Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Office 2008: como fixar o português (pt br)


Lucky Man

Posts Recomendados

Prezados,

Talvez este tópico apresente pouca utilidade, haja vista quase ninguém questionar o presente tema no fórum, todavia, como enfrentei o referido problema por um bom tempo, tendo apenas hoje conseguido finalmente sanar o erro, sinto-me na obrigação de compartilhar as possíveis soluções, afinal, elas podem ser úteis para alguém.

Como muitos sabem o Office 2008 (Word) apresenta defeito quanto a fixação de linguagem nos documentos, ou seja, depois de instalado o Office, mesmo tendo sido escolhido o português (pt br) como linguagem padrão, após o programa ser encerrado, a linguagem padrão retorna para o inglês (English (US)).

Desta forma, depois de muito ler, trago três possíveis soluções para a fixação do português (pt br):

1- Como primeira solução possível, pode-se tentar desativar a opção "Match font with keybord", conforme figura abaixo:

post-10511-1278890268_thumb.png

Caminho: Word -> Preferences -> Edit

Mais informações em: http://word.mvps.org/mac/spellcheck.html

E por que desativar esta opção?

Porque, ao que parece, o Word 2008 tende a assumir como idioma padrão o idioma utilizado como entrada do teclado. Neste caminhar, considerando que muitos usuários optam pelo EUA Internacional PC como layout padrão para utilização de acentos, o Word acaba selecionando o idioma inglês como linguagem padrão.

Este procedimento não funcionou para mim.

2- Como segunda solução possível, considerando o acima mencionado, bastaria a mudança de idioma de entrada do teclado de EUA Internacional PC para Brasileiro.

Caminho:

Preferências do Sistema -> Idioma e Texto -> Leiaute de Teclados

Clicar em Brasileiro, conforme figura abaixo:

post-10511-1278891827_thumb.png

Fechar as Preferências do Sistema.

Feito isso, na tela inicial, próximo ao relógio, alterar de EUA Internacional PC para Brasileiro.

De:

post-10511-1278892044_thumb.png

Para:

post-10511-1278892122_thumb.png

Feita a alteração, abrindo o Word, a linguagem terá mudado do inglês para o português (pt br).

Apesar de aparentemente a alteração de linguagem do teclado resolver o problema, outro problema poderia surgir para alguns usuários, ou seja, a mudança de idioma do teclado implica na mudança das teclas de acentuação.

Eu, particularmente, não me adaptei às combinações utilizadas pelo layout Brasileiro para acentuação e, neste rumo, surge a terceira solução possível.

3- Para abertura de novos documentos no Word, o programa se vale de uma espécie de modelo, um arquivo chamado Normal.dotm e, ao que parece, este arquivo se encontra corrompido no que tange à mudança de linguagem, portanto, devendo o mesmo ser substituído.

E como substituir?

Primeiramente há de ser criado um arquivo chamado Normal, também com extensão .dotm.

Para criação do referido arquivo, basta abrir normalmente o Word, aplicar as configurações necessárias (fonte, margens, idioma, etc) e salvar no desktop (ou outro local de preferência), conforme imagem abaixo:

post-10511-1278893474_thumb.png

Criado o arquivo, basta colar o mesmo no seguinte local:

"Seu Usuário"/ Biblioteca/ Application Support/ Microsoft/ Office/ User Templates/

Vale frisar que nesta pasta, já existe arquivo denominado Normal.dotm, portanto, como uma forma de precaução, acredito que antes da substituição do mesmo seria conveniente copiá-lo em local seguro, para que, só assim, após testes de funcionalidade com o novo arquivo Normal.dotm, este seja deletado.

post-10511-1278893939_thumb.png

Feito isso, o Word assumirá o português (pt br) como idioma padrão, mesmo restando selecionado o EUA Internacional PC como layout de entrada do teclado.

Por fim, para facilitar, disponibilizo link para download do arquivo Normal.dotm por mim criado, bastando, neste caso, apenas colá-lo no local anteriormente indicado.

Para download:

http://rapidshare.com/files/406437067/Normal.dotm

Espero, de alguma forma, ter contribuído.

LM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 28
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

Nossa... que volta você deu para chegar lá...

Eu simplesmente fiz a alteração nas preferências do Word para Português do Brasil e dei sim para alterar o Normal.dot

Eu tentei fazer isso muitas vezes, mas quando abria o word novamente ele estava em Inglês tudo de novo. Era o mesmo problema dele.

A terceira dica funcionou comigo, mas só quando eu abro um novo documento e começo a digitar. Ainda estou procurando um jeito de copiar e colar um texto em Português e ele não alterar o idioma para Inglês. Acontece isso com você também?

Mesmo com esse probleminha, já ajudou bastante.

Obrigada!! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É assim:

no menu do Word->Tools->Language...->Portuguese (Brasil)->Default->Do you want to change the default language to Portuguese (Brasil)?->YES !!!

Pronto feche tudo e abra novamente e verá que a linguagem estará configurada em Portuguese (Brasil).

Agora escreva "coracao de melao" e notará que aparece uma cobrinha vermelha abaixo das palavras "coracao" e "melao".

Clique com o botão da direita do mouse nas 2 palavras e verá a palavra correta num menuzinho...

Simples assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tentei fazer isso muitas vezes, mas quando abria o word novamente ele estava em Inglês tudo de novo. Era o mesmo problema dele.

A terceira dica funcionou comigo, mas só quando eu abro um novo documento e começo a digitar. Ainda estou procurando um jeito de copiar e colar um texto em Português e ele não alterar o idioma para Inglês. Acontece isso com você também?

Mesmo com esse probleminha, já ajudou bastante.

Obrigada!! :)

Interessante, esse erro não ocorreu comigo.

Para testar, copiei sua mensagem (Command + C) , colei no Word ( Command + V) e o idioma permaneceu fixo em português.

post-10511-1279048139_thumb.png

Você já tentou se valer do colar especial?

Edit -> Paste Special -> Unformatted Text

LM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, esse erro não ocorreu comigo.

Para testar, copiei sua mensagem (Command + C) , colei no Word ( Command + V) e o idioma permaneceu fixo em português.

Você já tentou se valer do colar especial?

Edit -> Paste Special -> Unformatted Text

LM

Eu acabei de fazer esse mesmo teste com o meu texto.

O "Command + C / Command + V" tradicional não funcionou (o idioma foi para o Inglês), mas o "Paste Special -> Unformatted Text" funcionou direitinho.

Que chato ter que fazer tudo isso...

E ainda acho que muita gente tem esse problema, mas ainda não se deu conta.

Quando sai um novo word pra mac?! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acabei de fazer esse mesmo teste com o meu texto.

O "Command + C / Command + V" tradicional não funcionou (o idioma foi para o Inglês), mas o "Paste Special -> Unformatted Text" funcionou direitinho.

Que chato ter que fazer tudo isso...

E ainda acho que muita gente tem esse problema, mas ainda não se deu conta.

Quando sai um novo word pra mac?! :)

Dizem que será lançado o Office 2011 até o final desse ano.

Pude experimentar uma das versões beta e me pareceu bem bacana. Só nos resta esperar para ver.

Um pequeno adendo, seu problema agora também é meu problema (Command + C / Command + V):

post-10511-1279055380_thumb.png

Quem entende?

Vou pensar em algo...

LM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

remcm,

Depois de alguma leitura, creio que poderíamos enumerar as seguintes soluções para que o texto colado permaneça em português.

1- A mais básica de todas.

Depois de copiado e colado o texto, bastaria selecionar o mesmo e mudar o idioma para português.

Simples, porém não prático.

2- Como segunda alternativa, após copiar e colar o texto, no ícone de opções de colagem que aparecerá logo após o texto, bastaria selecionar a opção Keep Text Only.

post-10511-1279072384_thumb.png

post-10511-1279072393_thumb.png

post-10511-1279072400_thumb.png

Apesar de mais prático que o método anterior, é possível que ainda fique mais prático.

3- Acredito que seja o que você deseja, ou quase.

Clicar no link abaixo para baixar o arquivo (script):

http://emperor.tidbits.com/TidBITS/resourc...tePlainText.zip

Depois de baixado, descompactar o arquivo.

Feita a descompactação, você verá a seguinte imagem:

post-10511-1279072409_thumb.png

Mover o arquivo descompactado para a seguinte pasta:

"Seu Usuário"/ Documentos/ Microsoft User Data/ Word Script Menu Items/

Movido o arquivo, você verá algo semelhante a:

post-10511-1279072417_thumb.png

Feito isso, copiar a seguinte expressão -> Paste Plain Text

Agora, clicar em Preferências do Sistema -> Teclado -> Atalhos de Aplicativos

Você verá:

post-10511-1279072424_thumb.png

Nota: não esquecer de selecionar a opção Todos os Controles na parte inferior da janela.

Após isso, clicar no sinal de mais (+)

Abrirá uma pequena janela com campos a serem preenchidos.

No campo intitulado Título de Menu, preencher com Paste Plain Text ( considerando que você já copiou a expressão, basta um Command + V)

Você verá:

post-10511-1279072433_thumb.png

Passo próximo, clicar no campo intitulado Atalho de Teclado. O cursor ficará piscando no centro do mesmo.

Neste momento, você deverá escolher o atalho desejado. Por exemplo, pressionar (Command + V), (Shift +Command + V), etc

Pressionada as teclas de atalho desejadas por você, clicar em Adicionar.

Feito isso, você verá:

post-10511-1279072442_thumb.png

Nota: neste exemplo eu utilizei como teclas de atalho (Command + V)

Preferências do Sistema pode ser fechada.

Abrir o Word.

Se tudo tiver corrido bem, na Barra de Menus do Word, ao lado de Help, você verá:

post-10511-1279072605_thumb.png

Desta forma, toda vez que você copiar algum texto e se valer do atalho escolhido por você, o Word colará o texto sem formatação, logo, em português, substituindo todo o procedimento do "Paste Special" anteriormente mencionado.

Funcionou?

LM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desta forma, toda vez que você copiar algum texto e se valer do atalho escolhido por você, o Word colará o texto sem formatação, logo, em português, substituindo todo o procedimento do "Paste Special" anteriormente mencionado.

Funcionou?

Não acredito! Funcionou direitinho!!! :)

É uma coisinha tão besta, mas que sempre me irritou.

Muito obrigada, LM.

Você é craque em buscar soluções!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queridos Algus Helm e Willy,

O procedimento indicado por vocês poderia ser chamado de "procedimento padrão", todavia, por algum motivo, ele não funciona com alguns usuários.

Meu caso.

LM

Conversando com um colega meu que tem Mac também, ele me disse que teve um problema parecido e ele resolveu. Ele selecionou o texto em português e aí foi fazer a alteração do idioma, clicou sim no normal.dor e foi "di boa"... tente fazer aí também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o meu voltava tb só veio funcionar colocando o arquivo que o amigo postou aqui...agora minha outra dúvida não existe nenhuma forma de traduzir o offce 2008?

Pelo que já li, não há como traduzir o Office 2008.

Aliás, até há, entretanto, parere que a Microsoft não tem interesse nisso.

Caso o equívoco não me vença, o Office 2011 também não apresentará versão em português.

LM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...

Estou passando pelos mesmos problemas, porem, a primeira dica parece que funcionou cmgo, aliasl hoje qdo fui abrir o word ja tava em portugues, nao tinha voltado pra ingles! Vou testar e ver, qunato a terceira dica nao deu pra usar pq o arquivo foi deletado do rapidshare, poderia upar em outro lugar!??!!? valeu!!

edit: ops agora que vi o link, baixado! Valeu, vou ver se aprimeria dica funcoiona cmo caso nao, vou direto pra 3!!

Editado por beagle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

3- Acredito que seja o que você deseja, ou quase.

Clicar no link abaixo para baixar o arquivo (script):

http://emperor.tidbits.com/TidBITS/resourc...tePlainText.zip

Vocês tentaram a solução do LM que eu coloquei aqui no quote? A explicação toda tá em alguns posts pra cima.

Fiz em dois macs e funcionou direitinho. Não tenho mais esse problema de colar um texto e o idioma passar para o inglês.

Deem uma testada com esse script e o atalho nas preferências do sistema, é uma solução bem simples. =)

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.2k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...