Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Formatar S.O.


Hilton Santos

Posts Recomendados

24 minutos atrás, Hilton Santos disse:

Saudações! Por favor, quero saber se compensa mudar o S.O. mac o s x 10.11 El Captan para Linux ou GhostBSD, porque necessito fazer upgrade neste desktop de 2007.

Bom dia, você precisa especificar em qual equipamento quer realizar o upgrade.

Qual o ano da máquina, se você está utilizando HD ou SSD, quanto de memória possui, assim podemos te ajudar melhor.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, juliochok disse:

Bom dia, você precisa especificar em qual equipamento quer realizar o upgrade.

Qual o ano da máquina, se você está utilizando HD ou SSD, quanto de memória possui, assim podemos te ajudar melhor.

Abraço.

Neste iMac mesmo. É 32 bits; o ano é 2007 como informei antes, e fiz upgrade para a versão 2011; é HD; são 4 GB de RAM com 119,13 GB restantes; processador Intel Core 2 Duo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Hilton Santos disse:

Neste iMac mesmo. É 32 bits; o ano é 2007 como informei antes, e fiz upgrade para a versão 2011; é HD; são 4 GB de RAM com 119,13 GB restantes; processador Intel Core 2 Duo.

Este iMac possui o processador Core 2 Duo com arquitetura de 64 bits, e infelizmente a última versão do OS compatível com ele é o MacOS El Capitan 10.11.6 que está defasado para navegação na internet, os softwares atuais também serão incompatíveis. Para realizar a atualização do El Capitan é aconselhável que você tenha instalado um SSD e também tenha feito upgrade de memória que no caso deste modelo é de 4GB.

Creio que se você realmente quiser continuar utilizando este iMac por mais um bom tempo o ideal seria instalar esta versão do Linux que você mencionou, pois como se trata de uma distro mais leve, o desempenho será bem melhor devido ao ano do hardware.

Depois conta pra gente como ficou a performance do seu iMac rodando essa versão do Linux.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/08/2022 at 11:45, Hilton Santos disse:

Saudações! Por favor, quero saber se compensa mudar o S.O. mac o s x 10.11 El Captan para Linux ou GhostBSD, porque necessito fazer upgrade neste desktop de 2007.

coloca por favor o modelo exato do seu Mac. vai no menu da maça e clica em "sobre esse Mac". aí posta o print aqui pra gente. porque acho que tem informação conflitante aí. se é 2007 acho que a EFI dele é 32 bits. mas se é 32 bits voce não conseguiria instalar o El Capitan. então primeiro vamos determinar corretamente que Mac é o seu pra gente poder te ajudar melhor.

mas independente de qualquer coisa, como disse o @juliochok, seja qual for o sistema que voce queira rodar nesse Mac é altamente recomendável que voce instale um SSD no lugar do HDD e maximize a memória ram. Com um SSD 4 GB de ram até vai funcionar bem dependendo do sistema, mas se puder colocar mais memória é a melhor opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

iMac HD:

 

  Disponível: 119,14 GB (119.143.006.208 bytes)

  Capacidade: 154,53 GB (154.532.577.280 bytes)

  Ponto de Montagem: /

  Sistema de Arquivos: HFS+ Reg. Cronológico

  Gravável: Sim

  Ignorar Propriedade: Não

  Nome BSD: disk1

  UUID do Volume: FE4E6809-0B44-3489-B001-C63458818D76

  Volume Lógico:

  Reversível: Sim (requer desbloqueio e criptografia)

  Criptografado: Sim

  Tipo de criptografia: AES-XTS

  Bloqueado: Não

  LV UUID: D6D1151E-C026-43DF-A20B-A4E6DE33F7E5

  Grupo de Volume Lógico:

  Nome: iMac HD

  Tamanho: 154,9 GB (154.903.855.104 bytes)

  Espaço Livre: 19 MB (18.956.288 bytes)

  LVG UUID: 19291567-2BEB-495A-9583-020AFF148ECA

  Volumes Físicos:

disk0s2:

  Nome do Dispositivo: ST3250820AS Q

  Nome da Mídia: ST3250820AS Q Media

  Tamanho: 154,9 GB (154.903.855.104 bytes)

  Tipo de Mídia: Rotacional

  Protocolo: SATA

  Interno: Sim

  Tipo de Mapa de Partição: GPT (Tabela de Partição GUID)

  Estado: Online

  Estado S.M.A.R.T.: Verificado

  PV UUID: 100C657D-9CA8-44A4-8817-20D6CBB29B92

 

Slots de Memória:

 

  ECC: Desativado

  Permite Upgrade de Memória: Sim

 

BANK 0/DIMM0:

 

  Tamanho: 2 GB

  Tipo: DDR2 SDRAM

  Velocidade: 667 MHz

  Estado: OK

  Fabricante: 0x7F98000000000000

  Número de Peça: 0x393930353239352D3034352E4130314C4600

  Número de Série: 0x6608BA7B

 

BANK 1/DIMM1:

 

  Tamanho: 2 GB

  Tipo: DDR2 SDRAM

  Velocidade: 667 MHz

  Estado: OK

  Fabricante: 0x7F98000000000000

  Número de Peça: 0x4B494E4753544F4E20202020202020202020

  Número de Série: 0xA4300885

iMac (20-inch, Mid 2007)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira coisa que voce deveria fazer, se for possível, é instalar um SSD no lugar desse disco convencional. Com um SSD e 4GB de ram vai ficar um sistema bastante responsivo e "usável" com ambientes gráficos mais leves no Linux. Eu recomendo demais o Elementary OS: https://elementary.io/pt_BR/

Ele é visualmente parecido ao Mac OS, é muito bonito e caprichado, e o principal, extremamente leve e otimizado. Eu testei ele em um notebook antiguinho da Dell ano passado e fiquei impressionado.

Mas enfim, Linux é questão de gosto. Tem uma infinidade de distribuições que voce pode testar. Tem que ir testando e vendo qual se sai melhor. Se voce não faz questão de usar o Mac OS, o Linux é uma excelente opção pra essa máquina. Vai ficar com um sistema moderno que funciona bem na internet de hoje. O El Capitan já é bastante difícil de usar hoje em dia, muitos problemas com navegação e compatibilidade com sites e apps modernos. O Linux vai dar vida nova pra esse iMac. Mas lembre-se, instala um SSD. Sem SSD é inviável pra praticamente qualquer sistema operacional hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Hilton Santos disse:

Pode ser SSD Externo marcosfisica?

não tenho certeza, mas acho que não vai ficar legal não. vai ficar lento ainda.

a melhor opção é voce colocar um ssd no lugar do drive óptico, aí deixa o hdd original lá no lugar dele.

esses iMacs antigos costumam ter um sensor de temperatura no HD que voce não consegue instalar num ssd ou mesmo em outro hd. e aí se o sistema não detectar esse sensor ele vai jogar os fans pra full speed e vai parecer que tens um avião decolando sobre a mesa. então a melhor opção mesmo é substituir o drive óptico (que hoje em dia quase nao se usa mais). o drive é provavelmente interface mini sata e aí vai precisar de um adaptador. tem que pesquisar por esse exato modelo de iMac pra ver como é. eu fiz esse serviço no meu iMac 2010. dá trabalho, tem que ter cuidado, mas dá pra fazer.

isso que estou falando é baseado na minha experiência com meu mid 2010, tem que pesquisar os detalhes pra esse teu modelo específico. podem ser diferentes. pode ser que não tenha esse sensor no hd, aí dá pra simplesmente substituir o drive original. nesse video o cara fez isso e parece nao ter tido problema. enfim, dá uma boa pesquisada antes de fazer o serviço ou levar pra alguém. tem muita coisa no YouTube. pesquisa por "20 inch mid 2007 iMac ssd upgrade".

abraço 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...