Você pode pegar sua conta com @gmail.com e criar um e-mail @me.com com ela. Você conseguirá logar usando o e-mail antigo @gmail.com (afinal, ele não será esquecido) ou o novo @me.com que você criar.
Não tem como dar merge na sua conta @me.com já existente. Infelizmente a Apple não permite fundir duas Apple IDs distintas.
Meu caso é exatamente igual ao seu, tenho 2 contas na iTunes (uma americana (cujo meu Apple ID é um e-mail do Google e também é um e-mail @me.com que criei em cima dessa conta) e uma brasileira (que é @me.com nativamente e só existe por causa do iTunes Match, que só pode ser pago com cartão de crédito, no caso brasileiro).
Para poder usar o iTunes Match no iPhone/iPad, o que faço é jailbreak com um aplicativo do Cydia chamado AccountChanger, que adiciona um botão na App Store do iOS para eu poder fazer a troca rapidamente, sem dor de cabeça.
Se você tiver apps das duas contas no seu iOS, ao sair um update, você consegue atualizar normalmente. O que acontecerá é que o pop-up de digitar senha da App Store mostrará de qual Apple ID está vindo o update e você só terá que digitar a senha respectiva.
Se for usar do jeito que uso, eu recomendo ativar o Pedir senha imediatamente na parte de restrições do Ajustes > Geral, assim você sempre tem certeza de estar comprando na conta certa.
Lembrando também que você tem a opção de Forward nas Preferências do Mail em icloud.com para poder receber seus e-mails em outras contas de e-mail, e o Gmail oferece a possibilidade de envio de e-mail com alias (ou seja, enviando como um outro endereço de e-mail).