Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas Básicas para Iniciando MAC


wsrodrigues

Posts Recomendados

Senti muita falta de algumas dicas básicas para quem, assim como eu, está ingressando agora nesse novo mundo.

Já sou rato de Windows e Linux há muito tempo, mas de Mac, estou começando hoje. Meu Mac-Mini chegou a pouco (comprado na Americanas em 12x, rs).

A primeira coisa que me deparei foi quando coloquei um disco do XP (alternativo) e ele ficava a todo boot entrando no CD e não saia disso. Com o disco lá dentro e sem botão de Eject, ficou complicado. Descobri que dando um boot, após ouvir o sinal sonoro, fico com o botão esquerdo do mouse pressionado e tudo se resolve. O disco é ejetado.

A dúvida seguinte foi quanto a dar um boot via CD quando o sistema insiste em entrar direto pelo HD. Pra isso, após o reboot e ouvir o sinal sonoro, basta ficar com o C pressionado. Uma coisa útil e que essa sim, consta no manual, é que a teclado D no boot leva até um utilitário de teste da Apple.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Hahahaha.

Option = Alt

Command (Maçã) = Tecla Windows

Não é preciso saber que você precisa segurar Option no boot para selecionar o sistema desejado, isso é algo para usuários experientes, que necessitam trocar de sistema toda hora. Em qualquer um dos casos, você pode escolher o sistema que vai botar pelo painel Startup Disk no System Preferences, no Mac OS X. Usando o Boot Camp com o Windows é a mesma coisa, ele instala o mesmo no Painel de Controle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei Rodrigues... este imac 'e o meu primeiro Mac, so que antes eu me informei de coisas basicas ja que sei que o sistema e o comp sao totalmente diferentes do mundo pc.

Acredito que no manual que vem tenha la tudo o que voce precise.... basta ler!

Vai por mim, eh questao de costume, tirar o vicio de windows... depois disso vai que vai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Manual? Rs.. O meu veio apenas um "for dummies" de como liga os cabos e só, rs.

Ao menos encaixar os cabos eu sei, kakaakakak. O que eu precisava, realmente não veio

Sou programador e tenho hábito de ler manuais, rs.

Essa máquina não vai ser a minha principal, pois tenho programas específicos pra Windows que não rodam no MAC.

Sds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentei instalar de diversas vezes, mas pelo jeito, todas foram erradas.

Primeiro dei boot pelo Windows, criei uma partição NTFS de 20Gb e mandei pau na instalação do XP. Instalou certinho, coloquei os drivers, td lindo.

Depois eu dei boot com o CD do Mac. Criei a partição pra ele, mas quando foi instalar, disse que eu tava usando o incializar na MBR e não deixou.. Tive que apagar e começar tudo de novo.

Na segunda tentativa eu formatei o disco todo, deixando 20Gb no início pro Windows (FAT, a princípio) e depois instalei o Mac. Aliás hein, 2hs pra instalar um S.O. é muita coisa.

Depois de tudo instalado, dei boot pelo Windows, imaginando que fosse apenas instalar nos 20Gb iniciais. Porém, o Windows achou o disco como se fosse uma coisa só e não as partições que tinha criado.

Voltei ao Mac e lendo a documentação do Bootcamp, achei extremamente sem sentido. Ele me manda dar boot pelo CD do Mac e criar uma partição pro Windows (a qual eu já criei lá atrás).

Alguém tem o procedimento correto e que realmente funciona?

Sds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, voce esta fazendo errado! Eu ja disse: desvincule-se do jeito Windows de ser!

Pegue seu Mac Mini, ligue e ja insira o cd do Leo/Tiger que veio com o mesmo. Depois de instalar.. blz...

Creio que use o Leopard, nele ja tem o Bootcamp la em Applications / Utilities. Abra ele e mande ele criar a partição pro WIn, redimensione o espaço que quer pro XP.

Reinicie o Mac Mini com o CD do XP segurando Option para bootar pelo CD. Feito isso selecione a partição criada pelo Bootcamp (estará com o nome Bootcamp) e mande formatar rápido em NTFS (já que ele cria FAT e nao tem como usar arquivos maiores de 4GB).

Depois de instalado o XP, insira o dvd do Leopard e instale os drivers e utilitarios necessarios (isso ele faz tudo sozinho pelo install)

Pronto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza, valeu pela dica (tinha lido isso no manual do bootcamp a pouco, to instalando no momento).

Eu só achei meio burro o processo, não? Porque eu já tinha a partição criada, o Mac OS instalado e tal.. Ao entra no assistente do Bootcamp, ele me disse que tinha mais de uma partição e não poderia me ajudar, tendo que formatar de novo. Formatei, instalei (mais 2hs pro saco), pra depois rodar o assistente pra fz oq ? Particionar!!! Rsrsrs.. Muita burrice, não ? Mas blz.. Acho que agora vai.

Abs. e valeu pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é burrice, é o que falaram, você está pensando totalmente Windows. Primeiro formatar a máquina (já que o particionamento só pode ser feito, na teoria, neste momento) para então instalar cada sistema separadamente na sua partição.

Não é assim. O Boot Camp é um assistente que ACOMPANHA O MAC OS X 10.5 LEOPARD (ou seja, se você tem um Mac, é óbvio que ele já tem o sistema instalado, ele não vem zerado e você não precisa zerá-lo para conseguir usar o Windows) que permite fazer o particionamento do HD sem afetar os dados e então instalar o Windows com todos os drivers necessários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.2k
    • Total de Posts
      465.9k
×
×
  • Criar Novo...