Pedro Diniz Postado 15 de outubro de 2019 Denunciar Postado 15 de outubro de 2019 Boa tarde, pessoal! Tenho um macbook pro (late 2011) 16 gigas de memória ram Sistema operacional instalado é o High Sierra SSD de 240gigas Parece ser um macbook pro bom, porém a memória ram esta esgotando muito rápido. Troquei a bateria, troquei o cooler, coloquei o SSD e mesmo assim a memória ram acaba rapidinho e tenho que ficar liberando usando o programa cleanmymac. A temperatura fica na média de 50 a 60 graus e as vezes um pico de quase 100 graus. Uso muito o chrome. Sempre tem dezenas de abas e janelas abertas ao mesmo tempo. Também uso com frequência photoshop e illustrator. Mesmo com muitas abas e programas abertos, acho que não seria suficiente para a memória ram acabar tão rápido. Será que esta na hora de trocar a pasta térmica ? Acho que o último procedimento seria esse. Não sei mais o que fazer. Parece até que gastei dinheiro a toa comprando nova bateria e SSD. O problema sempre foi o esgotamento rápido da memória ram. Qual a pasta térmica mais indicada para macbook ? QUal a melhor ? obrigado! Citar
eduardogd Postado 16 de outubro de 2019 Denunciar Postado 16 de outubro de 2019 como assim esgotamento da memória RAM? você tem 16GB de RAM e esta tudo ocupada? Se estiver toda ocupada, não seria uma coisa boa estar utilizando a memória que você tem? eu tenho a mesma configuração que você, mas não uso pacote Adobe, mas o Chrome usa bastante memória sim, tenta ver o que mais esta usando memoria pelo Monitor de Atividades. Citar
Willyan Alves Postado 16 de outubro de 2019 Denunciar Postado 16 de outubro de 2019 Olha, eu tive um macbook 2012 com 16gb de ram, e eu tbm ficava grilado com o fato de quase sempre o uso de ram estar em 14~15GB, mas o desempenho estava tudo OK, pesquisando vi alguem falar que isso é normal nos macs, eles meio que "usam" a memoria o tempo todo pra agilizar umas coisas, mas mesmo mostrando que está em uso, estaria na real disponivel, não sei explicar bem.... O importante aqui é, como esta o desempenho ? talvez vc esteja cismado com os numeros apenas. eduardogd 1 Citar
valterh Postado 16 de outubro de 2019 Denunciar Postado 16 de outubro de 2019 Pesquisei um pouco e realmente o que o Willian escreveu é o que encontrei:https://discussions.apple.com/thread/6796225Nesta thread de 2015 (apesar do Mac em questão ser de 2008, acredito que possa ser aplicado aos outros modelos) o pessoal discutiu que usar/ocupar toda memória não é o problema e limpa-lá não é a solução. Pode ter algo que está enchendo a memória e isso é o que está causando a lentidão.O OS X “enche” a memória com os dados/aplicativos que você usa pra agiliza-los quando for preciso utilizá-los (como um cache).Sent from my iPhone using Tapatalk eduardogd 1 Citar
Pedro Diniz Postado 17 de outubro de 2019 Autor Denunciar Postado 17 de outubro de 2019 Então.... segue em anexo um print com o monitor de atividades a mostra e o programa cleam my mac tb a mostra. Como vocês podem ver, são 16 gigas de ram e 13 gigas tomados, 2 gigas em cache. Ou seja, a memória sendo esgotada e consumida por inteiro e muito rápido. Não consigo entender o porque disso acontecer.... ?! Sempre uso muitas abas de internet abertas (chrome) e sempre fico com illustrator e photoshop abertos. Mesmo com muitas abas e esses dois programas, não acho que seria suficiente para consumir as 16 gigas de ram. Será que o problema é a pasta térmica ? Será que estaria na hora de trocar essa pasta ? Obrigado! Citar
Alan Leitão Postado 27 de outubro de 2019 Denunciar Postado 27 de outubro de 2019 Cara, o consumo de RAM nada tem haver com aquecimento, são coisas distintas e não relacionadas. Você pode ter uma máquina com 16 GB de RAM só com o sistema carregado e ela superaquecer por deficiência do sistema de refrigeração. Vamos quebrar os assuntos: 1- Temperatura: é uma boa prática trocar a pasta térmica a cada 3 a 5 anos, dependendo da qualidade da pasta. Além disso é importante manter o sistema limpo e seus dutos de ventilação desimpedidos para uma boa performance do sistema de resfriamento. Avaliar os ventiladores de tempos em tempos também é uma boa prática dado que com o tempo eles perdem capacidade de "girar". 2- Consumo de memória: se sua máquina roda o Chrome, com total certeza metade da RAM já está ocupada por ele, só pelo fato dele estar aberto. Brincadeira, exagero, mas o Chrome consome muita RAM. Agora, pense comigo, RAM não é para ser usada? Se a máquina não está "paginando" (tranferindo constantemente conteúdo da RAM para disco/SSD) o que diminui performance e a compressão em tempo real da memória está abaixo dos 25%, simplesmente esqueça e use. Citar
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.