Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Escolha entre Macbook Pro m1 max 32gb 16"ou Macbook Pro m1 pro 16gb 16"


OTB

Posts Recomendados

Pessoal,

Primeira vez aqui no fórum. Estou em uma dúvida entre escolher o Macbook Pro m1 max 32gb 16"ou o Macbook Pro m1 pro 16gb 16.

Para o m1 max, os fatores que contam a favor são a configuração mais robusta e o fato dele ser mais "futureproof"

No caso do m1 pro, conta a favor o preço mais em conta e uma battery life um pouco maior.

Eu uso o computador diariamente para trabalho e coisas, com bastante uso do navegador Chrome e suas abas (infelizmente não consigo gostar do safari), MS Teams, Excel, Word, Microsoft Remote Desktop com máquina virtual de windows e leitor de PDF. Além disso, eu uso um monitor teclado conectado em uma das portas USB.

Outra informação a acrescentar é que eu costumo ficar com um laptop em um período superior a sete anos.

Por favor, me ajudem.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, OTB disse:

Pessoal,

Primeira vez aqui no fórum. Estou em uma dúvida entre escolher o Macbook Pro m1 max 32gb 16"ou o Macbook Pro m1 pro 16gb 16.

Para o m1 max, os fatores que contam a favor são a configuração mais robusta e o fato dele ser mais "futureproof"

No caso do m1 pro, conta a favor o preço mais em conta e uma battery life um pouco maior.

Eu uso o computador diariamente para trabalho e coisas, com bastante uso do navegador Chrome e suas abas (infelizmente não consigo gostar do safari), MS Teams, Excel, Word, Microsoft Remote Desktop com máquina virtual de windows e leitor de PDF. Além disso, eu uso um monitor teclado conectado em uma das portas USB.

Outra informação a acrescentar é que eu costumo ficar com um laptop em um período superior a sete anos.

Por favor, me ajudem.

 

Ah, esqueci de colocar que eu uso bastante o R Studio, Python e estou começando a usar SQL. E, provavelmente, mais pra frente eu estou pretendendo fazer uma graduação de engenharia de software.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende muito do valor de cada um, para entender o custo benefício. 

Mas, julgando pelas descrições que você falou do seu uso e também pensando em ficar com o aparelho por muitos anos, a escolha seria o Max. 32Gb de RAM com chip M1 Max vai te deixar tranquilo por muito teeeeempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, matheusconst disse:

Depende muito do valor de cada um, para entender o custo benefício. 

Mas, julgando pelas descrições que você falou do seu uso e também pensando em ficar com o aparelho por muitos anos, a escolha seria o Max. 32Gb de RAM com chip M1 Max vai te deixar tranquilo por muito teeeeempo.

matheusconst, obrigado pela resposta.

O m1 max seria R$ 3600 mais caro que o m1 pro.

Esqueci também de acrescentar que o m1 max tem 1tb de ssd enquanto o m1 pro tem 512gb de ssd.

 

Agora, assistindo alguns vídeos, fiquei preocupado com a questão da bateria. Há resultados mistos em relação à diferença de bateria entre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, OTB disse:

matheusconst, obrigado pela resposta.

O m1 max seria R$ 3600 mais caro que o m1 pro.

Esqueci também de acrescentar que o m1 max tem 1tb de ssd enquanto o m1 pro tem 512gb de ssd.

 

Agora, assistindo alguns vídeos, fiquei preocupado com a questão da bateria. Há resultados mistos em relação à diferença de bateria entre

É... é um valor relevante de diferença. Claro que, barato x caro é relativo para o poder de compra de cada pessoa 😅

Sobre o SSD, vai muito do seu uso. Eu, particularmente, tenho 256Gb e não uso nem metade, porque possuo SSD externo 1Tb e nuvem. Então, não preciso de muito SSD na máquina.

Cabe a você avaliar se essa diferença de valor vale a pena pensando no longo prazo. Por exemplo, pegando o Max, provavelmente você ficará com ele 2-3 anos a mais do que ficaria com o Pro. A diferença de valor vale a pena essa diferença de tempo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, matheusconst disse:

É... é um valor relevante de diferença. Claro que, barato x caro é relativo para o poder de compra de cada pessoa 😅

Sobre o SSD, vai muito do seu uso. Eu, particularmente, tenho 256Gb e não uso nem metade, porque possuo SSD externo 1Tb e nuvem. Então, não preciso de muito SSD na máquina.

Cabe a você avaliar se essa diferença de valor vale a pena pensando no longo prazo. Por exemplo, pegando o Max, provavelmente você ficará com ele 2-3 anos a mais do que ficaria com o Pro. A diferença de valor vale a pena essa diferença de tempo?

Então, esse R$ 3600 não seriam um problema pra mim, mas também não acho bom gastar dinheiro à toa com algo que eu posso não aproveitar. Por isso a minha indecisão.

Sobre o SSD, apesar de usar bastante o meu, eu realmente poderia usar um hd externo caso falte no futuro, o que eu acho difícil. Mas, até onde eu entendo e se eu estiver certo, um SSD maior tem uma vida útil maior por causa do TBW maior.

Eu também estou pensando na facilidade da revenda. Imagino que um max lá na frente seja mais fácil de vender. Sobre a diferença de valor entre o m1 max e o m1 pro, eu acho que dificilmente eu recuperaria a diferença em uma possível revenda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano.. pela sua descrição ai das necessidades e que pretende ficar tanto tempo com aparelho, vai de M1 Max.

Utilizo o meu M1 normal e ja to com mais de 2 anos com ele e nem penso em trocar ainda, então segue o bonde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, OTB disse:

Outra coisa que me preocupa é o memory swap. Estou olhando o monitor de atividades e, mesmo tendo um uso razoável no momento, o meu atual macbook está tendo um memory swap em torno de 1gb.

Normal. Por isso o Max vai te atender melhor.

 

1 hora atrás, OTB disse:

Então, esse R$ 3600 não seriam um problema pra mim, mas também não acho bom gastar dinheiro à toa com algo que eu posso não aproveitar. Por isso a minha indecisão.

Sobre o SSD, apesar de usar bastante o meu, eu realmente poderia usar um hd externo caso falte no futuro, o que eu acho difícil. Mas, até onde eu entendo e se eu estiver certo, um SSD maior tem uma vida útil maior por causa do TBW maior.

Eu também estou pensando na facilidade da revenda. Imagino que um max lá na frente seja mais fácil de vender. Sobre a diferença de valor entre o m1 max e o m1 pro, eu acho que dificilmente eu recuperaria a diferença em uma possível revenda.

Se o dinheiro não é problema, pega o Max e seja feliz. Talvez no começa você sinta que foi atoa, mas a longo prazo, você verá que valeu a pena investir mais.

Sobre revenda, se pensar daqui 7 anos, realmente será mais fácil vender 32Gb do que 16Gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.3k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...