Bom dia, Amigo.
Eu vivi o mesmo dilema recentemente. Fui usuário de iPhone 4, 6, 8, xR, 11, SE2. Sim, troquei o 11 pelo SE2 pelo tamanho.
Bateu o arrependimento depois de 1 ano. A tela pequena, o botão, design datado. Troquei por um 12. Depois de alguns meses de uso, olhei pra ele e senti o mesmo desânimo que tinha ao pegar o SE2 na mão. Pra mim era o mesmo aparelho, mas, com uma tela mais bonitinha e um visual redefinido. Eu estava querendo algo diferente. Então no ano passado comprei um Galaxy S22.
No início tudo muito lindo. Aparelho lindo, tela sensacional, câmeras muito boas, mais armazenamento, e tudo por um preço menor que o de um iPhone 12. Mas depois de 2 semanas começou a pesar a falta de integração com o Mac. Para o meu trabalho, pequenos detalhes como enviar uma foto para o Mac pelo AirDrop em 1 segundo, acessar planilhas e notas em um e já estar disponível no outro, e esses pequenos detalhes do ecossistema da maçã são essenciais. O que eu fiz? Troquei meu Mac num Galaxy Book 360 com a configuração máxima. Só arrependimento. A integração do Android com Windows não chega nem perto do que o iOS com MacOS oferecem.
Resumo. Vendi o S22 e o Galaxy Book 360 em menos de 3 meses e comprei um iPhone 8 (já tinha perdido dinheiro demais comprando e vendendo os aparelhos da Samsung) e um Mac M1 básico (que dá 1000 a 0 em processamento comparado ao i7 com 16gb que eu tinha no Galaxy Book 360).
Não dá amigo. Se você já está acostumado com o ecossistema da Apple no seu dia-a-dia e ele realmente faz diferença, facilita a sua vida, então faça uma escolha baseada nisso. A quantidade de "inovações" que um Android oferece não servem de nada se de fato não facilitarem a sua vida. É um trabalho que eu não estou disposto a passar de me acostumar de novo com ecossistema Android e ter que pagar por apps básicos de qualidade.
Hoje estou com um iPhone 13. Não tem 120hz nem 3 câmeras como o S22. Mas me atende, tem câmeras simplesmente maravilhosas, e o conjunto como um todo é de excelente qualidade. E sigo com meu M1 básico, trabalhando profissionalmente como Desenvolvedor e editor e não sinto falta de mais por enquanto. A trocas do ano passado foram apenas uma busca por "mais" na qual eu senti que não fui atendido e perdi bastante dinheiro, porque né, Android desvaloriza mais que carro.
Att,
Detalhe: se optar por um S22 ou S23, pegue ao menos o modelo Plus. A bateria dos S22 e S23 são simplesmente patéticas. Vão aguentar tanto quanto o seu SE2.