Ir para conteúdo
Visualizar no app

Uma forma melhor de navegar. Saiba mais.

MM Fórum

Um app em tela cheia na sua Tela de Início com notificações push, avisos e mais.

Para instalar este app no iOS/iPadOS
  1. Toque no ícone de Compartilhamento no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este app no Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Mac Mini 2011 Server esquenta

Featured Replies

Postado

Olá Povo Boas!!!

Comprei um Mac Mini Server ano 2011 semana passada, muito novo por sinal, com 4GB originais e 2 HDs de 500GB cada. Já sou dono de um Mac Mini 2009, e percebi que esse Mac Mini Server esquenta muito, ele começou a ligar já pula para 58° Graus em IDLE, ao contrário do meu Mac Mini 2009, que em 1800 rotações é muito silencioso.

Minha pergunta é: além da troca da pasta térmica, que por sinal é mais complicado de trocar do que o de 2009, há outra forma de baixar essa temperatura? Pois meu uso será somente YouTube, ouvir música e ler meus PDFs, que estou estudando.

Dicas são mais que bem vindas, obrigado a todos.

• Respostas 14
  • Visualizações 3.5k
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Posts Mais Populares

• Anderson Siqueira
    Anderson Siqueira

Core i7 Sandy Bridge... tirando o inferno ou o núcleo de um vulcão ou do próprio Sol, esse é o troço mais quente que já existiu kkkk, sério, eu tive um MBPr de 15" o primeiro modelo retina lançado pel

• A pasta térmica com certeza já irá melhorar bastante essa temperatura (desde que use uma boa pasta térmica, eu indico a Snow Dog). Você pretende trocar os HDs por SSD? SSDs normalmente esquentam

• tá na hora de dar um pouco de carinho pra esse mini. uma boa limpada, principalmente no cooler, e trocar a pasta térmica. isso é o principal pra baixar a temperatura. a troca dos hdd's por ssd's també

Postado

A pasta térmica com certeza já irá melhorar bastante essa temperatura (desde que use uma boa pasta térmica, eu indico a Snow Dog).

Você pretende trocar os HDs por SSD? SSDs normalmente esquentam menos que HDs comuns, pode fazer uma diferença (pequena). 

Mas não da para comparar muito o 2009 com o 2011, são design completamente diferente, além de um processador mais novo e potente. 

Postado
13 hours ago, Roger Santos Reis said:

Olá Povo Boas!!!

Comprei um Mac Mini Server ano 2011 semana passada, muito novo por sinal, com 4GB originais e 2 HDs de 500GB cada. Já sou dono de um Mac Mini 2009, e percebi que esse Mac Mini Server esquenta muito, ele começou a ligar já pula para 58° Graus em IDLE, ao contrário do meu Mac Mini 2009, que em 1800 rotações é muito silencioso.

Minha pergunta é: além da troca da pasta térmica, que por sinal é mais complicado de trocar do que o de 2009, há outra forma de baixar essa temperatura? Pois meu uso será somente YouTube, ouvir música e ler meus PDFs, que estou estudando.

tá na hora de dar um pouco de carinho pra esse mini. uma boa limpada, principalmente no cooler, e trocar a pasta térmica. isso é o principal pra baixar a temperatura. a troca dos hdd's por ssd's também ajudaria. 

eu não acho que seja mais difícil trocar a pasta térmica nesse mini que no iMac. o mini é muito mais simples e fácil de desmontar e mexer.

Postado
  • Autor
7 horas atrás, marcosfisica disse:

tá na hora de dar um pouco de carinho pra esse mini. uma boa limpada, principalmente no cooler, e trocar a pasta térmica. isso é o principal pra baixar a temperatura. a troca dos hdd's por ssd's também ajudaria. 

eu não acho que seja mais difícil trocar a pasta térmica nesse mini que no iMac. o mini é muito mais simples e fácil de desmontar e mexer.

Olha Marcos, o cooler dele não está com um pingo de poeira, e o mesmo vale para o equipamento todo em si.

Embora usado, acredito que o dono anterior cuidava muito bem dele, porém não trocou a pasta térmica.

Eu já vi alguns vídeos de como se desmonta. Vou partir para isso e ver qual é.

Hoje mesmo eu comprei 2 pentes de 8GB para colocar nele o máximo que suporta, que é 16GB.

Quando ao SSD, sendo sincero: não estou vendo muita necessidade não, para mim está me atendendo bem esses HDs de 7200rpm.

Mas vou ver e seguir esta dica da pasta térmica. Para ver e trocar. Obrigado.

Uma pergunta básica;

Será que se eu colocar a rotação fixa no Mac Fan Control, de 2800rpm ajuda um pouco?  

Cai na besteira de tirar o Lion e meter um Linux, até perdi um pen drive nesse processo.

Vou ter que me virar e colocar o High Sierra para depois fazer o patch.

Para poder instalar o High Sierra novamente, eu posso usar o Balena Etcher? Ele vai aceitar o arquivo .dmg que eu possuo e gravar no pen drive?

Postado

Aumentar o cooler com certeza ajudaria em abaixar a temperatura, mas também irá puxar mais sujeira para dentro do Mac, uma vez que a função do cooler é circular o ar. 

A criação do pendrive, vou ficar devendo, só conheço os procedimentos de criação pelo terminal do Mac. 

Postado
  • Autor

Sobre instalar o Mac OS, fazer um pen drive do Mac no sistema Linux:

Não é fácil, as imagens .ISO que eu encontrei, principalmente no site Archives.com apenas dão o boot inicial, e não fazem o processo de instalação.

A melhor maneira de se fazer isso, caso não tenha um Mac em casa, é usar o programa Transmac, com ele funcionou anteriormente no meu Mac Mini 2009.

E como eu ainda o tenho com o sistema Catalina instalado, vou fazer uma cópia do Time Machine e instalar nesse "novo" Mac Mini Server 2011 que eu adquiri.

Resultado eu posto aqui mais tarde, o Linux dá uma sobrevida muito boa a esses Macs, porém não tem uma coisa que acho super adicional e básica: não tem controle sobre a ventoinha do sistema, apenas para VGA através do Goverlay.

E como eu preciso de controlar a ventoinha, Linux no momento não está apto para aquilo que eu preciso.

Postado
13 hours ago, Roger Santos Reis said:

Olha Marcos, o cooler dele não está com um pingo de poeira, e o mesmo vale para o equipamento todo em si.

Embora usado, acredito que o dono anterior cuidava muito bem dele, porém não trocou a pasta térmica.

Eu já vi alguns vídeos de como se desmonta. Vou partir para isso e ver qual é.

Hoje mesmo eu comprei 2 pentes de 8GB para colocar nele o máximo que suporta, que é 16GB.

Quando ao SSD, sendo sincero: não estou vendo muita necessidade não, para mim está me atendendo bem esses HDs de 7200rpm.

Mas vou ver e seguir esta dica da pasta térmica. Para ver e trocar. Obrigado.

Uma pergunta básica;

Será que se eu colocar a rotação fixa no Mac Fan Control, de 2800rpm ajuda um pouco?  

Cai na besteira de tirar o Lion e meter um Linux, até perdi um pen drive nesse processo.

Vou ter que me virar e colocar o High Sierra para depois fazer o patch.

Para poder instalar o High Sierra novamente, eu posso usar o Balena Etcher? Ele vai aceitar o arquivo .dmg que eu possuo e gravar no pen drive?

vc tem um iMac funcionando com o Mac OS né? entao usa a ferramenta do Dosdude pra criar o pendrive. no iMac mesmo.  ela já baixa o Mac OS e cria o disco bootável: https://dosdude1.com/highsierra/

cara, SSD é OUTRA VIDA ao computador. vai por mim, voce ACHA que o HDD tá te atendendo bem até ver o que o SSD vai fazer com a máquina. hehehehehe

hoje em dia SSD baixou muito de preço. qualquer ssd kingston de 128GB já serve. deixa o ssd só pro sistema operacional os hdd's pra backup e pros arquivos em geral. memória sempre é bom, mas acredite, um SSD vai fazer mais diferença que esse aumento de memória.

Postado
  • Autor
1 hora atrás, marcosfisica disse:

vc tem um iMac funcionando com o Mac OS né? entao usa a ferramenta do Dosdude pra criar o pendrive. no iMac mesmo.  ela já baixa o Mac OS e cria o disco bootável: https://dosdude1.com/highsierra/

cara, SSD é OUTRA VIDA ao computador. vai por mim, voce ACHA que o HDD tá te atendendo bem até ver o que o SSD vai fazer com a máquina. hehehehehe

hoje em dia SSD baixou muito de preço. qualquer ssd kingston de 128GB já serve. deixa o ssd só pro sistema operacional os hdd's pra backup e pros arquivos em geral. memória sempre é bom, mas acredite, um SSD vai fazer mais diferença que esse aumento de memória.

Vou fazer isso Marcos, estava pensando no Time Machine, mas vou ver isso sim. Acredito que seja mais fácil.

Inclusive foi você que me deu a dica do Patch DosDUDE para o meu Mac Mini 2009. Muito obrigado.

Postado
35 minutes ago, Roger Santos Reis said:

Vou fazer isso Marcos, estava pensando no Time Machine, mas vou ver isso sim. Acredito que seja mais fácil.

Inclusive foi você que me deu a dica do Patch DosDUDE para o meu Mac Mini 2009. Muito obrigado.

show! mesmo que tu não precise do patch (esse mini é compatível) a ferramenta do dosdude funciona pra baixar o Mac OS e criar o pendrive. é uma mão na roda.

abraço.

Postado
Em 28/08/2025 at 20:27, Roger Santos Reis disse:

Olá Povo Boas!!!

Core i7 Sandy Bridge... tirando o inferno ou o núcleo de um vulcão ou do próprio Sol, esse é o troço mais quente que já existiu kkkk, sério, eu tive um MBPr de 15" o primeiro modelo retina lançado pela Apple que usava esse processador, e sem chances...

Editado por Anderson Siqueira

Postado
  • Autor
7 horas atrás, Anderson Siqueira disse:

Core i7 Sandy Bridge... tirando o inferno ou o núcleo de um vulcão ou do próprio Sol, esse é o troço mais quente que já existiu kkkk, sério, eu tive um MBPr de 15" o primeiro modelo retina lançado pela Apple que usava esse processador, e sem chances...

Kkkk. Então vou ter que me acostumar com isso mesmo.

Uma pergunta que faço a todos: Mac OS Sequoia com Open Core Patch funciona legal nele? Ou qual OS Da Apple eu consigo chegar nele?

Postado
1 hour ago, Roger Santos Reis said:

Kkkk. Então vou ter que me acostumar com isso mesmo.

Uma pergunta que faço a todos: Mac OS Sequoia com Open Core Patch funciona legal nele? Ou qual OS Da Apple eu consigo chegar nele?

cara, só instalando e testando. porque apesar do open core ser maravilhoso e fazer milagres, sempre vai ter uma coisinha ou outra que vai ficar bugada, e aí depende do teu uso pra saber se é importante ou nao. por exemplo, eu rodava o Monterrey no meu iMac 2010 via opencore e tudo rodava liso, menos o Keynote. sempre que eu tentava colocar em modo apresentação ele bugava. como eu precisava muito do keynote acabava sendo algo que me limitava. mas se é alguem que usa powerpoint não iria se importar. então enfim, negócio é instalar e testar. 

Postado
  • Autor

Eu troquei um dos Hds mecânicos e coloquei um SSD de 256GB.

Instalei o Mac OS Sequoia, mas não fiz testes ainda, vou fazer amanhã.

Postado
  • Autor

Fiz os testes, e até agora para meu uso mais que básico, está ótimo:

Eu retirei o SSD do Mac Mini 2009 já com o patch do Catalina, depois eu instalei nesse Mac Mini Server, e coloquei o HD mecânico de 500GB no Mac Mini, onde depois eu vou ver o que eu faço.

Para mim está muito responsivo, lembrando que eu faço um uso muito básico do sistema, apenas navegador e Pdfs para estudo.

Gostaria de tirar um print e mandar a foto, vou ver o que eu faço aqui e envio.

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.