Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Parallels + CorelDraw


Posts Recomendados

Boa Noite Pessoal, como vai ?

Estou com uma duvida, sempre utilizei Windows, porém atualmente comprei um Macbook M2 8gb e 256gb de espaço.

Estou amando o mac mas estou com um problema.

Um dos software que mais utilizo é o Corel, e preciso emular ele no Parallels porque preciso ser do Windows devido a 2 plugin que são .exe.

Coloco em modo de Coerência, porém mesmo assim fica um pouco lerdo.

Existe alguma solução ou forma de ficar mais rápido ? No meu caso que utilizo muito o Corel, o ideal era ter ficado no Windows mesmo ?

Obrigada :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso no Mac M1 e fico impressionado como o Corel consegue rodar pior nele do que em qualquer PC de Casas Bahia com Windows. A versão de macOS é toda problemática, cheia de lag e engasgos. Mas como eu uso raramente, não vi necessidade de emular Windows só por ele.

Ao meu ver, se você depende do Corel pra trabalhar e não tem como trocar ele por outro software, acho melhor ter um Windows só pra isso. Seria minha opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Micheli Barcello disse:

Estou com uma duvida, sempre utilizei Windows, porém atualmente comprei um Macbook M2 8gb e 256gb de espaço.

Estou amando o mac mas estou com um problema.

Um dos software que mais utilizo é o Corel, e preciso emular ele no Parallels porque preciso ser do Windows devido a 2 plugin que são .exe.

Coloco em modo de Coerência, porém mesmo assim fica um pouco lerdo.

Existe alguma solução ou forma de ficar mais rápido ? No meu caso que utilizo muito o Corel, o ideal era ter ficado no Windows mesmo ?

Achei uma coisa nos fóruns gringos e traduzi, dá uma olhadinha se ajuda em alguma coisa; não tenho experiência pessoal com Corel no Parallels para opinar, mas as dicas são aquelas de sempre:

- Use o modo de Coerência. O modo de Coerência é o modo mais rápido de usar o Windows no Parallels. Ele permite que você execute aplicativos do Windows como se estivessem rodando nativamente no seu Mac.

- Aloque mais memória para o Windows. O Corel é um aplicativo pesado e pode exigir muita memória. Certifique-se de alocar pelo menos 4 GB de memória para o Windows para obter o melhor desempenho.

- Atualize. Certifique-se de que seus drivers, apps e OS estejam atualizados para o melhor desempenho possível.

12 minutos atrás, joel.cachioli disse:

O Corel é x86 ou ARM?

Se não for uma versão pra ARM, vc está basicamente rodando uma emulação dentro de outra.

Bingo, obrigado esse sim é um conselho sensato, qual sua versão @Micheli Barcello?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando o CorelDRAW 2023 juntamente com Parallels

No caso tenho um Macbook M2 ( ARM ) acredito que o Corel é x64, logo estou emulando o Windows Arm no Parallels e ele ainda ta emulando um sistma x64 para rodar o Corel ?

Tem como deixar mais rapido ou é isso mesmo e nâo tem o que fazer ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Micheli Barcello disse:

acredito que o Corel é x64, logo estou emulando o Windows Arm no Parallels e ele ainda ta emulando um sistma x64 para rodar o Corel ?

Tem como deixar mais rapido ou é isso mesmo e nâo tem o que fazer ?

 

6 horas atrás, joel.cachioli disse:

O Corel é x86 ou ARM?

Se não for uma versão pra ARM, vc está basicamente rodando uma emulação dentro de outra.

Vamos pedir ajuda dos Universitários, o que acha @joel.cachioli?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Antonio_M_A_S disse:

 

Vamos pedir ajuda dos Universitários, o que acha @joel.cachioli?

pois é. O Windows ARM já faz milagre rodando um app x86. Dentro de uma instância virtualizada é bruxaria. Agora tentar tudo isso usando Corel é forçar a amizade. Ele, por si só, já é pesado rodando nativamente hehehehe

Infelizmente não tem muito o que fazer, mano. A única alternativa que pensei é tentar rodar o Corel direto no macOS, via Crossover Office: https://www.codeweavers.com/crossover

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, joel.cachioli disse:

Infelizmente não tem muito o que fazer, mano. A única alternativa que pensei é tentar rodar o Corel direto no macOS, via Crossover Office: https://www.codeweavers.com/crossover

Boa viu @Micheli Barcello, obrigado @joel.cachioli

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, o Corel é ruim desde quando fiz faculdade, desde ali 2009 hahahaha... eu sinceramente não sei pq esse troço ainda existe e pq as pessoas usam (ta, sei que muitos trabalhos exigem, tem empresas e principalmente gráficas que não largam nem a pau... mas poxa... Illustrator roda tão bem e tem sido melhor ainda no Macs ARM)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Micheli Barcello disse:

É devido as plug-ins

Preciso de um nesting, no corel tem o eCut :)

Cross over não tem como instala os plugins

Estou vendo que o melhor mesmo é continuar com windows :(

Eu entendo bem como é isso, eu aqui sou obrigado também a ficar com um Macbook antigo pelo simples fato de um programa que as editoras usam pra fazer formulas matemáticas, só funciona em 32bits, e desde o Catalina só roda aplicação 64bits... show né 😅

O que vc pode fazer, se vc só precisa do Corel pra uma coisa ou outra (tipo sei lá, uns 30% do seu  tempo de trabalho) é exatamente o que eu to fazendo aqui, hoje uso um Macbook Pro 2008 doado, que uso o AnyDesk pra acessar ele remotamente e fazer tudo o que preciso, ou seja, não preciso ficar trocando de tela, mouse, teclado e etc, só abro o AnyDesk e conecto no Macbook, faço as formulas, edito, formato e etc, exporto tudo e transfiro pro meu Macbook Air e dai continuo meu trabalho.

No seu caso as vezes vale algum Computador antigo, notebook ou até mesmo aqueles Mini Pcs que vendem por ai só pra rodar o Windows com o Corel, e assim vc mantem os dois. 

Agora se seu trabalho é puramente com o Corel ai num tem muito pra onde correr mesmo.. é ficar no Windows 😪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, LeBaldi disse:

Olha, o Corel é ruim desde quando fiz faculdade, desde ali 2009 hahahaha... eu sinceramente não sei pq esse troço ainda existe e pq as pessoas usam (ta, sei que muitos trabalhos exigem, tem empresas e principalmente gráficas que não largam nem a pau... mas poxa... Illustrator roda tão bem e tem sido melhor ainda no Macs ARM)

O Corel continua muito ruim e o pior que muitas gráficas só aceitam arte feita em CDR aí a gente fica refém dele. No Windows já é ruim mas no Mac é 10x pior. Brabo que a assinatura dele é 1.600 reais/ano ou 3.200 compra única (dá vontade de rir) - a empresa não tem nem vergonha de cobrar esses valores por uma porcaria de software. O mínimo que eles deveriam fazer era uma versão pra macOS com desempenho decente.

Eu faço assim, deixo um notebook Windows só pra instalar essas tranqueiras.

Editado por João Lucas Almeida
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, João Lucas Almeida disse:

e o pior que muitas gráficas só aceitam arte feita em CDR

Isso ainda acontece? Lembro de ser um problema 10 anos atrás, mas já faz bastante tempo que não encontro uma gráfica que não aceite PDF aberto. Se me pedir vou dar risada e procurar outra gráfica...

Quanto ao plugin obscuro que só existe pra Corel, aí realmente se não tem alternativa, não tem alternativa...

6 horas atrás, LeBaldi disse:

Illustrator roda tão bem e tem sido melhor ainda no Macs ARM)

"Tão bem" já é exagero hehehe
Apesar de usar todos os dias, não vejo a hora da Adobe ser substituída por algo melhor no mercado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilizo um plugin chamado eCut para fazer nesting dos vetores e um plugin chamado rdl para gerar o codigo para a maquina ler e trabalhar,

Ambos plug-ins estão disponíveis somente para o Windows.

Já pensei em usar o Corel do macos e posteriormente quando for fazer nesting ou gerar o codigo de corte, abrir um corel no parallels para isso, mas acredito que vai dar mais trabalho que apenas fica no windows, uma pena porque gostei bastante o sistema do mac, mas isso vai dificultar minha vida.

Uma duvida, quando eu instalo o windows 11 arm com parallels, eu preciso instalar os drives ( por exemplo com iobit ) ou já vem tudo instalado ?

Agradeço imensamente a ajuda que estão me dando :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, João Lucas Almeida disse:

O Corel continua muito ruim e o pior que muitas gráficas só aceitam arte feita em CDR aí a gente fica refém dele. No Windows já é ruim mas no Mac é 10x pior. Brabo que a assinatura dele é 1.600 reais/ano ou 3.200 compra única (dá vontade de rir) - a empresa não tem nem vergonha de cobrar esses valores por uma porcaria de software. O mínimo que eles deveriam fazer era uma versão pra macOS com desempenho decente.

Eu faço assim, deixo um notebook Windows só pra instalar essas tranqueiras.

Nossa o que já briguei com gráfica que o ser me abre o PDF no Corel e manda imprimir vc num tem noção huahuahuauha... uma vez tinha um trabalho que era tudo cheio de transparências, marca d'água... tinha todo um trabalho pra criar uma profundidade no papel... mandei imprimir... peguei e nem vi... quando fui organizar as coisas que fui dar uma olhada TODA a transparencia se perdeu, ficou um borrão chapado que não se entendia nada! 😡... pensa na fera que voltei lá hahahaha

2 horas atrás, rott disse:

Isso ainda acontece? Lembro de ser um problema 10 anos atrás, mas já faz bastante tempo que não encontro uma gráfica que não aceite PDF aberto. Se me pedir vou dar risada e procurar outra gráfica...

Quanto ao plugin obscuro que só existe pra Corel, aí realmente se não tem alternativa, não tem alternativa...

"Tão bem" já é exagero hehehe
Apesar de usar todos os dias, não vejo a hora da Adobe ser substituída por algo melhor no mercado...

Olha tudo o que já usei aqui, tanto ele quanto InDesign que faço uso mais maciço, ele é estupidamente mais rápido do que eu tinha no Windows, já começa pelo preview que consigo rodar de boa com o preview em Full... Windows e nos Hackintoshs q eu tinha sempre tinha q ser no Fast Preview se não tudo travava hahahaha... e olha que meu Airzinho aqui é bem de entrada

2 horas atrás, Micheli Barcello disse:

Utilizo um plugin chamado eCut para fazer nesting dos vetores e um plugin chamado rdl para gerar o codigo para a maquina ler e trabalhar,

Ambos plug-ins estão disponíveis somente para o Windows.

Já pensei em usar o Corel do macos e posteriormente quando for fazer nesting ou gerar o codigo de corte, abrir um corel no parallels para isso, mas acredito que vai dar mais trabalho que apenas fica no windows, uma pena porque gostei bastante o sistema do mac, mas isso vai dificultar minha vida.

Uma duvida, quando eu instalo o windows 11 arm com parallels, eu preciso instalar os drives ( por exemplo com iobit ) ou já vem tudo instalado ?

Agradeço imensamente a ajuda que estão me dando :)

Drivers de que exatamente?Se for de acessórios tem que fazer tudo igual, agora questão de display, audio e etc são os drivers de virtualização do Parallels mesmo e ele já instala tudo de boa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LeBaldi disse:

Windows e nos Hackintoshs q eu tinha sempre tinha q ser no Fast Preview se não tudo travava hahahaha... e olha que meu Airzinho aqui é bem de entrada

Ah, meu comentário nem foi em comparação com a versão de Windows não, isso não duvido que seja melhor no Mac. Para mim pessoalmente é melhor no Windows pois meu desktop é infinitamente superior em hardware ao meu Mac (que é igual ao seu, o Air M1 de entrada, mas sem o mod). Entao no meu caso o de Windows é melhor, mas acredito 100% que se meu Mac tivesse os mesmos specs do meu desktop, provavelmente estaria ganhando (porém custando 5x o preço hahah).

Meu comentário é referente à performance (e solução de bugs) dos apps da Adobe como um todo, independente de SO. Já faz tempo que eles pecam em otimização, e tem bugs no PS, AI e ID que já fizeram tantos aniversários sem receber correção que já devem ter título de eleitor e CNH a essa altura.

Juntando isso com a política de assinaturas da Adobe sem opção de comprar licença, só me faz torcer pra surgir outro player no mercado que realmente substitua. Mas enquanto isso, seguimos na Adobe :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilizo um plugin chamado eCut para fazer nesting dos vetores e um plugin chamado rdl para gerar o codigo para a maquina ler e trabalhar,

Ambos plug-ins estão disponíveis somente para o Windows.

Já pensei em usar o Corel do macos e posteriormente quando for fazer nesting ou gerar o codigo de corte, abrir um corel no parallels para isso, mas acredito que vai dar mais trabalho que apenas fica no windows, uma pena porque gostei bastante o sistema do mac, mas isso vai dificultar minha vida.

Uma duvida, quando eu instalo o windows 11 arm com parallels, eu preciso instalar os drives ( por exemplo com iobit ) ou já vem tudo instalado ?

Agradeço imensamente a ajuda que estão me dando :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/07/2023 at 08:44, joel.cachioli disse:

pois é. O Windows ARM já faz milagre rodando um app x86. Dentro de uma instância virtualizada é bruxaria. Agora tentar tudo isso usando Corel é forçar a amizade. Ele, por si só, já é pesado rodando nativamente hehehehe

Infelizmente não tem muito o que fazer, mano. A única alternativa que pensei é tentar rodar o Corel direto no macOS, via Crossover Office: https://www.codeweavers.com/crossover

Também concordo, deve ter pouca memória RAM permitida para o Windows. Diria que emular x86_64 dentro da virtualização exige bastante da máquina. Pode ser que um Mac com 16GB de RAM consiga melhorar isso, mas partindo do princípio que você não pode fazer upgrade nem trocar o Mac, tente trocar o modo coerência por tela cheia no Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...