Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacMini (2009) + Yosemite = Superdrive não funciona


ElvisVinicius

Posts Recomendados

Olá amigos, estou postando porque não encontrei no fórum.

 

Meu MacMini (2009) com Yosemite instalado, e o SuperDrive não funciona mais. Ele só lê mídias virgens, mas não consegue gravar. Qualquer outra mídia que coloco ele "tenta ler" por uns 10 segundos e depois "cospe" de volta. Só mídias virgens que ficam dentro do drive. Já tentei um monte de dicas pela internet mas nada soluciona.

 

Alguém pode me dar uma luz?

 

Grato :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Já testou com filmes originais? Geralmente são mídias de excelente qualidade. Se ele cuspir de volta, pode ser um problema de hardware (canhão do laser que sofreu decaimento, ou seja, cansou) ou a kext (ou conjunto delas) que controlam as mídias óticas pode ter sido corrompida.

 

Para fazer o teste, tente iniciar o computador por um pendrive com o instalador do OS X, coloque uma mídia que o computador costuma ejetar sem motivo aparente e veja se é possível montar essa unidade usando o diskutil no terminal. Se funcionar, é um problema com sua instalação do OS X. Se não funcionar, seu superdrive pode estar com problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responder.

 

Testei com todo tipo de CD e DVD.

 

Desde DVDs originais de filmes a formatos variados de sistemas de arquivos (originais ou gravados, ISO, UDF, HFS...) simplesmente o MacMini só não cospe mídias virgens, mas também não grava.

 

A última coisa que tentei foi uma dica que vi num blog onde o autor conseguiu resolver o problema usando pelo Terminal do System Restore o comando "drutil eject". Bom, isso não resolveu o meu problema. To quase apelando pra outra dica onde sugeriram usar o Boot Camp, instalar o Windows e tentar por ele. rsrsrsrs Ou Linux. =)

 

 

Vou tentar como você sugeriu com a instalação por USB.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responder.

 

Testei com todo tipo de CD e DVD.

 

Desde DVDs originais de filmes a formatos variados de sistemas de arquivos (originais ou gravados, ISO, UDF, HFS...) simplesmente o MacMini só não cospe mídias virgens, mas também não grava.

 

A última coisa que tentei foi uma dica que vi num blog onde o autor conseguiu resolver o problema usando pelo Terminal do System Restore o comando "drutil eject". Bom, isso não resolveu o meu problema. To quase apelando pra outra dica onde sugeriram usar o Boot Camp, instalar o Windows e tentar por ele. rsrsrsrs Ou Linux. =)

 

 

Vou tentar como você sugeriu com a instalação por USB.

 

Obrigado.

Esse comando que você citou simplesmente comanda a unidade a ejetar o seu conteúdo. Não acredito que resolveria o seu problema.

 

Teste com o instalador como sugeri. Dentro do instalador abra o terminal e use o comando "drutil status" ou "disutil list" para listar as unidades montadas. Se o seu DVD aparecer na lista normalmente isso quer dizer que o hardware está OK e o problema é com sua instalação do OS X. Porém se não funcionar e o disco for ejetado ou não aparecer na lista, seu superdrive pode estar realmente com defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse comando de ejetar com o drutil é realmente intrigante, mas muita gente resolveu o problema usando ele. Parece que de alguma forma ele desbloqueia algo travado pelo Yosemite. Infelizmente pra mim não funcionou.

 

Fiz um clean install do Yosemite, tudo muito mais rápido e fluído agora, mas o drive continua ejetando as mídias.

 

Eu ainda tenho esperança que não seja problema de hardware por um motivo que esqueci de dizer no primeiro post:

 

Eu uso um case USB/Firewire com conexão IDE para alguns HDs que tenho aqui. Mas aproveito e também coloco uma unidade DVD-RW da LG, que funciona perfeitamente no Windows e Linux. O Powerbook (Tiger) também a suporta perfeitamente, inclusive sempre uso essa unidade quando preciso gravar dados em DVD a partir do Powerbook (já que o superdrive do Powerbook está velho e demora uma eternidade pra ler qualquer disco).

 

Essa unidade no MacMini tem o mesmo comportamento da unidade interna, ou seja, tanto o superdrive do MacMini quanto à unidade plugada na USB, ambas sempre "cospem" a mídia fora. Ou seja, só posso imaginar que o culpado é o Yosemite. Senão a unidade na USB funcionaria sem problema.

 

 

Mais tarde (com tempo livre), vou usar um Linux Live pra ver se o superdrive funciona quando nele.

 

:blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.7k
×
×
  • Criar Novo...