Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Superaquecimento Macbook air


Gabriella Huzyk

Posts Recomendados

Olá!

Eu tenho um macbook air 2015, com processador intel 5250u de 1.6ghz, placa de vídeo intel graphics 6000 e memória RAM de 8GB.

Eu gosto de jogar the sims 4, esse é o unico jogo que eu jogo, e quando rodo o jogo consigo jogar com gráficos bons, mas o processador atinge a temperatura de 100°, e fica entre 90 e 100 durante todo o tempo de jogo, e a CPU fica em 120% de atividade.

Fiz a troca da pasta termica e limpeza recentemente, mas mesmo assim a temperatura continua atingindo 100°.

Embora eu consiga jogar, fico preocupada com a temperatura e uso do processador. Por isso gostaria de entender se esses valores oferecem riscos para o macbook no sentido de funcionamento. Poderiam me ajudar?

 

Não quero causar problemas nele por conta do uso excessivo. 😥

Editado por Gabriella Huzyk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu modelo não possui placa de vídeo dedicada, ou seja, o processamento gráfico também fica a cargo do processador, e todo esse processamento pode sim levar esse modelo aos 100.C nessas tarefas mais exigentes, como jogar.

Você deveria se preocupar se o computador estivesse desligando sozinho e abruptamente, mas se você consegue jogar sem travamentos excessivos e a temperatura fica nessa máxima, é porque a máquina está conseguindo lidar. Não é a temperatura ideal de funcionamento, mas também não é nada do outro mundo.

O problema é ficar nessa temperatura por longos períodos de tempo sem uma folga, mas se você joga esporadicamente não precisa se preocupar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, como você mesma relatou, por ser um Mac um pouco "Antigo" apesar de tudo.

Meu conselho é: Ao trocar a pasta térmica, prefira as de prata, as de melhor qualidade para dissipar o calor no Mac.

Segue o link de uma: https://www.amazon.com.br/Pasta-Térmica-Desempenho-Snowdog-Husky/dp/B09CT8T7CQ

Outro ponto, se ele esquenta ao jogar e não engasga, experimente comprar um cooler externo para o Mac, assim vai melhorar a vida útil do mesmo, resfriamento nunca é demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Seu modelo não possui placa de vídeo dedicada, ou seja, o processamento gráfico também fica a cargo do processador, e todo esse processamento pode sim levar esse modelo aos 100.C nessas tarefas mais exigentes, como jogar.

Você deveria se preocupar se o computador estivesse desligando sozinho e abruptamente, mas se você consegue jogar sem travamentos excessivos e a temperatura fica nessa máxima, é porque a máquina está conseguindo lidar. Não é a temperatura ideal de funcionamento, mas também não é nada do outro mundo.

O problema é ficar nessa temperatura por longos períodos de tempo sem uma folga, mas se você joga esporadicamente não precisa se preocupar.

Obrigada pela resposta! 

Ele não trava nada mesmo, nem desliga. 

Meu tempo de jogo é de ate 2 hrs e 30 min mais o menos, mas isso é nos finais de semana.

24 minutos atrás, Matheus O. disse:

Bom, como você mesma relatou, por ser um Mac um pouco "Antigo" apesar de tudo.

Meu conselho é: Ao trocar a pasta térmica, prefira as de prata, as de melhor qualidade para dissipar o calor no Mac.

Segue o link de uma: https://www.amazon.com.br/Pasta-Térmica-Desempenho-Snowdog-Husky/dp/B09CT8T7CQ

Outro ponto, se ele esquenta ao jogar e não engasga, experimente comprar um cooler externo para o Mac, assim vai melhorar a vida útil do mesmo, resfriamento nunca é demais.

Obrigada pela resposta.

Eu tinha comprado uma pasta barateza, a hy 510 da Thermal Grease. Talveze não tenha sido uma boa escolha rsrs. Vou comprar essa que você indicou. Vou olhar também o cooler externo pois não queria trocar esse mac por outro pc so por causa do jogo. Valeu!

Editado por Gabriella Huzyk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc pode tentar dar uma diminuída nessas temps fazendo um thermal pad mod, ou seja, colocar um thermalpad no final do heatpipe pra ele além de trocar calor pelas aletas, ele tbm jogar o calor pra tampa traseira. Eu mesmo tenho no meu Air M1 e ajuda MUITO… eu não achei pro seu 2015 em específico… mas a ideia seria como nessa foto que é um Pro 2015

images?q=tbn:ANd9GcS5g2yEAALPLc1L_Xg0Y1Z

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Gabriella Huzyk disse:

Obrigada pela resposta! 

Ele não trava nada mesmo, nem desliga. 

Meu tempo de jogo é de ate 2 hrs e 30 min mais o menos, mas isso é nos finais de semana.

Eu não me preocuparia.

A dica dos colegas acima é válida pra ajudar a dissipar melhor o calor, tentar usar um outro tipo de pasta térmica, usar um cooler externo, adicionar thermalpads aos heatpipes, mas digo por experiência que vai ser bem difícil você fugir dessa temperatura, ouso dizer que pode não diminuir um grau sequer na temperatura média durante a execução do jogo, porque na real era pra exceder bem mais que 100.C, e a máquina diminui o clock do processador e coloca a(s) ventoinha(s) na velocidade máxima pra manter a temperatura máxima estipulada pelo fabricante do chip.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma opinião um pouco diferente com relação a confiar nesta parte do projeto da Apple sobre arrefecimento.

Não por ser Eng. Mecânico e ter estudado "Materiais" e "Termodinâmica, mas sempre fui curioso antes de ter feito engenharia. E no caso dos projetos de arrefecimento dos Macs da Apple sempre percebi, desde o meu iMac 2011, que a Apple sempre tentou trabalhar equilibradamente o "Ruído" e a "Velocidade da(s) Ventoinha(s)".

Quando comprei meu iMac 2011 comecei a pesquisar e ler em fóruns como este, e me deparei com uma grande quantidade de usuários com problemas de queima de CPU e GPU, e analisando meu iMac percebi aquele equilíbrio que citei anteriormente como (Ruído x Velocidade da(s) Ventoinha(s)). 

Esse equilíbrio é o conforto auditivo equilibrado com o arrefecimento, e é o que ocorre em qualquer Mac, quando o processamento é exigido, entra(m) a(s) ventoinha(s) com uma velocidade calculada de acordo com as temperaturas da CPU e GPU, ou só da CPU quando não há GPU dedicada.

Então pensei sobre a questão das queimas crônicas dos iMacs: "E se o sensor de temperatura (Termístor) estiver lendo uma temperatura errada, por exemplo, ter perdido sua tolerância por algum tipo de defeito, ou por estar "mascarado" por acúmulo de poeira ? Como evitar ?

Pesquisando encontrei alguns aplicativos que tem o poder de dar um "overrride" no sistema automático de controle da da(s) ventoinha(s), programando o controle delas como você achar melhor.

Encontre o "iStat Menus" e desde 2012 o utilizo no meu iMac e em outro Mac que tenho.

Como esse software me dá o poder de controlar a(s) Ventoinha(s), posso nele mesmo programar faixas percentuais de velocidade automaticamente ou manualmente, quando sentir temperaturas altas na CPU e GPU, através do mostrador de temperatura que ele te mostra na "Barra de Menus", e com isso evitar qualquer risco da queima de uma CPU e (ou) GPU.

Depois que criei esse "modus operandi" passei a trabalhar mais tranquilo, e como exemplo, enquanto já li inúmeros relatos de iMacs de 2011 até 2020 queimados pelas suas CPU/GPU, esse meu iMac, já com 11 anos segue funcionando perfeitamente sem nunca ter tido problema algum.

Sobre MacBooks, acho igualmente arriscado, deixar o sistema de ventoinhas no padrão Apple, e com um agravante: Pegando o exemplo MacBook Air da minha esposa, principalmente mulheres, tendem a utilizar os MacBooks no colo, e ao colocar o Mac no colo você pode obstruir aquela parte preta entre a tela e o teclado, onde ocorre a troca de calor. Fora que a parte de baixo do MacBook, a tampa inferior, também serve para trocar calor com o ambiente, por isso que as 4  borrachinhas da tampa inferior tem 2 funções numa mesa, 1ª de firmar evitando deslizar, e 2ª dar uma pequena folga entre a tampa inferiror e a mesa para que a tampa inferior troque calor com o ambiente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Engemec disse:

Eu tenho uma opinião um pouco diferente com relação a confiar nesta parte do projeto da Apple sobre arrefecimento.

Não por ser Eng. Mecânico e ter estudado "Materiais" e "Termodinâmica, mas sempre fui curioso antes de ter feito engenharia. E no caso dos projetos de arrefecimento dos Macs da Apple sempre percebi, desde o meu iMac 2011, que a Apple sempre tentou trabalhar equilibradamente o "Ruído" e a "Velocidade da(s) Ventoinha(s)".

Quando comprei meu iMac 2011 comecei a pesquisar e ler em fóruns como este, e me deparei com uma grande quantidade de usuários com problemas de queima de CPU e GPU, e analisando meu iMac percebi aquele equilíbrio que citei anteriormente como (Ruído x Velocidade da(s) Ventoinha(s)). 

Esse equilíbrio é o conforto auditivo equilibrado com o arrefecimento, e é o que ocorre em qualquer Mac, quando o processamento é exigido, entra(m) a(s) ventoinha(s) com uma velocidade calculada de acordo com as temperaturas da CPU e GPU, ou só da CPU quando não há GPU dedicada.

Então pensei sobre a questão das queimas crônicas dos iMacs: "E se o sensor de temperatura (Termístor) estiver lendo uma temperatura errada, por exemplo, ter perdido sua tolerância por algum tipo de defeito, ou por estar "mascarado" por acúmulo de poeira ? Como evitar ?

Pesquisando encontrei alguns aplicativos que tem o poder de dar um "overrride" no sistema automático de controle da da(s) ventoinha(s), programando o controle delas como você achar melhor.

Encontre o "iStat Menus" e desde 2012 o utilizo no meu iMac e em outro Mac que tenho.

Como esse software me dá o poder de controlar a(s) Ventoinha(s), posso nele mesmo programar faixas percentuais de velocidade automaticamente ou manualmente, quando sentir temperaturas altas na CPU e GPU, através do mostrador de temperatura que ele te mostra na "Barra de Menus", e com isso evitar qualquer risco da queima de uma CPU e (ou) GPU.

Depois que criei esse "modus operandi" passei a trabalhar mais tranquilo, e como exemplo, enquanto já li inúmeros relatos de iMacs de 2011 até 2020 queimados pelas suas CPU/GPU, esse meu iMac, já com 11 anos segue funcionando perfeitamente sem nunca ter tido problema algum.

Sobre MacBooks, acho igualmente arriscado, deixar o sistema de ventoinhas no padrão Apple, e com um agravante: Pegando o exemplo MacBook Air da minha esposa, principalmente mulheres, tendem a utilizar os MacBooks no colo, e ao colocar o Mac no colo você pode obstruir aquela parte preta entre a tela e o teclado, onde ocorre a troca de calor. Fora que a parte de baixo do MacBook, a tampa inferior, também serve para trocar calor com o ambiente, por isso que as 4  borrachinhas da tampa inferior tem 2 funções numa mesa, 1ª de firmar evitando deslizar, e 2ª dar uma pequena folga entre a tampa inferiror e a mesa para que a tampa inferior troque calor com o ambiente.

 

Infelizmente isso é um mal de todo notebook... os caras esperam esquentar pra valer pra de fato subir a rotação... eu tenho um Notebook LG de 2011 tbm que era exatamente assim... ele só subia de verdade a rotação quando o CPU chegava em 95C... só q em 97C ele desligava... era ridiculo pq nem dava tempo de começar a baixar... e pra piorar a BIOS dele é hibrida e não tem nenhum meio de controlar esse cooler manualmente... então no meu caso tive que limitar o clock do CPU pra ele não subir tanto

Outro detalhe muito comum nessa época de 2010/2011 é que foi uma mudança na solda, partindo a usar a nova solda ecologica, só que até então não se tinha ideia de que ela necessitaria de um pouco mais de material do q a solda antiga... então além do aquecimento exagerado se criava esse problema de solda fria... pode ver a quantidade de Macs com Radeon que dava pau... assim como notebooks principalmente os HPs que começavam a perder conexão do Wifi... depois começava a dar artefado gráfico na tela até que nem ligava mais... e tudo problema de solda

Quanto a usar no colo já tem muitos notebooks que resolveram isso usando entrada de ar pelo teclado, esse meu LG mesmo era uma "feature inovadora" que eles adoravam falar na época... pois mesmo ele em cima da cama... tinha como puxar o ar pelo vão das teclas... e não tinha buracos embaixo dele... alias essa solução tbm foi bastante usada nos macbooks

E da tampa inferior vc consegue transferir calor mesmo mas se fizer o mod com thermal pad ligando as peças à carcaça... originalmente nada encosta nela... o q esquenta é basicamente o calor dentro do case que esquenta ela... mas nada efetivo pra troca de calor em si... eu mesmo fiz esse mod e baixou bastante a temperatura, principalmente eu que uso o meu Air M1 fechado preferi fazer isso pra jogar o calor pra tampa ao inves de ter o calor concentrado acima do teclado e muito proximo da tela fria fechada

 

Enfim... no caso da moça mesmo é complicado pq todo mod ou algo que se faça só vai segurar inicialmente... inevitavelmente depois de 30min por exemplo ele vai esquentar... a não ser que ela limite bastante o clock do processador e já deixe o cooler bem rápido... outra coisa teria que ver se a unidade dela aceita undervolt, esse sim reduz MUITO o calor gerado exatamente pq vc baixa a voltagem dentro da margem de segurança original

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ótimo já ter trocado a pasta térmica! Eu tive o MacBook Pro 2011 i7 de 17" , que deu problema 7 anos depois no aquecimento da GPU que não é a interna, então consegui desativar via software ao invés de fazer rebaling. 

No meu caso, usei sempre um suporte que deixava ele inclinado e no alto. Usando mouse, trackpad e teclado todos externos. Isso deu uma longevidade na máquina e uso ela até hoje depois de 11 anos ! 

Um suporte / stand que já o eleve da mesa e possa até contar com um ar condicionado Nesse momento sobre ele , seria muito bom também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...