Lucas Toshio Loschner Fujiwara Postado 28 de outubro de 2022 Denunciar Compartilhar Postado 28 de outubro de 2022 Olá, pessoal, ano passado comprei pela primeira vez um Mac (Air M1 16GB 1TB) depois de muita "propaganda de amigos", e apesar da experiência com o produto ter sido muito boa, o controle de qualidade e suporte me parecem péssimos. Vim deixar o relato e compartilhar informações do meu caso, aceito sugestões também. Comprei na Americanas, e assim que chegou, o computador estava com vários dead pixels (nas 3 unidades, sendo a minha 16GB 1TB dourado e outras 2 de entrada pratas, que comprei como presente). Enviei para reparo prontamente (2 dias após receber), pensei em mandar pra loja, mas com eles normalmente demais e a garantia da apple da apple já vale desde o dia 1 (e não somente após a garantia legal com a loja). Pois bem, fui direcionado à iPlace mais próxima e deixei lá, reconheceram o defeito e em 8 dias estava arrumado (troca de tela). 6 meses depois, a tela apresenta problemas novamente, repito o procedimento e deixo a iPlace, e dessa vez foi resolvido em apenas 2 dias, trocando a tela novamente. 5 meses depois (11 meses da compra), já perto do término da garantia, a tela apresenta problemas mais uma vez, e novamente deixo o aparelho na iPlace, iPlace reconhece o defeito, emite nota fiscal do reparo, mas nada de terminar o reparo. Ao completar 31 dias desde que deixei o Mac lá pela última vez, antes mesmo de eu ligar, a iPlace me liga e diz que a peça estava atrasada pra chegar e que tenho direito a um aparelho novo. Falo pra eles que não quero receber outro aparelho, apenas reembolso (conforme CDC) e para eles me enviarem um e-mail formalizando o ocorrido (atraso no reparo). Entrei em contato com a Apple logo em seguida, passei 1h30 no telefone, expliquei a situação, forneci tudo que tinha, nota fiscal, ordem de serviço de todos os reparos (entrada e saída) no iPlace, e-mail do iPlace informando que o reparo havia excedido os 30 dias, nota fiscal dos reparos e tudo o mais. Vale lembrar também que o Mac está registrado no meu nome desde a data da compra (e em acordo com a NF), e que os reparos na iPlace geram um Dispatch ID (além da ordem de serviço) que é consultável no site da Apple e mostra o serial do produto e datas do reparo, ou seja, a própria Apple tem ciência das datas do atraso no reparo, da propriedade e posse do aparelho. Enfim... a atendente me disse que o pedido iria pra análise e que poderia ter um resultado de 3 a 6 semanas. Isso realmente me incomodou, não só essa política da Apple simplesmente caga pro cliente que usa o computador no dia a dia pra trabalhar e estudar e já está sem o computador há muito tempo, como também atropela o CDC que diz explicitamente que o cliente tem direito ao reembolso imediato. Falei sobre a lei e a atendente me disse que não poderia fazer nada sobre, e que também não poderia passar o caso para ninguém que pudesse fazer, nem mesmo me escrever por e-mail sobre o prazo. Abri reclamação no PROCON (até o momento completamente ignorada) e formulei uma notificação pra ser enviada via e-mail e AR com um prazo para resposta positiva (que não deve dar em nada, mas preciso ter prova de que a empresa foi notificada caso seja necessário ajuizar ação). Simplesmente lastimável que uma empresa trilionária como a Apple atropele a legislação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
BetoGaleazzo Postado 28 de outubro de 2022 Denunciar Compartilhar Postado 28 de outubro de 2022 3 tentativas de reparo... Prazo superior a 30 dias... Você tem como comprovar tudo e tal... Eu no seu lugar consultaria um advogado pra analisar a viabilidade de uma ação, não só pela restituição mas também por danos morais (?). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
João Lucas Almeida Postado 28 de outubro de 2022 Denunciar Compartilhar Postado 28 de outubro de 2022 Eu aceitaria um MacBook novo. Pela lei você pode optar pela devolução do dinheiro, mas é quase certo que eles vão ficar enrolando até você mudar de ideia ou ir partir pra justiça. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Lucas Toshio Loschner Fujiwara Postado 31 de outubro de 2022 Autor Denunciar Compartilhar Postado 31 de outubro de 2022 Após o CIP do Procon e envio notificação via e-mail e GigaFiles (plataforma da Apple que supostamente gerencia arquivos relacionados à suporte) contendo (novamente) todas as informações, recebi uma ligação e foi dito que o reembolso poderia prosseguir, mas que eu deveria retirar o aparelho da assistência e enviar para a Apple. Confesso que fiquei surpreso por não existir logística entre as assistências e a Apple, também recebi apenas comunicado da iPlace de que o aparelho está disponível para retirada, porém nenhuma instrução para envio dele depois. Não só a falta de informação, mas também transparência, não existe em lugar algum um agregado de informações sobre o caso, é tudo por telefone, mesmo pedindo, não recebi e-mail algum contendo instruções ou pelo menos resumindo o andamento do caso, parece que é tudo na base do 'confia'. Em 28/10/2022 at 12:01, BetoGaleazzo disse: 3 tentativas de reparo... Prazo superior a 30 dias... Você tem como comprovar tudo e tal... Eu no seu lugar consultaria um advogado pra analisar a viabilidade de uma ação, não só pela restituição mas também por danos morais (?). Ainda não parece ser o caso, mas não duvido que escale pra isso. Em 28/10/2022 at 17:59, JoãoLucasSilva disse: Eu aceitaria um MacBook novo. Pela lei você pode optar pela devolução do dinheiro, mas é quase certo que eles vão ficar enrolando até você mudar de ideia ou ir partir pra justiça. Não fui por essa via porque seria o mesmo aparelho, o qual parece ter controle de qualidade péssimo, por isso vou tentar insistir no reembolso, talvez tenha sorte partindo pra MBP 14, mas estou considerando algum XPS (era o que tinha anteriormente e me atendeu muito bem, o maior problema se chamava Intel). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
João Lucas Almeida Postado 31 de outubro de 2022 Denunciar Compartilhar Postado 31 de outubro de 2022 1 hora atrás, Lucas Toshio Loschner Fujiwara disse: Não fui por essa via porque seria o mesmo aparelho, o qual parece ter controle de qualidade péssimo, por isso vou tentar insistir no reembolso, talvez tenha sorte partindo pra MBP 14, mas estou considerando algum XPS (era o que tinha anteriormente e me atendeu muito bem, o maior problema se chamava Intel). Entendo seu lado. Depois de um estresse desse, a gente fica com bronca mesmo do aparelho. Se você não tiver com pressa, vai receber seu reembolso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Lucas Toshio Loschner Fujiwara Postado 9 de novembro de 2022 Autor Denunciar Compartilhar Postado 9 de novembro de 2022 (Update) Não recebi nenhuma informação de envio ainda, entrei em contato com a Apple hoje, mais uma vez, e me disseram que o processo de devolução foi iniciado hoje (2 semanas depois de pedir reembolso, 26/10, e 45 dias depois de deixar o computador na iPlace), e que devo receber essa informação em dois dias, e receberia contato novamente dia 15. Honestamente, isso me parece que fere o Art. 18 inciso II do CDC: Citar § 1º Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha: II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; O que era pra ser imediato tá pra se arrastar pra um mês, e não duvido que vou ter que gastar mais energia pra reembolsarem o valor atualizado (além da própria lei, o valor da nota fiscal definitivamente não compra um Mac com as mesmas especificações). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
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