Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Reverter NTFS "nativo" no Mac


Posts Recomendados

Bom dia pessoal,

 

Chegando agora aqui, mas já vi que serei um frequente visitador.

Mudei recentemente, finalmente, para o Mac e sabia que seria uma tarefa não tão trivial e tinha ideia dos problemas que encontraria. Mas um que eu não esperava era não conseguir gravar no meu HD externo. Não tinha ideia da incompatibilidade do Mac em escrever em sistema NTFS.

 

Vasculhando, encontrei várias sugestões de aplicativos, junto com várias opiniões dizendo que não eram tão bons como prometiam.

Finalmente, encontrei uma sugestão, classificada como *perigosa* no link abaixo, para ativar uma função nativa do mac de escrever em NTFS.

 

http://macmagazine.com.br/2009/10/26/dica-habilitando-a-escrita-em-ntfs-no-mac-os-x/

 

Antes de fazer, salvei meus 300GB de coisa do HD externo no meu notebook Windows, por precaução.

 

A linha que digitei é algo assim:

sudo nano /etc/fstab

e aí inseri a linha

LABEL=NOME_MEU_HD_EXTERNO none ntfs rw,nobrowser

 

Creio que foram estes parâmetros, não lembro de nenhum mais. Tenho salvo no mp, mas não estou nele no momento.

Funcionou perfeito. Salvei vídeos, coloquei o HD na tv e rodou normal. 

O problema é que no Windows o HD não abre mais. O windows nem reconhece ele como disco removível. Quando coloco, ele aparece como disco rídigo. Mas ao tentar abrir, aparece a mensagem de que o disco está protegido contra gravação. No mac lê e escreve normal.

 

O que quero é desfazer o que fiz. No fim das contas vou formatar o HD em exFat, que aí roda nos dois.

Porém, quero desfazer isso e quero que meu hd externoque voltei a funcionar no windows, pois estou viajando e só vou ter acesso ao meu notebook onde os arquivos estão salvos daqui 2 semanas.

 

Agradeço a ajuda.

E desculpem o post enorme!

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 18
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

como não tenho permissão de escrita no meu pc do trabalho, fui até um outro que tinha, que é windows xp, para fazer o chkdsk.

quando coloquei lá o HD abriu.

voltei pra minha máquina, e ele abriu normalmente dessa vez. sendo que tinha acabado de testar em todas as portas e tinha dado problema.

vai entender!

mas valeu a ajuda!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, vamos ver se alguém consegue me dar uma luz.

 

Após o HD voltar a funcionar ontem, coloquei no mac de novo.

Hoje, testando no Windows 7 não funcionou de novo.

Coloquei ele no Windows XP. Ejetei.

Coloquei ele no Windows 7 e abriu.

 

Que diabo é isso? Haha.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sei o problema, chama Windows! rs

 

E não é brincadeira, pode ser alguma coisa na hora de ejetar que o Windows faz e não conta pra ninguém, que os outros sistemas não fazem.. Vc tá usando o que pra ler ntfs no Mac? Visto que por padrão o Mac OS não escreve em ntfs.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra escrever no ntfs eu alterei o fstab, como descrevi no primeiro post.

e deve ser algo do tipo mesmo, algo que o Windows faça na hora de ejetar.

 

eu não vou manter o HD assim, vou formatar ele de qualquer forma.

só queria entender o que acontece, curiosidade mesmo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aconselho usar o Paragon NTFS ou o TUXERA NTFS para gravar/formatar em sistema NTFS. O problema não é o windows, a linha de comando que você usou é uma função não habilitada no Mac OS X, se não foi habilitada provavelmente tem um motivo, deve ter corrompido os dados.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aconselho usar o Paragon NTFS ou o TUXERA NTFS para gravar/formatar em sistema NTFS. O problema não é o windows, a linha de comando que você usou é uma função não habilitada no Mac OS X, se não foi habilitada provavelmente tem um motivo, deve ter corrompido os dados.

 

mas então.

corrompe os dados. isso eu também acho, porque os arquivos estão meio bagunçados. alguns arquivos que começam por "." apareceram no HD.

só não entendo como o windows XP "arruma" o meu HD que não abre no windows 7, depois de ter passado pelo mac.

 

eu não vou usar nenhum software. vou formatar em exFat e aí uso normal.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça isso.

Eu só uso ExFAT nos meus HDs e nos Pendrives.

Ah, procura um executável que faz com que o XP leia ExFAT. Googleia que é um fix da própria Microsoft.

 

 

http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=19364

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas vc está usando uma função que não foi incluída como default no sistema justamente por provavelmente não estar estável, causar corrompimento de arquivos, etc.. Essa questão do XP pode ser pela versão ntfs, que deve ser a mesma versão usada no XP e não no Windows 7.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas vc está usando uma função que não foi incluída como default no sistema justamente por provavelmente não estar estável, causar corrompimento de arquivos, etc.. Essa questão do XP pode ser pela versão ntfs, que deve ser a mesma versão usada no XP e não no Windows 7.

 

Hmm, talvez, faz um pouco de sentido! hehe

Eu sei que não estou usando uma função default, por isso que tomei cuidado e fiz backup de tudo.

Mas testei de qualquer forma, na esperança de não ter que formatar o HD.

Demorou horas demaais pra copiar os 300gb de coisa que tem nele pro pc.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Paragon NTFS uso desde junho de 2011 quando adquiri o meu primeiro mac, e desde entao nunca mais tive problema entre as plataformas windows e mac... por isso minha migraçao e entendimento do sistema foi super rápida...

aconselho a compra!!!

 

 

Outra dica é o Xtrafinder..pra deixar o finder mais inteligente com recursos de windows explorer,que pra mim é a única coisa decente do windows é o windows explorer...

 

De resto... MAC OS WIN

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, vamos ver se alguém consegue me dar uma luz.

 

Após o HD voltar a funcionar ontem, coloquei no mac de novo.

Hoje, testando no Windows 7 não funcionou de novo.

Coloquei ele no Windows XP. Ejetei.

Coloquei ele no Windows 7 e abriu.

 

Que diabo é isso? Haha.

Eu já tive esse problema. Ele acontece quando vc não desmonta o HD antes de retirar do seu Mac. Ou quando acontece alguma coisa e a operação de desmonte não é bem sucedida.

Quer fazer um teste? Desligue o seu Windows de forma abrupta (puxando o cabo da tomada, por exemplo) e tente acessar o HD pelo Linux ou pelo Mac. Vc não consegue. Vc precisa primeiro entrar no Windows para mudar o estado do HD de inconsistente para consistente para então conseguir acessar por outros sistemas.

Quando vc vai desmontar o HD no Mac, ele pode estar deixando o Hd em estado inconsistente. Eu já tive um problema com pendrivers antigos que.o Mac me dizia que desmontava mas não tinha terminado de desmontar. Então quando eu retirava, o Mac reclamava.

Tenha certeza que a operação de desmonte tenha sido concluída. É ela que vai liberar o uso do HD em entros dispositivos.

E lembre: o ntfs não é um padrão, é uma tecnologia da Microsoft. A Apple não tem nenhuma obrigação de suportar esse formato.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas vc está usando uma função que não foi incluída como default no sistema justamente por provavelmente não estar estável, causar corrompimento de arquivos, etc.. Essa questão do XP pode ser pela versão ntfs, que deve ser a mesma versão usada no XP e não no Windows 7.

Eu acredito que o motivo seja licença. Acho que a Apple não quer nem pagar a licença para Microsoft e nem permitir a rápida reversão dos seus usuários ao Windows. Mas acredito que o motivo seja licença. Por outro lado, o Windows não suporta o sistema de arquivos da Apple. Nem da Apple e nem de ninguém.

pra escrever no ntfs eu alterei o fstab, como descrevi no primeiro post.

e deve ser algo do tipo mesmo, algo que o Windows faça na hora de ejetar.

 

eu não vou manter o HD assim, vou formatar ele de qualquer forma.

só queria entender o que acontece, curiosidade mesmo.

Não é necessário. Como eu disse, o HD só ficou em estado inconsistente. Isso acontece para proteger os seus dados.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é necessário. Como eu disse, o HD só ficou em estado inconsistente. Isso acontece para proteger os seus dados.

 

Inconsistente e inútil, uma vez que só o XP consegue acessá-lo. Hehe.

Como posso saber que a operação de desmonte foi bem sucedida? Todas as vezes ejetei o HD e ainda esperei horas até remover do USB.

 

Por hora, não consegui fugir da máquina virtual com Windows, já sabia que isso aconteceria, pois uso um software para trabalho que não existe pra Mac.

Então estou usando meu HD por lá.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.




  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      52.397
    • Total de Posts
      437.839
×
×
  • Criar Novo...