Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo pra ligar m2 MacBook air em monitor 4k 144hz?


Posts Recomendados

Olá, pessoal

Pesquisei no fórum e não encontrei resposta.

Quero passar áudio e vídeo em 4k 144hz do M2 MacBook air 13 pro monitor gigabyte m28u.

A proposta é carregar Mac, enquanto passo áudio e vídeo na qualidade máxima do monitor.

Fui orientado a comprar um cabo USB c - USB c com 20 Gbps e 100w.

A recomendação está correta? Indicam alguma marca? 

Na minha pesquisa só encontrei cabos de marcas genéricas, e não sei se são confiáveis. 

Grato,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei a especificação em si. Mas busquei apenas cabo Thunderbolt e pronto. 
 

Procurei aqui sobre esse monitor, e não vi informação sobre passagem de vídeo por Thunderbolt e nem que ele tivesse essa função de carregar. 
 

Precisa confirmar se tem mesmo essa função, pois só tiver uma USB-C só para transmitir dados, mesmo com o cabo Thunderbolt 4, não vai conseguir o que vc quer. 
 

No meu P2723QE da Dell o cabo Thunderbolt veio de fábrica. Todavia, não gostava dele. Comprei no Allie um da Baseus. 

 

Editado por Juliano Pereira de Castro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi, grato pela resposta. tirei a conclusão a partir desse trecho. na verdade ele não carrega, mas mantem carregado. 

USB-A Ports  3
USB-A Rated Speed5Gbps (USB 3.2 Gen 1)
USB-B Upstream Port Yes
USB-C Ports 1
USB-C UpstreamYes
USB-C Rated Speed5Gbps (USB 3.2 Gen 1)
USB-C Power Delivery 15W
USB-C DisplayPort Alt ModeYes
ThunderboltNo

As the USB-C port on the Gigabyte M28U monitor can act as an upstream port, you can connect USB devices to the monitor, freeing up slots on your laptop. Sadly, the USB-C power delivery isn't enough to charge your laptop, but it will keep the battery life going while you work.

https://www.rtings.com/monitor/reviews/gigabyte/m28u

 

 

 

 

 

Editado por Murilo Pajolla
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
12 horas atrás, Juliano Pereira de Castro disse:

Gostou do monitor? Sentiu diferença com os 144hz? Pq eu não sinto nada na tela do MacBook Pro, que tem taxa variável até 120hz. 

monitor me atendeu perfeitamente, mas precisa de calibração pra tirar o excesso de verde. destaque é a resolução (fontes sem serrilhado, muito mais confortável para ler) e o hub usb embutido no monitor. 

me acostumei e e hoje acho que 144 é essencial pra telas grandes. especialmente na hora de rolar conteúdo pela web e das animações do macOS. 

nas telas pequenas, como no meu m2 MacBook Air 13', honestamente não sinto falta do recurso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 2 semanas depois...
Em 06/08/2023 at 15:11, Juliano Pereira de Castro disse:

Eu não sei a especificação em si. Mas busquei apenas cabo Thunderbolt e pronto. 
 

Procurei aqui sobre esse monitor, e não vi informação sobre passagem de vídeo por Thunderbolt e nem que ele tivesse essa função de carregar. 
 

Precisa confirmar se tem mesmo essa função, pois só tiver uma USB-C só para transmitir dados, mesmo com o cabo Thunderbolt 4, não vai conseguir o que vc quer. 
 

No meu P2723QE da Dell o cabo Thunderbolt veio de fábrica. Todavia, não gostava dele. Comprei no Allie um da Baseus. 

 

Daria para usar com o usb-c, certo? O monitor vale a pena? Estou de olho neste modelo. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Douglas Carvalho disse:

Daria para usar com o usb-c, certo? O monitor vale a pena? Estou de olho neste modelo. Valeu!

Ele é bom, mas depende do que vc for mexer. Se for para trabalhar com edição de fotos e vídeos, é melhor ir para versão U2723QE, para mais precisão. Agora, se for para trabalhar fora disso, é muito bom e capaz. 

Eu uso só o USB-C mesmo (thunderbolt) - passa video, ativa o hub e também carrega. 

Se for usar um M1 base, tem que desativar o DDC/CI para conseguir redimensionamentos maiores sem qualquer tipo de problema. É só ir no menu dele e desativar que acaba com qualquer tipo de bug. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Juliano Pereira de Castro disse:

Ele é bom, mas depende do que vc for mexer. Se for para trabalhar com edição de fotos e vídeos, é melhor ir para versão U2723QE, para mais precisão. Agora, se for para trabalhar fora disso, é muito bom e capaz. 

Eu uso só o USB-C mesmo (thunderbolt) - passa video, ativa o hub e também carrega. 

Se for usar um M1 base, tem que desativar o DDC/CI para conseguir redimensionamentos maiores sem qualquer tipo de problema. É só ir no menu dele e desativar que acaba com qualquer tipo de bug. 

Obrigadíssimo pelo retorno! Não poderia ser melhor.

Sim, seria mais para fotos e design.

Tempos atrás tive um ultra sharp e achei bem saturado. Não sei se seria o mesmo com o modelo indicado por ti. Outra questão dessa linha é o prazo de entrega, diferente da de entrada.

Fiquei com uma dúvida: o que seria o DDC/CI? Uso o MB Air M2.

Forte abraço e bom domingo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Douglas Carvalho disse:

Obrigadíssimo pelo retorno! Não poderia ser melhor.

Sim, seria mais para fotos e design.

Tempos atrás tive um ultra sharp e achei bem saturado. Não sei se seria o mesmo com o modelo indicado por ti. Outra questão dessa linha é o prazo de entrega, diferente da de entrada.

Fiquei com uma dúvida: o que seria o DDC/CI? Uso o MB Air M2.

Forte abraço e bom domingo!

Não, não acho saturado não. 
Isso é um protocolo que autoriza o sistema mexer na luz, contraste etc. Não funciona no Mac (não tem como vc mexer na iluminação pelo sistema, como a gente faz no celular), essas partes devem ser escolhidas no próprio monitor, que tem botão e menu p isso. Então, vc desativar isso no menu do monitor não vai fazer diferença alguma, pois já não funcionaria mesmo. 
Vai de boa. Esse bug só  no M1 de 7 núcleos de GPU, que fazia vc desativar o DDC/DI para não acontecer. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Juliano Pereira de Castro disse:

Não, não acho saturado não. 
Isso é um protocolo que autoriza o sistema mexer na luz, contraste etc. Não funciona no Mac (não tem como vc mexer na iluminação pelo sistema, como a gente faz no celular), essas partes devem ser escolhidas no próprio monitor, que tem botão e menu p isso. Então, vc desativar isso no menu do monitor não vai fazer diferença alguma, pois já não funcionaria mesmo. 
Vai de boa. Esse bug só  no M1 de 7 núcleos de GPU, que fazia vc desativar o DDC/DI para não acontecer. 
 

Entendi. Vou de P2723QE.

Você mexeu na resolução, para se aproximar do padrão retina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Douglas Carvalho disse:

Entendi. Vou de P2723QE.

Você mexeu na resolução, para se aproximar do padrão retina?

Eu já testei de tudo.

Depende muito da distância que vc coloca o monitor.

Se ficar muito próximo, é melhor escalar resolução de 2k (que vira 5k no sistema).

Se for uma distância intermediária, eu prefiro escalar para 2176x1224 (uma acima do padrão), pq não fica tão grande igual ao padrão que o sistema manda aplicar, que é o full hd. Aí nesse último caso, eu diminuo o zoom do navegador para 80%, reduzo o tamanho da letra do finder para 11 e coloco as fontes no tamanho padrão. Aí fica de boa e bem próxima da sensação retina.

Full HD é a que fica melhor, sem perda alguma, mas eu não consigo usar, fica muito grande e perde espaço. Eu só imaginaria usando numa pesa de 70 ou 80 cm de largura, a que eu tenho em casa é de 60cm. 

Agora mesmo, eu tô usando 2k de novo. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Juliano Pereira de Castro disse:

Eu já testei de tudo.

Depende muito da distância que vc coloca o monitor.

Se ficar muito próximo, é melhor escalar resolução de 2k (que vira 5k no sistema).

Se for uma distância intermediária, eu prefiro escalar para 2176x1224 (uma acima do padrão), pq não fica tão grande igual ao padrão que o sistema manda aplicar, que é o full hd. Aí nesse último caso, eu diminuo o zoom do navegador para 80%, reduzo o tamanho da letra do finder para 11 e coloco as fontes no tamanho padrão. Aí fica de boa e bem próxima da sensação retina.

Full HD é a que fica melhor, sem perda alguma, mas eu não consigo usar, fica muito grande e perde espaço. Eu só imaginaria usando numa pesa de 70 ou 80 cm de largura, a que eu tenho em casa é de 60cm. 

Agora mesmo, eu tô usando 2k de novo. 

 

Isso. Vi um vídeo no YouTube da pessoa orientado 2k, uma escala a menos do padrão.

O tamanho da mesa aqui é o mesmo da tua :)

Vou encomendar o monitor esta semana.

Obrigado pelo feedback. No que precisar, estamos aí.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...