Ir para conteúdo
Visualizar no app

Uma forma melhor de navegar. Saiba mais.

MM Fórum

Um app em tela cheia na sua Tela de Início com notificações push, avisos e mais.

Para instalar este app no iOS/iPadOS
  1. Toque no ícone de Compartilhamento no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este app no Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Alguem utiliza iPad Pro M5 substituindo seu Macbook como programador? - Minha experiencia com R e Python

Featured Replies

Postado

Pessoal,

Adquiri recentemente um Ipad Pro M5 com Teclado e Caneta

Utilizo para tratar dados (Python com Jupyter notebook) e modelagem estatistica em R.

Para Jypyter, utilizo o Juno, porem nao tenho acesso a bibliotecas mais complexas (apesar de pandas, numpy, matplotlib, etc, estarem disponiveis); porem, nao consigo instalar nada (!pip); algumas bibliotecas não consigo utilizar (seaborn, dask, etc). Alguem tem alguma outra sugestão de IDE mais completa?

O impressionante é que, rodando localmente, o M5 é muito mais rapido que meu Desktop gamer para a maioria das simulações, mostrando que o device tem muito potencial.

Para o R, já não consigo achar uma IDE, e portanto tenho que utilizar soluções em nuvem ou utilizar o win desktop. Alguem tem alguma sugestão de como utilizar o R?

Alguem com o ipad pro passando por esse problema?

Minha esperança é que algum dia o ipad receber o MacOS, para podermos executar instaladores, o que é perfeitamente possível por causa da capacidade de processamento. Mas até lá, dependemos das atualizações de app.

• Respostas 4
  • Visualizações 405
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Postado
19 horas atrás, Alfredo Ennes disse:

Pessoal,

Adquiri recentemente um Ipad Pro M5 com Teclado e Caneta

Utilizo para tratar dados (Python com Jupyter notebook) e modelagem estatistica em R.

Para Jypyter, utilizo o Juno, porem nao tenho acesso a bibliotecas mais complexas (apesar de pandas, numpy, matplotlib, etc, estarem disponiveis); porem, nao consigo instalar nada (!pip); algumas bibliotecas não consigo utilizar (seaborn, dask, etc). Alguem tem alguma outra sugestão de IDE mais completa?

O impressionante é que, rodando localmente, o M5 é muito mais rapido que meu Desktop gamer para a maioria das simulações, mostrando que o device tem muito potencial.

Para o R, já não consigo achar uma IDE, e portanto tenho que utilizar soluções em nuvem ou utilizar o win desktop. Alguem tem alguma sugestão de como utilizar o R?

Alguem com o ipad pro passando por esse problema?

Minha esperança é que algum dia o ipad receber o MacOS, para podermos executar instaladores, o que é perfeitamente possível por causa da capacidade de processamento. Mas até lá, dependemos das atualizações de app.

Com o novo MacBook Neo, acho que se algum dia foi cogitado trazer o macOS para os iPads, isso foi enterrado.

• Marcelo Melo alterou o título para Alguem utiliza iPad Pro M5 substituindo seu Macbook como programador? - Minha experiencia com R e Python
Postado
4 horas atrás, Marcelo Melo disse:

Com o novo MacBook Neo, acho que se algum dia foi cogitado trazer o macOS para os iPads, isso foi enterrado.

E qual a trava de alguem criar um mod para instalar o MacOS no iPhone ou iPad já q o Neo usa chip de iPhone e iPads de entrada?

Postado
Em 30/04/2026 at 21:30, Hefler disse:

E qual a trava de alguem criar um mod para instalar o MacOS no iPhone ou iPad já q o Neo usa chip de iPhone e iPads de entrada?

Eu também pensei sobre isso quando vi o MacBook Neo.

Mas estamos falando da Apple, né? 101% de chance de ela ter criado bloqueios e salvaguardas para impedir a instalação do MacOS no iPad. Ela não dá nenhum ponto sem nó.

Postado

mas a comunidade hack se quiser faz acontecer. Kd o Breno Masi pra tentar? kkkkkk

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.