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[Macbook Pro] Alcance menor do sinal Bluetooth


Thiago Oliveira

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Pessoal, tenho uma caixa de som bluetooth Sony SRS-BTX300 e funciona muito bem com o iPhone. O alcance é ótimo e chega fácil a uns 10 metros sem que haja interrupção do som. O mesmo ocorria com o iPad (quando eu tinha um).

 

Quando uso com o meu Macbook Pro (mid 2012), todavia, o alcance é bem menor. Com 3 metros de distância, o som corta. Isso também acontece com qualquer barreira mínima. Agora, quando fico bem perto da caixa, o som não tem interrupção.

 

A dúvida é: o alcance do bluetooth do macbook pro é sensivelmente menor do que o do iphone? Usar o computador na energia ou na bateria afeta isso? Ou estou com algum problema?

 

Abraço a todos.

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Thiago,

 

Comigo o alcance entre o macbook pro, o iphone, e os ipads são praticamente os mesmos, e em alguns momentos o mac supera em desempenho (no teste rápido que fiz por curiosidade após ler seu tópico).

 

Os sinais bluetooth podem interferir entre si, você já tentou desligar os demais quando tentou usar a conexão com o mac? Eu odeio este tipo de trabalho de configurações, adaptações, etc.; estes equipamentos caros deveriam ser altamente independentes e simples, sem tantos "se" para funcionar como se espera deles. 

 

De qualquer forma, às vezes é uma questão de falta de sorte mesmo.

 

Abs,

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Eu uso muito esta caixa bluetooth: 

 

http://www.submarino.com.br/produto/114183870/caixa-de-som-bluetooth-philips-shock-box-sb7100-98-preto

 

E este fone pra malhar:

 

 

E eles tem o mesmo desempenho (ótimo por sinal) com o iphone/ipads e o macbook (da assinatura)

 

Notei um padrão. Se eu tampar a saída do drive de CD, o sinal do bluetooth corta. Será algum problema?

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Notei um padrão. Se eu tampar a saída do drive de CD, o sinal do bluetooth corta. Será algum problema?

 

 

Faz sentido, dá uma olhada neste texto:

 

http://appleinsider.com/articles/10/04/15/apples_new_macbook_pro_has_antenna_mounted_to_optical_drive_frame

 

Apesar de ser um modelo anterior ao seu, acredito que não mudou muita coisa

Editado por Alessandro Saba
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Faz sentido, dá uma olhada neste texto:

 

http://appleinsider.com/articles/10/04/15/apples_new_macbook_pro_has_antenna_mounted_to_optical_drive_frame

 

Apesar de ser um modelo anterior ao seu, acredito que não mudou muita coisa

 

Perfeito. Há interrupção se houver obstrução da saída do drive óptico.

 

Mesmo assim, o som vem sendo interrompido com facilidade. Muito estranho. Como uso pouco o bluetooth, só agora notei algo assim.

Editado por Thiago Oliveira
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Perfeito. Há interrupção se houver obstrução da saída do drive óptico.

 

Mesmo assim, o som vem sendo interrompido com facilidade. Muito estranho. Como uso pouco o bluetooth, só agora notei algo assim.

 

 

Às vezes eu não sei se o mais chato é o problema existir ou apenas saber que ele existe... Se você usa pouco o bluetooth, e provavelmente quando usa deve ser a curta distância, sugiro que tente ignorar isto (ou evite colocar a mão na direção do drive óptico rsrsrs coisas da Apple!)

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Tenta fazer um teste com outros dispositivos bluetooth para ver a potência de sinal de cada um.

 

Este texto pode ajudar:

 

http://pplware.sapo.pt/truques-dicas/como-medir-a-forca-do-sinal-bluetooth-dos-dispositivos-no-mac/

 

Se todos apresentarem baixa potência então deve ser mesmo um problema no mac. Acho que a verificação só apontaria um erro se ele não estivesse operacional.

Editado por Alessandro Saba
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Tenta fazer um teste com outros dispositivos bluetooth para ver a potência de sinal de cada um.

 

Este texto pode ajudar:

 

http://pplware.sapo.pt/truques-dicas/como-medir-a-forca-do-sinal-bluetooth-dos-dispositivos-no-mac/

 

Se todos apresentarem baixa potência então deve ser mesmo um problema no mac. Acho que a verificação só apontaria um erro se ele não estivesse operacional.

 

No mavericks, essa dica aparentemente não funciona.

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No meu aqui funcionou...

 

Segura o option e clica no ícone bluetooth na barra superior (os dados informados aparecerão com número de potência ao lado)

 

Agora sim, aparentemente estão todos os dispositivos da mesma forma.

 

A caixa aparece com -77 e o mouse com -70, isso com o mac a 2 metros de distância. 

Se tampar o drive óptico com a mão, esses valores sobem muito.

Será que estou com algum problema?

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Blz... Boa sorte

 

Fiz uma série de testes. Mudei de cômodo, desliguei outros aparelhos próximos. E nada. Qualquer mínima obstrução no lado direito do Mac, perto do drive óptico, o sinal cai absurdamente. Basta segurar o Mac ali, ou até mesmo virar ele para outro lado, e o sinal cai de -61 para -82, interrompendo o som.

 

As mesmas quedas bruscas ocorrem com o magic mouse e com o teclado apple, os quais usei para testar aqui. Só que em menor intensidade. Eles não chegam a -80. Também não consegui notar se eles param de funcionar.

 

Liguei no Apple Care para tentar ter uma luz e foi surpreendentemente uma porcaria. O atendimento foi péssimo. O agente de suporte mal entendeu o problema, fez um testes mandando eu apertar algumas teclas e leu os mesmos artigos de suporte que eu li. Ele mesmo me disse para esperar porque ele estava lendo um artigo de suporte. Mandou eu fazer os mesmos testes que eu já havia feito e já havia dito. Sabe quando você liga para uma operadora de telefone celular e nota que a atendente, sem muita vontade e entendimento, está apenas lendo instruções na tela? Nenhuma especulação. Nenhuma suspeita técnica. Sequer soube me dizer se a antena fica, de fato, próximo ao drive óptico. Conclusão do "técnico": tenho que levar na autorizada para um diagnóstico, sendo que a mais próxima fica a 50km e só atende de segunda a sexta em horário comercial.

 

Em resumo: nada.

 

Vou ficar com o mac assim mesmo. 

Editado por Thiago Oliveira
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Fiz uma série de testes. Mudei de cômodo, desliguei outros aparelhos próximos. E nada. Qualquer mínima obstrução no lado direito do Mac, perto do drive óptico, o sinal cai absurdamente. Basta segurar o Mac ali, ou até mesmo virar ele para outro lado, e o sinal cai de -61 para -82, interrompendo o som.

 

As mesmas quedas bruscas ocorrem com o magic mouse e com o teclado apple, os quais usei para testar aqui. Só que em menor intensidade. Eles não chegam a -80. Também não consegui notar se eles param de funcionar.

 

Liguei no Apple Care para tentar ter uma luz e foi surpreendentemente uma porcaria. O atendimento foi péssimo. O agente de suporte mal entendeu o problema, fez um testes mandando eu apertar algumas teclas e leu os mesmos artigos de suporte que eu li. Ele mesmo me disse para esperar porque ele estava lendo um artigo de suporte. Mandou eu fazer os mesmos testes que eu já havia feito e já havia dito. Sabe quando você liga para uma operadora de telefone celular e nota que a atendente, sem muita vontade e entendimento, está apenas lendo instruções na tela? Nenhuma especulação. Nenhuma suspeita técnica. Sequer soube me dizer se a antena fica, de fato, próximo ao drive óptico. Conclusão do "técnico": tenho que levar na autorizada para um diagnóstico, sendo que a mais próxima fica a 50km e só atende de segunda a sexta em horário comercial.

 

Em resumo: nada.

 

Vou ficar com o mac assim mesmo. 

 

 

Putz Cara, eu sinto muito por estas experiências tão ruins que você tem passado com a Apple. Eu já passei por um atendimento do Apple Care, que humildemente te falo, senti que conhecia muito mais dos produtos do que o "adviser" em questão.

 

Eu andei lendo sobre seu problema e tem sido relatado uma falha de conector (desconexão parcial ou quebra) e até mesmo contato deste com a carcaça de alumínio, que parece ser simples de ser resolvido, mas sendo necessária a abertura do mac.  Se esta falha não afeta o uso cotidiano, sugiro que você realmente deixe isto de lado por enquanto e quem sabe este problema desapareça sozinho, ou acredito que você será um ex-usuário da Apple muito em breve.

 

Se existe um lado positivo nisso tudo é que aparentemente seu Wi-fi não sofreu danos, situação que aconteceu em paralelo com quase todos os relatos que li sobre o sinal bluetooth.

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acredito que você será um ex-usuário da Apple muito em breve.

 

Breve.. infelizmente, muito em breve. Depois do que passei com o iPad, e agora com isso, estou cada vez mais convencido a deixar a Apple pra lá.

 

O "problema" em si não afeta diretamente o meu uso. Vou usar a caixa só com o iPhone. Por enquanto vou deixar quieto. Mas é chato saber que o seu Mac, em tese, tem um problema.

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Breve.. infelizmente, muito em breve. Depois do que passei com o iPad, e agora com isso, estou cada vez mais convencido a deixar a Apple pra lá.

 

O "problema" em si não afeta diretamente o meu uso. Vou usar a caixa só com o iPhone. Por enquanto vou deixar quieto. Mas é chato saber que o seu Mac, em tese, tem um problema.

Realmente, lamentável a série de problemas que você enfrentou com produtos diversos da empresa.

Se você ainda não tiver desencanado, eu recomendaria você tentar o chat da Apple US. lá o nivel de preparo e formacao dos caras parece ser bem melhor. Recentemente tive um problema na ativação de um iPhone que só conseguir resolver por lá (e de lá eles me redirecionaram para o suporte avançado).

E eu já comecaria ressaltando o quao fulo estou com a Apple e o atendimento até então recebido.

 

Bom, mas realmente muito chato tudo isso.

=(

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Realmente, lamentável a série de problemas que você enfrentou com produtos diversos da empresa.

Se você ainda não tiver desencanado, eu recomendaria você tentar o chat da Apple US. lá o nivel de preparo e formacao dos caras parece ser bem melhor. Recentemente tive um problema na ativação de um iPhone que só conseguir resolver por lá (e de lá eles me redirecionaram para o suporte avançado).

E eu já comecaria ressaltando o quao fulo estou com a Apple e o atendimento até então recebido.

 

Bom, mas realmente muito chato tudo isso.

=(

 

Valeu pela dica, amigo. Mas Apple, pra mim, já é passado.

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