TiagoDMKNet Postado 26 de março de 2019 Denunciar Postado 26 de março de 2019 (editado) Olá Pessoal, Criei o post para relatar meu upgrade, instalei um SSD M2 Samsung 960 Pro de 512gb. Como todos Sabem os SSDs NVME M2 são os mais rápidos do mercado, e com um leque bem maior de marcas e preços, diferente dos específicos para os Macs, com isso comecei a pesquisar e vi que é possível utiliza-los através de um adaptador que converte o M2 para o Padrão Apple, esse modelo de adaptador pode mudar de acordo com o ano e versão do seu dispositivo apple. no meu caso usei o Adapter Sintech, comprei via ML, mas o mesmo tem na Amazon e entregam no Brasil. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1185338791-adaptador-sintech-ssd-macbook-air-pro-mac-mini-2013-14-15-_JM Esse adaptador abrande varios modelos apple! Segui esses video mostrando o mesmo upgrade utilizando o mesmo adaptador, porém em um MacBook Pro 2015: https://www.youtube.com/watch?v=NU6yatTvyyk&t=669s Fiquei bem Satisfeito com o Resultado, o único detalhe é que o Macmini 2014, possui um barramento inferior, ou seja, não consigo alcançar toda a potencia do SSD m2, porem a velocidade é maior que SSDs Sata: Vale lembrar que para esse upgrade o Sistema Operacional deve ser o High Sierra ou o Mojave, pois esses são os que possuem suporte ao NVMe Express. Editado 26 de março de 2019 por TiagoDMKNet Toni Junior 1
TiagoDMKNet Postado 26 de março de 2019 Autor Denunciar Postado 26 de março de 2019 Um Detalhe importante que define essa migração é que dependendo da versão do Mac mini ele pode não vir com o Flat de conexão para Fusion Drive, ou seja, a conexão a ser convertida para o padrão M2, no meu caso eu não tinha esse flat, tive que comprar para poder realizar o upgrade: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1080449636-cabo-flat-ssd-pci-express-mac-mini-a1347-821-00010-a-pci-e-_JM Segui este video para efetivar a troca: https://www.youtube.com/watch?v=G3MmzNRIkJM Qualquer duvida estou a disposição T+ Toni Junior 1
Toni Junior Postado 26 de março de 2019 Denunciar Postado 26 de março de 2019 Parabéns pelo post. Uma dúvida como faço para saber o barramento do Mac Mini 2012? Ou este produto que você postou serve?
TiagoDMKNet Postado 26 de março de 2019 Autor Denunciar Postado 26 de março de 2019 2 horas atrás, Toni Junior disse: Parabéns pelo post. Uma dúvida como faço para saber o barramento do Mac Mini 2012? Ou este produto que você postou serve? Obrigado, Pelo que pesquisei, esse adaptador é para dispositivos apple de 2013 a 2017, teria que verificar se na sua placa mãe possui essa conexão para receber o flat:
KAN Postado 3 de abril de 2019 Denunciar Postado 3 de abril de 2019 Cara, excelente! Estou pensando em fazer o upgrade do meu mac mini 2014 com um ssd m2 evo 970, sera que vale a pena ou por limitacoes do barramento posso comprar um mais barato? @TiagoDMKNet Valeu, obrigado.
TiagoDMKNet Postado 11 de abril de 2019 Autor Denunciar Postado 11 de abril de 2019 Em 03/04/2019 at 00:31, KAN disse: Cara, excelente! Estou pensando em fazer o upgrade do meu mac mini 2014 com um ssd m2 evo 970, sera que vale a pena ou por limitacoes do barramento posso comprar um mais barato? @TiagoDMKNet Valeu, obrigado. Olá, Devido a Limitação do Barramento, não vai compensar, pois você não terá toda a potencia de leitura e gravação do 970, escolha algum com performance de até 1200mb/s. Qualquer duvida só avisar! T+
Willyan Alves Postado 11 de abril de 2019 Denunciar Postado 11 de abril de 2019 Uma duvida amigo, foi possivel deixar o HD antigo junto ? O meu macmini 2014 tem fusiondrive 1Tb, mas penso em futuramente trocar por um ssd m2, porém eu queria saber se é possivel deixar o fusion de 1tb como secundário!
Marcio Ferreira Postado 17 de outubro de 2019 Denunciar Postado 17 de outubro de 2019 Olá @TiagoDMKNet. Estou pensando em fazer o mesmo no meu Mac mini 2014. Tudo funcionando bem até então ? Teve algum episódio de Kernel Panic ? Valeu !!!
Rafael Brant Carneiro Postado 3 de agosto de 2021 Denunciar Postado 3 de agosto de 2021 Estou tentando instalar um ssd Kigspec que comprei, porém o mac mini não reconhece. nem pelo terminal, disk utility, nem pelos itens de sistema... vc sabe se esse ssd é compatível? estou especulando que o problema seja com o conector, pois o ssd que comprei não é de 12-16 pinos. ele tem 3 sequencias (desculpe, sou leigo nas especificações) Obrigado 3 minutos atrás, Rafael Brant Carneiro disse: Estou tentando instalar um ssd Kigspec que comprei, porém o mac mini não reconhece. nem pelo terminal, disk utility, nem pelos itens de sistema... vc sabe se esse ssd é compatível? estou especulando que o problema seja com o conector, pois o ssd que comprei não é de 12-16 pinos. ele tem 3 sequencias (desculpe, sou leigo nas especificações) Obrigado
Wellington Carvalho Postado 6 de janeiro de 2022 Denunciar Postado 6 de janeiro de 2022 Eu tenho um Mini late 2014 que não veio com SSD. Gostaria de saber se o SSD normal pode ser instalado nele. Em suma, gostaria de saber se ele tem um HD normal para eu poder trocar por um SSD.
Pico Postado 6 de janeiro de 2022 Denunciar Postado 6 de janeiro de 2022 2 horas atrás, Wellington Carvalho disse: Eu tenho um Mini late 2014 que não veio com SSD. Gostaria de saber se o SSD normal pode ser instalado nele. Em suma, gostaria de saber se ele tem um HD normal para eu poder trocar por um SSD. Ele vem com HD de 2,5". Pode trocar por um SSD sim, mas é preciso usar uma ferramenta para destravar a placa mãe e muito cuidado pois é preciso desmontar todo o Mac mini. https://www.ifixit.com/Guide/Mac+mini+Late+2014+Hard+Drive+Replacement/32815
Carlos Augusto Júnior Postado 15 de maio de 2022 Denunciar Postado 15 de maio de 2022 Olá tudo bem? Eu tenho um Mac Mini 2014, ele veio com um HDD (normal) de 1TB + Fusion Drive de 128gb totalizando 1.1TB Minha dúvida é: 1. Tem como eu colocar um adaptador M2 para NVME e colocar um NVME de 1tb + o disco de HDD (normal) e totalizar 2TB? 2. futuramente colocar SSD 1 TB + NVME 1TB?
palhano Postado 15 de maio de 2022 Denunciar Postado 15 de maio de 2022 Olá tudo bem? Eu tenho um Mac Mini 2014, ele veio com um HDD (normal) de 1TB + Fusion Drive de 128gb totalizando 1.1TB Minha dúvida é: 1. Tem como eu colocar um adaptador M2 para NVME e colocar um NVME de 1tb + o disco de HDD (normal) e totalizar 2TB? 2. futuramente colocar SSD 1 TB + NVME 1TB?Sim! Consegue fazer o Fusion Drive com o SSD de 1tb e o HD normal! Futuramente pode mudar o fusion para dois SSDs!Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
beagle Postado 11 de outubro de 2023 Denunciar Postado 11 de outubro de 2023 Voce sabe dizer se o macmini 2014 da 2 hds? Pelo que eu sei o 2012 da.. mas e o2014? Parece que mudaram e nao dava mais.. alguem sabe ai
caio123 Postado 24 de dezembro de 2023 Denunciar Postado 24 de dezembro de 2023 Em 15/05/2022 at 15:23, palhano disse: Sim! Consegue fazer o Fusion Drive com o SSD de 1tb e o HD normal! Futuramente pode mudar o fusion para dois SSDs! Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Eu também tenho essa dúvida, veio com dois HD inclusive quando eu reiniciei apareceu os dois HD ai eu fiz a instalação do sistema no SSD, mas agora não aparece como armazenamento o de 1TB, como faço para utiliza-lo?
palhano Postado 24 de dezembro de 2023 Denunciar Postado 24 de dezembro de 2023 Eu também tenho essa dúvida, veio com dois HD inclusive quando eu reiniciei apareceu os dois HD ai eu fiz a instalação do sistema no SSD, mas agora não aparece como armazenamento o de 1TB, como faço para utiliza-lo?Qual o ano do seu Mac? Você provavelmente tinha um Fusion Drive (SSD + HD trabalhando juntos), se vc instalou o sistema só no SSD, desfez o Fusion Drive! Precisa ir no utilitário de disco e criar uma partição no HD de 1tb http://instagram.com/pratikinformatica/
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora