Ir para conteúdo
Visualizar no app

Uma forma melhor de navegar. Saiba mais.

MM Fórum

Um app em tela cheia na sua Tela de Início com notificações push, avisos e mais.

Para instalar este app no iOS/iPadOS
  1. Toque no ícone de Compartilhamento no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este app no Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

MacOS TAHOE - Macbook M1

Featured Replies

Postado

Fala, pessoal, bom dia!

Uso um MacBook Air M1 para o trabalho diário, e ele nunca apresentou nenhuma dificuldade no dia a dia.

Porém, atualizei para o novo sistema Tahoe e confesso que estou enfrentando lentidão.

Será normal assim?

Não cheguei a formatar como de costume ao migrar para um novo sistema, apenas atualizei.

Às vezes, por exemplo, estou com o app do WhatsApp aberto, dou um Command + Tab para ir ao Safari e há um delayde 1 a 2 segundos…

Para quem nunca teve isso, é uma novidade — chega a irritar aos poucos.

Apesar de usar o Safari com mais de 10 abas abertas, isso nunca foi problema antes.

Agora estou um pouco agoniado com esses lags e lentidões.

Não quero alterar nada no sistema, mas gostaria que, pelo menos, os trabalhos diários estivessem mais fluidos.

Isso! Fluidez é a palavra que melhor descreve minha situação.

Sinto que o sistema perdeu a fluidez.

Não trabalho com apps pesados no dia a dia, mas realmente está incomodando!

Obrigado.

• Respostas 10
  • Visualizações 2.3k
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Posts Mais Populares

• Dê uma pesquisada sobre uso excessivo de GPU em alguns programas... pode ser o seu caso tbm Aqui os programas da Adobe tem usado a GPU de um jeito absurdamente alto, e isso só enquanto estão aber

• Tenho um Air m4 e senti uma queda no desempenho nessa primeira versão do Tahoe. Usei o Sequoia por pouco mais de 1 mês e, quando atualizei para o Tahoe percebi uma queda no desempenho do sistema em ge

• Saiu o 26.1 e eu atualizei aqui, e aparentemente resolveu o uso excessivo de GPU, as temps voltaram ao normal com os programas Adobe abertos, vamos ver amanhã como vão se comportar. Façam o teste ai p

Postado

acho válido tentar primeiro uma instalação limpa, para deixa-lo sem nenhum resquício de versões anteriores, isso já costuma a melhorar. 

Uma outra opção é aguardar a atualização do MacOs, está prevista para sair a versão 26.1 semana que vem. Vai que melhora.

Sistemas e programas vão evoluindo com as versões mais novas, vão ficando mais pesados, é normal perder um pouco de performance.

Editado por palhano

Postado

Dê uma pesquisada sobre uso excessivo de GPU em alguns programas... pode ser o seu caso tbm

Aqui os programas da Adobe tem usado a GPU de um jeito absurdamente alto, e isso só enquanto estão abertos, se minimizar tudo volta ao normal. Isso tem sido geral e por hora se tem algumas alternativas que funcionam e outras não.

Tanto q eu estranhei, normalmente trabalhando com o InDesign ele mal esquenta, geralmente fica na casa dos 45-48C... e percebi q depois da atualização começou a rodar na casa dos 60C... até o dia q precisei abrir o Illustrator junto do InDesign e ai a coisa desandou... pesou de um jeito absurdo, como tenho o um app de monitoramento abri pra olhar e tava la a surpresa, GPU travada em 100%... ao minimizar o Illustrator ele cai pra 80-85% de uso, se minimizo também o InDesign ele zera.

Então estou na espera ai de atualização do Tahoe em si pois acredito que se fosse pelo lado da Adobe eles já teriam soltado algo.

Postado

Tenho um Air M1 tbm e no Tahoe 26.1 ta indo bem, sem delays. Pode ser que seja necessário formatar mesmo, mas no meu caso não foi preciso.

Postado

Tenho um Air m4 e senti uma queda no desempenho nessa primeira versão do Tahoe. Usei o Sequoia por pouco mais de 1 mês e, quando atualizei para o Tahoe percebi uma queda no desempenho do sistema em geral. 

Em 29/10/2025 at 13:11, palhano disse:

Uma outra opção é aguardar a atualização do MacOs, está prevista para sair a versão 26.1 semana que vem. Vai que melhora.

@palhano estou nessa expectativa também!

Postado

Saiu o 26.1 e eu atualizei aqui, e aparentemente resolveu o uso excessivo de GPU, as temps voltaram ao normal com os programas Adobe abertos, vamos ver amanhã como vão se comportar. Façam o teste ai pra ver se resolve tbm.

Postado

EDIT: Acho que minha felicidade foi curta... abri tudo hoje pra trabalhar e adivinha? Carga da GPU travada de novo... e não entendi pq simplesmente coloquei em repouso e reativei de novo... ontem a carga tava baixa e hoje ta do jeito q tava antes 🫠

Postado

Como os outros parceiros ja relataram acima estava sim com acesso de consumo de GPU eu mesmo estava com o mesmo problema com MacBook Pro M1. e a solução foi efetua uma instalação limpa.

acredite o macOS esta ficando igual ao WINDOWS KKKK. quando nada soluciona o caso e so formata e vida que segue kkkkk. 

Postado
54 minutos atrás, Breno varejao pontes disse:

Como os outros parceiros ja relataram acima estava sim com acesso de consumo de GPU eu mesmo estava com o mesmo problema com MacBook Pro M1. e a solução foi efetua uma instalação limpa.

acredite o macOS esta ficando igual ao WINDOWS KKKK. quando nada soluciona o caso e so formata e vida que segue kkkkk. 

Sério q ai resolveu? Poxa... num tava a fim de ter todo esse trabalho 😅

Postado
1 hora atrás, LeBaldi disse:

Sério q ai resolveu? Poxa... num tava a fim de ter todo esse trabalho 😅

Estranhamente a instalação feita pelo App Apple Configurator, deixa o Mac muito melhor do que uma instalação usando um PenDrive. o Apple Configurator apaga tudo repito tudo mesmo e realmente faz uma instalação Limpa. baixe o ipsw da ultima versão coloca seu MacBook em DFU e com outro Mac ligue um cabo de dados na primeira porta USB C do Mac a se formatado e em seguida abre o Apple Configurator que vai identifica i primeiro Mac em DFU e so arrasta o ipsw para dentro da caixa onde ta DFU mostrando e manda Restaura o Mac. e tudo mas fácil e rápido 

• 1 mês depois...
Postado
  • Autor
Em 29/10/2025 at 13:11, palhano disse:

acho válido tentar primeiro uma instalação limpa, para deixa-lo sem nenhum resquício de versões anteriores, isso já costuma a melhorar. 

Sistemas e programas vão evoluindo com as versões mais novas, vão ficando mais pesados, é normal perder um pouco de performance.

REALIZEI A FORMATAÇÃO ONTEM! E já foi pro SEQUOIA 15.7.2… olha,.....

que bom estar por aqui viu? rs. Mesmo já acostumado com o visual novosistema , confesso que o Launchpad em tela cheia com os apps é simplesmente perfeito!

Sobre formatação limpa: eu sempre fiz uma vez por ano… mas esse AIR, desde 2021 (quando comprei), nunca tinha passado por uma formatação! Já usei GarageBand, Logic e vários apps que baixam muita coisa, geram cache… então sei que o sistema estava carregado.

Eu uso o CleanMyMac (e vocês??)

E costumo rodar ele uma vez por semana pra dar aquela varrida básica.

Então agora, dia 07 de dezembro de 2025, fiz formatação limpa e voltei à rotina.

Ainda não sei se vou atualizar pro TAHOE — vou sentir mais um pouco o Sequoia.

Mas realmente: formatação limpa dá um UP no sistema absurdo!

Em 29/10/2025 at 13:33, LeBaldi disse:

Dê uma pesquisada sobre uso excessivo de GPU em alguns programas... pode ser o seu caso tbm

Aqui os programas da Adobe tem usado a GPU de um jeito absurdamente alto, e isso só enquanto estão abertos, se minimizar tudo volta ao normal. Isso tem sido geral e por hora se tem algumas alternativas que funcionam e outras não.

Tanto q eu estranhei, normalmente trabalhando com o InDesign ele mal esquenta, geralmente fica na casa dos 45-48C... e percebi q depois da atualização começou a rodar na casa dos 60C... até o dia q precisei abrir o Illustrator junto do InDesign e ai a coisa desandou... pesou de um jeito absurdo, como tenho o um app de monitoramento abri pra olhar e tava la a surpresa, GPU travada em 100%... ao minimizar o Illustrator ele cai pra 80-85% de uso, se minimizo também o InDesign ele zera.

Então estou na espera ai de atualização do Tahoe em si pois acredito que se fosse pelo lado da Adobe eles já teriam soltado algo.

Nesse caso sua rotina é bem mais pesada mesmo!

Quais apps de monitoramento você usa???

Em 05/11/2025 at 17:05, Breno varejao pontes disse:

Estranhamente a instalação feita pelo App Apple Configurator, deixa o Mac muito melhor do que uma instalação usando um PenDrive. o Apple Configurator apaga tudo repito tudo mesmo e realmente faz uma instalação Limpa. baixe o ipsw da ultima versão coloca seu MacBook em DFU e com outro Mac ligue um cabo de dados na primeira porta USB C do Mac a se formatado e em seguida abre o Apple Configurator que vai identifica i primeiro Mac em DFU e so arrasta o ipsw para dentro da caixa onde ta DFU mostrando e manda Restaura o Mac. e tudo mas fácil e rápido 

Acredito que isso vai ser o ideal mesmo! Parei pra pensar… já eram 4 anos de sistema sem reset!

Muita coisa de trabalho e diversão acumulada.

Acho que vou ficar mais alguns dias no Sequoia pra curtir a beleza do Launchpad e depois atualizo pro Tahoe. Aí volto aqui pra contar a vocês como ficou!

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.