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Perene

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  1. Alá como são as coisas: *********** BRADESCO, conta normal: *********** Ruim também, constatei hoje que é possível primeiro entrar no app (isso num Android) só digitando uma senha de 4 dígitos. Uma vez lá dentro se vc quiser fazer qualquer PIX pra qualquer pessoa NADA SERÁ REQUISITADO. A mesma senha de novo? Não. Uma senha específica pra transações? Não. O tal do token no aplicativo preenche automaticamente após vc digitar sua senha. Não tem essa de enviar código pra celular ou algo assim. Então percebam a gravidade da falha: antigamente era no esquema de chaveirinho, que tem bateria própria (a minha não acabou ainda, fiz DIGICONTA quando ainda existia). Tiraram o token de chaveirinho e botaram um que preenche automaticamente. Logo assim como o SOFISA, BANCO NEXT e BANCO INTER, o Bradesco na conta corrente/poupança tradicional é totalmente falho. O ladrão ou adivinha a senha de 4 dígitos ou com o aplicativo ABERTO simplesmente faz o PIX que ele quer. Eu não sei como seria a recuperação de senha/acesso por esse banco, e nem qual o tempo de inatividade pra deslogar. Mas se não for no esquema de "saiu dele, voltou segundos depois e já pediu senha/digital de novo", então meus caros, 5 minutos ou muito mais pra pedir pra deslogar já é garantia que correntista desse banco vai ter a conta zerada. A mesmíssima coisa pro INTER. Entenderam que de nada adiantou o banco INTER ser meticuloso pra devolver a minha conta ou trocar meus dados cadastrais? Se sequer pede senha pra fazer PIX? É festa, é farra, é carnaval, permitir fazer PIX dessa forma. Por isso que eu falei pra se certificar que está deslogado e botar senha/TouchID internamente no app. Não basta no aparelho. O que o Banco Central deveria fazer? Se reunir com esses bancos e obrigar a implementar medidas básicas de segurança, pra PIX e outras paradas, como cartão sem p.utaria de numeração. O que os bancos fazem? Mandam atualização do app toda semana, corrigindo ABSOLUTAMENTE NADA. E senha de 4 dígitos é escárnio. A maioria (principalmente os véios) estão cansados de colocar ano de nascimento ou outro número óbvio. Era pra ser senha alfanumérica. Aliás, quem coloca senha de números no smartphone também está sendo burro, pois já vi reportagens dizendo que os ladrões ficam observando vc digitar, alguns usam até câmeras. O cuidado que a pessoa tem de ter é com os dois: aparelho + conta bancária. Mas fica difícil tomar conta do banco se eles não se mexem pra implementar medidas básicas. A essa altura do campeonato o que era pro povo fazer? Encher as operadoras (e os fabricantes tipo Apple também) de reclamações, em todas as plataformas: queixa no BACEN, Reclame Aqui, Consumidor.gov.br, processos na justiça, inclusive coletivos, e até mesmo vídeos jogados no Youtube pra que todas as instituições bancárias se manquem e arrumem esses serviços. Eu diria até que viola o Código do Consumidor não fazer isso, basta ver o que dizem artigos como 6, 14, 20, 66... E vou até ver como funciona um dos apps citados, o DIGIO, pra ver como formular uma queixa no Banco Central pra ver se corrigem alguma coisa. No entanto não espero que tomem atitude alguma, pois atendentes só sabem ler scripts e enviar respostas manjadas.
  2. Sobre esse tema do PIX e complementando o que falei: Acabei de fazer um levantamento de quais bancos são "libera geral" e quais atualmente impõem alguma trava quando vc tenta fazer PIX. Por trava eu quero dizer ao menos pedir senha pra transação (mas claro: proteja os meios de redefinir ela e a senha pra entrar no app, me refiro ao email e celular vinculados, do contrário não adiantará nada). Digamos que um assaltante leve o celular e sem bloqueio algum, e consiga abrir o app. Será que ele é capaz de transferir, caso o pior ocorra: o app esteja aberto? - Existe bloqueio de Touch/FaceID e código pra abrir o iPhone/Android, mas também existe a mesmíssima coisa pra abrir o aplicativo. Então vamos ver quais bancos são precários? >>>>>>>>>> - SOFISA: não pede nada. Outra instituição bancária que decaiu muito. - Banco NEXT: idem; - PAGSEGURO: ruim. Não pede absolutamente nada, faz o PIX sem ressalvas. - BANCO INTER: também não pede NADA. Uma vez que vc cadastre aquele negócio de iSAFE o INTER faz sem cerimônia qualquer PIX. Isso é lamentável porque eles são o melhor banco pra recuperar caso esqueça a senha, tem burocracia boa pra isso e pra mudar dados cadastrais. <<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>> - Nullbank: pede senha de 4 dígitos do cartão, antes de fazer PIX; - C6 Bank: senha do cartão; - Digio: senha do cartão; - BANCO PAN: senha do cartão antes do PIX; - WILL BANK (antigo MEUPAG): esse pede duas coisas: os 3 dígitos da traseira do cartão (CVV) e depois a senha do próprio cartão (e se tiver com bloqueio temporário não dá pra fazer PIX). - CAIXA TEM: pede senha da conta antes; - PICPAY: senha da conta; - MERCADO PAGO: me pediu pra botar a digital (TouchID); - BRADESCO: esse aqui tenho um Digiconta, mas ainda uso o chaveirinho pra token. Pelo que vi se vc ativar o token no app o físico é desativado de forma permanente. Antes do PIX ser feito o código do token é pedido. *********** Vou ficar devendo esses abaixo, quem souber me ajude a preencher: - SANTANDER - BANCO DO BRASIL - ITAÚ (iConta que preciso reativar, e conta tradicional) - CAIXA (conta normal) - BRADESCO (conta normal) *******
  3. Vejam esse caso: https://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/a-gente-se-sente-boba-diz-empresaria-que-perdeu-r-53-mil-em-golpe-do-pix A mulher não tomou cuidado e instalou alguma estrovenga no computador, que limpou R$ 53 mil da conta (por PIX). Se o PIX dela estivesse arranjado pra só fazer pra pessoas A ou B ou se precisasse esperar X tempo pra aumentar limite (que poderia estar zerado = não faz pra ninguém até ela autorizar, ou bem baixo, e digo limite diário ou por transação) isso teria ocorrido? Nunca. E eu sou a favor ainda que uma vez que vc concorde em esperar X dias pra aumentar limite que não consiga reverter essa decisão nem mesmo se botar senha, implorar pro SAC ou o que mais for. Pode ser caso de vida ou morte que não conseguiria de forma alguma fazer (desde que o consumidor concorde). Seria pra esperar X dias mesmo, e o $ ficaria bloqueado que nem quando a gente faz investimento em CDB ou LCI, nas hipóteses de resgate apenas no vencimento. Aliás, todo o $ deveria (se a pessoa quisesse) ficar bloqueado e investido pra render. Quer sacar algum valor? Manda resgatar parcialmente, mas tem que esperar X tempo. O PAGSEGURO é um que parece que só faz resgate no horário comercial. Mas como eu disse não pede senha alguma pra fazer PIX. O que os bancos fazem com PIX? Libera geral, pode fazer quantos PIX vc quiser, de qualquer valor, pra quem for. (e isso inclui pagar boleto, lembrando que existe depósito por boleto também). Tem que ser filho da puta ao cubo pra achar legal retirar todas essas opções de deixar a conta mais segura. E nem é só isso, vejam o exemplo do cartão de crédito, o bloqueio temporário dentro do app deveria ser obrigatório pra todos os bancos e deveria haver uma opção pra até mesmo escolher onde seria usado (estabelecimento) e qual valor máximo (mesmo que abaixo do limite de crédito, vc poderia escolher gastar só X naquele dia, tendo que esperar também pra mudar isso). Ou então vc compra 1x, o bloqueio temporário volta automaticamente. Já evitaria ter de abrir o celular na rua e ficar colocando o cadeado. Nada disso existe, e qualquer zé mané desenvolvedor de app botaria tudo que foi sugerido. O que fizeram foi automatizar a porra toda de forma preguiçosa e cômoda, e o cliente que se vire. Tanta tecnologia e tão pouca massa cinzenta... Banco Central é tão útil quanto Anatel, ANEEL, ANS... tudo cabidão de emprego.
  4. ********* O problema do Pix é que os caras estão sequestrando as pessoas e NÃO ADIANTA NÃO TER PIX, pois eles fazem você ligar para parentes e estes tem que fazer o PIX. ********* Pra quem disse isso, minha réplica: Se todo mundo da mesma família seguir as mesmas dicas então ninguém se dá mal. Simples. E sequestros não representam a maioria dos roubos, mostrem a estatística aí que afirma que na esmagadora maioria deles o trombadinha não pega teu aparelho no meio da rua, vai embora e e faz o que tem de fazer. Justamente porque ninguém se preocupa em ver como evitar (ou cobrar dos bancos que consertem esses apps ruins) é que eles acreditam totalmente que irão conseguir. Por que ficariam e ainda forçariam um sequestro? Não tô dizendo que isso não aconteça, mas não é sempre. É exceção, não é regra. Assim como não rolam grandes assaltos a bancos TODO SANTO DIA. Somente se a maioria das pessoas tomassem medidas pra evitar terem as contas bancárias zeradas é que as vítimas seriam obrigadas a transferir o $ com uma 38 na cabeça com mais frequência. Quantas pessoas usam segundo chip pra recuperação e deixam em casa, como token? Não deve dar nem meia dúzia. 15, 17 celulares são roubados POR HORA. Não é por dia, É POR HORA. De fato, estamos seguros pra caralho saindo com iPhone que custa 3 rins... São 15-17 sequestros por hora? Acreditem, a maioria é ingênua a ponto de cair nos golpes mais primários possíveis. Vai do clássico spam do príncipe nigeriano a clicar em link suspeito pelo WhatsApp... O PIX não foi criado pra ser que nem o Sílvio Santos e jogar notas de 100 no auditório pra qualquer um pegar. A serventia dele é primeiro não ser obrigado a pagar R$ 8 pra uma mera transferência (coisa que a Caixa fazia no internet banking). A segunda vantagem é não ter essa frescura de só no horário comercial. E de esperar 1 dia útil pra $ cair. E hoje se usa PIX também pra pagar boletos/compras online. Só que vc precisa ter controle absoluto do destino, de onde o dinheiro vai. Você precisa ter o direito de querer mandar só pra vc mesmo, pra certas pessoas (como parentes), em certos horários, ou até mesmo um limite diário ou por transação. Uma vez que isso ocorra vc tem que poder reverter NA MESMA HORA pra voltar a ficar engessado de novo. E digo mais: deveria ser obrigado a digitar a senha pra saber QUANDO O PIX SERIA MODIFICADO. Essa informação (óbvio) tem que ser oculta pra vc mesmo. Justamente pro ladrão não descobrir. E não apenas isso: você também tem de ter o direito de impor um prazo mínimo pra cada alteração de PIX ser implementada. Não é pra eu sair de um limite de R$ 500 diários pra 5000 em 2 horas. Idem pra empréstimo online ($ que o ladrão limpa da sua conta). Se eu quiser botar um horário pra isso ocorrer ou esperar 2, 3, 4 dias, OK. Por que não posso ter esse direito? Tenho que só me estrepar tanto quanto quem quer modificar tudo no mesmo instante?????? Você pode ser roubado na mesmíssima hora que o limite aumentar? Claaaaaaro! Eu posso também ganhar na Mega-Sena tendo apostado 1x na vida, e um conhecido jogar 30 anos e não ganhar nem na QUADRA. Mas uma vez que vc queira botar as "travas" de novo (tendo feito o PIX desejado), vc vai lá e tchum. O ladrão vai dar um tiro na sua cara só porque não consegue? Aí são outros 500. Na certa vai arrumar outros meios de roubar, ou se contentar apenas com o aparelho. Mas as contas bancárias zeradas irão diminuir, não? Os gênios levaram 1 ano pra perceber tudo isso? Inventaram a roda em 2021? Um PIX pra um desconhecido ou num valor alto tem que ser um evento tão raro quanto um natal ou reveillon. Só que na cabeça do pessoal tarja preta você precisa ter o direito de fazer o PIX quando quiser e no valor que tiver na conta, do contrário acho que irão surtar. Os ladrões agradecem. O cérebro do brasileiro precisa ser estudado, não entendo como num país de prodígios não inventamos ainda a "cura" pra morte...
  5. Ninguém tá culpando as vítimas. No entanto é fantasia da sua parte achar que o povo é fraco e por não reagir é que as coisas continuam como estão. Mesmo que vc ande armado por aí, saiba se defender, seja um mestre em autodefesa, nunca deve reagir a um assalto, pois arrisca a tomar um tiro de graça. O cemitério está cheio de pessoas "valentes". Além disso vc pode ter seu aparelho furtado sem nem ver quem foi. Já cogitou essa hipótese? Vc tem uma câmera vigiando pra onde vai 24h/dia? Às vezes levam do seu bolso e vc nem sente. O que eu quis dizer e vc não entendeu é que devemos minimizar os riscos que corremos no dia a dia. É utopia, entre outras coisas, achar que não precisa trancar as portas/janelas e passar cadeado, assim como é não fechar o portão de garagem do seu prédio. Isso quer dizer que não serei nunca roubado até em casa? Não, mas se trata de MINIMIZAR OS CENÁRIOS RUINS E DIFICULTAR AO MÁXIMO A VIDA DOS MELIANTES. Se vc quer andar com seu iPhone caro é um problema seu, mas pelo menos tome medidas pra evitar que não apenas ele seja roubado e vc tenha prejuízo de milhares de reais, mas sua conta bancária ZERADA também. Pode rever as reportagens e constatar que não é apenas o celular que é levado, em questão de minutos os ladrões fazem esses desvios. Esse último cabe a vc saber como se precaver. Infelizmente 99.9% das vítimas não tomam conhecimento, e aí podemos apontar o dedo pra vários culpados, não apenas eles. E o PIX é algo que deveria ter limitações desde o primeiro dia da implementação. Os imbecis levaram quase 1 ano pra pensar nelas. Será que os assaltos só explodiram agora? Hein, gênios? O que falta ao povo é informação sobre os mecanismos que pode usar pra se proteger. E tópicos como esse ajudam nisso, mas de nada adianta se os próprios bancos não são obrigados a tanto. O Banco Central serve pra que? Olha isso, os caras querem limitar o PIX a R$ 500 por mês: https://www.band.uol.com.br/noticias/brasil-urgente/ultimas/procon-sp-pede-a-suspensao-do-pix-ao-banco-central-16449077 Os motivos pelos quais as pessoas tem o $$$$$$$$ roubado são inúmeros, vai desde paspalhice da vítima (me refiro a tiazinhas do ZAP que acham que só porque não revelaram a senha pra ninguém estão seguras) até a apps bancários porcos. Não precisa baixar a quantia mensal, basta criar uma burocracia tipo limitar pagamentos pra pessoas que vc tenha cadastrado, impondo um período de espera de 24 a 48 horas (ou mais) para mudanças, inclusive pra aumento de limite (pra reduzir não existe espera). Quem quer aumentar imediatamente tem esse direito. Mas já repararam que não existe o direito de vc configurar um período de espera maior? É exatamente por isso que todo mundo toma no olho do KUL. Porque pra 100% dos usuários é tudo feito de forma imediata e rápida. Idem pra contratar empréstimo online que cai em 1h na sua conta. Poderiam inclusive barrar qualquer aumento de limite, você deixando zerado, ou seja, não faria PIX algum, a menos que tenham se passado essas 24h e vc pedido. A mesma coisa pra cartão de crédito sem numeração, apenas com seu nome. O BACEN obriga todo mundo a emitir cartão assim? NÃO NÉ? E quem oferece isso cobra ou exige que vc seja grande investidor, pra ter direito a esse tipo de cartão. Então estão reclamando do que? Os arrombados do PROCON deveriam é mover ação pra obrigar empresas como a DIGIO a consertarem os apps bancários delas, onde vc continua logado após vários dias (não existe deslogamento após X minutos), e a senha/TouchID interno não funciona, ou leva vários minutos pra ser pedido de novo. Ou então a APPLE a deixar o app de email igual ao Outlook. Obrigar a pedir senha de transação de PIX (banco INTER e PAGSEGURO são dois exemplos que não pedem isso na hora de vc pagar), criar um mecanismo de não haver recuperação de conta que vc esquece a senha por email/celular... Ou ainda ser mais burocrático (igual ao BANCO INTER) pra recuperar acesso a conta... São tantas coisas que poderiam ser feitas que vc tem que ser muito, mas muito cretino pra ao invés de reforçar tudo isso pensar em ficar limitando PIX a 500 contos por mês. O BRASIL realmente é um lugar abençoado de tantas mentes brilhantes...
  6. Sobre o que falei de usar uma conta do Google que não seja comprometedora, pra poder logar no Youtube (o que consequentemente loga no aparelho inteiro) tive mais uma ideia: - É possível dentro do GMAIL redirecionar TODOS os emails recebidos para outra conta (também do GMAIL). E dá até mesmo pra apagar as mensagens recebidas na conta #1, uma vez que isso ocorra (dessa forma a mensagem fica apenas no email #2, e não aparece em canto algum do #1). https://support.google.com/mail/answer/10957?hl=pt-BR Logo a conta GOOGLE exposta no celular poderia enviar TODAS AS MENSAGENS dela para uma outra secreta, que não estaria logada ou os dados dessa #2 salvos em lugar algum. Esse ajuste só pode ser feito por um PC/computador. Apesar que isso não seria necessário, pois essa conta que botei no Youtube não tem absolutamente nenhum email com dado íntimo, nada nela me prejudicaria. E se forem usar conta "limpa" do GOOGLE não façam superchat pela mesma. ************ Além disso eu cheguei a comentar que se o GOOGLE loga no aparelho inteiro então alguém ao roubar o celular poderia baixar o app do GMAIL e ler as mensagens, certo? Ou baixar o app do Google Drive. Ou até o GOOGLE MAPS e descobrir algo. Mas há um meio de também barrar isso, pra quem usa APPLE: obrigar a pedir senha/TouchID para tudo que for baixado da Apple Store. Vejam mais em: https://support.apple.com/pt-br/HT204030 Normalmente a gente liga isso pra apps PAGOS, ou pra COMPRAS DENTRO DE APPS, mas dá pra habilitar também pros gratuitos. Então o ladrão seria impedido de baixar outro app. Eu só não consegui ativar ainda esse "pedir senha até mesmo para apps gratuitos", mas vou ver como fazer. É que quando entro nessa área não dá nem pra ativar e nem desativar, ao menos no meu iPAD. ******** Em resposta a: ******** Arrastão de celulares ontem na rua Oscar Freire , bairro comercial de alto padrão aqui em SP capital . Ao menos 10 pessoas tiveram celular roubado . Infelizmente uma das vitimas reagiu e morreu no local . Todos os assaltantes conseguiram fugir. https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/09/11/uma-pessoa-e-morta-durante-arrastao-nos-jardins.ghtml ******** Reagiu não, esse aí praticamente implorou pra tomar um tiro... o bandido chegou botando uma arma na cara e a "reação" da vítima foi continuar andando e aí quando o assaltante chegou perto ainda pareceu ter dado um soco e tentar se desvencilhar. A vida hoje em dia não vale nada pra malocagem, a esmagadora maioria de casos assim não são resolvidos, em muitos casos até pela inépcia de quem conduz as investigações, na colheita de provas e tudo mais. Fora, claro, leis e juízes extremamente lenientes. E pra completar na reportagem anterior da Globo o apresentador encerra dizendo "quem vive sem celular hoje?" A humanidade viveu por ZILHÕES DE ANOS sem todas essas comodidades tecnológicas. Eu até argumentaria que elas é que emburreceram a maioria das pessoas. Tudo tem prós e contras, e com avanços tecnológicos não foi diferente. Em 1998 você se abrisse uma revista sobre jogos veria os primeiros campeonatos com gamers se formando. Em 2021 você se depara com isso aqui: https://saude.ig.com.br/2018-01-03/games-vicio-disturbio-mental.html O que mudou? Vício. Compulsão. E eletrônicos causam se não forem controlados vários problemas de saúde, passam por problemas de audição (até cera no ouvido podem ajudar a formar, e essa teria que fazer aquela lavagem...), visão (incluindo luz azul), poluição eletromagnética, interferência em sono, psicológicos (entre eles a necessidade de checar novidades a cada X minutos), e por aí vai. Eu acrescentaria também que embora tenhamos tanta informação e verdadeiros "tesouros" de conteúdos que seriam impensáveis 20 anos atrás estamos mais preocupados em consumir superficialidades e muito pouco em pensar. Esse tópico mesmo é a prova viva de que se parássemos pra analisar como esses sistemas são falhos reduziríamos bastante os problemas relatados. Mas não é o que a maioria faz, no máximo colocam um código de proteção ou olham um comentário sobre não anotar senhas e acham que estão seguros. Vejam que não se está falando pra nego viver como Tarzan no meio da selva, ou só usar aqueles celulares com flip: https://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2016/07/celular-com-flip-veja-modelos-com-visual-retro-venda-no-brasil.html Da época em que ligações eram feitas só em casos mais urgentes/importantes, e não se vivia conectado 24h/dia. Ou então só usar computador (PC) trambolho dentro de casa... Mas sim pra que nego tenha a mínima noção de que não pode ficar dependente de forma obsessiva, patológica, como se a vida inteira estivesse concentrada no aparelho, razão da existência. Essa mentalidade é que destrói o ser humano. Não é só a bandidagem que faz tudo pra roubar os smartphones e zerar as contas bancárias. Esses padecem da psicopatia/materialismo, mas as vítimas também tem seus fantasmas: as próprias fraquezas. Eu acho que tem de ser ponderado se devemos sair o tempo todo com os telefones e ficarmos conectados/usando esses aparelhos tanto tempo, ainda que em casa e sem risco algum. Tem atividades que você faz fora de casa que não precisam deles, e em que você não vai ficar nem 10 minutos necessitando do iPhone. Tem locais que você não quer sair de carro (quando vai passear, digamos pra um shopping num fim de semana) e prefere pegar Uber. Vai gastar uns R$ 10, 15, só a ida. Eu faria isso, mas verificaria qual ônibus pegaria pra voltar daquele lugar pra minha casa. Então eu posso muito bem chamar o Uber em casa, mas só pra IDA, e deixar o celular guardado aqui, e seguro. Pra voltar eu teria que saber qual ônibus desceria perto da minha casa. Esse é um exemplo de app que ajudaria nessa: https://moovit.com/pt/features-pt/ O que não seria inteligente? Ir com o iPhone na IDA e NA VOLTA. "Ah, mas vc vai usar só em casa, aí não compensa..." Como falei, depende do uso que vc vai fazer desse aparelho, dos lugares e circunstâncias. Evidente que eu se tivesse um iPhone furtado seriam remotíssimas as chances de ter qualquer prejuízo, já que tomei várias medidas. Só que esse seria o menor dos problemas, e sim a perda de um aparelho tão caro. A perda dele por si só já seria uma ruína financeira, pois um novo custaria mais do que tenho no banco atualmente. A reportagem da GLOBO falou até em segunda tentativa em questão DE MESES de roubarem mais 1 aparelho, revejam que tem um trecho em que o meliante até tentou quebrar o vidro do carro, mas não conseguiu por conta da película. Como dinheiro não nasce em árvore e eu dou um puta valor ao que tenho, prefiro não sair assim. Respeito quem ainda se arrisca, mas pra mim lá fora é um faroeste da pior espécie e minha "riqueza" é justamente a minha pobreza. No máximo eu usaria um celular fuleirão de R$ 100-200 e apenas se fosse realmente necessário pra receber ou fazer ligações diretas. Porque sou cuidadoso a ponto de até passar a chave no próprio quarto quando vou ao banheiro, isso em casa e rodeado por familiares, e quando vou dormir tranco também. E não tem essa de qualquer pessoa, incluindo empregado, mexer nas minhas coisas (aqui nem tem um, sou eu quem limpo). Pra mim é impensável correr qualquer risco pondo o pé lá fora e levando meus "brinquedinhos".
  7. Matéria curta mas muito boa sobre os assaltos: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/09/09/cerca-de-160-mil-celulares-ja-foram-roubados-ou-furtados-no-estado-de-sp-entre-janeiro-e-julho-de-2021-diz-levantamento.ghtml 15, 17 roubos de celular POR HORA e os caras ainda saem com o aparelho no meio da rua... É muita coragem... Ontem mesmo roubaram um local a uns 300 metros aqui de casa... levaram 2 celulares dos atendentes. E menos de 1 mês atrás já tinha rolado algo similar bem perto também, em que inclusive 1 pessoa aparecia na câmera e tudo, e foi pega logo depois (a outra usava máscara de proteção de COVID). Igualmente foram pra levar celulares. Tem dicas manjadas, mas no meio delas algumas que foram explicadas nesse tópico, sobre não colocar os meios de envio de senha no próprio aparelho. Outras que nem se falou por aqui, mas que envolvem keylogger, conectar em qualquer wi-fi, ligar qualquer acessório no seu aparelho, etc. Só não achei (ainda) essas dicas da tal TecBan.
  8. A respeito de quem criticou o BANCO INTER, uma resposta que dei na hM: >>>>>>>> Se vc for deixar de criar conta por falhas de bancos vai acabar não abrindo em nenhum. Eu penso o inverso: criei contas em todos que podia, desde que fossem 100% gratuitos e sem exigência de ficar usando pra não pagar. O único banco que mandei cancelar meu registro até hoje foi esse: https://willbank.techtudo.com.br/ O motivo foi por eles não terem telefone direto pra atender, e se resolver ou tirar dúvida, teria que ficar dependente sempre do chat (que vc manda mensagem e ninguém responde na hora), além do ReclameAqui. Outra razão foi (ao menos quando se chamava MEUPAG) não ter como reclamar via Banco Central (a AVISTA dizia que não tinha nada a ver). Eu só não pedi pra cancelar o cartão do meu pai, pois esse deram um limite de crédito bom. Mas tive um problema com uma cobrança que só foi resolvida pela via judicial, justamente pela inexistência de solução pela via "rápida". ************ Sobre o que eu falei de ficar exigindo Touch/Face/código toda vez que se voltar ao app, vocês tem que fazer isso aqui quando não estiverem usando: https://gadgetarq.com/pt/móvel/iphone/como-forçar-o-encerramento-de-aplicativos-no-iphone-e-ipad-no-ios-11/ É assim pra quem usa Apple, e pra Android o procedimento é similar. Se isso aí em cima for feito então qualquer app pode ser usado. Até o do INTER. Feito isso basta checar se o app pede (uma vez que vc mande abrir de novo) algo pra entrar nele. TouchID, senha... O do INTER pede, mas só na entrada. Após liberar vc não tem isso pedido de novo por vários minutos. Ele irá deslogar, claro, mas o tempo que leva pra isso é alto. O Nullbank não, pede pra destravar se vc sair dele e usar outro, e voltar segundos depois. O "fechamento forçado" resolveria esse problema do INTER. E dos outros, como o PAGSEGURO. Eu deixo todo meu $ no PAGSEGURO (só pelo 200% do CDI), porque a forma de recuperar o acesso ao app caso esqueça tudo não me compromete mais, porque como eu disse não deixo email/chip dando sopa. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Se o app não pedir uma vez que seja fechado de forma forçada pra autenticar, então vcs já sabem que é mal feito. Nesse sentido o app da gigante AMAZON é ruim, e o do MERCADO LIVRE é bom. Aliás, eu acho que esse tipo de programa que lida com dados pessoais deveria ser 100% proibido de ser upado pra loja da Apple (e Play Store) também sem esse tipo de trava. Essa trava interna do app é dependente do que esteja configurado no seu smartphone. E dá até mesmo pra impedir o app de funcionar se vc usar seu telefone sem Touch/Face/código algum. Eu fui obrigado a ligar pela primeira vez o código, porque o app de um dos bancos exigiu isso pra poder ser usado. ************** Como essas empresas cagam pra privacidade dos usuários (e por privacidade entendam SEGURANÇA), fica por isso mesmo. É que nem fazer app somente pra iPhone e sem o modo "paisagem", apenas "retrato" (pra quem usa iPAD na horizontal e num suporte fica uma droga). Só agora depois de tantos anos que a Apple vai melhorar isso no iOS novo. Pra vcs verem que não importa o poder $$$$$$ de uma empresa, se ela tem néscios cuidando do sistema. ***** O que vocês tem de checar é como funcionam os meios de recuperar o acesso ao app. Até mesmo essa do PIX só fazer pra pessoas determinadas pelo cliente do banco (no app) ou de se esperar 24/48 horas pra atender um pedido de aumento no limite (o usuário é quem deveria dizer quanto tempo teria de esperar) era algo que deveriam ter implementado lááááááááá atrás, mas levou quase 1 ano pros "gênios" do Banco Central determinarem algo que deveria ter sido um direito nosso desde o dia #1. Isso acontece porque ninguém pensa no pior. Apenas querem comodidade e tudo rápido. Não é uma atitude inteligente, meus caros. Se vcs analisam cenários trágicos e tomam medidas pra impedir ou dificultar bastante que ocorram, vocês estão se antevendo aos ladrões. Estão no fim das contas sendo mais inteligentes que eles, e 99.9% do povo. ******* A recuperação da conta caso vc esqueça a senha ou precise autorizar novo aparelho (se comprou novo, perdeu o que tinha ou foi roubado)... Não deveria JAMAIS ser algo trivial, corriqueiro, mundano, que em 5 minutos vc resolveria. Só idiotas pensam que tudo deve ser rápido e rasteiro. Esses irão mudar de ideia o dia que tiveram as contas ZERADAS. Teria que SIM ter burocracia e vc confirmar uma série de coisas, talvez até levar DIAS pra conseguir acessar de novo. Pedirem SELFIE, talvez vídeo (já vi banco pedir até isso, pra validar token)... Assinatura escaneada... ************ Se eu tivesse um banco a primeira coisa que faria é jamais recuperar coisa alguma por email e número de celular. Logo esqueçam botar GMAIL e chip único dentro do internet banking, e ambos serem usados pra retomar controle das contas. Não restabeleceria acesso por nenhum deles ou criaria nova senha de cartão/app dessa forma. E muito menos enviaria faturas pro email do cliente. Claro, pô, já que faturas também tem dados pessoais: endereço da sua casa, seu CPF, nome completo... Se o ladrão descobrir isso tudo, quem garante que ele não ache também sua data de nascimento, e ponha a foto dele se passando por vc? Pra cometer crimes em seu nome? ********** O que haveria no lugar da patacoada atual? Simples: - Um app criado pelo próprio banco (atenção: é outro APP, não confundir esse com o principal, de internet banking) só pra leitura de mensagens. Seria um app exclusivo pra ler emails e também pra recuperar acesso ao app do banco (ou certos recursos). O app seria 100% igual ao do Mercado Livre: pediria ou Touch/FaceID ou código do smartphone, mas na forma IMEDIATA (nada de 1 ou 5 minutos de inatividade!), ou seja, se vc estivesse usando ele e fosse fazer outra coisa (voltando ao app segundos depois) tudo isso seria pedido de novo. Além disso o app deslogaria automaticamente a cada X minutos. Sim, pois uma vez destravado o app não pode ficar ativo na sua tela por várias horas. Quer emitir segunda via de alguma fatura? A mensagem iria pra lá. Cada função (como pagar boletos, ou fazer PIX) teria uma senha transacional. Você poderia até mesmo configurar várias senhas diferentes. Inclusive haveria senha pra pedir empréstimo, que só seria aprovado depois de no mínimo 24/48 horas. Esqueceu a senha do Internet Banking? Quer redefinir? Usaria esse app. E como fazer caso esqueça a senha desse app exclusivo de MENSAGENS? Aí você seria obrigado a passar por uma burocracia como eu sugeri. O que seria exigido seria na esteira do que o banco INTER me pediu, mas talvez até mais. Vou até listar pra vcs terem uma ideia: 1) Preencha o número de 2 documentos de identificação. CPF seria obrigatório. O segundo poderia ser RG ou CNH. Mas não é só o número do RG. Tem que colocar também dia/mês/ano que foi emitido, e o órgão/secretaria (isso todo banco pede ao enviar a proposta de nova conta). Se for CNH, idem. 2) Nome completo 3) Nome completo da mãe 4) Data de nascimento 5) Um número de contato (fixo ou celular). Teria que ser um que esteja já dentro do cadastro. Caso tenha mudado não tem problema. No entanto (atenção porque isso nenhum banco faz) a instituição teria de ligar de volta pra você pra confirmar alguma coisa, logo você teria que ser contactado de volta por eles. Obrigatoriamente esse contato só poderia ser feito num prazo mínimo de 1 dia útil. E não 2 horas depois. Mas não pra pedirem os dados de novo (e vc repetir todos), óbvio, porque isso um ladrão também poderia fazer, se passando por eles. Mas pra confirmar o número de protocolo que seria gerado, e vc seria obrigado a anotar. Se tivesse esquecido teria de refazer todo o processo. 6) Selfie com você assinando 5x seu nome completo, da forma como consta no documento de identificação. Não precisa escanear, basta tirar foto dessa forma. Quanto ao tipo de selfie, eu recomendo aquela do app do MEUGOV.BR 7) Você teria também que informar alguma numeração específica do cartão fornecido pelo banco. ****** Por fim o banco não permitiria que você enviasse mensagem alguma pra qualquer email que não fosse o desse segundo APP, específico pra ler mensagens, inclusive de faturas. Não haveria opção interna de encaminhar mensagens, nem mesmo as de faturas. *********** Outras sugestões: - Cartão físico sem numeração. Já expliquei a esse respeito. Hoje infelizmente isso não é obrigatório pra todos. Só vi alguns terem, como Nullbank se vc pagar R$ 49/mês ou fizer investimentos altos (Ultravioleta). A numeração ficaria dentro do app. - Bloqueio temporário com mais opções que não existem hoje em nenhum banco, como se estiver desligado ser reativado automaticamente a cada compra, ou exigir senha do cartão pra ser desligado (sim, tem banco aí que nem senha pede pra retirar esse "cadeado"). ******** Um último adendo: alguém vai achar que o app do Mercado Livre é perfeito. Mas não é, justamente porque obriga a usar o método de 2 etapas, e não permite desligar. Significa que se eu apagar o app e reinstalar, ou então tentar logar num aparelho diferente, e botar minha senha, ele vai querer que eu informe um código gerado automaticamente. E adivinhem pra onde esse código é enviado? a) Via SMS para o celular vinculado na sua conta do ML b) Ligando (mensagem de voz?) para o celular vinculado na sua conta do ML c) Via mensagem de texto no WhatsApp do celular vinculado na sua conta do ML Ou seja: o Mercado Livre obriga vc também a ficar pagando celular, e claro que se for o chip principal ele estará vulnerável. A menos que vc use o chip #2 como sugeri lá atrás. Qual seria a forma de melhorar esse 2 etapas deles? Simples também: enviar esse código aí pro meu email cadastrado. Só que não existe essa opção na nossa conta. Se tem eu não vi. Reparem que se o ML/Pago envia mensagem pro WhatsApp eu também tenho que verificar se o acesso ao ZAP é bloqueado por TouchID/código do iPhone caso não esteja sendo usado. Entenderam como esses sistemas são péssimos no quesito segurança? 2 etapas seria perfeito pra mim se fosse uma combinação de senha da conta + código aleatório enviado pra algum email. No entanto ninguém faz assim: fica forçando que vc tenha celular também. E é justamente o número do celular que irá comprometer tudo. ******** Sobre o PIN: caso seja errado 3x (é um código de 4 dígitos, e vc deve mudar aquele padrão da operadora, ex: TIM 1010 vc muda pra 8040) o chip será bloqueado e só será destravado com código PUK. O PUK vc obtém ligando pro SAC da operadora, e vem também quando vc compra o chip. Adivinhem quais dados o atendente pede pra te informar o PUK? Aqueles que eu falei pra esconder do seu aparelho. Nome, data de nascimento, CPF, nome da mãe... Se o PUK for errado 10x vc pode até manter o número, mas será obrigado a comprar outro chip.
  9. Pra quem achou que até o INTER era seguro: https://www.reclameaqui.com.br/inter/fui-8-mil-reais-e-o-inter-nao-me-ajudou-em-nada_1hI_gXP2hPi5Zjdb/ O relato acima é de ladrão levando o aparelho e enquanto a vítima tentava inutilmente tudo isso: - Bloquear chip e IMEI via operadora; Os meliantes fizeram pagamentos por PIX em valores fracionados de alguns milhares de reais, o relato é meio confuso mas deu a entender um prejuízo de R$ 8000. Olhem esse trecho: ******** e pagaram um boleto ******** Aqui não ficou claro, mas deve ter sido o tal "depósito via boleto", que vários bancos tem, INTER incluso (OBS: o INTER permite editar a data de vencimento, já o Nubank não). Não precisa ser boleto de contas, ou compras vultosas. Essa é uma forma de se transferir o $ de uma conta pra outra, mas pra isso ocorrer o ladrão teria que ter gerado um boleto (ou vários) no banco dele. Então ele teria que ter feito isso talvez num celular dele, e apenas informado os códigos de barra no aparelho da vítima. ********* mandei os comprovantes que tem até o nome dos meliantes e uma parte do CPF, fiz boletim de ocorrência e infelizmente a resposta deles é que não podem fazer simplesmente nada ********* Ora, se tem até o nome dos bandidos e uma parte do CPF (na verdade quando se faz PIX a polícia investigando tem como saber os dados completos), como não rastrear? Ou os ladrões usaram dados falsos, ou um laranja? Vamos continuar com o relato... ********* Gente em menos de 20 minutos tiraram 8 mil da minha conta, e o banco inter alega que não ouve falha no sistema deles, as medidas de segurança do banco inter são feitas por e-mail e celular porém se vc for assaltado ou sofrer um sequestro relâmpago por exemplo problema de vcs viu pois é isso que alegam ********* "Quem tem de ressarcir quem" é questionável. Por exemplo, se vc estaciona o carro na garagem de num shopping e levam os pertences de dentro, não importa se existe um cartaz lá dizendo que não se responsabilizam, quem tem dever de cuidado tem de indenizar. Vejam: https://blogdohypolito.wordpress.com/2017/04/07/furto-ou-danos-na-garagem-qual-a-responsabilidade-do-condominio/ https://www.cenajuridica.com.br/2021/01/18/devem-ser-indenizados-danos-em-estacionamento/ https://jus.com.br/artigos/24348/responsabilidade-do-estabelecimento-comercial-pela-guarda-de-veiculo-deixado-em-seu-estacionamento Mas essa é uma discussão quilométrica, que envolve Código do Consumidor, Código Civil, súmula 130 do STJ, jurisprudência e o escambau, que não vou abordar, mas vale dar uma pesquisada e ver as particularidades de cada caso. O banco pode alegar que é necessário todo um processo legal pra que seja compelido a ressarcir o cliente, é fantasia achar que todos eles iriam depositar na sua conta se não houvesse toda uma formalização de preencher B.O., investigação/inquérito policial e tudo mais. Até porque a polícia é quem tem capacidade de quebrar sigilo e investigar mais a fundo, então não tem essa de "fui roubado, me devolvam o $ aí em 24 horas". Em nenhum país do mundo, óbvio. E pode nem ser o banco da vítima aquele quem ressarça, mas aquele que recebeu o $, o banco de destino, do ladrão. Pode ser que haja um bloqueio online dos valores, solicitado por um juiz... eu consigo pensar em vários cenários futuros. E claro que nada disso vai ser resolvido em breve espaço de tempo. Se é que será. ********** as medidas de segurança do banco inter são feitas por e-mail e celular ********** Quanto as medidas de segurança, conforme ficou demonstrado nesse tópico, se eu que tenho mais de 1000 (sim, vocês não leram errado: eu tenho MAIS DE MIL CONTAS DO GOOGLE (desde 2015), e cada uma delas pode usar GMAIL, GOOGLE DRIVE, CRIAR CANAL DO YOUTUBE, etc., qualquer serviço de graça do Google) sequer sabia dessa de "logou em 1 app, logou no aparelho inteiro", que dirá o coitado do cidadão que usa só 1? Que dirá aquele que só usa um chip, pra tudo? Pra vocês verem que até ontem, até eu checar esse negócio de logar no aparelho inteiro, eu nem fazia ideia que bastava baixar o aplicativo GMAIL do iOS pra acessar tudo do email visado! E eu achando que estava seguro só porque havia logado no app do Google Drive. Ou seja, eu ia me fowder se não tivesse descoberto isso! Alguns deslizes apontados nesse tópico eu diria que 0.00001% das pessoas tem ideia da necessidade urgente pra evitar problemas futuros. O esperto toma medidas de precaução antes da tragédia acontecer, o burrão só faz isso quando a desgraça já está feita. Quem quer engrossar as estatísticas e fazer parte do último grupo aí? Com certeza uma porcentagem muito maior de ladrões e hackers sabem de todos esses pontos levantados, e vários mais. ********* Sobre o BANCO INTER: vale frisar que uma vez que você esteja logado nele é possível fazer PIX sem informar senha ALGUMA. Duvidam? Experimentem fazer um PIX pra qualquer pessoa (até vocês mesmos). Quando clicarem em "PAGAR" vai aparecer uma tela: CONFIRMAR TRANSAÇÃO Clique em confirmar para autenticar sua transação pelo iSafe. Embaixo tem um botão "CONFIRMAR". Sabem o que acontece se eu apertar ele? Vai aparecer um círculo carregando, e com os dizeres: "para sua segurança estamos autenticando sua transação pelo iSafe". 2 segundos depois o PIX terá sido realizado. O que é iSafe? Leiam em: https://www.conta-corrente.com/conta-digital/banco-inter/como-cadastrar-o-i-safe-do-banco-inter/ Eu não lembro como instalei o meu, mas parece que é tipo um "token" que é validado por email. Só que uma vez que esse iSAFE esteja ativo na sua conta bancária ele vai fazer absolutamente TUDO que vc quiser no BANCO INTER de forma automática. Isso é por si só uma falha gravíssima de segurança. Por quê? É que todo banco pede senha de transação, pra fazer PIX. O Nullbank pede a mesma senha do cartão. O PicPay parece que também (e olhem que esse PICPAY é mais falho que o INTER, pra devolver acesso a uma conta). E como se faz no NULLBANK pra descobrir a senha de 4 dígitos, pra fazer PIX? Como eu disse lá atrás: solicitando pro email de recuperação, vinculado ao banco. Da mesma forma que se faz com o celular, pra receber SMS, e de alguma forma dar acesso a conta. Logo não adianta o INTER ser muito bom pra recuperar uma conta, sendo mais meticuloso ao fazer várias perguntas e pedir até SELFIE pra verificar se você é você em casos de esquecimento de senha do app. Uma vez dentro da sua conta do INTER vc consegue fazer PIX assim, num piscar de olhos. Podemos então inferir o seguinte: - No momento que o celular daquela mulher do ReclameAqui foi roubado ela estava (com 1000% de certeza) logada no aplicativo do BANCO INTER. Por isso foi só o ladrão voltar a usar o app, e mandar fazer o PIX. - Eu acabei de verificar aqui e percebi que se eu minimizar o app do INTER e for fazer outra coisa ele continua aberto, 100% acessível. É muito improvável que eles tenham de ter logado de novo no app. É que a cada X minutos todo aplicativo bancário (exceto DIGIO, da última vez que chequei, pois DIGIO leva uma eternidade) desloga vc automaticamente, pedindo Touch/FaceID ou código do smartphone de novo, pra voltar. Se o app tivesse que pedir pra voltar o ladrão teria dificuldade, mas não foi esse o caso. O que tudo isso implica? Que toda vez que vc não esteja usando um app de banco você deve fazer a mesmíssima coisa que faria com email: clicar lá em cima em SAIR/DESLOGAR. Manualmente vc vai lá, porque pode ser questão de MINUTOS entre vc se distrair com outro app, ser roubado e o ladrão já acessar o INTER (ou outro). No entanto existe uma forma bem inteligente de se resolver esse problema, e que resolveria a situação de quem esquece de mandar sair/deslogar: - É o criador do app obrigar a ficar colocando TouchID/FACEID (ou código de desbloqueio do iPhone) IMEDIATAMENTE. Ou seja, se eu minimizasse o app DO BANCO e entrasse em outro, por ex: navegador, ou então o app do Youtube, e em seguida voltasse ao BANCO, eu teria de autenticar outra vez, do contrário não entraria. Sabem qual app bancário tem essa possibilidade? - Nullbank. Mas o do banco INTER, não. Não existe isso lá. Passados vários minutos o app continuou acessível. Mesmo obrigando a usar TouchID/código de destravar o telefone na entrada. Já o app do Mercado Livre/Pago tem isso sempre que vc minimiza e volta pra ele. Pode ter se passado 1 minuto, que ele pede de volta. O Nullbank acho que levaria uns 2 minutos, mas pede repetidas vezes. O do PAGSEGURO não tem esse bloqueio em questão de minutos. Logo também é falho no quesito segurança. E acrescento mais: - O app do ML/Pago ainda por cima tem a possibilidade de configurar quando isso será pedido. Se quiserem imediatamente marquem a opção "SEMPRE" E não aquelas chamadas de "APÓS 1 MINUTO DE INATIVIDADE" ou "5 minutos". Eu até tirei um print dessas telas do ML, pra vcs verem: Reparem que o Nullbank foi denunciado por mim como inseguro, por depender exclusivamente de email/celular (SMS) pra recuperar acesso a conta, de forma rasteira, enquanto o INTER faz várias perguntas e até SELFIE pede. Inclusive o INTER teve uma burocracia ridícula pra me permitir mudar email/celular cadastrado (já que botei chip #2 nele e em todos). Não tenho mais banco ou conta de site algum (e muito menos emails) usando celular visado como forma de recuperação. E informo aqui que das mais de 1000 contas do Google que tenho NENHUMA DELAS tem celular cadastrado internamente. Porque sempre fui contra ficar dependente de celulares como forma de acessar novamente caso se esqueça uma senha. Um celular é pago e vc precisa ficar pagando a cada X dias pra manter o número vivo. Um email não, pode ser eternamente gratuito. Mas o INTER apanhou muito feio do "ROXINHO" no quesito segurança ao não bloquear por inatividade e de forma "IMEDIATA", seguindo o que o Mercado Livre faz. Lembrem-se: sem esse recurso (mais um...) é questão de minutos mesmo pro celular ser tomado e o PIX feito pra conta do ladrão. E mesmo que minha dica de mandar deslogar manualmente cada app bancário seja seguida (quando não estivermos usando), o roubo poderia ter ocorrido justamente enquanto a vítima acessava o app do INTER. Por isso, além de seguir o que eu falei de não deixar traços do email visado no aparelho que poderá ser levado, e do chip #2 ficar em casa e num aparelho a parte e desligado, é necessário também jamais acessar app bancário fora de casa, sem ser em ambiente controlado. Se vc quer ter seu $ levado, então acesse app bancário no meio da rua... De novo: saiu na rua, se certifique que TODOS os apps bancários estejam 100% deslogados.
  10. Um último adendo: Postaram essa dica importantíssima sobre como descobrir quais bancos estão vinculados ao seu CPF/pessoa: ********* Trata-se do serviço REGISTRATO. Basta ter conta no .gov.br. https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato ****************** Só lembrando que é necessário "elevar" o nível de permissão da sua conta gov.br, e a forma como isso é feito é tirando selfie por esse app: iOS: https://apps.apple.com/us/app/meu-gov-br/id1506827551 Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.meugovbr&hl=pt_BR&gl=US Vocês tem que ter conta no gov.br (eu uso pra queixas do BACEN e pro ConecteSUS, pra ver a questão de certificado de vacinas). Tendo uma basta logar nesse app, e após a validação facial ser feita é possível emitir esses relatórios. O detalhamento foi ótimo, ele é capaz de dizer quando você iniciou o vínculo com cada banco, e quando encerrou. Também diz todos os bancos que você tem chave PIX cadastrada; Por fim lista: 1) Dívidas Inscritas no Cadin Federal; 2) Empréstimos e Financiamentos (SCR) e 3) Câmbio e Transferências Internacionais. Acho que esse 2) lista todos os pagamentos feitos naquele mês (mas é só o valor) no seu banco. Porque eu nunca fiz empréstimo nenhum e essa área mostra valores que paguei em faturas. ********* Sobre o Google: no caso do Youtube como tenho múltiplas contas do Google foi fácil resolver: basta "desconectar" (leiam explicação abaixo): https://support.google.com/accounts/answer/3067630?p=devices&hl=pt-BR&visit_id=637664939129327999-921378504&rd=1 Desconectando um aparelho ele deslogará tudo: qualquer aplicativo/serviço. Será necessário logar de novo em todos. Feito isso basta apagar cookies/arquivos temporários, removendo os traços da conta. Após essa desconexão eu loguei em outra conta do Google que não pudesse me comprometer, e que por coincidência eu já tinha um segundo canal do Youtube. Manualmente eu me inscrevi em todos os canais que tinha na conta #1. Além disso salvei todas as playlists da conta #1 nessa conta #2 (na verdade a #2 aponta pras playlists da primeira). O que eu falei é de fato uma falha grave de segurança, porque eu sempre achei que só pelo fato de estar logado no app do Youtube (é recomendável logar porque de forma "anônima" a gente não consegue organizar nada) não significaria que todos os meus emails estariam acessíveis 24h/dia. Eu nem tinha o app do Gmail instalado. Mas como demonstrado bastou eu pegar ele da App Store pra poder olhar TODOS os emails, sem precisar digitar a senha da conta. E o app do Gmail é igualzinho ao da Apple: não tem proteção interna de TouchID/código. O Google é podre. Logou em 1 app pra eles = logou em todos. Isso acontece também porque o Google é capaz de rastrear o aparelho. Não vi como Android funciona, mas acredito que seja similar ao iCloud/ID Apple nesse sentido. Com essa conta #2 usada pro app do Youtube mesmo que meus emails sejam lidos não há problema, porque nenhum dado pessoal está lá (a conta não tem mensagens no GMAIL e nem é usada pra recuperações). Outro detalhe é que toda vez que vcs fazem um "superchat" existe um perfil de pagamentos, com nome completo, CPF e endereço onde moram. Então não é só parar de logar GMAIL principal no iPhone, vocês tem que não logar em lugar nenhum do smartphone, e sim usar uma conta sem nada mesmo. O app do Google Drive já apaguei. Vou ver se uso o Documents da Readdle, mas os arquivos confidenciais vou armazenar localmente. Isso dá pra fazer porque esse app tem TouchID e pede senha pra entrar.
  11. A respeito do Google/GMAIL, eu havia dito lá atrás que seria indicado esse último por ser gratuito e ter período de inatividade de 2 anos, em que apenas os dados seriam apagados se a pessoa não logasse tanto tempo, mas a conta seria mantida. No entanto eu descobri agora há pouco uma falha de segurança gravíssima no Google em si, o que também explica como muita gente tem os dados roubados. Seguinte: eu falei pro email "visado" (aquele usado como método de recuperação) fosse deslogado e que não ficassem as credenciais (login + senha) salvos em aplicativo ALGUM, nem mesmo Outlook que tem código/Touch/FaceID de proteção interna (diferente do app padrão de email da Apple, que está aberto 24h/dia). Eu falei também pra qualquer navegador ser usado, e após isso a pessoa deve mandar deslogar/sair. Depois disso vai aparecer uma tela (do Google) que mostra: - O email + a palavra DESCONECTADO Uma opção de adicionar conta; Uma opção de remover a conta; Quando você DESLOGA de um email você ainda não sai dele 100%. Então é sempre aconselhável (nessa tela aí em cima) clicar em "REMOVER CONTA". Aí você terá saído de vez, e vai precisar informar o login e a senha novamente. E algo que eu também faço é apagar cookies/arquivos temporários (quem usa PC deve se lembrar do programa CCLEANER). Ou (pra facilitar mais ainda) usar uma ABA PRIVADA, pois essa não salva absolutamente nada. ********** Até aí tudo bem. Só que tem um probleminha (atenção pro que vou falar): - Quando você loga em qualquer conta do GOOGLE você está logando também no aparelho. Nessa parte aqui: https://myaccount.google.com/device-activity Reparem que vai aparecer isso (se vc estiver logado no PC): >>>>>>>>>> WINDOWS [Nome da sua cidade], Brasil Este dispositivo >>>>>>>>>> E se estiver no PC e no iPhone/iPAD vai constar do lado: >>>>>>>>>> iPAD de [SEU NOME] [Nome da sua cidade], Brasil Conectado (ou desconectado) >>>>>>>>>> Qual é o problema? É que se você estiver logado (por exemplo, vendo todas as opções do seu canal do Youtube), nesse app aqui: https://apps.apple.com/br/app/youtube/id544007664 Você estará logado também: - No aplicativo do Google Drive https://apps.apple.com/us/app/google-drive/id507874739 - No aplicativo do Google Maps https://apps.apple.com/us/app/gmail-email-by-google/id422689480 - No aplicativo do Gmail: https://apps.apple.com/us/app/gmail-email-by-google/id422689480 E até mesmo nesse aqui, que não foi criado pela GOOGLE: https://apps.apple.com/br/app/documents-da-readdle/id364901807 Em suma: não adianta você estar usando aplicativo pro iOS que tenha proteção interna de senha/Touch/FaceID pra sequer entrar nele, pois se o ladrão chegar a baixar o app do GMAIL ele vai ter acesso a suas mensagens NA MESMÍSSIMA HORA. Pode ser que um desses apps peça senha? Pode. Mas pelo que eu vi aqui isso não chegou a ocorrer. A falha aí é porque quando eu loguei no Youtube eu não dei autorização ALGUMA pra qualquer outro app já conseguir entrar direto na minha conta. Acontece que a Google não interpreta dessa maneira. Uma vez que você esteja "conectado" naquele aparelho (e pra isso basta 1 único app ter logado) os outros terão sinal verde pra entrar sem pedir na sua conta. *********** Eu fiz uma checagem e constatei que se a gente logar pelo navegador no GMAIL e depois deslogar/remover a conta, nenhum app é capaz de conseguir entrar. Mas o Documents da Readdle ainda assim consegue ler de alguma forma os cookies do navegador e ao menos listar o nome e sobrenome da sua conta do Google, e o email dela. Logo é aconselhável logar no GMAIL pelo navegador e se certificar que você está deslogando + removendo a conta MESMO, ou então (mais fácil) usar a ABA PRIVADA. ****** Eu cheguei a usar o aplicativo do GOOGLE DRIVE porque havia colocado documentos extremamente confidenciais lá (tinha até RG/CPF escaneado). Mas agora não vou mais, pois não dei autorização pro aparelho inteiro. Quanto mais eu pesquiso, mais cagadas dessas empresas descubro.
  12. https://www.oantagonista.com/economia/banco-central-anuncia-limite-de-r-1-000-para-transferencias-noturnas-com-pix/ Limite de R$ 1K entre 20 e 6h só irá deixar os vampiros pobres. É uma medida tão inócua quanto restringir atividades noturnas em pandemia. https://oglobo.globo.com/economia/para-evitar-golpes-fraudes-pix-passara-ter-limite-de-1-mil-no-periodo-noturno-anuncia-bc-1-25174065?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo ********* Além disso, os bancos e outras instituições financeiras agora terão prazo mínimo de 24 horas e máximo de 48 horas para efetivar um pedido do usuário para aumento do limite de transações por Pix, boleto, TEDs e DOCs e cartão de débito. A ideia é impedir a possibilidade do aumento imediato e diminuir as situações de risco. A redução do limite continua sendo imediata. ********* Perfeito. Máximo de 48. Redução imediata = lógico que não deve ter espera. ******* Outra medida anunciada pelo BC é a determinação de que as instituições financeiras ofereçam aos clientes a possibilidade de escolher limites de transação diferentes para o dia e para a noite. ******* OK, mas roubo não tem hora pra ocorrer. E ficar esperando 24-48h não resolve 100%. Proteger os meios de recuperação e retirar do aparelho dados íntimos, sim. Mesmo que vc coloque limite baixo ainda assim o golpe rolará se os meios não forem protegidos e nem a retirada de informações pessoais SUAS. Sabiam que o app e o SAC não conseguem determinar se quem está do outro lado é você mesmo? Então basta seu email ser um tesouro de dados que te identifiquem pra alguém se passar por você. Daí a abrirem conta e fazerem o diabo é 2 tempos. Então não seja mais um jumento que deixa email logado com até o tamanho da cueca, achando que um mero código que trava o iPhone (ou Touch/FaceID) ajudarão que terceiros não bisbilhotem. Afinal vc pode ser roubado justamente quando tudo isso esteja destravado. ********* O BC também anunciou que as instituições deverão possibilitar que os clientes cadastrem previamente contas que poderão receber o Pix acima dos limites estabelecidos previamente. Essa possibilidade seria útil para alguém que não deseja ter limites para transferir dinheiro entre duas contas em seu próprio nome. ********* Ah, agora sim. Só possibilitar transferir pra você mesmo. Ou pra pessoas determinadas. Porra, mas isso aí é o óbvio do óbvio. Um PIX, TED ou DOC pra pessoas desconhecidas tem que se transformar em um evento especial, e não em algo corriqueiro que vc faça a cada X dias. Se vc se encaixa nesse último caso e vive fazendo PIX então seguir as minhas dicas é mais que necessidade, seria obrigatório.
  13. Alá: https://www.tecmundo.com.br/mercado/223882-pix-bancos-querem-regras-flexiveis-impedir-golpes-roubos.htm O que pode mudar? ********** Além disso, os bancos querem a liberdade de negociar limites por plataforma, ou seja, via computador e celular. A quantidade máxima de envios e dinheiro transferido também pode receber um limite menor em certas faixas de horário, como a madrugada. ********** Outra demanda envolve o prazo máximo de 24 horas para que o banco aceite um aumento de limite. Atualmente o reajuste ocorre em apenas uma hora, permitindo que esse comando seja usado por criminosos para obrigar a vítima a passar ainda mais dinheiro via PIX. ********** O empréstimo online (que tem juros astronômicos) também cai rapidamente na conta e ninguém se preocupou em corrigir até hoje. 24 horas é um prazo ridículo, era pra ser no mínimo 48. E outra, se vc limitar a transferência pra você mesmo (seu CPF em outra instituição bancária) ou terceiros em qualquer valor, será que isso impedirá PIXes sucessivos? O limite será por dia ou por PIX realizado? Tem que ser POR DIA, pois senão eu faria 20 transferências de R$ 50 cada e resolveria o problema. Mas ainda que houvesse um limite diário, será que alguém aceitaria colocar valores pífios, tipo R$ 100, 200? Não, né? Colocariam logo R$ 500, 1000. Logo isso não resolveria em ABSOLUTAMENTE NADA A SEGURANÇA DE SE FAZER PIX. Ainda que fosse R$ 100 diários, prejuízo é prejuízo, certo? Ou estão todos rasgando dinheiro? Agora imaginem a seguinte situação: o cara vai lá e coloca limite diário de R$ 50, 100, whatever. Ou por transação, vá lá. Aí ele precisa transferir ou sacar no caixa 24 Horas R$ 2000 (dos 10 mil que ele tem na conta corrente). OBS: nem sei se existe como alterar limite de saque, mas vamos supor que vc modifique também, ainda que seja improvável que o ladrão vá lá na agência bancária (com seu cartão) ser filmado só pra tirar dessa forma. Afinal presencialmente sempre é 1000x mais arriscado. O que ele fará? Pedir ao banco a reversão do limite que ele mesmo colocou. 24h (ou 48) depois o banco põe lá limite de R$ 2K. Aí nesse mesmo dia o sujeito é assaltado. Por uma coincidência fantástica, tal como gente que ganha em loteria, que acumula há semanas/meses. Pode acontecer... ou não? Os ladrões vão tirar férias justo no dia que vc reverteu seu limite???????? Ora, se é assim então.... de que adianta? Vai minimizar, mas não vai resolver 100%. Quer dizer, adianta, em casos de sequestro e forçar na mesmíssima hora o dono a transferir o dinheiro. Mas não resolve ao mesmo tempo. E ninguém fala do óbvio! Como diria o Marco Antônio Villa, esse pessoal é de uma ignorância "pantagruélica". 90, 95% dos casos são sempre do trombadinha tomando seu aparelho enquanto o iPhone está desbloqueado, ou travado com código, mas com chip sem PIN e dando sopa. Ou pode ter PIN, mas ele vai lá e arruma um meio de obter. Chip visado + email visado, e todos presentes no aparelho. O que resolveria? Vocês já sabem: cuidar dos métodos de recuperação. Esconder os "visados". Mas alguém explica 10% desses pontos? Não. O papo furado é sempre o mesmo de que hackearam e tal... como se por aí só houvesse personagem do filme MATRIX, fodão em cyberataques. Mas aí a gente vai ver os relatos de golpes em PIX, e se depara com pérolas como essa: ************** Ah, outra obs: sou ex-bancária, a chata das senhas, a chata de proteção, segurança e bloqueios e jamais informei meus dados para alguem. ************** Ninguém precisa saber a senha de ninguém! A senha é redefinida mediante acesso aos meios de recuperação. Não há como saber a de qualquer pessoa a menos que o site/serviço que armazene a mesma tenha sido alterado internamente pra vazar pros donos. Ela precisa ser encriptada e oculta até pra eles. Em raríssimos casos eu vi sites que após o cadastro de forma indevida informavam pra pessoa cadastrante qual a senha que eles usaram na criação. Recentemente, por coincidência eu descobri um. É uma empresa confiável, com ótimas avaliações e já usei os serviços deles várias vezes, e por vários anos (redirecionador de encomendas da Flórida). Porém quando fui criar uma conta pra um parente descobri essa falha de segurança. Até avisei a eles, mas me enviaram apenas uma resposta "padrão". Tanto é que se vcs clicarem ali em cima em ESQUECI MINHA SENHA aqui no fórum vcs não vão descobrir a antiga que usaram. O fórum vai mandar vcs criarem outra. Então só alguém muito burro pra dizer que "eu nunca repassei meus dados pra ninguém, como é que invadiram meu banco?". O pessoal não entendeu ainda que o truque pra frustrar o ladrão é esconder formas de roubar seus dados e seu $ de você mesmo. No dia que vc quiser acessá-los só conseguirá fazer isso de forma burocrática. Já começa por deixar todos os apps bancários ou deslogados (se sair com o iPhone na rua) ou bloqueados por senha/TouchID pra vc poder voltar pra eles. E sim, existe bloqueio disso após X minutos. No app do Mercado Livre e Google Drive (por ex.) esse período é customizável. Façam o seguinte experimento: quem for usuário de aparelho APPLE mande "forçar o fechamento" de todos os apps dessa forma: https://support.apple.com/pt-br/HT201330 Uma vez que todos tenham sido fechados tentem abrir cada um de novo. Se o app estiver protegido vc só vai poder voltar pra sua conta do banco se ou digitar a senha ou usar TouchID. Caso o app entre no mesmo instante sem pedir nada então vcs já sabem que a empresa é ruim. E isso significa que se vc for roubado com o iPhone destravado vai se dar mal. Exemplos de apps que não pedem NADA e entram de cara: - O de email da Apple. OBS: O Outlook não, pede TouchID. Porém uma vez que vc destrave o Outlook ele não vai pedir mais, até onde sei. - Uber, 99 Táxi. OBS: Uber pelo menos tem método de 2 etapas, 99 não. - O da Amazon, BHPhotoVídeo... - iFood, Rappi - Bancos: DIGIO No caso de bancos TODOS passaram esse meu teste, após o forçar fechamento. Ao mandar forçar o fechamento apenas o DIGIO não pediu nada no meu retorno ao app, vários minutos depois. Então se vc quiser continuar usando o DIGIO mande deslogar sempre. Eu sei que ele tem Touch/FaceID interno, mas ao menos no meu iPAD isso não funciona. No entanto eu precisaria fazer um segundo teste, pois esse anterior não é a única forma de dizer se o app é seguro: - Se após X minutos ele exige senha/Touch/FaceID de novo. Se a resposta for SIM, depois de quantos? Porque não adianta pedir 1 vez pra entrar, e 24h depois requisitar de novo, ou até mesmo te deslogar do banco. A obrigação do app é pedir a cada X minutos, pois lembre-se que nesse meio tempo o ladrão estará acessando o app do banco INTERNAMENTE. Aí alguém vai perguntar: "mas de que adianta ele olhar por dentro se não sabe minha senha do app e nem a de transações, de 4 dígitos, que é inclusive usada pra fazer PIX"? Nesse caso ele irá mandar redefinir as 2 senhas pelos métodos de recuperação. Se fosse banco ITAÚ ou cartão deles acredito que só se fosse em caixa eletrônico, botasse a digital e pedisse habilitação de token de novo no aparelho. Mas várias outras empresas irão usar email e SMS de celular como forma de recuperar. Algumas pedirão selfie. Logo esses limites de PIX ajudam, mas até a "página 3". Eu me sinto realmente seguro com minhas dicas e não tenho interesse em alterar limite algum, porque pra alterar de volta será inconveniente. Posso deixar 100% disponível e sem medo. Já se estivéssemos falando de sequestro e forçar a revelar senha, aí tudo bem, mas a maioria dos roubos não tem esse desfecho. Outro ponto: pra pessoas como eu seria bastante inteligente se o banco colocasse esses limites de forma disfarçada, podendo revertê-los sem esse prazo de 24 horas, e sim de forma IMEDIATA, bastando eu digitar um código de segurança, que também iria pro email vinculado. No entanto se esse recurso fosse ativado a única mensagem que o banco mostraria seria de que é necessário esperar 24 horas pra mudar. Inclusive o app permitiria fazer uma solicitação pra mudança. Mas como assim? É aí que entra a limitação "disfarçada". Pro ladrão que esteja sequestrando o dono da conta apareceriam todas essas mensagens e limitações, mas o dono dela saberia que elas só ficariam ativas num determinado horário. Digamos que de 8 até 19h. Fora desse período seria possível perfeitamente ver mais uma vez a opção de mudar limite PIX, e alterar na hora, mediante inserção do código "secreto". Só que não, os gênios da raça não implementarão algo nesse estilo... irão apenas criar uma falsa sensação de segurança e o pessoal continuará sendo roubado do mesmo jeito.
  14. Segue mais uma vez o resumo que coloquei a respeito da segunda camada de proteção: TEMPO DE USO. Pra quem é dono de iPAD/iPhone essa é uma das dicas mais importantes de TODAS, depois daquela do meu post anterior. Dá pra alterar a senha do iCloud se o ladrão te obrigar a revelar a senha pra destravar o iPhone, conforme bem lembrado. O destravamento do iPhone (após um período INATIVO, ou caso vc desligue a tela) é feito com código (alfanumérico ou não), TouchID ou FaceID. >>>>>>>>>>>>>> É claro que em muitos casos o ladrão também obriga a abrir o aparelho. >>>>>>>>>>>>>> No entanto se seguir essa dica abaixo você impede a mudança na conta e até mesmo do código (quando falo código é aquele usado pra destravar o celular, inclua Touch/FaceID nisso) se não digitar a senha de 4 dígitos deste TEMPO DE USO. Então ainda que você seja roubado e obrigado a "abrir" o celular você vai conseguir mais tarde rastrear do mesmo jeito, ou conseguir bloquear tudo, se der sorte. Se isso aqui embaixo não estiver ativo pode dar adeus ao iPhone: ********** Vá em: - TEMPO DE USO Crie um código pra ele. OBS: pra não esquecer o mesmo se certifique de saber a senha do seu ID/email da Apple, e de conseguir acessar (veja link abaixo). Link da Apple: https://appleid.apple.com/account/manage É justamente a garantia de acesso ao seu ID da Apple que vai permitir retirar essa proteção. Se esquecer essa senha do TEMPO DE USO ela vai ser enviada pro seu email do ID da Apple. Mais um motivo pra ser um email não logado/salvo no aparelho. Não cometam a idiotice de usar um email visado como esse logado no app de email padrão da Apple. *********** Depois: ************** Vá em: - TEMPO DE USO -- CONTEÚDO E PRIVACIDADE --- Depois em ALTERAÇÕES DE CÓDIGO coloque "NÃO PERMITIR". --- Depois em ALTERAÇÕES DA CONTA coloque "NÃO PERMITIR". Lembre-se que essa senha de 4 é específica pro "TEMPO DE USO". Não é pra destravar o iPhone. OBS: ao ativar você não consegue acessar a tela de ID Apple (pra mandar fazer backup dos dados do equipamento manualmente), a menos que permita novamente o "ALTERAÇÕES DA CONTA". O backup sendo automático não é problema. ************** E como é que se impede o ladrão de retirar o rastreamento do iPhone? BUSCAR IPHONE/IPAD: Se certifique que o seu "Buscar" está ativado. Essa configuração está ali onde fica seu ID da Apple (importante: dê uma olhada nisso aqui antes de seguir minha recomendação anterior). Clicando nela eu também liguei o "ENVIAR ÚLTIMA LOCALIZAÇÃO" e o "COMPARTILHAR LOCALIZAÇÃO". Depois de ajeitar isso volte em TEMPO DE USO (já tendo seguido minha dica de não permitir mudança de código/conta). Vá em: - TEMPO DE USO --CONTEÚDO E PRIVACIDADE ---SERVIÇOS DE LOCALIZAÇÃO Desça até o BUSCAR; Deixe marcado: - DURANTE O USO DO APP - LOCALIZAÇÃO PRECISA Volte pra tela anterior, ainda em SERVIÇOS DE LOCALIZAÇÃO. Coloque: NÃO PERMITIR ALTERAÇÕES. Se você fizer isso ainda que o ladrão queira ele não vai conseguir desativar o BUSCAR IPHONE. Ele vai precisar saber a senha de 4 dígitos do TEMPO DE USO. ********** Aparentemente existe um programa hacker que retira a senha de 4 dígitos desse TEMPO DE USO. Mas é improvável que o ladrão tenha. E se tiver você já estará ganhando muito tempo até bloquear tudo, incluindo por IMEI. Outro ponto: Também dá para recuperar o código desse TEMPO DE USO aparentemente via SMS, o qual o bandido também terá acesso. É por isso que eu não coloco celular nenhum como método de recuperação, apenas quando o serviço me obriga. E é mais um motivo pra usar chip #2 no aparelho que poderá ser roubado. Todas as dicas que passei batem. É por isso que muita gente é vítima. Porque vejam, o pior que poderá acontecer se tudo que falei for seguido é o aparelho ser usado (a exemplo de carros) como desmanche de peças, ou como disse essa reportagem: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/02/27/policia-prende-9-pessoas-que-tentaram-embarcar-para-a-africa-com-550-celulares-furtados-no-carnaval-de-sp.ghtml Os caras levam pra África, pois lá pelo que entendi o bloqueio de IMEI não funciona. Ou então apagam todos os dados do iPhone e usam como novo. Mas não irão vasculhar o que vc tenha colocado nele e te roubar. Não é isso que importa? As quadrilhas que levam os aparelhos são especializadas, tudo que eu comentei eles devem saber e até mais... mas é claro que: https://bandnewsfmcuritiba.com/parana-tem-media-de-um-celular-roubado-a-cada-hora/ Continuarão aumentando os roubos (a matéria acima fala de uma média de 1 por hora), porque o pessoal não se previne. É pra vc tomar essas medidas antes do pior ocorrer. E não apenas prejuízo de vc perder um smartphone caríssimo como da Apple (só por isso eu não sairia com um na rua), mas de ter a conta bancária invadida só porque acreditou que apenas senha/TouchID/FaceID iriam te proteger. Não é o bastante. É necessário esconder pra vc mesmo dados extremamente íntimos (aqueles que falei), e o ideal é usar chip #1 no aparelho que pode ser levado, e o #2 vc esconde em casa, e ainda bota PIN nele. O chip #2 é o que vc vai vincular a bancos e outros. O email #2 (crie um #3 pra servir de recuperação do #2) vc só usa pra cadastros de bancos, lojas online, etc. e não pro dia a dia. Se o seu email #1 que vc usa há séculos tiver dados íntimos ou vc apaga em meio a zilhões de mensagens ou vc abandona, e volta pra ele apenas logando da forma burocrática, pelo navegador. Não é pra ficar absolutamente nada no smartphone que uma vez roubado seja usado CONTRA VOCÊ. O método de 2 etapas eu sou contra porque ele funciona assim: - Senha + código pro celular ou código reserva que é gerado O problema é que se vc perder o o celular vc não loga mais. Então vc é obrigado a ficar pagando pra sempre aquele número (a cada X meses por crédito, pra manter a linha ativa). E os códigos aleatórios vc teria que salvar num lugar seguro. Sobraria a senha, e essa ainda que vc esqueça basta lembrar a senha do email pra recuperar a conta. Só que não existe recuperação seguida por você acessando a conta de novo nesse cenário, porque lembra que é 2 etapas? Não é 1 etapa. Esse 2 etapas obriga a colocar as 2 informações na hora do login. Ou então usar aqueles dispositivos que vendem (tipo um pendrive). Sem contar que a recuperação da senha deve ser também pelo SMS. Então o ideal é vc se livrar da dependência de um celular como método de recuperação. "Ah, mas eu esqueço a senha do email". Então faça isso: - Email #1 recupera pelo email #2 - Email #2 recupera pelo email #3 - Email #3 recupera pelo email #1 São 3 contas. 3 senhas diferentes. Se você conseguir lembrar de 1 senha num universo de 3 você consegue acessar as 3.
  15. Você recupera a senha do Icloud mandando resetar, e ela chegará no email cadastrado. Não é assim? Não importa se ela foi alterada, desde que quem fez isso não retire o email de lá, esse seria o método de recuperação. Mas você precisa também saber qual o email de recuperação da ID Apple. É um outro endereço fora o principal. ********* Ex: [email protected] é o ID Apple e email principal. [email protected] é o email de recuperação do ID da Apple. Isso vc precisa informar nesse endereço: https://appleid.apple.com/account/manage ********* E essa de mudar a senha do iCloud apenas com a senha do aparelho eu não sabia, mas sendo esse o caso basta implementar uma senha de 4 dígitos ali em "Tempo de uso". Essa dica foi postada lá atrás. E com isso impedir que 1) se veja o email da pessoa, usado pra ID Apple, 2) Se altere o próprio Código (TouchID, Face ID, etc.) e a Conta. Mas adianto que como é uma senha apenas de 4 dígitos parece que existem programas que removem ao menos isso. Tem mais que postei nesse outro fórum: https://www.hardmob.com.br/threads/773763-PIXMOB-Analista-tem-contas-bancarias-zeradas-apos-furto-de-celular/page6 Falei a respeito de IMEI também, que precisa ser anotado, e como só inserir PIN não adianta. Segue um resumo das dicas cruciais: ************* O que eu faria (na verdade já fiz): 1) Procurem saber qual é o: - Celular - Email Vinculados a TODOS (sem exceção) bancos que vcs usem. Mandem atualizar o cadastro de TODOS. Eu fiz isso também pra contas de sites aleatórios como RECLAME AQUI, Consumidor.gov, e lojas online. 2) Criem 2 emails novos (recomendo GMAIL, pois sendo gratuito a conta não é apagada se vc ficar sem uso) e vinculem email #1 com #2 e vice-versa, pra fins de recuperação. Ex: [email protected] --------> usa [email protected] pra recuperar, caso esqueça a senha [email protected] --------> usa [email protected] pra recuperar, caso esqueça a senha Não vinculem celular pra recuperar email #1 e #2. Vinculem A com B e B com A. 3) Apaguem o celular vinculado com os emails A e B (no Google dá pra fazer isso. Leva 1 semana depois que vc faz pra ser removido de vez). 4) Informem o email #1 ou #2 pra estar vinculado a todos os bancos. Exemplo: Picpay - usa o email [email protected] e o celular (11) 555-0200. 5) Adquiram chip #2 (555-0200), ativem o PIN dele, mudem a senha do PIN (se for TIM é 1010, aí vc troca pra outra coisa, como 7029), e instalem num aparelho novo (celular baratinho de R$ 100) que deve ficar em casa, sempre desligado. 6) A cada 60, 75 dias façam recarga (tipo R$ 10) pra manter o número #2 ativo. 7) O chip principal (11) 555-0100 vocês continuam usando normalmente no iPhone ou Android. Mas ele não deve estar vinculado a nada. Nenhum app, nenhum site. É o celular que vc só vai usar pra outras coisas. 8 -- Não deixem o email [email protected] logado em qualquer aparelho que vocês tenham, e nenhum aplicativo. Quando quiserem acessar ele mais uma vez é só entrar em navegador, manualmente sendo obrigado a digitar login/senha pra entrar. Feito isso apaguem cookies/arquivos temporários e mandem deslogar MESMO, uma vez que voltem a eles. 9) Caso o email que vcs sempre usaram ([email protected]) contenha dados pessoais sensíveis façam isso: a) Apaguem todos (RG/CPF/CNH, nome completo e da mãe, data de nascimento, endereço residencial, etc.). Mas na prática isso é inviável, pois vcs teriam que ficar vasculhando centenas ou milhares de mensagens). ou b) Repitam o passo -8- pra ele. Aí vcs podem criar outro e informar aos amigos o novo endereço. Tipo: [email protected] OBS: caso tenham usado outro provedor, como Hotmail, Yahoo, etc. dá pra transferir todas as mensagens pra uma conta do GMAIL. Existe uma opção pra isso. 10) Agora procurem saber qual o email usado pra ID da Apple. Digamos que seja [email protected] também. Eu recomendaria desligar o método de 2 etapas de tudo. Usar apenas email e anotar perguntas/respostas de segurança em algum local (arquivo protegido por senha). Se for [email protected] basta trocar para [email protected] A exemplo do que foi feito com os bancos. Ao mesmo tempo verifiquem qual o método de recuperação da ID Apple. Tem que ser outro email. No caso aqui [email protected] Que eu havia criado lá atrás. *************
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