Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Latex


Mauricio Toti

Posts Recomendados

E ae pessoal,

estou com umas duvidas. :(

meu professor de uma cadeira aqui na faculdade adora Latex/Tex/Lyx e gosta que os alunos utilizem para escrever artigos então aqui vai minha duvida.

1) O que é software e o que é padrão/linguagem?

2) Qual software posso utilizar para criar meus artigos?

3) Como utilizo?

Um abraço :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Tem um pacote completo pra Mac, que é o mactex. Ele vem já com tudo que você precisa. O software é o TeXShop.

http://www.tug.org/mactex/

É um pouco grande mesmo. Ele vem inclusive com o LaTeXiT, que é um programinha muito bom pra escrever uma linha em LaTeX e ele passar pra imagem ou pdf pra você colar no email, ou no keynote, etc.

Pra utilizar você abre o TeXShop e sai escrevendo. Mas é bom pegar um arquivo modelo e modificar, pq nos arquivos tem várias coisas no início (o preamble) que são pra identificar como será a diagramação, figuras, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um pacote completo pra Mac, que é o mactex. Ele vem já com tudo que você precisa. O software é o TeXShop.

http://www.tug.org/mactex/

É um pouco grande mesmo. Ele vem inclusive com o LaTeXiT, que é um programinha muito bom pra escrever uma linha em LaTeX e ele passar pra imagem ou pdf pra você colar no email, ou no keynote, etc.

Pra utilizar você abre o TeXShop e sai escrevendo. Mas é bom pegar um arquivo modelo e modificar, pq nos arquivos tem várias coisas no início (o preamble) que são pra identificar como será a diagramação, figuras, etc.

Fantastico!

Vou testar hoje a noite e passo meus comentarios aqui. =)

Vlw Filipe :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, estou com acesso remoto ao meu macbook aqui no trabalho..

Baixei o MacTeX, instalei e o TexShop (parece sexshop ;) ) ta funcionando redondinho, até ja fiz uns testes.

Junto veio o "Tex Live Utility" que pelo que li é uma GUI pra TeX, que parece insteressante... porem, nao esta abrindo, aparece "encerrou inesperadamente"... Ainda nao tentei reiniciar pois ai perco o acesso remoto.

Se souber como posso contorar esse problema, ajudaria.

Mas o texshop ja ajuda.. Tem ideia aonde posso conseguir um modelo bom para um artigo? Só testei alguns comandos que lembrava de cabeça.

Ps.: snow leopard 10.6.1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Tex Live Utility eu acho que tentei usar uma vez mas não funcionou aqui também. Não lembro mais. Uso só o TeXShop e o LaTeXiT. O BibDesk é interessante pra bibliografia e referências também, mas eu não uso.

Quanto aos modelos, seria bom você pegar com o seu professor, já pro que você quer fazer. Se for artigo, tem que pegar o modelo da revista. Se for dissertação ou tese, tem que ser o modelo exigido na universidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Ok, vou ver se consigo fazer funcionar... mas mesmo assim, muito obrigado! Ja comecei meu artigo aqui com o TeXShop. biggrin.gif

Estou pensando em comprar um macbook e acho que pode me ajudar. Atualmente uso o tecniccenter e miktex no windows e gostaria de fazer esta transição para o mac. O que você utiliza no mac para escrever (qual editor)? Pode me dar dicas de instalação? Como Instalar o Beamer? Os arquivos tex que tenho abriram normamente no mactex?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá;

também uso o MacTex porém uso como editor o Texmaker: http://www.xm1math.net/texmaker/

acho muito mais fácil e intuitivo que o texshop. dá uma testada que não vai se arrepender.

abraço

Interessante... eu tenho usado o Latexian... vou testar esse aí.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.4k
    • Total de Posts
      466.4k
×
×
  • Criar Novo...