Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Problema nas cores monitor externo Macbook M1


Elian Petry

Posts Recomendados

Olá, tudo bem?

Comprei um Macbook M1 8GB(2020) e testei ele em uns 8 monitores diferentes, todos Full HD(1080p), conectei via USB-C, HDMI e DisplayPort, utilizando cabos e adaptadores das mais diferentes marcas, todos de alta qualidade. Ocorre que as cores ficam horríveis, o branco é muito brilhoso e tem um aspecto lavado, a ponto de cansar a visão. As fontes também não ficam tão boas quanto um computador windows.
Pesquisei muito na internet e identifiquei que a versão M1 é totalmente problemática ao conectar-se a monitores externos, que em boa parte dos casos é um problema que o mac identifica o monitor externo como uma televisão e ao invés de enviar cores RGB envia em outro formato.
Tentei fazer alguns ajustes seguindo um guia disponível e mesmo assim não resolve.
https://gist.github.com/GetVladimir/c89a26df1806001543bef4c8d90cc2f8
Não é problema no meu macbook em si, pois meu irmão tem um igual e está na mesma situação.
Alguém nesse momento está usando um monitor até 24 polegadas, 1080 e que esteja 100% satisfeito com a qualidade da imagem para me indicar? Pois estou prestes a me desfazer do macbook, comprei para trabalho e é impossível utilizar dessa maneira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Tenta baixar o BetterDummy e cria um monitor virtual com a resolução que vc quer e veja se dá certo: https://macmagazine.com.br/post/2021/11/23/macs-m1-utilitario-habilita-redimensionamento-em-monitores-1440p/?fbclid=IwAR3ZFGBkqsOgJFD6VsYfC8enkxP0Diq9uKbC9nc51yVTjcoIAtkCN2SMp7g

o meu uso em minha TV 4K no modo Gráfico e fica OK… eu só tive que tirar bastante contraste dela exatamente pq o branco estava estupidamente branco hehehehe… mas até aí foi calibração que já ia mexer de qualquer maneira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Elian Petry disse:

Olá, tudo bem?

Comprei um Macbook M1 8GB(2020) e testei ele em uns 8 monitores diferentes, todos Full HD(1080p), conectei via USB-C, HDMI e DisplayPort, utilizando cabos e adaptadores das mais diferentes marcas, todos de alta qualidade. Ocorre que as cores ficam horríveis, o branco é muito brilhoso e tem um aspecto lavado, a ponto de cansar a visão. As fontes também não ficam tão boas quanto um computador windows.
Pesquisei muito na internet e identifiquei que a versão M1 é totalmente problemática ao conectar-se a monitores externos, que em boa parte dos casos é um problema que o mac identifica o monitor externo como uma televisão e ao invés de enviar cores RGB envia em outro formato.
Tentei fazer alguns ajustes seguindo um guia disponível e mesmo assim não resolve.
https://gist.github.com/GetVladimir/c89a26df1806001543bef4c8d90cc2f8
Não é problema no meu macbook em si, pois meu irmão tem um igual e está na mesma situação.
Alguém nesse momento está usando um monitor até 24 polegadas, 1080 e que esteja 100% satisfeito com a qualidade da imagem para me indicar? Pois estou prestes a me desfazer do macbook, comprei para trabalho e é impossível utilizar dessa maneira.

Bom dia Elian!

Cara, infelizmente isso é uma deficiência/incapacidade do próprio macOS em fazer esse gerenciamento de cor/contraste. Isso não ocorre apenas nos Macs M1.

Tenho esse Macbook Air M1 igual ao seu e um Mac Mini 2018 (Intel) onde ambos tbm me geram esse problema quando conectados a um monitor Dell Ultrasharp Premier Color (modelo excelente em termos de fidelidade de cores). E pasme, eu os calibro usando um ótimo colorímetro chamado i1 Display Pro que possuo, e mesmo assim as cores continuam lavadas.

Esse mesmo monitor conectado a minha outra Workstation PC e calibrado exibe cores espetaculares e precisas. Nesse quesito o Windows é bem superior ao macOS.

E fique tranquilo, esse problema não é do seu Macbook (e nem do seu irmão) se você pesquisar em foruns gringos, são milhares de relatos de pessoas com o mesmo problema.

O macOS tem deficiência de fazer esse gerenciamento em qualquer monitor que não seja Apple. Alguns não-Apple até funcionam bem (aí vc fica refém da sorte), mas a grande maioria (como o meu e o seu) exibe cores ruins e contraste muito lavado. Pra vc ter boas cores mesmo só pagando aquele preço absurdo do Apple Studio Display.

Espero ter ajudado, abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Elian, blz?

Cara, eu comprei um LG Ultrawide com resolução de 2560x1080 e acabei devolvendo. Peguei num precinho bacana, por isso comprei pra testar com M1 que eu tinha. Troquei o Macbook Pro para o modelo de 14" de entrada e uso diariamente no trabalho com este mesmo monitor: LG 25UM58-P. O problema de cores persiste. Acontece que no trabalho uso apenas pra planilhas, ai meio que tanto faz, mas pra casa, caso eu fosse comprar um modelo novo, não iria admitir aquelas cores.

To namorando o Dell P2723QE faz MUITO tempo, mas o danado é caro, custa em torno de 3,3 mil reais, é 4k e possui Hub USB-C acoplado. Esse hub entrega até 90W pro Macbook, ou seja, não precisaria nem ao menos conectar o Mac na tomada. Uma cabo USB-C só já faria toda a conexão. Isso me agrada muito! Sem contar a largura de banda da conexão. Pelo que li em diversos fóruns, pelo que falam no YouTube, etc, essa deformação é fruto da má compatibilidade nos protocolos HDMI, Display-Port, Thunderbolt, etc. 

Sei que é difícil falar de ter um monitor desse em casa "dando bobeira", mas pelo jeito só assim para ter imagens de maior qualidade. 

Pesquisei monitores "portáteis" no Aliexpress. Existem modelos de 16" QHD (2560x1600) por menos de 200 dólares que são interface Thunderbolt. Talvez isso resolva o problema. Ainda to estudando a possibilidade da compra. Não achei nada contundente por ai. Caso tenha interesse procure pelas marcas UPERFECT e ZEUSLAP, são as mais bem avaliadas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.3k
    • Total de Posts
      466k
×
×
  • Criar Novo...