Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Impressões: Carlinkit 4 (permite deixar seu CarPlay sem fio)


bk9

Posts Recomendados

Olá pessoal,

Gostaria de contribuir com a comunidade deixando uma análise bem simples e tirar dúvidas sobre um produto que eu achava não funcionar bem mas que a realidade se mostrou bem diferente e está sendo uma mão na roda.

Eu tenho um carro compatível com CarPlay, porém com fio, e há anos queria ter a habilidade de simplesmente entrar no carro e não precisar tirar o iPhone do bolso. Como eu dirijo com frequência, seria conveniente ter essa capacidade, porém no passado lembro que os periféricos que faziam essa função não eram bem avaliados e resolvi não gastar meu dinheiro.

Recentemente fui procurar como estava esse mercado de adaptadores de novo e me deparei com um cenário diferente, onde em alguns fóruns vi pessoas recomendando e dizendo que agora sim, eles estavam funcionando bem. O que mais se encaixou nas minhas necessidades e recebi recomendação foi o Carlinkit 4, que comprei no AliExpress (cerca de R$297, vou deixar o link no final da página da loja que comprei).

Vamos ao produto:

33044F89-4804-4354-9B70-B9E8FA8247E1.jpeg

É uma caixa pequena que se conecta na entrada USB do seu carro. E é somente isso. Depois de conectar o aparelho no carro, somente na primeira vez você seleciona o dispositivo bluetooth no seu iPhone e ele, a partir daí, conecta automaticamente todas as vezes que ligar o veículo. Não precisa apertar nenhum botão, mexer na tela do carro, nem nada. É automático e bem rápido.

Em média o tempo pra ele se conectar é de 15 seg a partir do momento que você liga a ignição do carro. É o tempo que eu levo para ligar o carro sem dar partida, pro próprio sistema de multimídia do carro ligar e colocar o cinto. Na hora de dar partida ele já está conectado. É bem conveniente.

Eu deixo ele no porta trecos entre os bancos frontais para escondê-lo e não interfere em nada na conexão.

80065A42-7AD1-467D-9762-EF22ED83BB3B.jpeg

Ele tem um lag bem pequeno ao mexer na interface, mas nada que atrapalhe (e eu ainda sou exigente com isso). Talvez em outros carros com conexão sem fio o lag seja parecido. Siri também funciona muito bem, sem lag perceptível. Em resumo, o uso da interface para mim é muito próximo de se usar com cabo.

Outro ponto positivo para mim é o fato de não precisar deixar o telefone toda hora conectado no cabo carregando, esquentar e acabar degradando a bateria. Troquei recentemente de um X para um 14 Pro, e o X ficava direto ligado no cabo. Somando isso ao fato de que o telefone esquentava já para fazer as atividades cotidianas, a bateria acabou degradando bem mais rápido do que imaginava (se não estou enganado, foi de 100 para 88% em um ano, isso depois de ter feito a troca original na Apple).

No geral estou extremamente satisfeito e recomendo a aquisição.

Link de onde comprei (não recebo nada por isso): https://a.aliexpress.com/_mKhPfVo

Editado por bk9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bk9 obrigado pelo conteúdo, faz anos que venho querendo testar um treco desses, pois passo pelo mesmo problema de ter ligar por cabo; saberia me dizer se ele passar som de alta resolução com Apple Music?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/02/2023 at 11:18, bk9 disse:

Eu não sei como garantir que o som que está saindo é de alta resolução. Se me mostrar, posso testar, mesmo não tendo o Apple Music (tento assinar o período gratuito).

@bk9

No app Apple Music, mostra a resolução logo abaixo, do slide pra adiantar a faixa, se não aparece nada é baixa resolução, segue abaixo os dois exemplos:

 

WhatsApp Image 2023-02-09 at 11.39.38.jpeg

WhatsApp Image 2023-02-09 at 11.40.02.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, bk9 disse:

Ok, vou ver se consigo testar e posto os resultados.

Agradeço demais a boa vontade, faz tempos que venho querendo comprar um dispositivo desses, parece ser muito prático...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Antonio_M_A_S disse:

Agradeço demais a boa vontade, faz tempos que venho querendo comprar um dispositivo desses, parece ser muito prático...

Eu prefiro usar conectado no cabo mesmo pois fica carregando.

Sem fio + Android auto já acho que drena a bateria do cel mt rápido.

Vejo vantagem para pessoas que utilizam em trajetos curtos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, fabiowap disse:

Eu prefiro usar conectado no cabo mesmo pois fica carregando.

Sem fio + Android auto já acho que drena a bateria do cel mt rápido.

Vejo vantagem para pessoas que utilizam em trajetos curtos.

se vc entra e sai do carro mil vezes, acho que deve ser muito bom que a conexão seja toda automática e sem fio; para viagens longas talvez o fio seja melhor; no meu caso prefiro o som de alta resolução, talvez funcione apenas no cabo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já testei na minha central q tenho usar sem fio e com fio.. no final prefiro sempre com fio exatamente por conta da bateria... sem fio ele come uma bateria violenta... já com fio pelo menos ele mantem a carga... e raras as vezes q ele esquenta (aconteceu muito em uma versão do iOS mas na ultima resolveu)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LeBaldi disse:

Eu já testei na minha central q tenho usar sem fio e com fio.. no final prefiro sempre com fio exatamente por conta da bateria... sem fio ele come uma bateria violenta... já com fio pelo menos ele mantem a carga... e raras as vezes q ele esquenta (aconteceu muito em uma versão do iOS mas na ultima resolveu)

@LeBaldi sabe se toca alta resolução:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/02/2023 at 14:51, Antonio_M_A_S disse:

Agradeço demais a boa vontade, faz tempos que venho querendo comprar um dispositivo desses, parece ser muito prático...

Antonio, infelizmente tentei de tudo mas não consegui assinar o Apple Music sem custo 😕. Se souber de alguma forma de assinar gratuitamente, ou outro app que faça esse teste, posso fazer pra você sem problema.

 

Em 10/02/2023 at 16:30, Antonio_M_A_S disse:

se vc entra e sai do carro mil vezes, acho que deve ser muito bom que a conexão seja toda automática e sem fio; para viagens longas talvez o fio seja melhor; no meu caso prefiro o som de alta resolução, talvez funcione apenas no cabo...

Esse é exatamente meu caso. No dia-a-dia não notei diferença de consumo de bateria ainda, mas supera e muito a necessidade de ter que ficar conectando toda hora.

A cada dia que passa gosto mais dele. Como a Apple costuma deixar todos seus produtos com a máxima conveniência possível, somente o fato de entrar no carro e já sair usando… pagaria até mais caro pra falar a verdade hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, bk9 disse:

Antonio, infelizmente tentei de tudo mas não consegui assinar o Apple Music sem custo 😕. Se souber de alguma forma de assinar gratuitamente, ou outro app que faça esse teste, posso fazer pra você sem problema.

 

Esse é exatamente meu caso. No dia-a-dia não notei diferença de consumo de bateria ainda, mas supera e muito a necessidade de ter que ficar conectando toda hora.

A cada dia que passa gosto mais dele. Como a Apple costuma deixar todos seus produtos com a máxima conveniência possível, somente o fato de entrar no carro e já sair usando… pagaria até mais caro pra falar a verdade hehe.

Que pena n, seria uma experiência interessante...

Apple Music, se vc já foi assinante alguma vez na vida, mesmo que só experiência, só aceita novo período de teste em outro email, outro id...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Nossa mano que interessante! Será se funcionaria em multimídia nativa do carro? Tipo a MyLink da Chevrolet? Pq meu no meu carro só funciona sem fio nos modelos mais completos, intermediário igual ao meu, só com cabo! Seria interessante no dia a dia usar sem fio e em viagens com fios! Ou dar um jeito de instalar aqueles carregadores wireless no porta copos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/03/2023 at 00:50, mtsmauricio disse:

Nossa mano que interessante! Será se funcionaria em multimídia nativa do carro? Tipo a MyLink da Chevrolet? Pq meu no meu carro só funciona sem fio nos modelos mais completos, intermediário igual ao meu, só com cabo! Seria interessante no dia a dia usar sem fio e em viagens com fios! Ou dar um jeito de instalar aqueles carregadores wireless no porta copos!

Oi Maurício. O intuito é justamente esse, tornar o CarPlay que já existe no seu carro, que é cabeado, para wireless.

Se o carro ainda não tiver o CarPlay, a pessoa precisa comprar outro tipo de dispositivo, esse só tira a necessidade do cabo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Adicionando uma informação sobre consumo de bateria.

Não tinha de fato testado o quanto o CarPlay wireless consumia de bateria, e resolvi fazer um teste.

Estava em viagem e depois de 38 min me surpreendeu ele não ter consumido nada de bateria, nem 1%.

- 38 min de estrada

- Waze e podcast rodando o tempo todo

- sem sinal de celular ~ 70% do trajeto (ou seja ainda ficou buscando sinal)

- usei muito pouco o celular

IMG_2107.png

IMG_2105.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 08/02/2023 at 11:02, Antonio_M_A_S disse:

@bk9 obrigado pelo conteúdo, faz anos que venho querendo testar um treco desses, pois passo pelo mesmo problema de ter ligar por cabo; saberia me dizer se ele passar som de alta resolução com Apple Music?

Antônio, eu ganhei uns meses grátis de Apple Music e testei sobre ele tocar as faixas em Dolby Atmos e Lossless.

Minha experiência tem sido essa:

Quando toco um áudio que só possui versão Lossless (e não Dolby Atmos), o ícone aparece quando toco no CarPlay (porém não sei te dizer se ele está tocando lossless ou não).

Agora quando é uma música com Dolby Atmos, ele não toca nessa qualidade pois o ícone some.

O engraçado é que o ícone do Lossless também não aparece, mas nesse caso estou achando que é mal fucionamento do aplicativo, pois mesmo com os AirPods Pro quando baixo a música desabilitando a versão Dolby Atmos a versão lossless desaparece.

Se tiver mais alguma dúvida é só perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...