Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Carregamento em espera (MacBook Air M1)


Higo do Vale

Posts Recomendados

Eu já pesquisei tudo a respeito do gerenciamento de bateria no MacBook e o mais comum é ver as orientações sobre o carregamento otimizado de bateria. O site da Apple diz:

 

"Quando o Carregamento Otimizado está ativo, o menu de status da bateria exibe quando o Mac estará totalmente carregado ou se o carregamento está em espera. Se você mantém o notebook conectado à alimentação a maior parte do tempo, verá a mensagem "Carregamento em Espera (Raramente Usado com Bateria)" quando o carregamento for pausado."
 

 

Pois bem. Hoje faz 6 meses que estou com o meu MacBook Air M1 e, mesmo com a opção de carregamento otimizado, essa opção nunca foi habilitada para mim. Quero dizer, se eu carrego o meu laptop, ele permanece em 100% até que eu o desconecte da tomada. Eu uso a maioria do tempo ligado à alimentação e esperava que o sistema de gerenciamento de bateria reconhecesse e deixasse nesse modo de espera para que a máquina não se mantenha em 100% o tempo inteiro. O meu software está atualizado para a última versão do macOS (Sonoma). Uso desde o Monterey e em todas as atualizações esse problema não foi resolvido. Como devo proceder?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Carregamento Otimizado dos MacBooks não é muito inteligente, digo por experiência própria, por causa dele minha saúde da bateria caiu 10% em poucas semanas.

Recomendo baixar o aplicativo AlDente, com ele você consegue impor a porcentagem que deseja que seu MacBook mantenha. Com isso a bateria não fica sobrecarregada e você vai poder ficar com a consciencia tranquila por mais tempo. O ideal é setar pra ele manter os 80% e a versão gratuita do aplicativo ja supre isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/09/2023 at 19:34, Mateus1320 disse:

O Carregamento Otimizado dos MacBooks não é muito inteligente, digo por experiência própria, por causa dele minha saúde da bateria caiu 10% em poucas semanas.

Recomendo baixar o aplicativo AlDente, com ele você consegue impor a porcentagem que deseja que seu MacBook mantenha. Com isso a bateria não fica sobrecarregada e você vai poder ficar com a consciencia tranquila por mais tempo. O ideal é setar pra ele manter os 80% e a versão gratuita do aplicativo ja supre isso.

Era exatamente o que eu ira comentar aqui, rs. Utilizo o AlDente desde que comecei a usar o MacBook Air M1, há cerca de 3 semanas. O Carregamento Otimizado do iPhone e dos Macs, em razão de utilizar o "machine learning"para analisar a rotina de carregamento, por vezes falha naquilo que mais devia acertar.

Por isso comprei o AlDente na versão AlDente Pro e gostei bastante. Tem uma interface bem completa e harmônica com o MacOS e apresenta detalhes relevantes, como a temperatura da bateria, quantidade de energia sendo transferida em tempo real, dentre outros detalhes relevantes. Tem ainda a opção de completar o carregamento até 100% (e.g., para uma viagem) ou descarregá-lo até o percentual limite. Mas, realmente, o principal a versão gratuita faz: limita o carregamento a 80%, independentemente de "machine learning".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um a favor do AlDente... use e nunca mais tenha q ficar preocupado com isso... o meu gerenciamento otimizado matou 10% da minha saude de bateria tbm mas por ficar loucamente deixando baixar poucos % e em seguida carregando até 100%, varias vezes ao dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/09/2023 at 18:59, Higo do Vale disse:

Quero dizer, se eu carrego o meu laptop, ele permanece em 100% até que eu o desconecte da tomada. Eu uso a maioria do tempo ligado à alimentação e esperava que o sistema de gerenciamento de bateria reconhecesse e deixasse nesse modo de espera para que a máquina não se mantenha em 100% o tempo inteiro

Me corrija se eu estiver errado, mas a bateria não vicia se usar ele 100% na tomada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, VICTORHUGOBRAZIL disse:

Me corrija se eu estiver errado, mas a bateria não vicia se usar ele 100% na tomada?

Na verdade não, devido as baterias atuais utilizarem ions de litio elas não viciam. O que acontece ao deixar sempre em 100% é um estresse continuo, onde as células ficam disputando o mesmo espaço o tempo todo, e como não tem espaço disponível (afinal já está em 100%) a saúde acaba se deteriorando mais rápido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/09/2023 at 10:30, Calleb Ribeiro disse:

Era exatamente o que eu ira comentar aqui, rs. Utilizo o AlDente desde que comecei a usar o MacBook Air M1, há cerca de 3 semanas. O Carregamento Otimizado do iPhone e dos Macs, em razão de utilizar o "machine learning"para analisar a rotina de carregamento, por vezes falha naquilo que mais devia acertar.

Por isso comprei o AlDente na versão AlDente Pro e gostei bastante. Tem uma interface bem completa e harmônica com o MacOS e apresenta detalhes relevantes, como a temperatura da bateria, quantidade de energia sendo transferida em tempo real, dentre outros detalhes relevantes. Tem ainda a opção de completar o carregamento até 100% (e.g., para uma viagem) ou descarregá-lo até o percentual limite. Mas, realmente, o principal a versão gratuita faz: limita o carregamento a 80%, independentemente de "machine learning".

 

Em 30/09/2023 at 10:52, LeBaldi disse:

Mais um a favor do AlDente... use e nunca mais tenha q ficar preocupado com isso... o meu gerenciamento otimizado matou 10% da minha saude de bateria tbm mas por ficar loucamente deixando baixar poucos % e em seguida carregando até 100%, varias vezes ao dia.

Nunca usei, instalei apenas pra testar; lá se vão 2 anos com gerenciamento nativo, bateria ótima, nunca usei espetado, carrego e uso até cair a 30% e carrego novamente; no início preocupava com 80% depois esqueci um pouco, pois vi que o carregamento otimizado faz demorar pra subir acima de 80, então mesmo quando esqueço e vou pegar, está próximo de 80, talvez 85 ou 90, nunca mais liguei pra isso!

A única coisa que descobri até hoje que faz diferença real é AQUECIMENTO NA HORA DA CARGA, por isso refrigero/ventilo tudo na hora de carregar, após atualização, se percebo aquecendo, reinicio ou dou uma pausa, só isso e nada mais, uso normal!

Em 01/10/2023 at 02:43, VICTORHUGOBRAZIL disse:

Me corrija se eu estiver errado, mas a bateria não vicia se usar ele 100% na tomada?

Acabou o "efeito memória" desde que mudaram o níquel cádmio (NiCd) pelo íon lítio!

Em 01/10/2023 at 07:01, Mateus1320 disse:

Na verdade não, devido as baterias atuais utilizarem ions de litio elas não viciam. O que acontece ao deixar sempre em 100% é um estresse continuo, onde as células ficam disputando o mesmo espaço o tempo todo, e como não tem espaço disponível (afinal já está em 100%) a saúde acaba se deteriorando mais rápido

isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...