Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook (penryn) VS. MacBook Pro "Antigo"


reccel

Posts Recomendados

Saudações, maclovers...

seguinte, tenho algumas dúvidas em relação aos Macbooks novos e os "antigos" ...

recentemente adquiri um macbook white (Penryn, 2.4ghz) ... gostaria de saber a diferença de processamento/performace entre este modelo, e o macbook pro anteriror (de 2.2hgz) ... o modelo em questão deste macbook pro, é o de 15.4" ... 2.2ghz, 2Gb ram, gForce 128..., etc...

a plataforma dos pro tem alguma diferença em relação aos macbooks? ...

outra coisa, este pro tem uma geforce 128, enquanto o que eu comprei tem aquelas placas onboard de 144mb ...é claro que uma placa dedicada é melhor, mas alguém poderia deixar claro esta diferença, pois avaliando em números 144mb é maior que 128, no entanto na prática sei que é diferente....

desde já, muito obrigado

Ricardo

http://www.reccel.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

tá meio confuso esse seu post amigo, macbook e macbook pro são laptops distintos.

Quanto a placa de video do mpb, Geforce 8XXX de 256 MB dos novos, com certeza supera os 144Mb da Intelzinha (X3100). Mesmo os antigos com 128mb são superiores, os chips Nvidia dão show nos chips Intel quanto a gráficos né. Ainda mais placas mais desenvolvidas que vem geralmente nos mbp.

Em placas de vídeo, a quantidade de memória é UM dos fatores que contribuem para perfomance da placa, que pode não ser determinante na escolha da melhor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ae, valew pela resposta....

sei que está um pouco confuso, mas no entanto minha comparação é com o MB pro anterior (2.2ghz, placa gforce 128) com os Mabooks atuais...

tipo assim, sei que são máquinas distintas, mas gostaria que alguém apontasse claramente essa diferença (técnica)

óbviamente a primeira coisa que vem em mente é que os pros tem a tela maior, ok... porém, sao chips intel, com clock que variam um pouco... por exemplo o meu macbook tem o clock de 2.4 (penryn) e esse macbook pro anterior tem o clock de 2.2, etc...

gostaria de ver claramente essa distinção entre as máquinas.

fui claro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se prenda muito na diferença de 0,2GHz dos processadores. São 200.000.000 ciclos de clock que em termos de performance resultam em pouca coisa. Não tenho dados concretos, mas o fato de ter uma GPU de alta-performance com memória dedicada já cobre até certo ponto essa diferença. Se for trabalhar com processamento dedicado, aí é outra história.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hmm, ok...

então desta maneira vc está dizendo que o processamento de ambos é bastante semelhante (não para games e aplicações 3d)

pois o que eu estava imaginando é que os MB pros utilizassem algum recurso mais poderoso, motherboard mais avançada, etc, enfim fosse de toda uma arquitetura exclusiva da linha PRO, sendo assim significantemente superior.

note que o que estou comparando aqui, para ter uma ideia de arquitetura, o meu macbook, desses novos com proc. Penryn (2.4ghz) e um macbook pro dos anteriores, santa rosa (2.2ghz)...

sei que os mb pros são baita máquina, mas o que pretendo é dismistificar a disparidade entre uma linhagem e outra...

.

grato

Ricardo

http://www.reccel.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas há uma disparidade entre uma linha e outra. Ambos podem estar utilizando a plataforma Santa Rosa e processadores Penryn, mas série Pro possui outros itens mais poderosos, alguns opcionais, que as dos MacBooks. A diferença pode parecer pequena comparando o topo do MacBook com a base da linha Pro, mas nas extremidades a coisa muda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas há uma disparidade entre uma linha e outra. Ambos podem estar utilizando a plataforma Santa Rosa e processadores Penryn, mas série Pro possui outros itens mais poderosos, alguns opcionais, que as dos MacBooks. A diferença pode parecer pequena comparando o topo do MacBook com a base da linha Pro, mas nas extremidades a coisa muda.

pois o pior é que essa pequena diferença pesa na carteira como eu preciso de uma boa gráfica, tenho que comprar um MBP exclusivamente pela gráfica, é certo que tem mais algumas diferenças em relação ao MB mas no meu caso só me interessa a difrença na gráfica.

ps: na minha opinião acho que a diferença de preço entre o gama alta do MB e o priemiro da gama MBP não é justa. Já o segundo tem uma boa relação, mas aí ja saí muito das minhas possibilidades infelizmente :S xS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

certo...

então, a questão é justamente essa, evidenciar a disparidade (ou falta dela) entre a linha pro e os macbook normais...

como ja falei, achava que a linha pro utilizasse uma arquitetura exclusiva, algum chip C2DUO exclusivo que fosse realmente mais poderoso que o encontrado na maioria das máquinas por aí, enfim, alguma coisa que tornasse a máquina "miraculosa"

é claro que a primeira evidência desta disparidade é a tela maior dos pro, bem como sua placa de video dedicada, ok isso todo mundo sabe.

entretanto a ponto é esse, no quesito processamento e disposição de memória/hd, etc... as máquinas se equivalem no final das contas. a grande margem diferencial imposta, sem dúvida é o preço... acho que os mbs pros poderiam ser beeeem mais baratos.

pra finalizar... digo isso tudo pq estou usando meu macbook 2.4 (penryn) ... e a máquininha tá danada de boa... tá voando!!!

sou designer/AS developer... rodo tudo que é software de produção e o desempenho tá facilitando minha vida....

de quebra roda muitos jogos (alguns por bootcamp: half life 2, grand prix4, quake 4... que por sinal tá bem bom pra essa placa nova da intel com 144mb) ... (Quake 4 roda melhor a versão pra mac.) ...

pois estes dias utilizei um mb pro (2.2, o modelo em questão que estou fazendo a comparação) e sinceramente não vi nenhunma diferença gritante... por isso resolvi postar aqui a discussão.

valew

Ricardo Eccel

http://www.reccel.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como Já foi explicado acima, a Placa Gráfica faz toda a Diferença, sem contar o material de fabricação, velocidade da HD, qualidade do gravador de DVD, etc.

O MBP é superior ao MB pois ele é projetado para pessoas que trabalham com a parte gráfica e pequenas edições de Vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só de olhar para as configurações dá pra pensar em desempenhos semelhantes. A única diferença relevante é a placa de vídeo dedicada no MBP. No resto, o MB leva vantagem, pois possui um processador mais novo e de maior clock e o mesma arquitetura Santa Rosa.

Agora, se você quer comparar as linhas MB vs. MBP, o justo seria comparar modelos atuais (pelo menos MB 2.4 Penryn x MBP 2.4 Penryn ou MB 2.4 x MBP 2.5).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só de olhar para as configurações dá pra pensar em desempenhos semelhantes. A única diferença relevante é a placa de vídeo dedicada no MBP. No resto, o MB leva vantagem, pois possui um processador mais novo e de maior clock e o mesma arquitetura Santa Rosa.

Agora, se você quer comparar as linhas MB vs. MBP, o justo seria comparar modelos atuais (pelo menos MB 2.4 Penryn x MBP 2.4 Penryn ou MB 2.4 x MBP 2.5).

Concordo. A diferença entre as duas máquinas é minima em performance. O que faz toda a diferença é a placa de vídeo.

Não que essa plaquinha compartilhada seja ruim...Ela dá e sobra pra praticamente tudo que se faça hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já acho a placa de video meio irrelevante, ao menos que ela seja usada no caso de um video em alta resolução(no MB o processador trabalha nos videos, temp sobe, etc) ou vc trabalhe com algo mais sério em 3D. Então no fim acaba dependendo da sua aplicação, se vc quiser encodar algo, mp3, etc, vai de 2.4. É obvio que a diferença não é tão grande, mas existe. Outro fator é o preço, não é a toa que os macbooks estão vendendo como água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa de vídeo é boa, mas será que o OSX tira bem o proveito dela? Digo isso, pq essa placa é directX10, só suportado pelo windows e ainda tem que ser o Vista, no caso do OSX é OpenGL, que ainda está na versão 2.0, será mesmo que tem muita diferença?

Alguém poderia fazer um benchmark com o XBench, para ver se tem um ganho que justifique a diferença enorme no preço.

Se bem que quando as coisas vem para cá a diferença nos preços fica absurda.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa de vídeo é boa, mas será que o OSX tira bem o proveito dela? Digo isso, pq essa placa é directX10, só suportado pelo windows e ainda tem que ser o Vista, no caso do OSX é OpenGL, que ainda está na versão 2.0, será mesmo que tem muita diferença?

Alguém poderia fazer um benchmark com o XBench, para ver se tem um ganho que justifique a diferença enorme no preço.

Se bem que quando as coisas vem para cá a diferença nos preços fica absurda.....

XBench não serve de parâmetro. Tem que elaborar um teste e rodar nas duas máquinas pra ver quanto tempo levaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa de vídeo é boa, mas será que o OSX tira bem o proveito dela? Digo isso, pq essa placa é directX10, só suportado pelo windows e ainda tem que ser o Vista, no caso do OSX é OpenGL, que ainda está na versão 2.0, será mesmo que tem muita diferença?

Alguém poderia fazer um benchmark com o XBench, para ver se tem um ganho que justifique a diferença enorme no preço.

Se bem que quando as coisas vem para cá a diferença nos preços fica absurda.....

XBench não serve de parâmetro. Tem que elaborar um teste e rodar nas duas máquinas pra ver quanto tempo levaria.

O XBench não possui uma parte relacionada a placa de vídeo?

Testava uma placa X3100 com a 8600....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem...

obrigado pela discussão e informações relevantes a respeito das máquinas...

o fato é que usei as duas máquinas, o meu mb white 2.4 penryn e um mb pro 2.2 para basicamente as mesmas tarefas (photoshop, flash, dreamweaver, tanto no osx quanto via BC(bootcamp)) e não notei nenhuma diferença entre as máquinas em relação a performace. mesmo que a apple tenha baixado a memória LCache dos novos MB penryn (baixaram de 4mb para 3MB, alguém sabe a explicação disso????) ... as duas máquina trabalharam em perfeita sincronia(render, export movie, etc..)...

não tive a oportunidade de testar os games que jogo no meu mb (quake4(OSX), half life 2(BC), grand prix4(BC)), no mb pro, mas acredito que aí sim seria visivel a diferença, em função da geForce dedicada...

valew

Ricardo Eccel

http://www.reccel.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fora o detalhe que o Mac OS X talvez não esteja pronto pra utilizar as novas instruções que o Penryn oferece, portanto, caso haja um update neste sentido, pode começar a aparecer alguma vantagem pro lado do seu MacBook. Na questão de processamento, claro. Mas convenhamos que aí a disputa fica injusta.

Veja também que a linha Pro não é "Pro" apenas por causa do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

o que posso dizer referente essas duas configurações apresentadas, até pq meu 1º Macbook ainda não chegou para testar, é que o processador Penryn possui uma tecnologia de 45 nanômetro quanto que o antigo é de 75.

Isso significa os componentes eletrônicos são menores possibilitando um emcapsolamento do processador menor além de conseguir embutir em um futuro próximo mais componentes nele. Com isso, essa nova lecnologia possibilita equipamentos menores, como o Macbook Air, que consomem menos energia levando a uma maior autonomia de bateria. Além de aquecer menos.

Existem várias outras vantagens é claro.

Mas em comparação aos dois hardwares apresentados o Macbook fica equivalente no geral em tratamento de imagens pesadas, jogos e processamento matemático o MBP ganha com uma vantagem não só pela placa de vídeo mas tb pela mémória Lcache de 4Mb.

Até.

Flavio Anello;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

certo...

acho que já tem informação o suficiente...

agora, já que você citou a memória LCache de 4mb dos MBP, alguém saberia explicar pq diabos a mem. LCache dos MB penryn foi reduzida de 4mb para 3mb ???? ...

se não me engano a versão de entrada dos MBP penryn também tiveram sua LCache reduzida...

grato

RIcardo Eccel

http://www.reccel.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.2k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...