Aplicativos, abrir o IRPF 2026 (no meu Mac ele nem está sendo apresentado como ícone, mas como pasta), vai encontrar o irpf.jar dentro dele.

Postado
On 3/20/2026 at 12:35 PM, Ricardo Mhor said:

Ja abri um pedido de suporte, mas não tenho muitas esperanças de que respondam. Nao gerou protocolo nem nada

Essa foi sua primeira vez abrindo um pedido de suporte? Dizem que eles são notórios em não responder, em não fazer versão nova, e só soltar atualizações para o que está lá.

Não sei se espero mais umas semanas ou se vou com o que temos no momento.

Postado

Olá, pessoal,

Obrigado pelas dicas, porém, estava com problemas para abrir a opção da declaração pré-preenchida. Como solução temporária, eu fiz assim:

Passo 1: Instalar o Java 17

Instale o Java conforme indicado pelo programa do IRPF 2026.

Passo 2:

Abra o terminal

e digite:

java --version 

Verifique se está na versão 17 (No meu caso, eu já tinha o OpenJdk 17)

image.png

Passo 3: Abrindo o app pela linha de comando:

Confirme que está na versão 17 e experimente abrir o programa, conforme a linha abaixo.

Comando:

Opção 1:

Caso esteja dando um erro, adicione essa linha para que o Java seja reconhecido no terminal

export JAVA_HOME=$(/usr/libexec/java_home -v 17)

$JAVA_HOME/bin/java -jar /Applications/IRPF2026/irpf.jar

Opção 2: caso o terminal esteja reconhecendo a versão 17

java -jar /Applications/IRPF2026/irpf.jar 

image.png

Link Adicional

https://communities.apple.com/pt/thread/256265935?sortBy=rank

Editado por mpaulobr

Postado
11 minutos atrás, mpaulobr disse:

No passo 3, podem seguida a dica do @Marcelo Melo , indo pelo Finder, acho que é melhor do que ir pelo terminal

Olá, pessoal,

Obrigado pelas dicas, porém, estava com problemas para abrir a opção da declaração pré-preenchida. Como solução temporária, eu fiz assim:

Passo 2:

Abra o terminal

e digite:

java --version 

image.png

Confirme que está na versão 17 e experimente abrir o programa, conforme a linha abaixo.

Comando:

Opção 1:

Caso esteja dando um erro, adicione essa linha para que o Java seja reconhecido no terminal

image.png

Link Adicional

Postado
5 hours ago, mpaulobr said:

Olá, pessoal,

Passo 2:

Abra o terminal

e digite:

java --version 

image.png

Comando:

Opção 1:

image.png

Link Adicional

Você conseguiu puxar a pré-preenchida? Pois no link de Apple Communities que você passou, tem uma pessoa dizendo que só na segunda-feira estaria disponível, o que achei estranho.

Eu ainda não comecei a declarar, não uso pré-preenchida, mas tenho que puxar Carnê Leão. Me pergunto se haverá problemas usando a versão 25 do Java.

Ideal seria a Receita soltar um programa "novo", empacotado corretamente.

A conversa de que precisa baixar o Rosetta eu achei estranha.

Postado
2 horas atrás, JoeD disse:

Você conseguiu puxar a pré-preenchida? Pois no link de Apple Communities que você passou, tem uma pessoa dizendo que só na segunda-feira estaria disponível, o que achei estranho.

Eu ainda não comecei a declarar, não uso pré-preenchida, mas tenho que puxar Carnê Leão. Me pergunto se haverá problemas usando a versão 25 do Java.

Ideal seria a Receita soltar um programa "novo", empacotado corretamente.

A conversa de que precisa baixar o Rosetta eu achei estranha.

Olá, JoelD,

Esqueci de comentar isso no post, mas eu não consegui. Porém, não foi por causa do erro do Java — acho que precisamos aguardar até amanhã e tentar novamente.

image.png

Postado
23 horas atrás, mpaulobr disse:

Olá, JoelD,

Esqueci de comentar isso no post, mas eu não consegui. Porém, não foi por causa do erro do Java — acho que precisamos aguardar até amanhã e tentar novamente.

image.png

A pré-preenchida está funcionando normalmente no Windows ) . Aqui fiz verificando o que aparecia nela com o que estava preenchendo no Mac...

Postado

Caros,

A pré-preenchida está disponível desde hj cedo e foi importada normalmente.

Sobre a importação de carnê-leão só vou importar daqui a uns dias.

Postado

como instalar o java 17? qual site exato?

Postado
  • Autor

Bom dia, a Receita Federal lançou uma versão específica para Macs com processador M1 em diante e confirmo que agora o programa abre normalmente.

Captura de Tela 2026-03-25 às 06.06.33.png

Postado
7 hours ago, Eduardo Ferraiuolo said:

Bom dia, a Receita Federal lançou uma versão específica para Macs com processador M1 em diante e confirmo que agora o programa abre normalmente.

Captura de Tela 2026-03-25 às 06.06.33.png

Deu tudo certo aqui.

Mandei o Java pro lixo, e depois instalei essa nova versão e rodou lisa.

Mas:

leao.png

Alguém mais tendo esse problema?

On 3/23/2026 at 2:49 PM, Ricardo Mhor said:

Sobre a importação de carnê-leão só vou importar daqui a uns dias.

É por estar havendo alguma limitação?

Editado por JoeD

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.