Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Air M1 com problemas repetidamente, e há mais de 1 mês na assistência


Posts Recomendados

Olá, pessoal, ano passado comprei pela primeira vez um Mac (Air M1 16GB 1TB) depois de muita "propaganda de amigos", e apesar da experiência com o produto ter sido muito boa, o controle de qualidade e suporte me parecem péssimos. Vim deixar o relato e compartilhar informações do meu caso, aceito sugestões também.

Comprei na Americanas, e assim que chegou, o computador estava com vários dead pixels (nas 3 unidades, sendo a minha 16GB 1TB dourado e outras 2 de entrada pratas, que comprei como presente). Enviei para reparo prontamente (2 dias após receber), pensei em mandar pra loja, mas com eles normalmente demais e a garantia da apple da apple já vale desde o dia 1 (e não somente após a garantia legal com a loja). Pois bem, fui direcionado à iPlace mais próxima e deixei lá, reconheceram o defeito e em 8 dias estava arrumado (troca de tela).

6 meses depois, a tela apresenta problemas novamente, repito o procedimento e deixo a iPlace, e dessa vez foi resolvido em apenas 2 dias, trocando a tela novamente.

5 meses depois (11 meses da compra), já perto do término da garantia, a tela apresenta problemas mais uma vez, e novamente deixo o aparelho na iPlace, iPlace reconhece o defeito, emite nota fiscal do reparo, mas nada de terminar o reparo. Ao completar 31 dias desde que deixei o Mac lá pela última vez, antes mesmo de eu ligar, a iPlace me liga e diz que a peça estava atrasada pra chegar e que tenho direito a um aparelho novo. Falo pra eles que não quero receber outro aparelho, apenas reembolso (conforme CDC) e para eles me enviarem um e-mail formalizando o ocorrido (atraso no reparo).

Entrei em contato com a Apple logo em seguida, passei 1h30 no telefone, expliquei a situação, forneci tudo que tinha, nota fiscal, ordem de serviço de todos os reparos (entrada e saída) no iPlace, e-mail do iPlace informando que o reparo havia excedido os 30 dias, nota fiscal dos reparos e tudo o mais. Vale lembrar também que o Mac está registrado no meu nome desde a data da compra (e em acordo com a NF), e que os reparos na iPlace geram um Dispatch ID (além da ordem de serviço) que é consultável no site da Apple e mostra o serial do produto e datas do reparo, ou seja, a própria Apple tem ciência das datas do atraso no reparo, da propriedade e posse do aparelho.

Enfim... a atendente me disse que o pedido iria pra análise e que poderia ter um resultado de 3 a 6 semanas. Isso realmente me incomodou, não só essa política da Apple simplesmente caga pro cliente que usa o computador no dia a dia pra trabalhar e estudar e já está sem o computador há muito tempo, como também atropela o CDC que diz explicitamente que o cliente tem direito ao reembolso imediato.

Falei sobre a lei e a atendente me disse que não poderia fazer nada sobre, e que também não poderia passar o caso para ninguém que pudesse fazer, nem mesmo me escrever por e-mail sobre o prazo.

Abri reclamação no PROCON (até o momento completamente ignorada) e formulei uma notificação pra ser enviada via e-mail e AR com um prazo para resposta positiva (que não deve dar em nada, mas preciso ter prova de que a empresa foi notificada caso seja necessário ajuizar ação). Simplesmente lastimável que uma empresa trilionária como a Apple atropele a legislação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

3 tentativas de reparo... Prazo superior a 30 dias... Você tem como comprovar tudo e tal... Eu no seu lugar consultaria um advogado pra analisar a viabilidade de uma ação, não só pela restituição mas também por danos morais (?).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após o CIP do Procon e envio notificação via e-mail e GigaFiles (plataforma da Apple que supostamente gerencia arquivos relacionados à suporte) contendo (novamente) todas as informações, recebi uma ligação e foi dito que o reembolso poderia prosseguir, mas que eu deveria retirar o aparelho da assistência e enviar para a Apple. Confesso que fiquei surpreso por não existir logística entre as assistências e a Apple, também recebi apenas comunicado da iPlace de que o aparelho está disponível para retirada, porém nenhuma instrução para envio dele depois. Não só a falta de informação, mas também transparência, não existe em lugar algum um agregado de informações sobre o caso, é tudo por telefone, mesmo pedindo, não recebi e-mail algum contendo instruções ou pelo menos resumindo o andamento do caso, parece que é tudo na base do 'confia'.

Em 28/10/2022 at 12:01, BetoGaleazzo disse:

3 tentativas de reparo... Prazo superior a 30 dias... Você tem como comprovar tudo e tal... Eu no seu lugar consultaria um advogado pra analisar a viabilidade de uma ação, não só pela restituição mas também por danos morais (?).

Ainda não parece ser o caso, mas não duvido que escale pra isso.

Em 28/10/2022 at 17:59, JoãoLucasSilva disse:

Eu aceitaria um MacBook novo. Pela lei você pode optar pela devolução do dinheiro, mas é quase certo que eles vão ficar enrolando até você mudar de ideia ou ir partir pra justiça.

Não fui por essa via porque seria o mesmo aparelho, o qual parece ter controle de qualidade péssimo, por isso vou tentar insistir no reembolso, talvez tenha sorte partindo pra MBP 14, mas estou considerando algum XPS (era o que tinha anteriormente e me atendeu muito bem, o maior problema se chamava Intel).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lucas Toshio Loschner Fujiwara disse:

Não fui por essa via porque seria o mesmo aparelho, o qual parece ter controle de qualidade péssimo, por isso vou tentar insistir no reembolso, talvez tenha sorte partindo pra MBP 14, mas estou considerando algum XPS (era o que tinha anteriormente e me atendeu muito bem, o maior problema se chamava Intel).

Entendo seu lado. Depois de um estresse desse, a gente fica com bronca mesmo do aparelho. Se você não tiver com pressa, vai receber seu reembolso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

(Update)

Não recebi nenhuma informação de envio ainda, entrei em contato com a Apple hoje, mais uma vez, e me disseram que o processo de devolução foi iniciado hoje (2 semanas depois de pedir reembolso, 26/10, e 45 dias depois de deixar o computador na iPlace), e que devo receber essa informação em dois dias, e receberia contato novamente dia 15.

Honestamente, isso me parece que fere o Art. 18 inciso II do CDC:

Citar
§ 1º Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

O que era pra ser imediato tá pra se arrastar pra um mês, e não duvido que vou ter que gastar mais energia pra reembolsarem o valor atualizado (além da própria lei, o valor da nota fiscal definitivamente não compra um Mac com as mesmas especificações).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      465.9k
×
×
  • Criar Novo...