Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Macbook Pro] Alcance menor do sinal Bluetooth


Thiago Oliveira

Posts Recomendados

Cara, você é o cara da "saga do iPad", certo?

Que maré amigo.

 

Sobre esse problema com o bluetooh, eu não fico necessariamente surpreso, bluetooth nunca foi bom de verdade em device algum. Tinha um XPS e usava um fone bluetooth constantemente para chamadas de áudio, quando estava em uma chamada podia andar pela agência inteira, e eu andava... já com músicas a tocada era outra, 2 metros no máximo e já cortava ao ponto de não dar conta de continuar usando. O mesmo acontecia com o iPhone, Atrix, e agora com o MBP não é diferente.

 

Por mais que digam que o bluetooth 4.0 (MBP 2012) é retrocompatível com o bt 3.0 (sua caixa da sony) eu sempre tive problemas, ainda maiores e mais frequentes, quando usava aparelhos com diferentes versões do bluetooth. Se fosse mais de 2 então...

 

Não li todo o tópico, mas vi que você tem um magic mouse também. No caso você tem um dispositivo com BT 4.0, um com BT 3.0 e outro com BT 2.1, ou seja, seu BT 4.0 está tendo que rodar em compatibilidade com 2 dispositivos de versões diferentes da nativa.

 

No meu caso eu tenho o MBP com BT 4.0, o Magic Mouse com BT 2.1, um fone (tabajara) com BT 3.0 e uma caixa de som (também tabajara) com BT 2.1. Quando uso apenas o fone ele funciona bem dentro de uma distância máxima de 2mt, se ligar o magic mouse trava tudo mesmo sentado na frente do mac, já a caixa de som não apresenta esse tipo de problema com o mouse. Tudo vai de compatibilidade. Pelo menos baseando na minha experiência.

 

Por essas e outras que música pra mim, só cabeado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, você é o cara da "saga do iPad", certo?

Que maré amigo.

 

Sobre esse problema com o bluetooh, eu não fico necessariamente surpreso, bluetooth nunca foi bom de verdade em device algum. Tinha um XPS e usava um fone bluetooth constantemente para chamadas de áudio, quando estava em uma chamada podia andar pela agência inteira, e eu andava... já com músicas a tocada era outra, 2 metros no máximo e já cortava ao ponto de não dar conta de continuar usando. O mesmo acontecia com o iPhone, Atrix, e agora com o MBP não é diferente.

 

Por mais que digam que o bluetooth 4.0 (MBP 2012) é retrocompatível com o bt 3.0 (sua caixa da sony) eu sempre tive problemas, ainda maiores e mais frequentes, quando usava aparelhos com diferentes versões do bluetooth. Se fosse mais de 2 então...

 

Não li todo o tópico, mas vi que você tem um magic mouse também. No caso você tem um dispositivo com BT 4.0, um com BT 3.0 e outro com BT 2.1, ou seja, seu BT 4.0 está tendo que rodar em compatibilidade com 2 dispositivos de versões diferentes da nativa.

 

No meu caso eu tenho o MBP com BT 4.0, o Magic Mouse com BT 2.1, um fone (tabajara) com BT 3.0 e uma caixa de som (também tabajara) com BT 2.1. Quando uso apenas o fone ele funciona bem dentro de uma distância máxima de 2mt, se ligar o magic mouse trava tudo mesmo sentado na frente do mac, já a caixa de som não apresenta esse tipo de problema com o mouse. Tudo vai de compatibilidade. Pelo menos baseando na minha experiência.

 

Por essas e outras que música pra mim, só cabeado.

 

 

Putz Cara, eu sinto muito por estas experiências tão ruins que você tem passado com a Apple. Eu já passei por um atendimento do Apple Care, que humildemente te falo, senti que conhecia muito mais dos produtos do que o "adviser" em questão.

 

Eu andei lendo sobre seu problema e tem sido relatado uma falha de conector (desconexão parcial ou quebra) e até mesmo contato deste com a carcaça de alumínio, que parece ser simples de ser resolvido, mas sendo necessária a abertura do mac.  Se esta falha não afeta o uso cotidiano, sugiro que você realmente deixe isto de lado por enquanto e quem sabe este problema desapareça sozinho, ou acredito que você será um ex-usuário da Apple muito em breve.

 

Se existe um lado positivo nisso tudo é que aparentemente seu Wi-fi não sofreu danos, situação que aconteceu em paralelo com quase todos os relatos que li sobre o sinal bluetooth.

 

 

Acho que preciso tomar um banho com sal grosso, Hahaha! 

 

Eu havia pensado nessas questões de compatibilidade. Mesmo desemparelhando todos os demais dispositivos (magic mouse, teclado externo, iphone...), a interrupção é constante. Realmente elas ocorrem mais a partir de 2 metros de distância.

 

Mas o mais intrigante nem é isso. É o fato de que qualquer mínima obstrução na saída do drive óptico de CD/DVD já gera uma redução drástica na qualidade do sinal. No caso da caixa de som, o Mac chega a perder completamente a conexão. Fiz o seguinte vídeo para ilustrar bem (é necessário erguer bastante o som, porque ficou baixo):

 

https://www.dropbox....5f/Photo 60.mov

 

Veja que basta colocar o dedo na frente do drive óptico, na altura da tecla "\", para haver interrupção completa do som. E em qualquer distância: acabei de fazer aqui, com a caixa a cerca de 30cm, e o som interrompeu. Com o mouse, a perda de RSSI também é substancial, mas não consegui constatar se há interrupção da conexão.

 

Em certa distância, pelo menos de 2 metros, se eu virar o drive óptico em sentido contrário ao da caixa, o som já picota bastante e se torna inaudível. 

 

Enviei um e-mail para a AASP (assistência autorizada) mais perto e a resposta foi essa:

 

Thiago bom dia , 

 
Pelas especificações do seu aparelho bluetooth , me parece que está dentro :
 
 
Não acredito que seja algum problema do Macbook...mas se quiser pode trazer ele até aqui para podermos dar uma olhada e fazer os testes nele , sem problemas . Creio que seja melhor pois , estando com a maquina aqui fisicamente podemos verificar com mais exatidão.
 
Grato.
Att.

 

Ou seja, nem vou faltar do serviço e perder tempo de dirigir 50km pra correr o risco de ouvir que é assim mesmo. Acho que não compensa.

Editado por Thiago Oliveira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

No meu caso eu tenho o MBP com BT 4.0, o Magic Mouse com BT 2.1, um fone (tabajara) com BT 3.0 e uma caixa de som (também tabajara) com BT 2.1. Quando uso apenas o fone ele funciona bem dentro de uma distância máxima de 2mt, se ligar o magic mouse trava tudo mesmo sentado na frente do mac, já a caixa de som não apresenta esse tipo de problema com o mouse. Tudo vai de compatibilidade. Pelo menos baseando na minha experiência.

 

Por essas e outras que música pra mim, só cabeado.

 

Seu MBP é o sem retina? Sei que é pedir demais, mas você poderia fazer o teste obstruindo a saída do drive óptico (como descrevi no post anterior)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei uma caixas de som no Kickstarter chamadas Blazar. Elas são o máximo quando conectadas via iphone, mas ao conecta-las no Mac descobri que o perfil de conexão "nativo" do som via bluetooth no Mac é uma porcaria.

 

Nesse site tem um comando para alterar o perfil de conexão A2DP

 

http://danwarne.com/fix-bluetooth-a2dp-audio-quality-mac-os/

Se tu quiser ler mais sobre essa especificação eu tenho o arquivo da Bluetooth. (alerta, coisa de geek!, olha na página 23)

 

https://www.evernote.com/shard/s42/sh/b53002f0-d3b7-4c57-a880-4e3d412dd433/76986781ef10cc1ae436972dd5ca4846

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu MBP é o sem retina? Sei que é pedir demais, mas você poderia fazer o teste obstruindo a saída do drive óptico (como descrevi no post anterior)?

O meu não é retina e é mid 2012 também.

 

Fiz o seguinte teste. Aqui comigo só tenho a caixa tabajara e o mouse.

 

1. Caixa sem obstrução. -56 dBm

2. Caixa com obstrução. -63 dBm

3. Caixa sem obstrução novamente. -56 dBm

4. Mouse + caixa sem obstrução. -40 dBm / -55 dBm

5. Mouse + caixa com obstrução. -43 ~ -49 dBm / -59 ~ -54 dBm

6. Mouse sem obstrução. -40 dBm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei uma caixas de som no Kickstarter chamadas Blazar. Elas são o máximo quando conectadas via iphone, mas ao conecta-las no Mac descobri que o perfil de conexão "nativo" do som via bluetooth no Mac é uma porcaria.

Nesse site tem um comando para alterar o perfil de conexão A2DP

http://danwarne.com/fix-bluetooth-a2dp-audio-quality-mac-os/

Se tu quiser ler mais sobre essa especificação eu tenho o arquivo da Bluetooth. (alerta, coisa de geek!, olha na página 23)

https://www.evernote.com/shard/s42/sh/b53002f0-d3b7-4c57-a880-4e3d412dd433/76986781ef10cc1ae436972dd5ca4846

Obrigado, colega. Eu já havia lido a respeito, mas eu acho que o problema aqui não é de perfil. Quando esse é o caso, parece que o que ocorre é uma perda na qualidade de áudio e não interrupção (por diminuição do sinal). Por favor, me corrija se eu estiver errado.

O meu não é retina e é mid 2012 também.

Fiz o seguinte teste. Aqui comigo só tenho a caixa tabajara e o mouse.

1. Caixa sem obstrução. -56 dBm

2. Caixa com obstrução. -63 dBm

3. Caixa sem obstrução novamente. -56 dBm

4. Mouse + caixa sem obstrução. -40 dBm / -55 dBm

5. Mouse + caixa com obstrução. -43 ~ -49 dBm / -59 ~ -54 dBm

6. Mouse sem obstrução. -40 dBm

Poxa, muito obrigado!

Vou repetir o mesmo teste para comparar. Em que distância o Mac estava da caixa durante os testes? Aí consigo fazer exatamente igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou repetir o mesmo teste para comparar. Em que distância o Mac estava da caixa durante os testes? Aí consigo fazer exatamente igual.

A caixa estava à mesma distância que se costuma a usar um mouse, só que deixo ela escondida atras do mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu não é retina e é mid 2012 também.

 

Fiz o seguinte teste. Aqui comigo só tenho a caixa tabajara e o mouse.

 

1. Caixa sem obstrução. -56 dBm

2. Caixa com obstrução. -63 dBm

3. Caixa sem obstrução novamente. -56 dBm

4. Mouse + caixa sem obstrução. -40 dBm / -55 dBm

5. Mouse + caixa com obstrução. -43 ~ -49 dBm / -59 ~ -54 dBm

6. Mouse sem obstrução. -40 dBm

 

Nas mesmas condições e na mesma distância, fiz o teste aqui.

 

1. Caixa sem obstrução. -56 dBm

2. Caixa com obstrução. -77 dBm

3. Caixa sem obstrução novamente. -54 dBm

4. Mouse + caixa sem obstrução. -46 dBm / -57 dBm

5. Mouse + caixa com obstrução. -64 dBm / -77 dBm

6. Mouse sem obstrução. -42 dBm

 

 

Com o mac a mais ou menos 2 metros de distância, os valores são os seguintes. Se não for pedir muito, poderia fazer o teste aí?

 

1. Caixa sem obstrução. -70 dBm

2. Caixa com obstrução. -87 dBm (interrupções)

3. Caixa sem obstrução novamente. -74 dBm

4. Mouse + caixa sem obstrução. -65 dBm / -69 dBm

5. Mouse + caixa com obstrução. -82 dBm / -89 dBm (Mac perdeu a conexão com a caixa)

6. Mouse sem obstrução. -68 dBm

Editado por Thiago Oliveira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o mac a mais ou menos 2 metros de distância, os valores são os seguintes. Se não for pedir muito, poderia fazer o teste aí?

 

1. Caixa sem obstrução. -70 dBm

2. Caixa com obstrução. -87 dBm (interrupções)

3. Caixa sem obstrução novamente. -74 dBm

4. Mouse + caixa sem obstrução. -65 dBm / -69 dBm

5. Mouse + caixa com obstrução. -82 dBm / -89 dBm (Mac perdeu a conexão com a caixa)

6. Mouse sem obstrução. -68 dBm

Faço sim, mas acho que só amanhã, hoje não volto mais pra agência.

 

Mas adianto que depois da nossa conversa testei com um Dell de um colega a 1,5mt e nem pareou. Bt é ruim mesmo, eu quero botar um audio sem fio em casa, mas vou fazer com airport express, meu roteador tá ruim mesmo e sem essa necessidade de ter o som com o Bt, posso comprar um som bem melhor e ligar no Airport.

 

Pelos seus testes da pra notar que o seu mac está sofrendo mais com a obstrução do que o meu, digo isso pela variação do mouse, o seu tem uma variação de 14 dBm, contra 3 dBm do meu. Isso sem levar em consideração que o sinal do meu parece estar mais forte, mas isso pode ser reflexo de uma bateria com mais carga ou mesmo o tempo de uso dos macs, o meu mac é idêntico ao seu, mas foi comprado 0km em abril.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço sim, mas acho que só amanhã, hoje não volto mais pra agência.

Mas adianto que depois da nossa conversa testei com um Dell de um colega a 1,5mt e nem pareou. Bt é ruim mesmo, eu quero botar um audio sem fio em casa, mas vou fazer com airport express, meu roteador tá ruim mesmo e sem essa necessidade de ter o som com o Bt, posso comprar um som bem melhor e ligar no Airport.

Pelos seus testes da pra notar que o seu mac está sofrendo mais com a obstrução do que o meu, digo isso pela variação do mouse, o seu tem uma variação de 14 dBm, contra 3 dBm do meu. Isso sem levar em consideração que o sinal do meu parece estar mais forte, mas isso pode ser reflexo de uma bateria com mais carga ou mesmo o tempo de uso dos macs, o meu mac é idêntico ao seu, mas foi comprado 0km em abril.

Pois é. Está claro pra mim que meu Mac está com defeito. Mas vai ficar assim. O chato é ficar com um equipamento com essa limitação. Vai ver isso faça parte da "mágica" da apple.

Editado por Thiago Oliveira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temo que esteja correto. Se for mais destemido como eu, pode tentar abrir ele e averiguar os cabos e tal, pode ser que haja algum deles mal conectado, quem sabe? Meu iPhone 4 estava assim, acima de 10mts do roteador não pegava wifi, abri e dei 1/4 de volta no parafuso da antena e mudou da água pro vinho.

 

Pode se guiar pelos tutoriais do iFixit, por mais que sejam para a substituição de componentes, podem te mostrar onde olhar ou não.

 

http://www.ifixit.com/Guide/MacBook+Pro+13-Inch+Unibody+Mid+2012+AirPort-Bluetooth+Board+Replacement/10363

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temo que esteja correto. Se for mais destemido como eu, pode tentar abrir ele e averiguar os cabos e tal, pode ser que haja algum deles mal conectado, quem sabe? Meu iPhone 4 estava assim, acima de 10mts do roteador não pegava wifi, abri e dei 1/4 de volta no parafuso da antena e mudou da água pro vinho.

 

Pode se guiar pelos tutoriais do iFixit, por mais que sejam para a substituição de componentes, podem te mostrar onde olhar ou não.

 

http://www.ifixit.com/Guide/MacBook+Pro+13-Inch+Unibody+Mid+2012+AirPort-Bluetooth+Board+Replacement/10363

 

Melhor não. Não tenho habilidade. Hahaha! 

 

Entrei em contato com o AppleCare pelo chat e o atendente vai me passar para um tal de suporte avançado. Mandou eu ligar amanhã bem cedo no 0800.

 

Alguém já teve algum contato com esse tal suporte mais avançado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor não. Não tenho habilidade. Hahaha! 

 

Entrei em contato com o AppleCare pelo chat e o atendente vai me passar para um tal de suporte avançado. Mandou eu ligar amanhã bem cedo no 0800.

 

Alguém já teve algum contato com esse tal suporte mais avançado?

Nesse caso melhor não mesmo.

 

Felizmente a única vez que precisei falar com o suporte da Apple foi para acionar o OOW pro meu iPhone que sofreu uma série de quedas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito chato isso cara. Nem sei o que sugerir mais. Eu entraria em contato com o suporte da Apple US.

Esquenta não. Esse atendimento ruim da apple já não me surpreende mais. A única solução seria levar o Mac na AASP. Se eu encontrar um tempo, levo lá. Talvez nas férias, a não ser que eu passe essa máquina pra frente antes. Por enquanto, ela vai ficar assim mesmo.

Valeu pela ajuda. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...