E ae galera, então vamos lá, o Maya é o mais top de todos o pois as possibilidade de animação, iluminação com mais canais de efeitos e outras ferrametas o fazem assim, o 3D Max vem logo atrás possui as mesmas ferramentas só que como os dois são da mesma empresa agora, estão direcionando o 3DMax mais para o uso de arquitetura, assim tendo menos upgrade na parte de animação, o Blender é open source, então qualquer um pode alterar, criar ou excluir algumas ferramentas, o C4D é muito para quem trabalha com Motiongraphic pois ele é mais amigável, tanto no que se diz respeito a iluminação, quanto animação e render, tem o XSI muito bom para animação e modelagem, o ZBRUSH é o queridinho de Hollywood para modelagem orgânica, ufa são tantos hoje em dia. Bom resumindo vc precisar saber em que área vai atuar é só se dedicar, conselho o melhor profissional é aquele que sabe o conceito do que é uma boa imagem, falo em relação a luz, proporção e afins, porque o software é como um pincel que vai ajuda-ló a criar, então aprender o conceito vai te ajudar em qualquer software. Abraços
http://www.vimeo.com/9153066