Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

IMAC 2017 | SSD NMVE M2 EXTERNO TB3 40GBps (PRINCIPAL) + FUSION DRIVE INTERNO (SECUNDÁRIO)


Yuri Santana

Posts Recomendados

Fala pessoal, espero que todos estejam bem!

Tenho um iMac 2017 27"5K de 40GB ram porém com Fusion Drive 1TB (muito datado) venho desapontado com a performance dele há algum tempo e vi um vídeo gringo de um cara que instalou o SO no NVME M2 + case de 40GBPs externo usando a TB3, bom resolvi fazer essa loucura e estou apaixonado, com o FusionDrive estava na casa de 400 500MB para leitura e escrita e agora nessa nova "instância" do meu iMac ele está fazendo 2.5, 3, 3.2MB de escrita e leitura. Os periféricos que eu plugo atrás no MAC (hd externo, cartão de memória, cabo USB) tudo funciona perfeitamente, parece até que estou usando uma unidade de SSD interna nativa.

Porém eu fico um pouco agoniado com duas instâncias e também gostaria de usar o FusionDrive interno como um "hd externo" fazendo o inverso, tenho acesso aos dados dele pelo SO do NVME, já trouxe os dados que preciso e estava pensando em formatar para usar como HD EXTERNO, porém tenho receio e não achei ainda de maneira clara os impactos dessa ação, exemplo, se pode dar algum pau, ou se meu SSD externo/case externo der pau um dia e eu precisar usar esse FUSION DE NOVO como principal nem que seja temporário, vai ser possível acessá-lo via prompt e reinstalar do zero?

Desde já agradeço a quem tiver o conhecimento com propriedade e puder ajudar

Abraço. 

REF: SSD NETAC 7000 2TB COM RESFRIAMENTO + ACASIS TBU405 (UNIDADE EXTERNA 40GBps)

Editado por Yuri Santana
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 07/08/2023 at 21:26, Yuri Santana disse:

Fala pessoal, espero que todos estejam bem!

Tenho um iMac 2017 27"5K de 40GB ram porém com Fusion Drive 1TB (muito datado) venho desapontado com a performance dele há algum tempo e vi um vídeo gringo de um cara que instalou o SO no NVME M2 + case de 40GBPs externo usando a TB3, bom resolvi fazer essa loucura e estou apaixonado, com o FusionDrive estava na casa de 400 500MB para leitura e escrita e agora nessa nova "instância" do meu iMac ele está fazendo 2.5, 3, 3.2MB de escrita e leitura. Os periféricos que eu plugo atrás no MAC (hd externo, cartão de memória, cabo USB) tudo funciona perfeitamente, parece até que estou usando uma unidade de SSD interna nativa.

Porém eu fico um pouco agoniado com duas instâncias e também gostaria de usar o FusionDrive interno como um "hd externo" fazendo o inverso, tenho acesso aos dados dele pelo SO do NVME, já trouxe os dados que preciso e estava pensando em formatar para usar como HD EXTERNO, porém tenho receio e não achei ainda de maneira clara os impactos dessa ação, exemplo, se pode dar algum pau, ou se meu SSD externo/case externo der pau um dia e eu precisar usar esse FUSION DE NOVO como principal nem que seja temporário, vai ser possível acessá-lo via prompt e reinstalar do zero?

Desde já agradeço a quem tiver o conhecimento com propriedade e puder ajudar

Abraço. 

REF: SSD NETAC 7000 2TB COM RESFRIAMENTO + ACASIS TBU405 (UNIDADE EXTERNA 40GBps)

Olá amigo td bem, então eu já fiz muito isso, pegar o Ssd externo e usar ele como principal, o que vc ter que fazer e instalar o SO nele, da mesma forma que vc instalou no Fusion, tem alguns vídeos no YouTube mostrando como faz, aí depois de instalado vc entra em Preferecia de sistema e escolhe o disco de inicialização, feito isso a máquina irá reiniciar e assim vc pode formatar o Fusion para ser seu becup, e Se der pau algum dia no seu ssd, Vc pode formatar o Fusion e instalar o SO nele novamente, ou vc pode apenas criar um pasta de becup no Fusion sem precisar formatar ele, e se der alguma coisa vc só tira o ssd e ele já inicia pelo Fusion, espero ter ajudado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/08/2023 at 06:43, gilvanproskater@hotmail.co disse:

Olá amigo td bem, então eu já fiz muito isso, pegar o Ssd externo e usar ele como principal, o que vc ter que fazer e instalar o SO nele, da mesma forma que vc instalou no Fusion, tem alguns vídeos no YouTube mostrando como faz, aí depois de instalado vc entra em Preferecia de sistema e escolhe o disco de inicialização, feito isso a máquina irá reiniciar e assim vc pode formatar o Fusion para ser seu becup, e Se der pau algum dia no seu ssd, Vc pode formatar o Fusion e instalar o SO nele novamente, ou vc pode apenas criar um pasta de becup no Fusion sem precisar formatar ele, e se der alguma coisa vc só tira o ssd e ele já inicia pelo Fusion, espero ter ajudado 

Show suas dicas, vc precisa ter uma canal do youtube!:88_raised_hands:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Antonio_M_A_S disse:

Show suas dicas, vc precisa ter uma canal do youtube!:88_raised_hands:

Cara eu já até fiz uns vídeos de algumas coisas tipo, Colocar ssd em iMac, trocar a tela, e até processador de iMac Pro, mas nunca coloquei no ar kkkk tô perdendo tempo não fazendo isso 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/08/2023 at 21:06, gilvanproskater@hotmail.co disse:

Cara eu já até fiz uns vídeos de algumas coisas tipo, Colocar ssd em iMac, trocar a tela, e até processador de iMac Pro, mas nunca coloquei no ar kkkk tô perdendo tempo não fazendo isso 

Já vi hobby virar profissão hein... olha que talvez tem algo aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Valeu amigos, quando lancei a pergunta aqui eu já tinha feito o procedimento, há mais de um mês usando e feliz... só tinha receio de apagar o Macintosh HD formatar ele que seja, vi que muita gente aqui no fórum teve problema com isso e o ideal é por ser o armazenamento "original" deixar ele de backup caso um dia precise voltar.

Porém hoje numa simples atualização do Ventura OS para o 13.5.1 no SSD, deu pau! Não entrou mais no SSD, aí consegui acessar pelo utilitário reparar, criar uma partição fazer backup dos arquivos e apaguei a partição que estava com o ventura no SSD, agora estou baixando pelo MACINTOSH HD novamente o OS para reinstalar no SSD. Então foi bom não ter inventado de apagar ele mesmo.

Vídeo que eu usei como guia:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...