Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

AirPort Extreme + HD Externo + Time Machine


Posts Recomendados

Colegas,

Pretendo usar o HD Externo em 02 Mac's (iMac e MacBook) e 02 PC's Win Vista (notebook Dell e notebook Acer) para realizar Backup's. Todos computadores conectam a internet por WiFi através do AirPort Extreme.

O HD externo foi adquirido hoje e conforme consta o manual, o HD esta formatado no padrão FAT32.

1º DUVIDA: É POSSÍVEL UTILIZAR O TIME MACHINE NOS MACS COM O HD EXTERNO LIGADO AO AIRPORT EXTREME?

Já tentei configurar o Time Machine mas não me apareci opção nenhuma de disco para selecionar e me diz que tenho que fazer configuração no Time Capsule, mas acaba abrindo o AirPort Utility.

Li na seção de suporte no site da Apple a seguinte informação - "O Time Machine no Mac OS X 10.5 Leopard pode ser usado para fazer backup em vários tipos de unidades formatadas com o Mac OS Expandido, mas não é possível escolher um AirPort Disk do AirPort Extreme como volume de backup do Time Machine." link: http://support.apple.com/kb/HT2038?viewlocale=pt_BR

Entendo como sendo o AirPort Disk como sendo um HD Externo, estou certo ou não? Por favor me corrijam se estiver errado.

Faço esta pergunta, pois este modelo de HD Externo tem um programa próprio para realizar backup's automáticos que deve ser instalado tanto nos Mac's como nos PC's. Gostaria de saber se realmente é necessário a instalação deste programa, uma vez que os Mac's possuem o Time Machine e realizam esta função sendo assim não haveria necessidade da instalação deste programa, tornando necessário a instalação somente nos PC's.

2ª DUVIDA: O QUE DEVO INSTALAR NOS NOTEBOOKS COM WINDOWS PARA QUE POSSO ENXERGAR O HD EXTERNO?

Conto com a colaboração de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

Putz, entrei no fórum para fazer essa pergunta e mais uma outra! Que coincidência!

Pois é Nicolas,

Vamos ver se o pessoal daqui nos ajuda. Vi sua pergunta no outro tópico.

Enquanto não recebemos respostas estou tentando algumas alternativas.

Já li algumas coisas aqui no fórum sobre o reconhecimento do HD externo ligado na USB pelo Time Machine, onde o tipo tipo de formatação deve ser HFS, mas esta informação se referia a um uma pergunto referente ao Time Capsule e não ao AirPort Extreme.

Quanto ao reconhecimento do hd externo pelo Win Vista irei tentar instalar o AirPort Utility e o Bonjour neles para ver se dar certo.

Se tiver alguma solução posto aqui.

Pessoal por favor nos ajude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Após 02 semanas de intensa busca e leitura, consegui solucionar minhas duvidas.

Respondendo a

1ª Pergunta

Não é possível utilizar o Time Machine com HD externos ligados a uma Estação Base AirPort Extreme conforme o artigo no site da Apple, li a respeito do iTimeMachine, mas este software funcionava em versões anteriores do Mac OsX (10.5.2/10.5.3) e não funciona mais.

2ª Pergunta

É necessário somente a instalação do AirPort Utility e nada mais. Com essa instalação e a correta configuração da Estação Base AirPort Extreme vc já consegue enxerga o HD externo nos PC's.

Observação: a maioria dos HD's externos vendidos e que são compatíveis com MAC's já vem formatados no padrão FAT32, no qual é possível gravar e ler tanto em PC's quanto em Mac's, porém a gravação de arquivos fica limitada em 4GB, sendo assim quem tiver interesse em gravar arquivos maiores é possivel formatar o HD Externo para NTFS ou HFS+. Se o hd for formatado em HFS+ os usuarios de PC deverão instalar o software MACDRIVE da Mediafour e se o HD for formatado em NTFS será necessário a instalação do software NTFS for MAC da Paragon.

Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Ivan,

Obrigado pela resposta, pelo jeito até agora só nós dois tivemos essas dúvidas! rsrsrs

Se não é possível utilizar o HD externo numa Airport Extreme, para o backup do time machine, penso até em comprar outro roteador de características semelhantes e preço inferior (vou pesquisar ainda).

Você já testou HDs ligados a uma porta de rede do roteador, e não ao USB?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito ser possível sim o uso de um HD externo ligado ao extreme para o Time Machine:

post-1475-1240941084_thumb.png

post-1475-1240941091_thumb.png

No meu caso, uso um HD de 400GB ligado no extreme, formatado em HFS.

Poxa colega,

Como vc conseguiu fazer essa façanha?

Nos conta com mais detalhes o que vc fez para conseguir que o HD externo aparecesse na lista de HD's selecionaveis para o Time Machine?

Poderia me ajudar?

Você necessita saber de como esta configurado minha rede aqui em casa? Fiquei curioso, pois já vasculhei a internet durante 02 semanas e tentei de tudo (ou quase tudo) para fazer isso funcionar.

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa colega,

Como vc conseguiu fazer essa façanha?

Nos conta com mais detalhes o que vc fez para conseguir que o HD externo aparecesse na lista de HD's selecionaveis para o Time Machine?

Poderia me ajudar?

Você necessita saber de como esta configurado minha rede aqui em casa? Fiquei curioso, pois já vasculhei a internet durante 02 semanas e tentei de tudo (ou quase tudo) para fazer isso funcionar.

Agradeço.

Bom, na verdade não precisei configurar nada..

A única coisa que tem que ser feita é fazer o sistema reconhecer o HD externo conectado no Airport. Depois disso, o Time Machine encontra o HD na lista como se fosse um HD qualquer conectado via USB.

Dê uma checada geral no Airport Utility, veja se ele reconhece o HD... E depois no Finder, confira se o HD é acessível. Se com tudo isso ainda não der certo, não sei mais que detalhe eu fiz sem perceber aqui.. rsrs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Colegas,

Acabei de instalar o AE (airport extreme), e pluguei nele um HD de 1,5TB o qual particionei em 500GB pra TimeMachine, 500GB para backup de fotos, e o restante para demais arquivos.

Conforme o comentário do Sergio, foi só selecionar o drive da partição direto no time machine (que formatei para essa finalidade). O backup está rolando, e tem uma previsão de 6 horas!!!! para a execução total (são só 120GB).

Sei que não é item para esse tópico, mas meu mac parece que não conseguia formatar o disco de 1,5TB numa partição única (não sei se foi erro meu).

Agora voltando pro tópico, comprei o AE por 170 dolares + HD de 1,5TB por 140 dolares, pra que pagar 500 dolares por um Time Capsule???? Só com o que economizei, compro mais um HD de 1,5TB, e ainda sobra troco!

Editado por Nicolas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora voltando pro tópico, comprei o AE por 170 dolares + HD de 1,5TB por 140 dolares, pra que pagar 500 dolares por um Time Capsule???? Só com o que economizei, compro mais um HD de 1,5TB, e ainda sobra troco!

Por dois motivos:

primeiro, como eu havia dito, essa solução não é suportada oficialmente. Isso significa basicamente que a solução é uma gambiarra, que pode eventualmente te dar alguma dor de cabeça.

Segundo, que vc economiza espaço com o Time Capsule e também energia elétrica, pois elimina um HD adicional ligado na tomada.

Eu fiz a mesma coisa que você está fazendo. Tinha um AE com um HD de 1Tb e te digo que não é tão redondo quando o TC que eu tenho agora.

Vira e mexe apresentava um comportamento meio estranho, não montando a unidade de backup, etc. Um belo dia o HD parou de funcionar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Electro,

Se a solução não é suportada oficialmente, por que nos anúncios do AE eles sempre falam que é possível utilizar a USB para colocar um HD para backup? Eita, não entendo essas coisas!

E já percebi que não funciona 100% mesmo, já está dando um erro solicitando reformatação do HD. Tive um erro desses logo que comprei o computer, e tinha relação com o perfil de usuário. Vou fazer um teste e depois comento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Electro,

Se a solução não é suportada oficialmente, por que nos anúncios do AE eles sempre falam que é possível utilizar a USB para colocar um HD para backup? Eita, não entendo essas coisas!

E já percebi que não funciona 100% mesmo, já está dando um erro solicitando reformatação do HD. Tive um erro desses logo que comprei o computer, e tinha relação com o perfil de usuário. Vou fazer um teste e depois comento.

Aonde você leu que isso? O que eles dizem é que o AE suporta um HD conectado na porta USB, mas não especificamente para backup no time machine.

Na versão 10.5.0 do Leopard ele sequer suportava essa solução (o time machine não reconhecia o HD espetado no AE).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai pessoal,

Gastei dois dias para achar uma localização para a AE para que tivesse um sinal decente, cerca de 34% medido pelo AirRadar, com um sinal por volta de 25% a rede fica instável e cai muito. Para isso tive que colocar o AE a no máximo 15m de onde o macbook fica, achei isso péssimo! Esperava um alcance melhor, pois a AE está no telhado, e entre ela e o escritório (numa edícula no fundo) só tem uma parede e uma camada de telhas.

O TM está funcionando como relógio perfeitamente a cada hora, mas seu funcionamento é muito sentido no desempenho do macbook. Tive que reformatar a partição do TM no HD, mas pelo jeito está funcionando sem problemas agora.

Quero comentar também, que a transferência de arquivos entre o mac e o HD espetado na AE é muito, muito lenta! A conexão da internet é bem mais rápida! Isso foi outro item que me frustrou...

Penso até em puxar um cabo de rede entre o roteador e o escritório para melhorar o desempenho, pois não é sempre que eu uso realmente o computador fora da mesa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Pessoal meu HD externo estava funcionando com o TM perfeitamente ... aí resolvi ter a bendita idéia de particionar o HD criando duas partições de tamanho exato dos HDs dos 2 macs (meu e da minha mulher), a fim de individualizar os backups...

Ai começou o arrependimento, rsrs agora na lista de discos para o TM só aparece a partição "principal" as duas partições criadas para separar os backups não são visualizadas, entretanto, no finder e no airport utility, tudo normal aparecem perfeitamente ....

Alguém tem idéia do que pode ser?!

Já dizia o ditado ... tá funcionando não mexa! .. kkk

[]'s

Alguém consegue enxergar e selecionar partições no TM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Formatou em HFS+?

Pessoal meu HD externo estava funcionando com o TM perfeitamente ... aí resolvi ter a bendita idéia de particionar o HD criando duas partições de tamanho exato dos HDs dos 2 macs (meu e da minha mulher), a fim de individualizar os backups...

Ai começou o arrependimento, rsrs agora na lista de discos para o TM só aparece a partição "principal" as duas partições criadas para separar os backups não são visualizadas, entretanto, no finder e no airport utility, tudo normal aparecem perfeitamente ....

Alguém tem idéia do que pode ser?!

Já dizia o ditado ... tá funcionando não mexa! .. kkk

[]'s

Alguém consegue enxergar e selecionar partições no TM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.3k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...