Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iCloud e backup


Fabricio Dantas

Posts Recomendados

Pessoal, boa tarde.

Estive analisando transferir alguns dados do One Drive para um plano do iCloud+ mais robusto, com mais espaço, talvez até assinar o Apple One. São fotos e vídeos de parentes (alguns deles que não se encontram mais aqui), viagens (irrepetíveis rsrs), documentos, entre outros dados importantes e necessários. Ocorre que o que eu procuro é apenas o armazenamento. O iCloud realmente é barato, seguro e cairia como uma luva para quem tem dispositivo da Apple. Ocorre que encontrei uma ressalva.

Li algumas matérias que analisaram alguns serviços de armazenamento de dados, e todas essas matérias foram unânimes em dizer que se o que você busca é backup, deveria fugir do iCloud. Em suma, precisa-se desabilitar a sincronização para manter os dados separados, pois o que eu quero é o armazenamento (backup), não sincronização (quanto as fotos, queria apenas elas na nuvem, não no meu celular, entendem?). 

Sobre os dados de projetos estou bastante satisfeito com o iCloud Drive, tudo atualizado em todos os dispositivos. Faltariam as fotos. 

Enquanto você manteria tais fotos importantes nas pastas do fotos (não sincronizada), no iCloud, ok. Mas um erro, um deslize, um clique em sincronizar as fotos no iPhone ou no Mac e aquelas mantidas no iCloud iriam embora, para dar lugar às fotos que estão atualmente nos dispositivos. 

Ainda mantenho backup, incrementado manualmente ao OneDrive. Gostaria de concentrar tudo no iCloud, mas acho que se minha interpretação estiver correta, não valeria a pena usar o iCloud com essa ``gambiarra`` como serviço de armazenamento.

Alguém que faça uso do iCloud para backup de fotos poderia dar uma luz?

Agradeço. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc poderia usar o iDrive do iCloud… ele cria uma pasta e vc joga lá, e normalmente essa pasta não sincroniza com seus dispositivos… mas posso dar minha opinião sincera? Eu assinava o plano de 200gb e resolvi migrar o meu Dropbox pra ele… mas foi uma baita decepção! Mesmo tendo fibra de 200mb ele upava e baixava muuuuito lento… a integração em si eu achei bem ruinzinha e no final migrei tudo pro Google Drive, que aliás é um espetáculo atualmente, com o programa ele cria um drive virtual no Finder, vc vê tudo e acessa tudo sem ter que baixar os arquivos, só deixa baixado o que quiser que fique off-line, e claro, velocidade Full. No meu caso em si eu assinava o 200GB por conta do compartilhamento familiar, mas ano passado a Apple permitiu compartilhar o de 50GB tbm e com isso já me servia, então fiz downgrade e usei o Drive que já tinha de um e-mail do GMail… no caso 15GB grátis que me servem muito bem (eu tenho cerca de 8GB de arquivos lá)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho o Office Home Student, e para usá-lo, eu só posso assinar 100gb no Onedrive (o que me atende hoje, mas estou bem perto de precisar de mais) Se quiser mais, terei de abandonar o Office e partir para assinar o Microsoft 365, um serviço que não me seria necessário. Uma loucura. Nesse ponto o Icloud ganha pontos: compra o que quer usar de espaço, e só de espaço. Nesse ponto, por essas considerações descobertas, estou quase decidido ir ao Google Drive. Já salvei tudo que me é importante num ssd, pronto para fazer o Upload. 
Não sabia que dá para criar uma pasta do Google Drive no Finder: isso pode ser determinante pra mim. Vou pesquisar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Fabricio Dantas disse:

Eu tenho o Office Home Student, e para usá-lo, eu só posso assinar 100gb no Onedrive (o que me atende hoje, mas estou bem perto de precisar de mais) Se quiser mais, terei de abandonar o Office e partir para assinar o Microsoft 365, um serviço que não me seria necessário. Uma loucura. Nesse ponto o Icloud ganha pontos: compra o que quer usar de espaço, e só de espaço. Nesse ponto, por essas considerações descobertas, estou quase decidido ir ao Google Drive. Já salvei tudo que me é importante num ssd, pronto para fazer o Upload. 
Não sabia que dá para criar uma pasta do Google Drive no Finder: isso pode ser determinante pra mim. Vou pesquisar. 

Na real ele já cria sozinho, basta vc instalar o app dele no Mac e fazer o login do Gmail que vc vai usar o driver (inclusive pode ligar várias contas, eu mesmo tenho 3 hehehehe)… daí no Finder do lado esquerdo ele cria o “Hd virtual” com o nome do seu e-mail… quando vc entrar todas as pastas e arquivos da nuvem já aprecem lá, como se estivessem locais 🙂

Se vc tem um e-mail do GMail pode testar lá, só baixar o app e instalar e faz uns testes pra ver se gosta, eu gosto bastante tanto que uso pra pessoal como profissional tbm (compartilham as pastas pra eu ter acesso para os trabalhos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LeBaldi, passando para agradecer a dica do Google Drive e do ícone no Finder. Era EXATAMENTE isso que eu estava procurando, nem mais, nem menos, e não estava nem conseguindo explicar direito o que queria rsrsrs: uma função que realmente o iCloud/iCloud Drive não fornece. Fiz uns testes e está tudo ok. Agora é reorganizar o backup feito de tudo. Vai levar um tempo de download (grande) de download aqui, mas resolverá.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso o iCloud desde o início, porque sempre usei iMac e iPhone e é um conforto ter tudo em qualquer um deles. Meu plano é de 2TB, tinha um MacBook Pro de 512 que usava só quando estava fora do escritório, mas ele sempre ficava lento com o espaço reduzidíssimo, tentando sincronizar tudo. Sei que tenho a opção de não sincronizar, mas para mim não faz sentido, ficar puxando individualmente o que eu preciso. Resolvi isso com o Macbook de 2TB. Mas um problema é que a Apple só tem planos até 2TB. Tenho 2 planos de 2TB na Apple, um deles só acesso via browser e um de 2TB no Google, fora o que tenho aqui em HDs que gostaria de ter na nuvem. Se alguém me oferecesse um serviço de transferir tudo que tenho na Apple para o Google (que tem planos maiores) eu faria já. Acho mais parrudo, o Google Fotos é melhor que o Photos e tudo funciona nos meus equipamentos. A maioria desses arquivos são backups de serviços que fiz, que talvez nem use mais e muitas e muitas fotos. Não posso opinar sobre Dropbox, mas entre Google e Apple, prefiro Google. Ainda teria que ter um Apple de 2TB para os arquivos que uso frequentemente. Quando finalizo um trabalho, transfiro ele para os planos que tenho e que serão acessados só via browser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/09/2022 at 13:53, LeBaldi disse:

Vc poderia usar o iDrive do iCloud… ele cria uma pasta e vc joga lá, e normalmente essa pasta não sincroniza com seus dispositivos… mas posso dar minha opinião sincera? Eu assinava o plano de 200gb e resolvi migrar o meu Dropbox pra ele… mas foi uma baita decepção! Mesmo tendo fibra de 200mb ele upava e baixava muuuuito lento… a integração em si eu achei bem ruinzinha e no final migrei tudo pro Google Drive, que aliás é um espetáculo atualmente, com o programa ele cria um drive virtual no Finder, vc vê tudo e acessa tudo sem ter que baixar os arquivos, só deixa baixado o que quiser que fique off-line, e claro, velocidade Full. No meu caso em si eu assinava o 200GB por conta do compartilhamento familiar, mas ano passado a Apple permitiu compartilhar o de 50GB tbm e com isso já me servia, então fiz downgrade e usei o Drive que já tinha de um e-mail do GMail… no caso 15GB grátis que me servem muito bem (eu tenho cerca de 8GB de arquivos lá)

Olá! bom dia, uma duvida, se eu instalar o Google Drive e depois resolver desinstalar você sabe informar se todos os arquivos da instalação serão todos removidos ou terá alguma coisa (arquivo) que não é apagado sempre pertubando?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ivandro Rincawesky disse:

Olá! bom dia, uma duvida, se eu instalar o Google Drive e depois resolver desinstalar você sabe informar se todos os arquivos da instalação serão todos removidos ou terá alguma coisa (arquivo) que não é apagado sempre pertubando?

Obrigado!

Não sei te falar, acho que ele pode deixar os arquivos que vc marcou pra ter acesso off-line, ou seja, os que estão baixados de fato no armazenamento. Agora de ter algum serviço pentelho pertinente não sei pq nunca tive que desinstalar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Para backup recomendo o pcloud. Tem tanto plano mensal quanto compra do armazenamento. Eu tenho armazenamento no pcloud e deixo uma cópia das minhas fotos e vídeos, além de usar para documentos também. E assino o plano anual do Flickr, que tem armazenamento ilimitado para fotos e vídeos. Para mim é vantajoso ter o Flickr pq já tenho mais de 2TB de arquivos de mídia com eles… 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eu estava muito, mas muito tendente a ir para o pcloud. Li alguns reviews sobre ele e a proposta do armazenamento com uma compra única e vitalícia é muito singular. Contudo, resolvi contratar o Google Drive (hoje, ``Google One``). O peso das empresas conta muito, quando se faz backup de fotos e vídeos irrepetíveis, com parentes, viagens, documentos profissionais importantes.

Dito isso, com o coração mais acalmado e tranquilo, certamente acompanharei o PCloud pela proposta. Ao longo dos anos, mais confiável para quem não é ligado à tecnologia (assim como eu), é provável que mais cedo ou mais tarde migre para ele. O conhecimento mercadológico de um nome consolidado fora da bolha da tecnologia faz muita diferença para leigos (sou  apenas um entusiasta da tecnologia rsrs). Nomes como Google, Microsoft e Apple ainda fazem diferença. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...