Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Expandir PowerMac G4 Quicksilver


efdesign_br

Posts Recomendados

Ola a todos, boa noite.

Recentemente adquiri um PowerMac G4 Quicksilver 933Mhz com HD de 160GB para utilizar de servidor de arquivos e internet na minha rede, porem,gostaria de acrescentar mais 1 HD nele. Olhando na placa mae nao vejo entrada para mais nenhum outro HD... É isso mesmo? Ele nao aceita outro HD? Se nao aceitar, essas placas PCI controladoras de HD SATA sao uma boa escolha ou a leitura/gravacao fica meio lenta?

Agradeco desde já qualquer ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

@efdesign_br,

o PowerMac pode ser expandido sim.

Nele você pode colocar até 2 discos rígidos, através do mesmo cabo.

Você ainda pode adicionar placas controladoras SCSI/IDE/SATA através do slot PCI. A de leitura e escrita desses discos não é baixa não, pois as placas controladoras usam o slot PCI 64bit (se não me engano).

Além da substituição do disco rígido, você pode adicionar mais memória RAM. O PowerMac G4 aceita até 2GB de RAM PC-133. Lembre-se: Mac OS X gosta de memória RAM, e quanto mais tiver, melhor.

Abraços,

Rodolfo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@efdesign_br,

pensei que tivesse 4 slots de memória RAM. Desculpe.

Fiz a besteira de postar sem pesquisar antes. Corrigindo o que eu disse:

o PowerMac G4 aceita até 1.5GB de RAM (máximo), divididos em três slots de memória RAM PC-133MHz (3.3 volts, 168 pinos e sem-buffer)

O slot PCI 64bits são slots um pouco mais compridos que os PCI normais.

Ele operam num frequencia de 33MHz (bem superior ao slot PCI "convencional).

É importante você ter em mente que o PowerMac G4 não tem suporte à "Large Drive Support", ou seja, suporta discos de no máximo 128GB.

Um abraço

-Rodolfo Belentani

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodolfo, novamente acho que sua informação quanto a HD está equivocada, pois o meu tem um HD de 160GB rodando. E já vi no macsales.com HDs de 500GB pra powermac quicksilver. Vc tem certeza disso? To querendo ampliar a capacidade dele e agora estou em dúvida quanto ao tamanho que poderei instalar.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto à expansão do PowerMac G4 Quicksilver, pesquisei melhor encontrei bastante coisa. Realmente me equivoquei amigo. Peço desculpas, aqui vai as informações corretas:

1.) Quantidade máxima de memória que o PowerMac G4 QuickSilver aceita:

O PowerMac G4 aceita até 1.5GB de memória RAM, através de módulos PC-133 de 3.3 volts.

2.) Acerca da quantidade de HD que o PowerMac suporta:

O PowerMac "original" lançado em Julho de 2001 e descontinuado em Janeiro de 2002 realmente não suporta discos maiores que 128GB. A interface IDE dessas máquinas são ATA/66. Os modelos dessa série (Julho 2001-Janeiro 2002) são:

M8359LL/A (733MHz), M8360LL/A (867MHz) e M8361LL/A (Dual 800MHz).

Os modelos de PowerMac G4 Quicksilver lançados a partir desses modelos já suportam discos maiores que 128GB.

Os modelos são esses:

PowerMac G4 QuickSilver 2002 (Janeiro de 2002-Agosto de 2002)

MB8705LL/A (800MHz)

MB8666LL/A (933MHz)

MB8667LL/A (Dual 1GHz)

Se o seu PowerMac for um dos modelos do QuickSilver 2002, ele aceita sem problemas os drivers maiores que 128GB.

Sobre a placa de expansão:

o seu PowerMac funciona com qualquer placa compatível com Mac. Basta encontrar um modelo e instalar em um dos slots PCI-64 bits. Assim dá pra instalar mais de 2 HDs.

Eu acho mais vantajoso você comprar um disco de 500GB (ou mais) para substituir o disco atual dele.

Para não ocorrer a chance de perdas de dados, particione o disco rígido.

Com 60GB para o OS X (muito mais que o necessário! aqui eu deixo 60GB para o Leopard por que as vezes trabalho com transferencias de arquivos grandes, e preciso de algum lugar para alocá-los) e o restante para dados!

Espero ter respondido suas dúvidas.

Abraços :D

E desculpe qualquer confusão! Ultimamente tendo dado umas "mancadas" por aqui! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Nivardo,

acho que você não viu o meu segundo post... :-)

PowerMac G4 QuickSilver 2002 (Janeiro de 2002-Agosto de 2002)

MB8705LL/A (800MHz)

MB8666LL/A (933MHz)

MB8667LL/A (Dual 1GHz)

Se o seu PowerMac for um dos modelos do QuickSilver 2002, ele aceita sem problemas os drivers maiores que 128GB.

Mas obrigado por lembrar! :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.3k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...