Postado 3 de fevereiro3 Fev comment_2574434 Olá pessoal,Atualmente, tenho um Macbook 16" M1 Pro com 16 GB e estava pensando em migrar para um Macbook M4 Pro de 24/32GB (ou quem sabe um M5 Pro, que pode ser lançado em breve).Porém, surgiu uma oportunidade de comprar um M2 Max (full spec, com seus 90 e poucos GB e tudo mais) seminovo (praticamente sem uso). Estou tentando negociar um valor entre R$12k e R$15k (que é o valor médio que eu estava pensando em pagar num M4 Pro novo).Minha dúvida: considerando que eu trabalho como desenvolvedor, e que atualmente eu preciso de 24GB de RAM para ficar "confortável", acreditam que vale a pena pegar um chip de geração anterior (M2 Max) por esses valores?Thanks! Denunciar
Postado 3 de fevereiro3 Fev comment_2574445 No Geekbench o M4 Pro e até melhor que o M2 Ultra, além de ter tecnologias mais novas como processador de 3 nanômetros (melhor eficiência), suporte a Ray Tracing, decodificador AV1, mais Neural Engine, etc.Eu iria de M4, mas como há a possibilidade de esperar o M5 Pro, com certeza recomendo pegar ele no lançamento. Denunciar
Postado 3 de fevereiro3 Fev comment_2574453 Cara o M2 não foi um salto grande, foi uma atualização menor de arquitetura.Eu tava com um M1 Max e já achava muito pro meu uso. Apesar de ser o primeiro, era um canhão, mas eu não sou referência. Meu trabalho envolve situações de escritório. O mais pesado que fazia era virtualizar o Windows pra rodar o office com planilhas cabulosas com macros etc. Acabei revendendo a máquina.No teu caso, se o que te faz falta é RAM, analise os seguintes pontos:- Largura de banda da memória unificada do M4 Pro vs o mesmo parâmetro do M2 Max;- Eficiência dos dois chips;Entendo que, se o M1 Pro te atende em processador, mas te falta apenas RAM, então o M2 Max seria suficiente. Lembrando que a largura de banda da memória vai influenciar bastante o que teu macbook pode ou não pode fazer quando ela é levada ao extremo. Eu particularmente iria no M4 Pro se essa análise te levasse à conclusão de que largura de banda não seria um problema. M5 Pro nem lançado foi. Se vc pode aguardar, aguarde. Senão, o M4 Pro seria o caminho. Denunciar
Postado 4 de fevereiro4 Fev Autor comment_2574515 Obrigado pelas sugestões, pessoal!Dei uma segurada na oferta do M2 Max e provavelmente irei esperar o lançamento dos próximos M5 e ver como vai ser. Dependendo como for, parto pra um M4 ou M5 Pro mesmo Denunciar
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.