Postado 20 de março20 Mar comment_2576384 O app instala normalmente, mas alguém conseguiu abrir? Tenho o java instalado, mesmo assim fiz o download conforme instrução da notificação de erro ao tentar abrir e nada. Denunciar
Postado 20 de março20 Mar comment_2576397 3 horas atrás, Eduardo Ferraiuolo disse:O app instala normalmente, mas alguém conseguiu abrir? Tenho o java instalado, mesmo assim fiz o download conforme instrução da notificação de erro ao tentar abrir e nada.3 horas atrás, Eduardo Ferraiuolo disse:O app instala normalmente, mas alguém conseguiu abrir? Tenho o java instalado, mesmo assim fiz o download conforme instrução da notificação de erro ao tentar abrir e nada.Estou na mesma situação. Como todos os últimos anos, fiz o download, instalei e tentei abrir. Mas a deste ano parece que exige o Java 17. Instalei e reiniciei, mas o aplicativo da receita continua a dar erro. Ja abri um pedido de suporte, mas não tenho muitas esperanças de que respondam. Nao gerou protocolo nem nada Denunciar
Postado 20 de março20 Mar comment_2576404 Como uso o Mac basicamente para desenvolver apps, já tinha instalado java por causa do Android Studio.Instalei o IRPF para teste e deu o erro mesmo assim. Mas na pasta do IRPF2026 tem o irpf.jar que é o programa em java. Ele abriu normalmente.Testaram abrir o .jar? Denunciar
Postado 20 de março20 Mar Autor comment_2576412 48 minutos atrás, Pico disse:Como uso o Mac basicamente para desenvolver apps, já tinha instalado java por causa do Android Studio.Instalei o IRPF para teste e deu o erro mesmo assim. Mas na pasta do IRPF2026 tem o irpf.jar que é o programa em java. Ele abriu normalmente.Testaram abrir o .jar?1 hora atrás, Pico disse:Como uso o Mac basicamente para desenvolver apps, já tinha instalado java por causa do Android Studio.Instalei o IRPF para teste e deu o erro mesmo assim. Mas na pasta do IRPF2026 tem o irpf.jar que é o programa em java. Ele abriu normalmente.Testaram abrir o .jar?Sim, arquivo .jar abre normalmente, que é a mesma coisa que usar a versão multiplataforma. O GCAP2026 também está com o mesmo problema.1 hora atrás, Pico disse:Como uso o Mac basicamente para desenvolver apps, já tinha instalado java por causa do Android Studio.Instalei o IRPF para teste e deu o erro mesmo assim. Mas na pasta do IRPF2026 tem o irpf.jar que é o programa em java. Ele abriu normalmente.Testaram abrir o .jar?Sim, arquivo .jar abre normalmente, que é a mesma coisa que usar a versão multiplataforma. O GCAP2026 também está com o mesmo problema. Denunciar
Postado 20 de março20 Mar comment_2576413 Aqui tive que desinstalar a versão 25, e instalar a 17. Mesmo assim seguia dando erro se tentasse abrir pelo ícone que fica no Apps (antigo LaunchPad). Indo direto na pasta de aplicativos, o programa não aparece como um ícone lá, e sim como uma pasta - dentro da pasta, tentar o ícone oficial seguia dando erro, então tentei o irpf.jar e deu pra abrir o programa. Lembra um pouco a versão multiformato que já foi usada anteriormente por quem não conseguia fazer a versão para MacOs (.dmg) abrir de jeito nenhum.Ocorre que decidi investigar, desinstalei de novo o 17 e instalei o 25. Mesmo problema tentando abrir pelo ícone em Apps. Aí quando tentei o irpf.jar novamente, apareceu essa mensagem:O IRPF 2026 está sendo executado com o Java 25.A RFB recomenda a utilização do Java 17 para executar o IRPF 2026.O que deseja fazer?Fechar o Programa e Baixar o Java 17 | Continuar Executando o ProgramaMesmo que se opte por continuar, toda vez que você voltar a executar o programa, ele seguirá perguntando a mesma coisa. Por essa razão estou considerando instalar o 17 de novo. Mas o Java é famoso no mundo da computação por sua retrocompatibilidade, então acho que chances de erro crítico, se seguir com a 25, são quase nulas.Não é o Java, não é o Mac e nem a marca "Adoptium". O culpado é o Script de Inicialização (o arquivo que mora dentro do ícone .app). Editado 20 de março20 Mar por JoeD Denunciar
Postado 20 de março20 Mar comment_2576421 Como eu detesto Java. Raramente usar o mais atual é receita pra sucesso. E remover é uma aporrinhação.Joed. Fiz o mesmo que vc: instalei o Java 25 e não rodava. Achei que era incompatibilidade com o macOS Ventura e desinstalei via Terminal o 25 e instalei o Java 17. Mesmo problema. Pico: realmente abrir pelo irpf.jar do folder IRPF2026 vai perfeitamente. Realmente erraram na compilação.Valeu pessoal Denunciar
Postado 20 de março20 Mar comment_2576426 Pessoal, mesmo tentando abrir diretamente pelo irpf.jar ele diz que a RF recomenda o 17 e vai abrir com o 25, e pergunta se quero baixar o 17. Se abro direto não funciona.....se seleciono baixar o 17 dá uma mensagem de erro... Alguém viu algo assim e pode ajudar, por favor? Denunciar
Postado 20 de março20 Mar comment_2576429 31 minutes ago, lar130175 said:Pessoal, mesmo tentando abrir diretamente pelo irpf.jar ele diz que a RF recomenda o 17 e vai abrir com o 25, e pergunta se quero baixar o 17. Se abro direto não funciona.....se seleciono baixar o 17 dá uma mensagem de erro... Alguém viu algo assim e pode ajudar, por favor?Ter duas versões do Java (17 e 25) vai dar erro tentando abrir direto pelo ícone. Abrindo o .jar eu já não sei, não testei. Se você conseguiu abrir com o 25, por que não continuou como estava?Você pode deletar todos as versões do Java que você tem, e instalar apenas a do 17 caso queira uma solução mais purista.1 hour ago, Ricardo Mhor said:Joed. Fiz o mesmo que vc: instalei o Java 25 e não rodava. Achei que era incompatibilidade com o macOS Ventura e desinstalei via Terminal o 25 e instalei o Java 17. Mesmo problema. Pois é: o atalho via ícone oficial está com problema. Denunciar
Postado 20 de março20 Mar comment_2576430 Consegui rodar ele aqui, abrindo pela versão multiplataforma, forçando o java a abrir... Denunciar
Postado 21 de março21 Mar comment_2576431 1 hour ago, Marcelo Melo said:Consegui rodar ele aqui, abrindo pela versão multiplataforma, forçando o java a abrir...É basicamente a mesma coisa do formato .dmg. Se você baixar o .dmg, instalar, e for até a pasta Aplicativos, abrir o IRPF 2026 (no meu Mac ele nem está sendo apresentado como ícone, mas como pasta), vai encontrar o irpf.jar dentro dele. Denunciar
Postado 21 de março21 Mar comment_2576445 On 3/20/2026 at 12:35 PM, Ricardo Mhor said:Ja abri um pedido de suporte, mas não tenho muitas esperanças de que respondam. Nao gerou protocolo nem nadaEssa foi sua primeira vez abrindo um pedido de suporte? Dizem que eles são notórios em não responder, em não fazer versão nova, e só soltar atualizações para o que está lá. Não sei se espero mais umas semanas ou se vou com o que temos no momento. Denunciar
Postado 22 de março22 Mar comment_2576450 Olá, pessoal,Obrigado pelas dicas, porém, estava com problemas para abrir a opção da declaração pré-preenchida. Como solução temporária, eu fiz assim:Passo 1: Instalar o Java 17Instale o Java conforme indicado pelo programa do IRPF 2026.Passo 2:Abra o terminale digite:java --version Verifique se está na versão 17 (No meu caso, eu já tinha o OpenJdk 17)Passo 3: Abrindo o app pela linha de comando:Confirme que está na versão 17 e experimente abrir o programa, conforme a linha abaixo.Comando:Opção 1:Caso esteja dando um erro, adicione essa linha para que o Java seja reconhecido no terminalexport JAVA_HOME=$(/usr/libexec/java_home -v 17) $JAVA_HOME/bin/java -jar /Applications/IRPF2026/irpf.jarOpção 2: caso o terminal esteja reconhecendo a versão 17java -jar /Applications/IRPF2026/irpf.jar Link Adicionalhttps://communities.apple.com/pt/thread/256265935?sortBy=rank Editado 22 de março22 Mar por mpaulobr Denunciar
Postado 22 de março22 Mar comment_2576451 11 minutos atrás, mpaulobr disse:No passo 3, podem seguida a dica do @Marcelo Melo , indo pelo Finder, acho que é melhor do que ir pelo terminalOlá, pessoal,Obrigado pelas dicas, porém, estava com problemas para abrir a opção da declaração pré-preenchida. Como solução temporária, eu fiz assim:Passo 1: Instalar o Java 17Instale o Java conforme indicado pelo programa do IRPF 2026.Passo 2:Abra o terminale digite:java --version Verifique se está na versão 17 (No meu caso, eu já tinha o OpenJdk 17)Passo 3: Abrindo o app pela linha de comando:Confirme que está na versão 17 e experimente abrir o programa, conforme a linha abaixo.Comando:Opção 1:Caso esteja dando um erro, adicione essa linha para que o Java seja reconhecido no terminalexport JAVA_HOME=$(/usr/libexec/java_home -v 17) $JAVA_HOME/bin/java -jar /Applications/IRPF2026/irpf.jarOpção 2: caso o terminal esteja reconhecendo a versão 17java -jar /Applications/IRPF2026/irpf.jar Link Adicionalhttps://communities.apple.com/pt/thread/256265935?sortBy=rank Denunciar
Postado 22 de março22 Mar comment_2576455 5 hours ago, mpaulobr said:Olá, pessoal,Obrigado pelas dicas, porém, estava com problemas para abrir a opção da declaração pré-preenchida. Como solução temporária, eu fiz assim:Passo 1: Instalar o Java 17Instale o Java conforme indicado pelo programa do IRPF 2026.Passo 2:Abra o terminale digite:java --version Verifique se está na versão 17 (No meu caso, eu já tinha o OpenJdk 17)Passo 3: Abrindo o app pela linha de comando:Confirme que está na versão 17 e experimente abrir o programa, conforme a linha abaixo.Comando:Opção 1:Caso esteja dando um erro, adicione essa linha para que o Java seja reconhecido no terminalexport JAVA_HOME=$(/usr/libexec/java_home -v 17) $JAVA_HOME/bin/java -jar /Applications/IRPF2026/irpf.jarOpção 2: caso o terminal esteja reconhecendo a versão 17java -jar /Applications/IRPF2026/irpf.jar Link Adicionalhttps://communities.apple.com/pt/thread/256265935?sortBy=rankVocê conseguiu puxar a pré-preenchida? Pois no link de Apple Communities que você passou, tem uma pessoa dizendo que só na segunda-feira estaria disponível, o que achei estranho.Eu ainda não comecei a declarar, não uso pré-preenchida, mas tenho que puxar Carnê Leão. Me pergunto se haverá problemas usando a versão 25 do Java. Ideal seria a Receita soltar um programa "novo", empacotado corretamente.A conversa de que precisa baixar o Rosetta eu achei estranha. Denunciar
Postado 22 de março22 Mar comment_2576459 2 horas atrás, JoeD disse:Você conseguiu puxar a pré-preenchida? Pois no link de Apple Communities que você passou, tem uma pessoa dizendo que só na segunda-feira estaria disponível, o que achei estranho.Eu ainda não comecei a declarar, não uso pré-preenchida, mas tenho que puxar Carnê Leão. Me pergunto se haverá problemas usando a versão 25 do Java.Ideal seria a Receita soltar um programa "novo", empacotado corretamente.A conversa de que precisa baixar o Rosetta eu achei estranha.Olá, JoelD, Esqueci de comentar isso no post, mas eu não consegui. Porém, não foi por causa do erro do Java — acho que precisamos aguardar até amanhã e tentar novamente. Denunciar
Postado 23 de março23 Mar comment_2576484 23 horas atrás, mpaulobr disse:Olá, JoelD,Esqueci de comentar isso no post, mas eu não consegui. Porém, não foi por causa do erro do Java — acho que precisamos aguardar até amanhã e tentar novamente.A pré-preenchida está funcionando normalmente no Windows . Aqui fiz verificando o que aparecia nela com o que estava preenchendo no Mac... Denunciar
Postado 23 de março23 Mar comment_2576492 Caros,A pré-preenchida está disponível desde hj cedo e foi importada normalmente. Sobre a importação de carnê-leão só vou importar daqui a uns dias. Denunciar
Postado 25 de março25 Mar Autor comment_2576565 Bom dia, a Receita Federal lançou uma versão específica para Macs com processador M1 em diante e confirmo que agora o programa abre normalmente. Denunciar
Postado 25 de março25 Mar comment_2576593 7 hours ago, Eduardo Ferraiuolo said:Bom dia, a Receita Federal lançou uma versão específica para Macs com processador M1 em diante e confirmo que agora o programa abre normalmente.Deu tudo certo aqui.Mandei o Java pro lixo, e depois instalei essa nova versão e rodou lisa.Mas:Alguém mais tendo esse problema?On 3/23/2026 at 2:49 PM, Ricardo Mhor said:Sobre a importação de carnê-leão só vou importar daqui a uns dias.É por estar havendo alguma limitação? Editado 25 de março25 Mar por JoeD Denunciar
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.